No Poo e Low Poo, o que é e como começar?

No Poo e Low Poo, o que é e como começar? Neste post você vai saber mais sobre as técnicas que prometem recuperar os fios danificados e ressecados. Clique para saber tudo!

 

No Poo e Low Poo, o que é e como começar?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

Hoje vamos falar sobre duas técnicas de lavagens que são muito usadas por meninas cacheadas, mais que também pode ser usadas por quem tem os cabelos secos ou danificado por químicas.
Quem adere essas técnicas evita usar produtos que tenham em sua composição derivados de petróleo, trazendo assim muitos benefícios saudáveis para os cabelos!
No post de hoje vou explicar um pouco mais sobre o que é essas técnicas e como aderi-las para os seus cabelos…

Quem realmente popularizou essas técnicas, foi a cabeleireira Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl. No livro, ela explica o que chamou de Curly Girl Method, ou o Método da Garota Cacheada… que é uma série de técnicas e formas de lidar com o cabelo cacheados/crespo. O No Poo e Low Poo são técnicas que fazem parte deste método divulgado por Lorraine.

As técnicas são mais populares entre as cacheadas, porém muitas mulheres de cabelos lisos, aderem as técnicas e amam os resultados.

No-poo-e-Low-poo

No Poo e Low Poo o que é?

Ambas as técnicas são métodos para tornar as lavagens do cabelo mais saudáveis, evitar ou banir ativos presentes em alguns produtos que não são saudáveis para os fios, que retiram a umidade necessária e as hidratações, fazendo que com o passar do tempo eles fiquem ressecados e danificados. Cabelos que são muito ressecados por natureza, pessoas que não conseguem manter os cabelos hidratados mesmo hidratando toda semana, também se dão muito bem com essas técnicas.
Nessas técnicas também não são usados produtos que tenham em sua composição substancias derivadas do petróleo tais como: Petrolato, óleos minerais, vaselina, e parafina liquida.

No poo

O No poo significa nenhum shampoo pois o No significa “Não” e o poo significa “Shampoo”. Então nessa técnica não é utilizado o shampoo. Por isso é feita a lavagem somente com o uso do condicionador, é uma técnica chamada de Co-Wash que deixa os fios limpos e hidratados. Mais abaixo mostro o passo a passo para fazer o Co-Wash.

No-poo-e-Low-poo-como-fazer

Low poo

Nessa técnica ao contrário da anterior é utilizada na lavagem o shampoo, porem é necessário usar os shampoos livres de sulfatos. Fazendo a lavagem dessa forma se garante uma limpeza adequada e a hidratação dos fios sem agredi-los.
Para saber como identificar os sulfatos no rotulo do shampoo e saber quais são os shampoos que não contem sulfato em sua composição, leia os dois post a seguir neles deixei tudo detalhado: shampoo com sulfato e sem sulfato.

No-poo-e-Low-poo-como-comecar

Como começar No poo e Low poo?

Antes de começa o No poo e o Low poo é preciso preparar os fios, removendo os possíveis resíduos dos derivados de petróleo como óleo mineral, petrolato e etc que podem estar nos fios.
Para isso faça uma última lavagem utilizando um shampoo com sulfato, mais que não tenha petrolatos, pode ser um shampoo normal que você tenha em casa. Ele não pode ter na composição os seguintes itens: óleo mineral (mineral oil), parafina líquida (paraffinum liquidum), isoparafna (isoparafin), petrolatos (petrolatum) e vaselina (vaselin).
Após a primeira lavagem se caso sentir que não limpou, repita a operação após a lavagem aplique um condicionador liberado para a técnica massageie bem e enxague. Lembre-se de não usar máscaras, óleos e finalizadores com óleo mineral/parafina na composição. Nas próximas lavagens você já pode usar a técnica que vou ensinar a seguir.

Como fazer o Co-wash?

Nessa técnica é usado apenas o condicionador para fazer a lavagem, mas o condicionador não pode ter em sua composição petrolatos e silicones, é necessário que seja um condicionador liberado para o No poo.

lavar-cabelo-condicionador

Passo a passo da lavagem:
Com os cabelos úmidos, aplique o condicionador massageando bem, é importante lembrar que é bom fazer essa massagem com as pontas dos dedos, nunca com as unhas para não machucar o couro cabeludo, após ser feita a massagem enxague bem e seque com uma toalha macia. Finalize como de costume com produtos finalizadores que também sejam liberados para o No poo.

Essas técnicas deixam os cabelos hidratados de verdade sem deixar com a falsa sensação de que os fios estão hidratados…

Porém leva tempo para a transição para ambas as técnicas, o cabelo pode ficar pesado e sem brilho nos primeiros dias. Cabelos mistos e oleosos podem ter mais dificuldade em seguir a técnica, pois podem ficar mais oleosos nos primeiros dias de adaptação e a pessoa voltar a lavar os cabelos como antes.

Mas quem tem problemas com cabelos ressecados, couro cabeludo ressecado, ondas e cachos indefinidos, muito volumosos, cacheados, podem amar a técnica!

A seguir leia este post que fiz com a lista de todos os produtos que são liberados para o No poo e Low poo.

Por hoje é isso lindonassss…

Um grande beijo e até o próximo post!

 

Julia Doorman

4.7/5 - (16 votes)

37 thoughts on “No Poo e Low Poo, o que é e como começar?

  1. Ju eu sempre ouço falar desse no poo e low poo mas nunca entendi nada,nem cheguei a pesquisar a respeito mas agora com esse post entendi.No meu cabelo acho que não daria certo o no poo porque tenho a raiz bem oleosa e necessito do shampoo,e tbm gosto de usar o shampoo antes da máscara….enfim acho até interessante e não critico quem usa esse método mas acho em mim não daria certo.Amei o post,to sempre ficando bem informada com o blog,beijosss 😀

    1. Oi Aline!
      Adotei o Low Poo a um mês justamente por que tenho a raiz do cabelo muito oleosa e por que o saquinho de paciência para lavar o cabelo todo dia estourou!
      Como eu não usava condicionador, só shampoo, percebi que tava usando sulfato no cabelo desnecessariamente.
      E quanto mais tira da raiz, mais a raiz tenta equilibrar, mais oleoso fica.
      Agora uso shampoo sem sulfato, condicionador sem petróleo e sem silicones insolúveis (aprendi faz 15 dias para que serve condicionador) e estou usando óleo de alecrim e óleo de jaborandi na raiz (às vezes junto com o shampoo) para controlar a oleosidade.
      A meta para 2017 é lavar o cabelo dia sim, dia não… se a Jú conseguiu, ela faz a gente conseguir também! Ela deixou a receita no post de cabelos oleosos. Não testei todas dicas ainda por que não deu tempo, mas já comprei a argila verde!
      Sei que fui intrometida, mas a técnica tem muito a contribuir com as pessoas que têm cabelos oleosos.
      Bjos!

  2. oi ju tudo bem estou co muitas duvidas sobre o cronograma capilar me ajuda por favor reconstrucao e umectacao sao as mesmas coisas e em que faze eu poso fazer…. outra duvida e cauterizacao qual faze eu posso fazer nao estou entendendo… porque nos videos vc fala para fazer 2 hidratacao e 1 nutricao onde entra a cauterizacao… me ajude..

    1. Oi lindona não são a mesma coisa não,
      e a cauterização é na fase de reconstrução para
      te ajudar a entender melhor veja no menu dicas e cuidados
      o post ” Cronograma capilar o que é e como funciona” nele
      eu explico tudo direitinho bjuss

  3. Oi ju tudo bem? Estou em fase de transição capilar , qual desses métodos seria o ideal? Ou não tem nenhum ideal para essa fase?!
    Obrigada e beijos
    Ps: Sua barriguinha ta linda , que Deus abençoe você ❤

  4. Produtos com queratina se usa uma vez por semana, como tu disse acima. Mas para todos os tipos de cabelos? Fiz mechas há duas semanas e estou tentando deixar meu cabelo hidratado e com vida. No meu caso também vale uma vez por semana? Bjs

  5. Oi Julia, to seguindo suas dicas e o seu cronograma, me identifiquei muito pq meu cabelo também não passa da linha do ombro e tbm era escrava da progressiva, mas tem uns 10 meses que não faço mais, cortei o cabelo pra tirar aquelas pontas sem volume que estavam no comprimento do cabelo e agora to cuidando conforme vc orienta, fui comprar um termoativado pra fazer escova pq mesmo abandonado a progressiva não consigo ainda deixar o cabelo secar ao natural, e me ofereceram o Bio defrizante molecular da forever liss, vc fala muito dos produtos da forever mas esse não vi vc falando ainda, achei otimo, mas to com receio de ficar usando sempre e detonar o cabelo, mas confesso, to virando escrava dele pq meu cabelo fica muito lisinho, nem parece que estou sem progressiva, vc pode me falar sobre esse produto, se realmente ele é bom, e se não vai danificar meu cabelo?? bjão lindona

  6. Oi Ju, estou com o cabelo com volume por conta do sulfato excessivo, as Hidrataçoes não pegam direito, poderia usar shampoo anti resíduo antes de começar o low poo ou Só migrar pro shampoo certo seria suficiente? O shampoo usado no low poo é suficiente pra tirar o óleo das umectaçoes do cabelo?

  7. Oi Juju, primeiramente… Sou sua fã, confio mt nas suas dicas, haha !
    Nega, eu to com uma dúvida, quero começar a usar a técnica low poo,
    tem alguma coisa a ver com coo wosh?
    Pq acho que coo wosh é mais para a técnica no poo, né? Pq low poo usa shampoo.
    O nega outra coisa.. sobre o yamasterol… Eu vou poder usar ele normal no low poo,
    já que ele é indicado para co wosh?
    Obg <3

    1. Oi lindona obrigado pelo carinho 😀
      não, no low poo você vai usar o shampoo só que sem
      sulfato o co-wash é a técnica de lavagem usando apenas
      o condicionador, pode usar o yamasterol sim bjus

  8. Oi tudo bem você disse que a última lavagem precisa ser com um shampoo com sulfato mais que não tenha pretolato ,você poderia me indicar um shampoo barato pra fazer a última lavagem antes de começar a técnica do loow poo?

  9. Oi Ju tudo bem ? Tenho umas dúvidas, eu estou em fase de transição , ainda estou aprendendo esse negócio de no e loo pow , eu queria saber qual técnica é melhor pra mim , e se posso usar os produtos dá haskell ? Usei aquele cavalo forte mais notei que meu cabelo ficou muito pesado , e na hora do shampoo ele ficou ressecado , vc poderia me explicar pq ? queria usar aquele de mandioca , vc acha q dar certo? Bjos lindona

  10. Tirou todas as minha dúvidas JÚLIA, eu tenho o cabelo cacheado e estou deixando ele grande. Vi falar dessas técnicas em alguns vídeos e achei o seu artigo. Obrigado pelo esclarecimento.

  11. Olá Ju!

    você disse que a última lavagem precisa ser com um shampoo com sulfato mais que não tenha pretolato, essa lavagem não pode ser com shampoo anti resíduo da keramax? teria problema se a última lavagem fosse diretamente com produto indicado para técnica low poo? Bjus e obrigada.

Deixe um comentário