Cabelos ressecados como recuperar (Guia Completo)

Cabelos ressecados como recuperar (Guia Completo) Nesse post você vai aprender um guia completo para recuperar e dá nova vida aos seus cabelos. (FUNCIONA DE VERDADE) Clique e confira!

Cabelos ressecados como recuperar (Guia Completo)

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trago dicas e tratamentos infalíveis para quem precisa recuperar o cabelo do ressecamento.

O ressecamento do cabelo leva embora tudo que a gente ama nos cabelos…de fios brilhosos, hidratados, soltinhos e macios e deixa os cabelos opacos, com frizz e sem movimento.

E muitas pessoas acreditam que recuperar um cabelo ressecado é um bicho de sete cabeças, mas na verdade é mais simples do que você pensa, porém é preciso de um pouquinho de paciência e de alguns tratamentos e cuidados essenciais para essa recuperação.

Pensando nisso hoje eu trouxe um guia completo com os cuidados e tratamentos simples, que vão recuperar seu cabelo rapidamente e deixa-lo lindo e hidratado como você merece.

Então, para conferir tudo, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Cabelos ressecados como recuperar – O que causa o ressecamento dos cabelos?

cabelos-ressecados-como-recuperar-guia-completo-ressecamento

O ressecamento do cabelo não se da apenas por um motivo, as causas que levam os fios a ficarem nesse estado crítico, são vários, confira!

  • Falta de tratamentos.
  • Usar produtos errados.
  • Lavar o cabelo com água quente.
  • Secar o cabelo com toalha.
  • Dormir com fronha de algodão.
  • Usar escovas e pentes sujos.
  • Usar aparelhos de calor como chapinha, secador e baby liss em excesso e sem proteção térmica.
  • Passar a mão muitas vezes no cabelo.
  • Químicas em excesso.
  • Poluição.
  • Exposição excessiva ao sol.
  • Água salgada do mar e água com cloro da piscina.
  • Usar toucas e bonés com muita frequência.
  • Usar sprays fixadores e gel todos os dias.

 Cabelos ressecados como recuperar – Produtos corretos

cabelos-ressecados-como-recuperar-guia-completo-produto

  • Shampoo hidratante – Para cabelos que estão ressecados o shampoo hidratante é a melhor opção, pois além de limpar ele também ajuda na hidratação dos cabelos. Mas caso você queira uma limpeza um pouco maior, pode optar também pelos shampoos perolados, pois em sua maioria eles também limpam bem os fios, sem ressecar. Os shampoos hidratantes são aqueles mais cremosos e branquinhos e os shampoos perolados são aqueles com cor e um pouco translúcidos e com brilhos.

Em quanto seu cabelo estiver ressecado jamais use shampoos muito agressivos, como aqueles com uma carga alta de sulfatos, e também shampoos transparentes e também os anti resíduos.

  • Condicionador concentrado. O condicionador concentrado ajuda a combater o ressecamento dos cabelos, pois por ser mais concentrado é um pouco mais potente, também costuma ter uma composição mais rica em agentes hidratantes e nutritivos, e além de condicionar e selar as cutículas dos cabelos também oferece um pouco mais de hidratação aos fios.
  • Máscaras com efeito desmaia fios e pH baixo. Na hora de escolher a máscara capilar escolha aquelas que possuem um pH mais baixo entre 3,5 e 4,0, pois essas máscaras penetram melhor, hidratando e recuperando profundamente a fibra capilar danificada, selam as cutículas fazendo com que a hidratação permaneça por mais tempo dentro dos fios, e também os deixa mais maleáveis e molhinhos com o conhecido efeito “desmaia fio” que é quando o cabelo parece que vai derreter de tão hidratado.

Outra coisa importante na hora de escolher a máscara, é observar se ela possui ativos hidratantes e nutritivos em sua composição, como glicerina, pantenol, aloe vera, vitaminas e também ativos nutritivos como óleos e manteigas, evitando a queratina.

  • Leave-in em creme. Escolher leave-in que tenham a textura em creme no lugar dos sprays é outra dica que faz com que o cabelo ressecado, receba mais hidratação, pois esses finalizadores com essa textura, são mais hidratantes e doam mais maciez aos fios.
  • Produtos liberados. Evite produtos que tenham em sua composição alguns ativos como petrolatos, sulfatos, silicones insolúveis e óleo mineral, pois esses ativos podem se acumular nos fios e acabar interferindo na hidratação dos cabelos, piorando ainda mais o ressecamento. Depois de recuperar você pode ate voltar a usar, mas sempre com moderação.

Para saber se um produto é livre desses componentes basta olhar a indicação que a marca trás, pois hoje em dia a maioria das marcas já trazem essa informação no rotulo, informando que o produto é livre desses ativos.

Aqueles produtos que tiverem a informação que são liberados para co-wash e No poo também são livres desses ativos.

Cabelos ressecados como recuperar – Tratamentos

cabelos-ressecados-como-recuperar-guia-completo-hidratacao

  • Hidratação capilar. Sem nenhuma sombra de duvidas um dos tratamentos fundamentais para recuperar o cabelo ressecado é a hidratação capilar, pois ela vai entrar repondo toda a umidade que os cabelos precisam para perder o aspecto de seco e ressecado.

A hidratação capilar deixa os cabelos bem macios, sedosos, soltinhos e brilhosos.

A hidratação deve ser feita pelo menos duas vezes na semana para uma rápida recuperação e pode ser feita com máscaras mais potentes, mas é muito importante fazer uma vez na semana uma hidratação caseira para oferecer ao cabelo uma ultra hidratação.

Anote aí uma hidratação caseira bem simples e poderosa que pode ser feita uma vez na semana para eliminar o ressecamento dos fios.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de maionese.
  • 2 colheres (sopa) de mel.
  • 1 tampinha de glicerina bi-destilada.
  • 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação.

Passo a passo:

  1. Em um potinho plástico misture bem todos os ingredientes.
  2. Lave o cabelo apenas com shampoo, retire o excesso de água e aplique a mistura mecha por mecha enluvando bem.

Esse passo de enluvar bem os fios é muito importante para que a hidratação penetre bem na fibra capilar, agindo contra o ressecamento dos cabelos.

  1. Em seguida prenda o cabelo, coloque uma touca e deixe agir pelo tempo descrito no rotulo da máscara.
  2. Depois enxague bem e condicione os fios.

Aprenda mais receitas caseiras usando o mel, que é um dos ingredientes caseiros mais indicados para cabelos ressecados, nesse post: Como usar mel no cabelo

  • Umectação capilar. Outro tratamento que não pode faltar nesse guia de recuperação dos cabelos ressecados, é a umectação capilar pois ela repõe todos os lipídios dos fios, deixando-os saudáveis, alinhados e com zero frizz.

A umectação capilar é bem simples de ser feita, ela é um banho de óleo vegetal puro sobre os fios secos.

Para fazer você só precisa estar com o cabelo seco podendo estar limpo ou sujo, e em seguida você deve aplicar o óleo vegetal em todo o cabelo da raiz as pontas, deixar agir por no mínimo 3 horas e lavar em seguida com duas demãos de shampoo, e hidratar em seguida com uma máscara de hidratação de efeito rápido.

Esse tratamento deve ser feito uma vez na semana.

Os óleos vegetais são óleos puros e naturais com alto poder de penetração da fibra capilar, sendo capazes de nutrir os fios profundamente doando mais brilho, alinhamento e também reparando de danos como pontas duplas, quebra capilar e ressecamento e também ajudam com a queda capilar e estimulam o crescimento dos fios.

Para saber qual tipo de óleo vegetal é mais indicado para cabelos ressecados e secos, leia esse post: Como usar o óleo certo para cada tipo de cabelo

  • Reconstrução capilar.

Muitas meninas acreditam que a reconstrução capilar não deve ser feita em cabelos ressecados, mas sim ela também é necessária, só que o cuidado em relação a esse tratamento é que ele não deve ser feito em excesso, e no lugar da queratina que deixa os fios mais endurecidos, você vai usar máscaras que tenham colágeno ou aminoácidos na composição, pois esses ativos reconstroem e fortalecem os fios, mais sem deixar os fios rígidos, deixam os fios bonitos, hidratados e brilhosos.

Você pode usar tanto as máscaras reconstrutoras que contenham esses ativos ou pode misturar o colágeno na máscara como eu ensinei nessa receita: Descoberta mistura caseira que engrossa e faz o cabelo crescer rápido

  • Pré shampoo. O pré shampoo ajuda muito quem está com o cabelo ressecado principalmente nas pontas, pois deixa os fios mais hidratados e nutridos e protege na hora de fazer a lavagem dos cabelos.

Para fazer essa técnica você só precisa aplicar um pouco de um óleo vegetal nas pontas do cabelo, deixar agir por 15 minutos e depois lavar normalmente, você também pode usar um produto especifico para essa função e seguir o tempo de ação indicado no rotulo.

Esse tratamento pode ser feito todas as vezes em que você lavar o cabelo.

  • Co-wash. O co-wash é a técnica de lavar o cabelo apenas com o condicionador, deixando de lado o uso do shampoo tradicional, essa técnica ajuda muito a combater o ressecamento dos fios, pois o condicionador usado que é um condicionador especifico para essa técnica, limpa os fios sem ativos agressores ao mesmo tempo que condiciona.

Você pode optar por fazer somente essa técnica ou intercalar com a lavagem feita com o shampoo.

Essa técnica vale muito a pena e só exige alguns cuidados como não usar qualquer condicionador e sim um especifico para essa função, pois ele é liberado e livre de alguns ativos que podem piorar o ressecamento, como o óleo mineral por exemplo que já falamos mais acima.

Mas no geral é bem simples de ser feita e dá um grande resultado, aqui no blog tem um post bem completinho aonde eu falo mais e ensino como fazer a técnica do co-wash. Dê uma olhadinha 😉

Cabelos ressecados como recuperar – Dicas para acabar com o ressecamento

cabelos-ressecados-como-recuperar-guia-completo-agua

  • Fazer o corte bordado. O corte bordado é um corte feito para remover as pontas duplas, que podem se abrir e piorar o ressecamento, causando também a quebra capilar. Esse corte não remove o comprimento dos cabelos, é bem fácil de ser feito e deve ser feito uma vez ao mês. Aqui no blog tem post também ensinando a fazer o passo a passo.
  • Trocar o condicionador pela máscara capilar. Essa dica funciona demais, pois por ser mais completa a máscara capilar de ação rápida, vai fazer o mesmo papel do condicionador selando as cutículas, mas também vai oferecer uma hidratação extra aos cabelos. Você pode escolher uma máscara de hidratação com ação rápida que são aquelas com tempo de ação de 1 a 3 minutos ou também ampolas de hidratação.
  • Evitar aparelhos de calor e químicas em excesso. Essa dica que na verdade é um cuidado extremamente importante para quem não quer um cabelo ressecado, deve ser levado muito a sério, pois o excesso de calor sobre os fios remove toda a umidade deixando o cabelo ressecado, opaco, espigado e cheio de pontas duplas, e as químicas em excesso causam o mesmo efeito e também a quebra capilar e o corte químico. Esse cuidado também se estende a lavagem dos cabelos com a água quente, e o uso do secador muito quente, pois ambos também fazem o mesmo papel de remover a umidade e ressecar, use sempre a água bem morna mais para fria quando for possível, e use o secador morno e longe dos fios.
  • Protetor térmico. Sempre que fazer o uso desses aparelhos de calor como chapinha, baby liss e secador é fundamental aplicar um protetor térmico antes, para que ele possa formar uma espécie de capa protetora sobre os fios evitando os danos, mesmo nos dias em que você deixar os fios secarem naturalmente é importante aplicar esse produto para uma hidratação e proteção a mais.
  • Usar camiseta para a secagem. Usar uma camiseta de malha ou de algodão para retirar o excesso de água do cabelo, faz total diferença pois evita que a umidade natural dos fios se perca, pois, a toalha de algodão remove mais do que o necessário de água dos cabelos fazendo com que o cabelo fique ainda mais ressecado.
  • Fronha cetim ou seda. Essa dica da fronha também se assemelha a dica da camiseta, pois a fronha de algodão assim como a toalha, também remove mais do que o necessário de água, já a fronha de seda ou cetim além de não fazer isso, também facilita o deslizar dos fios durante o sono, e também deixa os cabelos mais brilhosos.
  • Óleo vegetal como reparador de pontas. O uso dos séruns finalizadores também é uma dica muito importante para finalizar os fios evitando o surgimento de pontas duplas, mas uma dica legal é intercalar o uso com um óleo vegetal, para fazer você só precisa aplicar algumas pequenas gotinhas na palma da mão, e aplicar sobre o comprimento e pontas secos finalizando os fios. Isso além de proteger vai deixar o cabelo mais brilhoso e mais hidratado.
  • Tomar bastante água. Essa já é uma dica de praxe, mas muito valiosa e importante, pois todas nós sabemos que a hidratação do nosso cabelo e da nossa pele, começa sempre de dentro para fora, e por isso para manter tudo sempre muito hidratado e saudável, é importante beber pelo menos 2 litros de água por dia.
  • Tomar vitamina capilar. As vitaminas capilares além de combater a queda capilar e a quebra dos fios e acelerar o crescimento, também fortalece e ajuda na saúde dos cabelos pois oferece mais hidratação e brilho de dentro para fora.

Informação importante!

Seguindo esse guia completo lindona, em pouco tempo você vai ver como esses cuidados fazem toda a diferença, na recuperação e manutenção dos fios.

O resultado é um cabelo mais saudável, bonito, hidratado, sem pontas duplas e secas, muito brilhoso e também com um melhor crescimento capilar.

Lembrando que você pode seguir essas dicas durante a recuperação e após também, para manter os cabelos sempre hidratados.

Vídeos: Hidratação e crescimento para os cabelos

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

 

E aí lindona, você gostou do post: Cabelos ressecados como recuperar (Guia Completo)?…. Deixe um comentário

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

4.9/5 - (24 votes)

39 thoughts on “Cabelos ressecados como recuperar (Guia Completo)

  1. Gosto muito de seu blog, Julia você foi a primeira blogueira que cabelo que conheci na primeira vez que vi seu vídeo foi o alisamento de amido de milho e fiquei admirada de ver um cabelo tão lindo e brilhoso; quando você indica um produto eu já sei que é bom. Gosto muito de seu canal, aprendo muito a cuidar de meus cabelo com as dicas

    1. Aííí que legal lindonaaaa 😀 eu fico muito feliz em ler isso, pois isso é o que me motiva
      ainda mais a fazer o que tanto amooo ❤️❤️❤️ obrigada pelo carinho e confiança beijos

  2. Gostei muito das dicas. Já te sigo há tempão. Recomendo sempre seu canal para as pessoas. Aprendi a fazer humectação contigo e faço há bastante tempo, mas mesmo seguindo todas essaas dicas partes do meu cabelo que são ressecadas nunca melhoram (raiz próximo à testa e nuca). Alguma dica?

  3. Amei as dicas Ju, elas ajudam demais!
    Gostaria de saber se tem uma idade especifica para começar a tomar vitaminas capilares, estou querendo comprar a Sweet Grow, da Phinna.

    Bjos lindona!

  4. Ju lindona…vc foi minha salvação! Suas receitas e dicas são sencional, realmente funcionan!
    Sigo todas as receitinhas, meu cabelo está melhorando muito!
    Amo cada dica, cada vídeo!
    Tenho te acompanhado dia dia, vc é demais!
    Parabéns pela pessoa maravilhosa que vc é, sempre nos ajudando, sempre pensando em nois!
    Muito sucesso na sua vida, vc merece ! Bjao lindona!

    1. Haaaa que lindaaaa ❤️❤️❤️ obrigada pelas palavras lindas e por todo o seu carinho lindona…
      isso me motiva ainda mais a fazer o que tanto amoooo 😀 beijos e fique com Deus

  5. EU ME LEMBRO QUE ANTES DE TE CONHECER EU ERA UM POUCO INFELIZ POR CAUSA DO MEU CABELO,O MEU CABELO NUNCA SAIA DO LUGAR E AQUILO ERA UMA TRISTEZA PARA MIM,NAO TINHA VONTADE DE PASSEAR COM MEU ESPOSO DE SAIR COM MEU FILHO PQ EU TINHA VERGONHA DE MIM POR CAUSA DO MEU CABELO,ATE ENTÃO QUE EU COMESSEI A PERCEBER QUE MEU CASAMENTO ESTAVA INDO AO FIM PQ NAO TINHA ALTO ESTIMA PRA NADA,EU ME ACHAVA FEIA,E EU POR ESTA ASSIM EU TINHA MUITO CIÚME DO MEU ESPOSO EU ACHAVA QUE ELE ESTAVA ME TRAINDO COM OUTRAS GAROTAS MAS BONITA,PEDI O DIVORCIO ELE TMB QUERIA O DIVORCIO,ASSIM COMO EU ERA INFELIZ O MEU CASAMENTO ACABOU TMB FICANDO INFELIZ,DAI EU COMESSEI A PROCURAR ALGUMA RECEITA PELO YOUTUBE QUE CRESÇA CABELO E EU VIM UMA QUE FOI DE UMA MENINA EU FUI LA E FIZ E EM VEZ DO MEU CABELO CRESCE MELHORAR COMESSOU A QUEBRA MAS AINDA COMESSOU A CAIR,E EU DISSE EU NUNCA MAS VOU FAZER ESSAS RECEITA DO YOUTUBE,E COMESSOU TUDO DE NOVO O MEU SOFRIMENTO SENDO QUE PIOROU MAS AINDA,ATE ENTAO QUE EU TOMEI CORAGEM E FUI DE NOVO BUSCA RECEITA PELO YOUTUBE CLARO EU AINDA ESTA COM MEDO DE DAR ERRADO DE NOVO MAS TOMEI CORAGEM E QUANDO EU FUI PRO YOUTUBE LA ESTAVA VC DERREPENTE VC APARECEU FALANDO SOBRE OS CABELO DA INDIA,ISSO FOI ALGUNS ANO ATRAS,A SUA PAGINA DESCOBRI TEM POUCO TEMPO,MAS NO YOUTUBE JA TE SEGUIA A ALGUNS ANOS,E LI TMB UM LIVRO SEU QUE EU ABAIXEI VC CONTANDO TODA A SUA HISTÓRIA,E DAI TOMEI SEGURANÇA E FIZ,NOSSA DEU TUDO SERTO NO MEU CABELO É RELAMENTE DEU RESULTADO COMESSOU A CRESCE E HOJE SOU MUITO MAS FELIZ E CONFIANTE E VAI FAZER 9 ANOS QUE ESTOU COM MEU ESPOSO,OBG POR TUDO AGRADEÇO A DEUS POR ELE TER COLOCADO VC NA MINHA VIDA,DEUS TE USOU PARA TRAZER A FELICIDADE QUE FALTAVA EM MIM OBGGGGGG LINDONA

Deixe um comentário