Técnica Co-Wash ideal para hidratar cabelos cacheados e muito secos

Técnica Co-Wash ideal para hidratar cabelos cacheados e muito secos. Neste post vamos falar de uma técnica perfeita para manter a hidratação de todos os tipos de cabelos. Para saber mais leia o post completo.

 

Técnica Co-Wash ideal para hidratar cabelos cacheados e muito secos

 

Olá leitoras lindas, tudo bem?
Já ouviram falar em Co-Wash?

Hoje vou falar de uma técnica muito legal, que é perfeita para cabelos secos e cacheados. Gente é uma técnica manter a hidratação dos cabelos secos e domar os cachos, ou para cabelos que sempre lavando com shampoo, principalmente esses, cheio de químicas e sulfatos que acabam deixando os fios ressecados demais.

Técnica Co-Wash ideal para hidratar cabelos cacheados e muito secos

O que é a técnica Co-Wash?

Essa técnica consiste em lavar os cabelos apenas com condicionador, isso mesmo!…Condicionador também tem agentes emolientes que limpam sem ressecar. Mas deve-se evitar o uso de condicionadores com petrolatos e silicones insolúveis para a técnica dar certo. Pois esses produtos formam uma película, impedindo que a água e outros nutrientes penetrem e hidratem o fio. Para saber mais sobre petrolatos, leia este post: Petrolatos nos produtos de cabelos.

Para que tipo de cabelo é bom fazer o Co-Wash?

Na verdade não tem contraindicação, mas em cabelos muito oleosos, pode pesar os fios. A técnica pode ser feita em cabelos secos, ressecados, quimicamente tratados, loiros com mechas ou luzes, cacheados, que são no geral secos, porque os caracóis dos fios, não deixam a oleosidade natural do couro cabeludo chegar até a extensão dos cabelos e muito menos até as pontas, além disso doma os cachos e reduz o volume. Eu gosto de fazer a técnica,  2 dias depois de uma reconstrução capilar, pois a queratina usada na reconstrução, deixa os fios meio ásperos, e lavando só com o condicionador os fios ficam mais macios, sem volume, sem frizz e mais maleáveis.

Como fazer a Co-Wash?

Embaixo do chuveiro, molhe bem os cabelos em água morna para retirar a gordura do couro cabeludo, fazendo leves massagens por alguns minutos.
Em seguida aperte bem o cabelo de cima pra baixo, tirando o excesso de água, pois o cabelo ensopado não absorve o produto. Se preferir, pode usar uma toalha para retirar o excesso de água. Depois passe o condicionador na raiz e em todo o comprimento até as pontas, massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação e limpar bem. Massageie as mechas de cima para baixo para limpar os fios com o condicionador. Em seguida enxágue sem deixar excesso de condicionador nos cabelos, pode usar outro condicionador mais concentrado (sem óleo mineral) nas pontas e enxáguar. Só o condicionador aliado à massagens já limpa os fios, o shampoo limpa mais profundamente e acaba ressecando os cabelos se usado todos os dias.

Técnica Co-Wash ideal para hidratar cabelos cacheados e muito secos  1

Uma boa indicação acessível é o condicionador Yamasterol que é bem leve, e pode ser usado como condicionador, leave-in ou para fazer hidratações. Ele é um produto bem barato e muitas pessoas não o conhecem, mas suas composições são bem interessantes: Pantenol e Aloe Vera, ativos muito hidratantes. E o melhor, ele não possui petrolatos e silicones insolúveis em água, então ele é perfeito para aplicar a técnica.

Eu uso ele nas hidratações às vezes, só adiciono ampolas de vitaminas ou outra máscara com uma consistência mais firme e com outras propriedades hidratantes. Gosto de usar ele também como creme de pentear, deixa meus cabelos bem macios, sem pesar os fios. Ele é bem barato e pode ser encontrado em supermercados ou farmácias. Veja a resenha completa aqui: Resenha Yamasterol com formula.

Foto da belezinha:

Técnica Co-Wash ideal para cabelos cacheados e muito secos Yamasterol

O Co-Wash funciona?

Funciona sim!
É a técnica perfeita para cabelos cacheados e secos, mas todo tipo de cabelo pode fazer para diminuir o ressecamento, o frizz e o volume dos fios. Se você lava os cabelos 3 vezes na semana, indico fazer a técnica pelo menos uma vez na semana. Você com certeza vai sentir seus cabelos menos secos e mais hidratados em alguns dias. Nos outros dias da semana, use shampoo normalmente, mas evite usar os que contém sulfato. Procure usar shampoos naturais sem sulfato, sem químicas ou conservantes pesados. Eu indico shampoo natural, tem algumas marcas que vendem em lojas físicas, mas na internet é mais fácil de encontrar. Não use produto com petrolatos para técnica dar certo.

 

Obs: Quem tem cabelo oleosos e quem tem caspa devem evitar essa técnica, pois o condicionador pode aumentar a proliferação de fungos no couro cabeludo, o que causa mais caspa. Por isso deve-se evitar produtos como cremes e condicionadores no couro cabeludo, mas isso não significa que condicionadores no couro cabeludo causam caspa, saiba mais sobre a caspa neste post: O que causa a caspa e como controlá-la?

 

Então é isso leitoras lindas!
Espero que testem e me contem como foi…

Um super beijo

Júlia Doorman

 

4.5/5 - (72 votes)

79 thoughts on “Técnica Co-Wash ideal para hidratar cabelos cacheados e muito secos

    1. Bom dia Taináh,
      a caspa é causada por questões hormonais ou por estresse, e não por sujeira ou falta de higiene, ou acúmulos de produtos,
      se fosse assim, muita gente não teria caspa, era só lavar os cabelos que seria curado da caspa (dermatite seborreica)…
      porém quem tem caspa, deve lavar os cabelos com mais frequência, e não usar produtos condicionadores no couro cabeludo,
      pois a caspa aumenta proliferação de fungos no couro cabeludo, e o excesso de produtos, pode ajudar ainda mais neste processo.
      Bjus

    2. Olá, eu faço esta tecnica e nem sabia do nome….rsrsr realmente funciona, os meus cachos ficam bem definidos, cheirosos, e sem frizz, que pra mim é o sucesso.

      beijos e parabéns pela pagina

  1. Oi Júlia amei suas dicas meu cabelo é cacheado e muito ressecado e ta cheio de pontas duplas é um saco,tenho vontade d alisar mais tenho medo de estragar com ele,eu uso a linha “Pantene cachos definidos” será que essa linha age corretamente mesmo no meu cabelo?
    Só sei que gosto dessa linha. rsrs ☺♥

  2. Boa tarde! Gostaria de saber o que devo fazer meu cabelo e cacheado e fiz luzes mas onde foi feito as luzes meu cabelo ficou mto seco e com mto fizz alem dw ter esticado os fios. O que devo fazee para voltar os meua cachinhos e ficar sem esse aspecto seco…Me Ajuda POR FAVOR!!!!!

  3. Ooooi Júlia, estou “vasculhando” o seu site faz alguns dias e amo suas receitas caseiras e suas dicas.
    Meu cabelo é cacheado e oleoso (sim, cacheado e oleoso),o caso é que ele é cacheado mais nas pontas e a raiz é lisa e bem oleosa, antes era mais fácil, já que era grande,mas agr ele tá curto e muito cheio, mas a oleosidade continua mesmo assim, meus cachos não são domados e eu n sei mais o o que fazer, já que as pontas com os cachos ressecam muito fácil. Será que mesmo com a oleosidade essa técnica funcionaria pra domar os cachos ou é melhor não arriscar pro meu cabelo não ficar muito pesado? o que eu poderia fazer? Me ajuda por favor! Aguardo resposta. Amo seu site

  4. Tem un yamasterol que o tubo é rosa… Qual o melhor esse amarelo ou do tubo rosa? To usando o a linha Crece pelo 2x na semana, meu cabelo já é seco e ta mais seco ainda..nem o óleo de coco ta resolvendo 🙁 Devo insistir nisso? Ele ta crescendo mas ta super armado..

    1. Oi flor,
      o shampoo Crece Pelo limpa super bem,
      é indicado para cabelos misto e oleosos e não
      para cabelos secos, use o shampoo apenas depois da umectação,
      eu só conheço o Yamasterol amarelo, Bjus

  5. Oi Julia tudo bem? Eu tenho uma dúvida a respeito do co wash, para finalizar, pode passar creme de pentear, ou fazer fitagem? eu tenho os cabelos encaracolados, e está muito bonito depois que comecei a seguir suas dicas, Obrigada

  6. olá Ju tudo bem???? Amo suas dicas, são excelentes!!! Meia cabelos são cacheados e gostaria de saber se é indicado fazer o co-wash logo após a umectação com óleo de coco! Obrigada, aguardo ansiosa por sua resposta…bjs

  7. oi, Julia,
    só uma dúvida, tenho cabelo bem loiro de mexas.
    Posso fazer o co-wash com o Yemasterol?
    Pois ele é amarelo e vc disse no post pra cabelos loiros que o ideal seria fazer com creme de cor branca.
    Se não puder fazer com o Yamasterol, qual creme branco vc indica.

    Agradeço desde já a atenção.
    bjo grande

  8. Bom dia Julia! Adotei o yamasterol como favorito e tenho a felicidade de encontrar em minha cidade o frasco de 900g. Eu tenho cabelo ondulado, estou em transição e com suas dicas(valiosíssimas), consegui recuperar e deixar meu cabelo maravilhoso! Então, meu cabelo é oleoso na raiz mas sinto que o cabelo no topo da cabeça parece ressecado….???? Não entendo por que ele é assim, parece áspero, sabe? Essa técnica co-wash pode ser feita no meu cabelo? Com que freqüência? Um enorme BJ pra VC, que agora considero minha melhor amigaaaaaaaa! Sucesso!

  9. OI JÚLIA, TUDO BEM? ESTOU AMANDO SUAS DICAS!!!
    FAÇO A UMECTAÇÃO COM AZEITE À NOITE E DURMO C ELE, LAVO NO OUTRO DIA. E ESTOU QRENDO FAZER A TÉCNICA DE CO-WASCH, SERÁ QUE CHOCANDO E ESFREGANDO COM AGUA MORNA E DEPOIS PASSANDO O YASMATEROL O CABELO VAI FICAR MTO OLEOSO?

    OBRIGADA!! BJS!

  10. Oi, Júlia. “Exploro” sua página a dois meses (Na verdade, comecei a cuidar de meus cabelos agora – nunca cuidei! E olha que tô quarentando…rs – comecei a executar meu cronograma capilar em 13/10/2015, precisamente.)
    Tenho cabelos que são naturalmente cacheados mas, como não os cuidava (não hidratava direito, nem umectava ou reconstruia, vivia em pé de guerra com os coitados.
    Estou procurando me libertar dos shampoos com sulfato para assumir os cachos então, quero saber se vc já viu que a Yamasterol lançou um xampu less poo e um co-wash. Se não viu, vc pode procurar saber de resenhas confiáveis (de outras blogueiras que vc conhece) para nos indicar?
    Grata pela atenção!!!

  11. Oi Julia, fiquei com uma dúvida.
    Porque tu indica fazer a técnica co wash 1 vez por semana apenas? Eu tô querendo aderir a essa técnica e achava que poderia trocar o shampoo pelo condicionador sem parafina e petrolados e usá-lo apenas isso na lavagem do cabelo.
    Outra dúvida é em relação a hidratação. Sigo o cronograma capilar e caso eu aderir a essa técnica, antes da hidratação tenho que realizar a lavagem dos fios, posso realizar apenas com o condicionador para depois hidratar?

    Beijão e continue fazendo esse trabalho lindo pois ajuda MUITASSSS pessoas 😀 Parabéns ++

    1. Haaa tbm gostaria de saber, vejo em muitos blog fitagem com condicionador (mais propriamente dito: Elseve óleo extraordinário – sem parafina, petrolados e Silicone). Pode? É bom ou ruim?

      Beijoos

  12. OLÁ JÚ, NOSSA TEM APENAS UMA SEMANA QUE COMECEI ASSISTIR SEUS VIDEOS E ESTOU AMANDO , FIZ HIDRATAÇÃO COM AÇÚCAR ÓLEO VEGETAL DE AMÊNDOAS E AMEI O RESULTADO MEU CABELO ESTA MUITO MACIO , ELE É CRESPO NAS PONTAS , RAIZ OLEOSA E MUITO COMPLICADO DE MANTE-LO SEM QUIMICA .FIZ PROGRESSIVA HA ALGUNS ANOS DEPOIS PASSEI POR TRANSIÇÃO MAIS COMO TENHO UM BEBE DE 10 MESES ASSIM QUE ELE PAROU DE MAMAR APLIQUEI GUARNIDINA PARA TIRAR O VOLUME .VOU COMEÇAR O CRONOGRAMA CAPILAR ,OBRIGADA POR NOS LEVANTAR A AUTO ESTIMA ,BJOS NA FAMILÍA E EM ESPECIAL NA MAJU.

  13. Ju, eu adorei a hidratação que você fez no seu esposo e gostaria de saber se posso usar o shampoo da pantene com yamasterol ao invés do shampoo da inoar e condicionador da Lola?

  14. Ju, todos os co-wash nao precisam de condicionar ou só os que sao multy funções? Pq uma colega disse que o co-wash tbm abre as cuticulas e que tem que condicionar dps.
    Bjks gatona

  15. Julia querida!

    Estou fazendo um tratamento para acne e a dermato me disse que devo molhar os cabelos, hidratar para depois passar o Co-Wash. Achei estranho pq como o cabelo ficará limpo? Pq segundo ela as cutículas fecham com o Co-Wash por isso deve ser depois da hidratação. Como faz?

    Beijos!!

  16. Oii, estava vendo os comentários aqui e dá pra gente fazer a hidratação e depois o co-wash.
    Então eu não preciso passar o shampoo antes dessa hidratação, já que eu vou passar o co-wash depois?
    E se sim, não vai afetar a hidratação se eu passar no cabelo sujo?

  17. Julia alem do yamasterol quais são os outros concionadores baratinhos que você indica pra técnica ? e quais são livres de óleo mineral e petrolatos; e oque você acha de kolene e neotrox ?

  18. OI Júlia! Existem 4 tipos de Yamasterol. Você bem que podia fazer uma resenha explicando a diferença entre cada um deles hein…rs existem algumas resenhas na internet, mas Gostaria de saber sua opinião! Grande beijo

  19. Oii Lindona.. vou começar a fazer o co wach gostaria de usar uma mascara que deixe o cabelo mais alinhado pois nao consigo largar a chapinha. me indica uma mascara da haskell oi outra que seja boa…. Eu adoro você e suas dicas eu faço todas e amo estou tentando fazer meu cabelo crescer e dar mais volume nele. BEIJOS LINDONA

Deixe um comentário