Qual a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado
Qual a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado – Descubra qual a diferença entre esses dois tipos de cabelos e recupere agora. Clique e confira!
Qual a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado
Oi lindonas, tudo bem com vocês?
Hoje eu trouxe um post para explicar qual a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado, pois existe algumas diferenças entre esses dois tipos de cabelos, que podem passar despercebidas.
Além de falar sobre essas diferenças eu vou contar porque eles ficam nesses estados, e também como tratar e recuperar deixando o cabelo bonito, saudável, macio e brilhoso novamente.
Nesse post vamos falar sobre:
- Quais as características do cabelo seco?
- Quais as características do cabelo ressecado?
- Como tratar cabelo seco e cabelo ressecado?
- Vídeos: Como recuperar pontas secas e ressecadas
Vamos lá!
Quais as características do cabelo seco?

O cabelo seco pode ter essa condição somente do comprimento as pontas ou também pode ser assim por um todo, ou seja, pode ser seco desde o couro cabeludo até as pontas, e nesse caso as glândulas sebáceas produzem pouca quantidade da gordura natural responsável por lubrificar os fios, e por isso o cabelo não tem sedosidade, é áspero, armado e com frizz.
O cabelo seco pode ser assim naturalmente que é quando as gandulas produzem pouca lubrificação, ou pode ser assim a fatores externos como poluição, vento e sol.
Quais as características do cabelo ressecado?

O cabelo ressecado geralmente possui essa condição somente do comprimento as pontas, e o couro cabeludo tende a ser mais oleoso, mas em alguns casos o couro cabeludo também fica ressecado, e o que pode causar o ressecamento é o excesso de uso de aparelhos de calor como chapinhas, secador e babyliss, água do chuveiro muito quente, e uso de químicas em excesso ou químicas incompatíveis.
Tudo isso deixa o cabelo poroso, sem movimento, sem brilho, áspero e até mesmo quebradiço.
Como tratar cabelo seco e cabelo ressecado?

O tratamento para esses dois tipos de cabelos basicamente é o mesmo, pois ambos precisam de tratamentos que devolvam a água e os lipídios dos fios, fazendo com que eles voltem a ter maciez, elasticidade natural e cutículas seladas, deixando o cabelo alinhado, sem frizz e hidratado por mais tempo.
- Hidratação capilar
A hidratação capilar é o tratamento responsável por devolver a água do cabelo, deixando os fios saudáveis, macios e soltinhos.
Ela deve ser feita no mínimo duas vezes por semana tanto no cabelo seco quanto no cabelo ressecado, e pode ser feita com máscaras capilares de hidratação, ou também com receitas caseiras que possuem ativos naturais hidratantes, como a que ensinei nesse post: Como fazer hidratação profunda no cabelo caseiro
- Umectação capilar
A umectação capilar é o tratamento responsável por devolver os lipídios, ou seja, a gordura natural que o cabelo precisa para se manter sedoso, com movimento, alinhado e brilhoso.
A umectação é feita a base de óleos vegetais que são óleos puros, e pode ser feita uma vez a cada 7 ou 13 dias, tanto nos cabelos ressecados ou secos.
Para fazer o cabelo deve estar seco e sujo, e o óleo escolhido deve ser 100% vegetal e puro sem outros ativos em sua composição, algumas opções são o óleo de coco, azeite de oliva, óleo de aloe vera, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas doce.
Aplique o óleo escolhido da raiz as pontas enluvando mecha por mecha, prenda o cabelo, deixe agir de 1 a 8 horas, em seguida lave com duas demãos de shampoo, e depois aplique o condicionador e finalize como desejar.
- Acidificação com vinagre de maçã
A acidificação com vinagre de maçã deve ser feita uma vez por semana nos dois tipos de cabelo, pois ela vai equilibrar o pH dos fios, fazendo com que as cutículas fiquem seladas mantendo a hidratação por mais tempo dentro dos fios evitando o ressecamento, além de deixar o cabelo mais alinhado, brilhoso e sem frizz.
Saiba como fazer aqui: Vinagre de maçã no cabelo como usar saiba tudo
- Óleo reparador de pontas todos os dias
O óleo reparador de pontas além de ajudar na reparação das pontas, também repara os fios secos e ressecados ajudando na lubrificação e polimento, deixando os cabelos mais macios, alinhados e brilhosos.
Você pode aplicar o óleo reparador de pontas todos os dias em quantidades bem pequenas, basta algumas gotinhas na palma das mãos, espalhar e aplicar do comprimento as pontas.
- Beber bastante água
Beber água é muito importante para manter o cabelo seco ou ressecado hidratado de dentro para fora, pois além das hidratações externas também devemos beber água para fazer com que o cabelo tenha mais lubrificação, hidratação e força desde o seu nascimento.
- Evitar fontes de calor
Evitar fontes de calor como aparelhos de calor e a água quente do chuveiro, é muito importante pois como vimos elas são responsáveis pelo ressecamento do cabelo, pois retiram toda a umidade e hidratação dos fios.
Por isso evite o excesso desses aparelhos, use o secador sempre na temperatura morna e o jato longe dos fios, e lave o cabelo sempre na água morna e não quente.
Antes de terminar lindona, descubra qual é a diferença de um cabelo ressecado e um cabelo elástico: Qual a diferença entre cabelo ressecado e elástico e como tratar
Vídeos: Como recuperar pontas secas e ressecadas
Recapitulando: Qual a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado?
1- Cabelo seco
2-Cabelo ressecado
3-Como tratar cabelo seco e cabelo ressecado
Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.
Acesse aqui: Julia Doorman
E aí lindona, o que achou do post: Qual a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado?… Deixe um comentário!!!
Por hoje é isso lindonas,
Um grande beijo e até o próximo post!
Julia Doorman