Como usar MEL no cabelo? Benefícios do Mel para o Cabelo

Como usar mel no cabelo? Nesse post você vai descobrir todos os benefícios poderosos que esse ingrediente caseiro oferece aos cabelos. Clique e confira!

Como usar mel no cabelo?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu vou falar um pouco mais sobre um ingrediente caseiro que eu amo usar nas receitas caseiras.

O mel é um poderoso hidratante e umectante natural para os cabelos, capaz de recuperar a estrutura dos fios danificados, e também doar mais brilho, maciez e  crescimento acelerado.

Por todos os seus benefícios, hoje eu vou te ensinar a usar essa maravilha nos cabelos, de forma simples e barata.

Então, para conferir tudo, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Como usar mel no cabelo – O que é o mel?

como-usar-mel-no-cabelo-abelhas

O mel é um tipo de açúcar produzido pelas abelhas a partir do néctar retirado das flores.

Esse néctar é armazenado pelas abelhas em seus aparelhos digestivos onde sofre reações químicas pela ação de algumas enzimas.

Em seguida o néctar é decomposto e se transforma em glicose e frutose que são dois tipos de açucares simples, depois esse néctar é incorporado às enzimas, e é regurgitado pelas abelhas nos favos da colmeia.

Após isso, o mel começa o processo de desidratação e concentração, convertendo-se em mel puro de abelha.

Como usar mel no cabelo – Propriedades do mel.

O mel é composto por água, ácidos orgânicos e é altamente nutritivo e umectante.

Esse ingrediente caseiro é rico em antioxidantes, proteínas, vitaminas do complexo B e também as vitaminas C, D e E, minerais, aminoácidos, flavonoides, ferro, magnésio, potássio, zinco, cálcio, manganês e selênio
Também possui poder cicatrizante, antisséptico, sais minerais e um pH bem pequeno abaixo de 4.0.

Benefícios do mel para o cabelo.

como-usar-mel-no-cabelo-beneficios

  • Combate o ressecamento dos cabelos.

Devido as suas vitaminas e flavonoides o mel se torna um poderoso hidratante que hidrata os fios e nutre profundamente, protegendo os fios e evitando a perda de umidade.

Além de proteger os fios ele também repõe toda a água que o cabelo precisa para se manter saudável, longe do ressecamento e da porosidade.

O resultado é um cabelo muito sedoso, soltinho e macio do jeitinho que a gente ama.

  • Trata cabelos quebradiços.

Por possuir antioxidantes, aminoácidos e efeito cicatrizante, o mel além de cicatrizar o couro cabeludo machucado, também restaura e fortalece a fibra capilar, recuperando os fios do efeito quebradiço.

  • Doa muito brilho e maciez aos fios.

Por ser rico em açucares o mel hidrata os fios e deixa os fios bem compactados e selados com um brilho espelhado, pois quando o cabelo está bem selado e alinhado, se torna capaz de refletir a luz seja ela solar ou artificial.

  • Ajuda no crescimento capilar.

O mel além de hidratar o couro cabeludo ressecado, também ajuda no crescimento saudável, graças aos açucares presentes em sua composição, e também as suas vitaminas que fortalecem os folículos pilosos evitando a queda capilar, e fazendo com que os fios tenham mais força para crescerem saudáveis.

  • Diminui o frizz e alinha os fios.

O mel é um ótimo ingrediente natural para acabar com o frizz dos cabelos, pois por ter um pH baixo ele sela bem as cutículas dos fios deixando-os mais alinhados e consequentemente sem frizz.

  • Clareia os cabelos.

Para quem deseja clarear os fios naturalmente sem precisar de química, o mel é uma ótima opção, pois ele contém em sua composição um pouco do peróxido de carbono, que é uma substância que age no clareamento dos fios.

Aprenda a clarear os cabelos usando o mel aqui: Como clarear os cabelos com mel

  • Da um fim nas pontas duplas.

Por ser rico em minerais, vitaminas e água o mel é infalível para acabar com pontas duplas pois ele repõe toda a água dos fios, nutre e condiciona as pontas fazendo com que elas fiquem mais bonitas, recuperadas, fortalecidas e blindadas contra novas pontas duplas.

 Hidratações caseiras com Mel

  • Mel e banana para acabar com o ressecamento e porosidade do cabelo

como-usar-mel-no-cabelo-banana

Essa hidratação além de ser bem simples, é ótima para acabar com o ressecamento dos fios, frizz e pontas duplas, pois doa muita hidratação, maleabilidade, brilho e maciez aos fios.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de mel.
  • Meia banana madura.

A banana é rica em potássio que ajuda no fortalecimento dos cabelos evitando a quebra capilar e também acelera o crescimento, além de restaurar a elasticidade dos fios e a reparação de fios danificados.

Ela também contém vitamina A, B6, C e vitamina E, zinco e ferro e por isso é um ótimo hidratante e fonte de brilho para os cabelos pois também possui vários óleos naturais.

  • 1 tampinha de glicerina bi-destilada.

A glicerina é altamente umectante, hidratante e emoliente.

Ela doa muita maciez aos cabelos, brilho, hidratação e também fortalecimento prevenindo danos, pontas duplas, quebra capilar e o ressecamento.

  • 1 colher (chá) de azeite extra virgem.

O azeite de oliva é muito benéfico para o cabelo, pois é rico em várias vitaminas além de ser um poderoso antioxidante capaz de combater os radicais livres.

O azeite de oliva penetra no córtex do fio repondo os lipídios que o cabelo precisa para ficar macio e com a elasticidade natural que ele precisa.

Ele sela e repara as cutículas dos fios, diminui o frizz e as pontas duplas, fortalece, melhora a textura e doa muito brilho.

  • Máscara de hidratação.

Passo a passo:

  1. Em um potinho, amasse bem a banana com a ajuda de um garfo, acrescente os demais ingredientes e misture muito bem.
  2. Lave o cabelo apenas com o shampoo, retire o excesso de água com a toalha e aplique a mistura mecha por mecha enluvando bem de cima para baixo.
  3. Em seguida coloque uma touca, deixe agir pelo tempo descrito no rotulo da máscara e enxague bem em seguida.
  4. Finalize como desejar.
  • Essa hidratação pode ser feita uma vez na semana.
  • Mel, canela e babosa para acelerar o crescimento do cabelo

como-usar-mel-no-cabelo-canela

Essa hidratação ajuda no combate da queda capilar e também acelera o crescimento saudável pois estimula a microcirculação sanguínea no couro cabeludo.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de mel.
  • 1 colher (sopa) de canela em pó.

A canela é rica em cálcio, fibras, ferro e manganês.

Contém também antioxidantes e vitaminas como a vitamina A, B1, B2, B6, B9, C, E, K e outros componentes que ajudam na melhora e fortalecimento da condição do couro cabeludo.

Além disso ela também possui ação antifúngica e estimulante.

Se você gostou dos benefícios da canela para o crescimento, tenho certeza que vai amar mais essa receitinha poderosa: Como fazer o cabelo crescer muito rápido naturalmente

  • 1 folha de babosa.

A babosa é rica em várias vitaminas, minerais, magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre, ferro e também possui ação antioxidante e 20 tipos de aminoácidos

A babosa tem um alto poder hidratante e nutritivo e por suas propriedades antioxidantes, ela também fortalece o cabelo, evita e trata a queda e a quebra e ajuda a estimular o crescimento capilar.

Passo a passo:

  1. Abra a babosa e extraia o gel que fica dentro dela raspando com o auxilio de uma colher,  coloque somente o gel em um potinho.
  2. Em seguida adicione a canela e o mel e misture bem.
  3. Com o cabelo úmido, aplique a mistura em todo o couro cabeludo, e faça uma massagem com as pontas dos dedos fazendo movimentos circulares por uns 2 minutos.
  4. Após isso, deixe a mistura agir por 30 minutos, lave o cabelo em seguida com um shampoo de sua preferencia e aplique uma máscara de hidratação de ação rápida para hidratar o comprimento e pontas.
  5. Deixe agir pelo tempo descrito no rotulo da máscara, enxague e finalize como desejar.
  • Essa hidratação estimuladora pode ser feita de 1 a 2 vezes na semana.
  • Por conter a canela que é altamente estimulante, essa receita não pode ser usada por gravidas e lactantes.
  • Mel e limão para combater a caspa.

como-usar-mel-no-cabelo-limao

Como vimos o mel também é ótimo para o couro cabeludo e aliado ao limão, ele purifica o couro cabeludo, trata a caspa e também diminui a oleosidade excessiva.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de mel.
  • 1 limão.

O limão altera o nível de pH do couro cabeludo, limpando, higienizando e protegendo contra as bactérias que causam a caspa e a seborreia.

  • 1 colher (chá) de vinagre de maçã.

O vinagre de maçã é ótimo para tratar a caspa porque tem ação anti-bacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, que ajudam a controlar a descamação e a oleosidade excessiva, que também causa a caspa e seborreia.

Passo a passo:

  1. Em um potinho plástico misture bem todos os ingredientes.
  2. Com o cabelo úmido, aplique a mistura em todo o couro cabeludo, e faça uma massagem com as pontas dos dedos em movimentos circulares por 1 minuto.
  3. Depois lave bem o cabelo com um shampoo de sua preferencia e hidrate os fios com uma máscara de hidratação rápida.
  4. Finalize como desejar.
  • Essa receita pode ser feita uma vez a cada 15 ou 20 dias.
  • Não se exponha ao sol com o limão no cabelo ou na pele pois quando exposto ao sol ele pode causar manchas e queimaduras.
  • Mel e maionese para pontas ressecadas, espigadas e duplas 

como-usar-mel-no-cabelo-maionese

Essa receita além de tratar e recuperar as pontas danificadas, também age como um pré shampoo para proteger as pontas na hora da lavagem.

Ela pode ser aliada a receita estimulante para crescimento e também a receita para caspa que mostrei anteriormente, pois pode ser aplicada antes de umas das duas receitas para hidratar, e já proteger as pontas na hora da retirada das receitas com o shampoo.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de mel.
  • 1 colher (chá) de maionese.

A maionese tem em sua composição óleo vegetal, que nutre as pontas ressecadas e dá muito brilho e também o ovo que repõe as proteínas perdidas e dá força.

Passo a passo:

  1. Em um potinho misture bem os dois ingredientes.
  2. Com o cabelo seco aplique a misture somente nas pontas do cabelo, massageie e deixe agir de 15 a 20 minutos.
  3. Depois lave o cabelo com shampoo e hidrate normalmente.
  4. Finalize como desejar.
  • Essa receita pode ser feita de 1 a 2 vezes na semana.

E antes de terminar lindona, confira mais uma receitinha power para recuperar as pontas e deixa-las lindas como nunca! Hidratação caseira para pontas secas com maionese

Vídeos: Hidratações para recuperar e fazer crescer o cabelo com mel

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, gostou do post: Como usar mel no cabelo?… Deixe um comentário!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

 

 

4.9/5 - (250 votes)

37 thoughts on “Como usar MEL no cabelo? Benefícios do Mel para o Cabelo

  1. @JúliaDoorman já tem um tempo que te acompanho so que desde o ano passado eu tive uma queda excessiva de cabelo passei a acompanhar fielmente. Queria que ele crescesse e voltasse a ter o volume que ele tinha Queria muito que você me ajudasse…

  2. Nooossa já o usava o mel, com vinagre de maçã e a máscara mas não conhecia todos esses benefícios e essas receitinhas. Já vou fazer amanhã, marido apicultor aqui de mel de sobra! 😉

  3. Bom dia Ju adorei essas receitas com mel , muito obrigada lindona, vou fazer a de maionese hoje , fica com Deus, beijos.
    #SouLinodonaVip
    #lindonasdaju
    #familiadelindonas

    1. Oi lindona, você pode testar em uma mecha pois existe várias variedades de babosa algumas são mais clarinhas e outras mais amareladas… Mas geralmente usando somente o gel que fica dentro dela sem usar a casca não costuma manchar beijos

Deixe um comentário