Como usar o óleo certo para cada tipo de cabelo

Como usar o óleo certo para cada tipo de cabelo. Nesse post você vai descobrir qual o óleo vegetal certo para o seu tipo de cabelo e quais os benefícios que eles oferecem aos fios. Clique e confira!

Como usar o óleo certo para cada tipo de cabelo

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre os óleos específicos para cada tipo de cabelo.

Quem me acompanha a muito tempo sabe o quanto eu amo usar os óleos no cabelo com várias finalidades, pois os fios ficam incríveis e lindos.

Para que você consiga manter o seu tipo de cabelo bonito e saudável é preciso que tenha cuidados específicos e simples, como por exemplo usar produtos que atendam as necessidades dos seus fios, e isso também se estende aos óleos que podem melhorar o aspecto, tratar e deixar os fios mais bonitos.

Os óleos vegetais hidratam e nutrem profundamente os cabelos, recuperam os fios de danos como quebra capilar e pontas duplas, e também diminuem oleosidade excessiva, caspa, acabam com a queda capilar e aceleram o crescimento saudável dos cabelos.

Então, se você quer descobrir qual é o certo para o seu tipo de cabelo, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Óleos para Cabelos Oleosos ou Mistos

como-usar-o-oleo-certo-para-cada-tipo-de-cabelo-oleoso

Os óleos mais indicados para cabelos oleosos são aqueles que atuam no couro cabeludo com ação adstringente, tonificante e purificante limpando e purificando os folículos capilares, fazendo com que a produção excessiva de sebo nessa área seja diminuída, e com isso é gerado apenas a oleosidade natural que o couro cabeludo e os fios necessitam, para se manterem hidratados, saudáveis e livre de caspas e seborreias.

Saiba quais são esses óleos a seguir!

  • Óleo de hortelã.

O óleo de hortelã contém ácidos ômega-3, ferro, magnésio, cálcio, vitamina A e vitamina C, minerais, potássio, manganês, cobre e ação antioxidante e antibactericida que acalmam as inflamações no couro cabeludo, que na maioria das vezes podem ser causadas pela coceira do excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Além disso esse óleo também possui ação adstringente que ajuda a normalizar a produção do sebo e esfria o couro cabeludo, também possui propriedades estimulantes que quando penetradas no couro cabeludo estimulam os folículos do cabelo promovendo uma melhor circulação e consequentemente o crescimento do cabelo.

  • Óleo de menta.

O óleo de menta possui ação revigorante e estimulante que atuam na redução da queda capilar, na cura de bactérias no couro cabeludo e na diminuição da oleosidade excessiva e da caspa, fazendo com que os fios cresçam saudáveis regulando o nível de pH, e estimulando a circulação sanguínea no couro cabeludo fazendo com que o folículo piloso receba mais nutriente.

  • Óleo de maracujá.

O óleo de maracujá é rico em vitaminas A, E e também as do complexo B além de minerais como cálcio, zinco, ferro e fósforo. Possui também um grande teor de ácidos graxos insaturados, como o ácido linoleico (ômega 6), oleico (ômega 9), ácido palmítico e os ácidos esteárico, mirístico e linolênico, além de ácidos graxos saturados.

É rico em propriedades anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, anticaspa, cicatrizante, emoliente e hidratante que combatem o ressecamento dos fios e também a caspa sendo ótimo para cabelos oleosos já que uma das causas da caspa é a oleosidade excessiva.

  • Óleo de limão.

O óleo de limão possui ação adstringente, antifúngica, antisséptica, desintoxicante, calmante e estimulante.

Por suas propriedades esse óleo é um ótimo tônico capilar que limpa e purifica o couro cabeludo, fortalece, estimula o crescimento saudável e controla a oleosidade em excesso.

  • Óleo de coco.

O óleo de coco é composto por ácidos graxos saturados como o ácido láurico, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido mirístico e ácido palmítico que são ácidos ricos em ação antimicrobiana.

Ele também possui ácidos graxos insaturados como o ácido linoleico também conhecido como ômega 6 e também possui os polifenóis, como o ácido gálico além de vitaminas do tipo E e K, e o mineral ferro.

Quando aplicado no cabelo esse óleo entra repondo todos os lipídios que é a gordura natural que os fios precisam para se manterem mais hidratados, nutridos, fortes e saudáveis livre da quebra capilar e do frizz, e além disso também é ótimo para cabelos oleosos pois age na diminuição da produção de sebo no couro cabeludo diminuindo a oleosidade excessiva.

  • Óleo de arroz.

O óleo de arroz é rico em vitamina E e contém uma substância chamada de oryzanol que é um composto bem potente rico em propriedades antioxidantes.

Devido a isso esse óleo ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo e combate a caspa e por possuir ação reconstrutora e nutritiva, trata pontas ressecadas, dando brilho e sedosidade aos fios, além de fortalecer a raiz do cabelo e auxiliar um crescimento saudável.

  • Óleo de alecrim.

O óleo de alecrim possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antimicrobianas e antioxidantes que ajudam a acalmar o couro cabeludo e a mantê-lo mais saudável livre de sebo, coceiras e inflamações.

Além disso o óleo de alecrim ativa a circulação sanguínea na raiz e nutre os folículos pilosos estimulando o crescimento dos cabelos.

  • O óleo de pitanga.

O óleo de pitanga é rico em antioxidantes, flavonoides, carotenoides e licopeno que possui ação antioxidante contra os radicais livres. Possui também alto teor de vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e fósforo, além de riboflavina, niacina e tanino que juntos regulam a produção excessiva de sebo no couro cabeludo, combatendo a dermatite seborreica e prevenindo também a queda dos fios.

  • O óleo de patauá.

O óleo patauá é rico em aminoácidos e Ómega 3 e 6 e por isso além de ser hidratante para os cabelos ele também possui efeito curativo e ação anti-caspa, e é um ótimo tônico capilar para o couro cabeludo que age na diminuição da oleosidade, tratamento de queda capilar, fortalecimento do couro cabeludo e dos fios e além disso também doa muito brilho.

  • Óleo de goiaba.

O óleo goiaba possui propriedade nutritivas e suavizantes e é rico em vitamina C, antioxidantes e caroteno que hidrata os fios, promove brilho, e é muito benéfico para o crescimento saudável do cabelo, além de ajudar no combate à queda de cabelo e tratamento da caspa.

  • Óleo de alho.

O óleo de alho possui manganês, ferro e vitamina A, B6 e C e também antioxidantes que penetram no couro cabeludo fortalecendo, acelerando o crescimento do cabelo e combatendo a caspa, seborreia e também coceiras nessa área.

Confira nesse post uma receitinha caseira que faz o cabelo crescer rápido usando o óleo de alho: Como fazer o cabelo crescer muito rápido naturalmente

  • Óleo de gengibre.

O óleo de gengibre é rico em antioxidantes, propriedades antisséptica, anti-inflamatória, bactericida, cicatrizante, tonificante e desintoxicante que atuam no combate da caspa e estimulam o crescimento dos fios, pois melhoram a circulação no couro cabeludo,

  • Óleo de Neem.

O óleo de Neem possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas que atuam como um tônico condicionador para o cabelo tratando caspa, seborreia e irritações do couro cabeludo.

  • Óleo de rícino.

O óleo de rícino é rico em ácido ricinoleico e ômega 9 e também possui alto poder hidratante, nutritivo e umectante que age retendo a umidade nos fios. Ele também retira as toxinas do couro cabeludo, purificando, nutrindo, hidratando e deixa o cabelo mais encorpado, além de estimular o crescimento. Esse óleo também regula o pH do couro cabeludo controlando a produção de sebo.

  • Óleo de copaíba.

O óleo de copaíba possui ação anti-inflamatória, antisséptica, antimicrobiana, relaxante, cicatrizante, antibacteriana, adstringente, emoliente e energizante.

E devido a isso tudo ele equilibra a oleosidade no couro cabeludo e trata micoses, caspa, seborreia e a queda capilar e além disso também protege a cor dos cabelos tingidos, dá brilho, além de emoliencia.

  • Óleo de sálvia.

O óleo de sálvia possui efeito adstringente que reduz a abertura dos poros e controla a liberação do excesso do sebo natural no couro cabeludo.

Óleos para Cabelos Secos e Ressecados

como-usar-o-oleo-certo-para-cada-tipo-de-cabelo-ressecado

Os óleos mais indicados para cabelos ressecados são aqueles que possuem ação hidratante, nutritiva, emoliente e regeneradoras que penetram na fibra capilar reparando os danos, devolvendo toda a maciez, sedosidade e brilho que os fios precisam para se manterem bonitos, soltinhos, alinhados, brilhosos e saudáveis longe de pontas duplas e quebra capilar.

Confira quais são eles abaixo!

  • Óleo de amêndoas doce.

O Óleo de Amêndoas doce possui propriedades emolientes, hidratantes, rejuvenescedoras, regeneradoras, amaciantes e nutritivas e também é rico vitaminas A, B1, B2 e B6, ácidos graxos e proteínas que nutrem profundamente, amaciam e fortalecem os fios.

  • Óleo de Damasco.

O óleo de Damasco é rico em vitamina A e possui propriedades regenerativas, tonificantes, revitalizantes e hidratantes que conferem brilho e maciez, fortalecem os fios e auxiliam no crescimento, sendo ótimo para cabelos fracos, quebradiços e com queda, e também para cabelos secos e ressecados.

  • Óleo de argan.

O óleo de Argan é rico em vitaminas A, D e E, Ácido Linóico, Ácido Oléico (Ômega -9), Ácido Linoléico (Ômega-6), Polifenóis e também ação antioxidante.

O Argan é um ótimo rejuvenescedor para os fios é altamente hidratante, diminui o frizz, doa brilho e maciez, age no combate das pontas duplas, melhora a elasticidade e estimula o crescimento.

E além disso o óleo de Argan tem proteção contra raios UV e também proteção térmica.

  • Óleo de avelã.

O óleo de avelã é rico em vitamina E e A, cálcio e magnésio e possui ação anti-inflamatória, além de ser um potente antioxidante contra radicais livres.

Esse óleo além de hidratar profundamente os fios também é ótimo para ajuda a manter a cor dos cabelos tingidos, é fortificante e muito benéfico para cabelos ressecados e fracos.

  • Óleo de abacate.

O óleo de abacate é rico em vitaminas A, D e E além de nutrientes como proteínas e sais minerais, aminoácidos, ácido fólico, ferro, magnésio entre outros que fortalecem os fios. Ele também contém as vitaminas do Complexo B, que são absorvidas pelo córtex capilar e fundamentais para ajudar o crescimento saudável do cabelo, elas também ajudam a proteger o couro cabeludo do ressecamento.

O óleo de abacate é perfeito para cabelos secos e ressecados pois ajuda a dar brilho, maciez e ainda controla o frizz.

Se você gostou dos benefícios desse óleo poderoso para os cabelos, tenho certeza que vai amar saber mais sobre o que ele pode fazer para sua pele e saúde. Leia! Benefícios do abacate para o cabelo, pele e corpo

  • Óleo de buriti.

O óleo de buriti contém uma grande quantidade de vitamina A, C e vitamina E e também é rico em betacaroteno que agem fortalecendo o cabelo, hidratando, doando brilho, amenizando o frizz, e também tratam cabelos tingidos e danificados.

  • Óleo de Linhaça dourada:

O óleo de linhaça marrom é rico em ômega 3, antioxidante e ação anti-inflamatória que proporcionam aos cabelos alta hidratação, fortalecimento dos fios, diminuição da queda, ajuda no crescimento, dá brilho, e diminui o frizz.

  • Óleo de baobá.

O óleo de baobá é rico em Ômegas 6 e 9 que fazem dele um ótimo hidrante, emoliente e repositor de lipídios favorecendo brilho e protegendo a cor dos cabelos.

  • Óleo de manga.

O óleo de manga é rico em vitaminas e minerais que nutrem o cabelo e promovem o crescimento do cabelo, fortalecem, e doam muito brilho aos cabelos opacos e sem brilho.

  • Óleo de semente de uva.

O óleo de semente de uva possui ação antibacteriana e ação cicatrizante que são ótimas para quem está com coceira no couro cabeludo, e também é rico em vitamina E que é muito importante para o crescimento do cabelo e por ser um óleo mais fino é rapidamente absorvido pelo couro cabeludo.

Ele também ajuda a manter a coloração dos fios por mais tempo, reforça o brilho, da maciez e mais força para os cabelos ajudando na recuperação de fios fracos e quebradiços.

  • Óleo de Pequi.

Óleo de Pequi é um óleo emoliente, protetor, cicatrizante e antifúngico.

Ele possui propriedades tonificantes, hidratantes, regeneradoras e antioxidantes que promovem aos cabelos sedosidade e brilho e auxiliam na regeneração e recuperação dos fios, sendo ótimo para cabelos danificados e ressecados.

  • Óleo de girassol.

O óleo de girassol possui propriedades hidratantes e emolientes que evitam o ressecamento dos fios, hidratam, amaciam e doam brilho aos cabelos.

Óleos para Cabelos Ressecados ou Cacheados

  • Azeite de oliva.

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos mono-insaturados, ácido oleico, propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e também a vitamina E que é fonte de antioxidante e uma das principais vitaminas que aceleram o crescimento saudável dos fios.

O azeite de oliva penetra no córtex do fio repondo os lipídios que o cabelo precisa para ficar macio e com a elasticidade natural que ele precisa.

Ele sela e repara as cutículas dos fios, diminui o frizz e as pontas duplas, fortalece, melhora a textura e doa muito brilho.

  • Óleo de ojon.

O óleo de ojon possui um alto teor de ácidos graxos e por isso ajuda na reconstrução, reparação e fortalecimento dos cabelos, proporciona também brilho e forma uma película sobre os fios, proporcionando muita hidratação e reposição de lipídios para os cabelos danificados e sem vida.

  • Óleo de aloe vera (babosa).

O óleo de babosa é rico em várias vitaminas que aceleram o crescimento do cabelo, possui efeito condicionante que alinha os fios, diminui o frizz, equilibra o ph e hidrata profundamente acabando com o ressecamento e porosidade.

  • Óleo de macadâmia.

O óleo de macadâmia é um ótimo anti-inflamatório natural e também um maravilhoso hidratante para os cabelos que proporciona mais emoliência, conferindo maciez e brilho, e é muito indicado para cabelos extremamente ressecados, pois lubrifica os fios mantendo o cabelo hidratado por muito mais tempo.

  • Óleo de cálamo.

O óleo de cálamo é composto por 80% de ácidos graxos essenciais, contém propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, hidratantes, protetoras e rejuvenescedoras que fortalece os fios, combatem a caspa e a queda e tratam irritações do couro cabeludo promovendo brilho e elasticidade aos fios.

  • Óleo de cenoura.

O óleo de cenoura é rico em nutrientes tais como vitaminas A, C e E, betacaroteno e vários antioxidantes além de propriedades antisséptica, anti-inflamatória e cicatrizante.

Esse óleo hidrata os fios e o couro cabeludo, restaura cabelos danificados, estimula o crescimento capilar, evita a queda capilar e também fortalece os fios.

  • Óleo de rosa mosqueta.

O óleo de rosa mosqueta é um potente regenerador natural, é rico em ácidos graxos, possui vitamina A, ácido retinoico e vitamina C que juntos hidratam e recuperam cabelos secos e danificados.

  • Óleo de açaí.

O óleo de açaí é rico em vitaminas C e E e possui também antioxidantes e flavonoides que ajudam na hidratação e nutrição dos cabelos, eliminam o frizz e fortalecem conferindo mais vida, brilho e elasticidade para cabelos danificados além de prevenir o envelhecimento capilar.

  • Óleo de algodão.

O óleo de algodão é rico em vitamina E e é um poderoso antioxidante natural que hidrata os fios, dá brilho e diminui pontas duplas e ressecadas.

Informação importante!

Para que você possa aproveitar todos os benefícios dos óleos para o cabelo é muito importante escolher somente óleos que sejam vegetais e 100% puros.

Pois óleos que possuem outros componentes misturados como o óleo mineral por exemplo, acabam não oferecendo o efeito desejado e podem danificar os fios, deixando-os ressecados e sem frizz.

Vídeos: Receitas com óleos vegetais para cabelos ressecados e oleosos

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, gostou do post: Como usar o óleo certo para cada tipo de cabelo?… Deixe um comentário!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.7/5 - (46 votes)

61 thoughts on “Como usar o óleo certo para cada tipo de cabelo

  1. Nossa como eu amei ler isso não sabia das propriedades desses óleos e e dos ativos que eles podem fazer em casa tipo de cabelo, agora vou testar no meu, Julia um beijo lindona!

  2. Oi Jú, boa tarde. Vi sua postagem que você ficou 24 horas com o óleo de coco no cabelo, amei o resultado, e depois que li que o óleo de coco e indicado para meu tipo de cabelo amei mais ainda. Aproveitei o horário do almoço e já passei o óleo no cabelo e estou trabalhando com ele no cabelo e vou tirar as 21:00 horas. Obrigado pelas dicas. Beijos.

      1. Oi bom dia Júlia graças a um shampoo que aprendi com vc no YouTube meu cabelo cresceu e está lindo foi bomba o shampoo colocando 100ml do gel da babosa 50 ml de óleo de rícino um pouco da semente de alecrim eu tenho um pé em casa uso o natural colocou uns três galhinho eu amo não fico sem meu shampoo cresceu hidrata muito brilho combatel a queda a quebra aprendi também a lavar só aplico na raiz o restante do cabelo lavo só com a espuma não esfrego mais só massageio a rais não tosso mais a toalha melhorou 100% meus cabelos Ju

  3. Ola…. amooo seus videos e post… dicas maravilhosas…. estou com dificuldade de achar linha para cabelo da minha filha…. ela tem 6 anos…ja tentei varios e nao estou acertando… esta bem ressecado e com muito frizz…
    Voce indica alguma linha que possa usar? …. bjaumm ❤

  4. Ameii lindona, não sabia que tinham todos esses óleos. Uma pergunta Ju pra quem faz progressiva no cabelo tem algum óleo específico que de pra usar nesse processo. bjs

    1. Oi lindona rs
      Minha raíz é bem oleosa, para usar óleo de rícino tenho que misturar ele c o óleo de coco né e qual é a medida correta?
      Tipo 1 de rícino p 2 de coco?

      Te adoro viu

  5. Adorei! Esse post, Amei ler isso nao sabia propriedades desses oleos e dos ativos que eles podem fazer em cada tipo de cabelos, meu cabelo é ondulados tipo 2A meu cabelo mais gosta quando faco umectacao foi azeite de oliva, amendoas doces a dica vc deu seu canal no youtube mix oleo fiz meu cabelo amo faco sempre ❤

  6. Oi lindona nossa tava fazendo tudo ao contrário todos que não são pro meu tipo de cabelo que eu sempre passo por isso lavo em seguida depois de fazer a hidratação pq fica muito oleoso. Vou comprar os certos agora só o de coco rícino e alho e alecrim que uso certo meu cabelo e oleoso na raiz. obrigada pelas dicas já compartilhei nos meus grupos seu vídeo compro tudo que vc indica. Hj foi dia de biofios. Bjos

  7. Amei esse vídeo meu cabelo é oleoso, sempre uso óleo de rícino , agora aprende a usar de forma correta p não ficar pesado e com aquele cheirinho. Valeu lindona!
    Obrigada pela dia! Bjuus

  8. Não sei se faço os procedimento certo mas toda vez q faço alguma coisa no meu cabelo (Hidrataçao,nutriçao,reconstruçao e também umectaçao)e deixo secar naturalmente meu cabelo da muito frizz e fica muito volume,ai q triste nao sei o q fazer.

  9. Olá, Júlia doorman,meu nome é Gilvania,o meu cabelo é cacheados,mas os cachos não demoram muito,e sai facilmente ficando como fosse ondulado,ou seja liso mais ou menos.o que você me aconselha a ter os cachos de volta

  10. Oiii Ju…ameiii suas dicas. Tenho cabelo cacheado com isso, tenho muitos problemas para achar um óleo que resolva o resecamento e ainda defina os cachos… Ultimamente o único está sendo melhor é o de karité. Será que tem algum outro óleo que possa ser ainda melhor??
    Obrigada lindona!!!

    1. Oi lindona, todos os óleos que listei para cabelos cacheados, secos e ressecados
      vai te ajudar… o óleo de coco vegetal por exemplo costuma ser ótimo para todos os tipos
      de fios 😉 beijos

    1. Oi lindona, aqui no blog tem um post ensinando como cuidar dos cabelos
      das crianças, dê uma olhadinha… mas pode fazer a umectação com óleo
      de coco vegetal uma vez por semana e também hidratar beijos

  11. Olá meninas!

    Usou o de coco desde q conheci o blog, dizendo de passagem fantástico!
    Lendo essa matéria fiquei na dúvida em qual meu cabelo se encaixa, ele é 2A.
    Cabelos com brilho e aparentemente saudável. Mais tem uma mecha na parte de trás da cabeça diferente dos outros fios, uma mecha ressecada.
    Fico bolada com essa mecha.
    Q óleo me ajudaria? Aonde me encaixo nesse óleos?
    Ou tem de ser um para o restante dos cabelos e um só para essa mecha?
    Já uso o de coco.
    Abraços

  12. Ju amo seus vídeos pra shompoo e hidratação eu uso as máscaras da Novex doctor rícino e super babosao. Amo uso uma uma semana na outra uso a outra acrescento migual da maisena soro fisiológico uma colher glicerina bidestilada uma colher uma colher de açúcar óleo estraido do quiabo misturado com o gel da babosa misturo tudo e aplico nós cabelos lavado mexa por mexa deixo agir por 30 minutos e echago bem condiciono e seco no secador fica super hidratado lisinho perfeito Ju meus óleo que uso pra umectação a cada 15 dias são óleo de coco extra virgem rícino argan copaíba misturado todos em um vídro aplico nós cabelos seco massageando a rais e espalho pelo restante do cabelo coloco a noite só lavo no outro dia ou coloco pela manhã cedo deixo o dia inteiro lavo no finalzinho da tarde estou fazendo certo Ju ou não. Eu pelo ao menos vejo resultado desde que comecei a fazer umectação a cada 15dias e hidratação uma vez por semana

  13. Julia sua linda suas dicas e explicações sobre cabelo tira todas minhas duvidas, quão abençoada vc è fico admirada por todas suas postagens, te acompanho no isnta a uns tres anos,vejo seus videos no youtube e agora aqui e digo com toda certeza do mundo que vc é espetacular… quero um dia poder conhecê_la virei uma grande fã e admiradora de seus trabalhos. Eu amo cuidar dos cabelos e estou iniciando uma pagina de dicas no insta com consultoria pois quero ser reconhecida nessa área vc me inspira… Beijos Julia

    1. Ahhh que lindaaaaaa 😀 muito obrigada pelo carinho meu amor, saiba que suas palavras me motivam
      ainda mais a fazer o que tanto amo… tenho certeza que um dia vamos nos conhecer sim!!! beijos
      e muito sucesso para você lindona ❤️ ❤️ ❤️ beijos

Deixe um comentário