Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação

Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação. Neste post vou falar deste assunto que deixa muitas mulheres triste quando o assunto é cabelo. Para saber como solucionar o problema, leia o post completo.

 

Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação

 

Olá meninas, tudo bem?

 

O cabelo com pontas ralas que falo é diferente de cabelo ralo (ou pouco cabelo) por natureza, ou seja, são cabelos com pouca quantidade, pontas finas e muito quebradas devido a falta de cuidado. As pontas ralas aparecem por alguns motivos, entre eles:

Falta de corte
Queda brusca
Quebra

Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação

Uma coisa é ter cabelo ralo, fino ou pouco cabelo de nascença e outra é ter cabelo ralo por falta de cuidados. Por exemplo: falta de corte, falta de hidratações, falta de cauterizações, procedimentos químicos mal sucedidos (relaxamentos, alisamentos, descolorações, etc)…Este problema tem solução. Então vamos às dicas!

No primeiro caso, a dica é fazer um corte e usar um penteado que dê mais volume aos fios. Mais dicas para dar volume aos cabelos, neste post: Como dar volume aos cabelos

No segundo caso, temos criar um processo de recuperação dos fios, para que o problema seja solucionado definitivamente!
Então, vamos lá…

Pontas ralas no cabelo o que fazer

Primeiro passo: cortar as pontas ralas, não precisa cortar muito, apenas uns 3 dedos para cabelos médios e uns 5 dedos em cabelos longos. Cortar as pontas vai cicatrizar o fio e evitar que apareçam aqueles pontos brancos que viram em pontas duplas depois. E também vai melhorar bastante o aspecto das pontas ralas.

Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação

Segundo passo: é fazer uma hidratação por semana, para repor a água e umidade dos fios. E se você quiser criar uma agenda capilar, ou seja, um cronograma capilar para seu cabelo, leia este post: Cronograma capilar como funciona

Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação 1

Terceiro passo: fazer uma vez por semana uma umectação com óleos vegetais, tem várias receitas aqui no blog. A umectação vai nutrir seu cabelo e deixar os fios mais encorpados, vai selar a hidratação no fio e vai também evitar as pontas duplas que causam a quebra.

Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação 2

Quarto passo: e não menos importante, fazer uma cauterização por mês ou a cada 15 dias, pode fazer em casa ou no salão. Ela vai restaurar seu cabelo, repor a massa e queratina do fio, deixando os cabelos fortes e difíceis de quebrar…tem o passo passo aqui:  Como fazer cauterização em casa. Ou você pode fazer a blindagem capilar em casa que dá um efeito bem parecido, saiba como fazer: Blindagem Capilar como fazer em casa.

Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação 3

E não esqueça de dar uma pausa nas químicas, espere até seu cabelo se recuperar, caso contrário, não vai adiantar muito os processos citados acima. Se quiser dar aquela acelerada no crescimento, use vitaminas de cabelo em capsulas, pois elas repõem as vitaminas que o cabelo precisa para crescer a ainda dão vida aos fios. Consulte seu dermatologista para saber as opções.
Se você quer saber dicas para engrossar o cabelo, sugiro ler este post: Como engrossar o cabelo.

Aproveitem e confira o meu vídeo Como Cortar o Cabelo em Casa Sozinha – Corte Arredondado Passo a Passo , tenho certeza que você vai amar essa dica!

Então é isso meninas,

Espero que gostem das dicas!

Um super beijo

 

4.5/5 - (111 votes)

79 thoughts on “Pontas ralas no cabelo o que fazer dicas e recuperação

  1. Julian eu faço umectações hidratações e meu cabelo tem pontinho branco nas pontas o q eu faço ? eu posso cortar pontinha dos meus cabelos em casa mesmo ? a melhor coisa e cortar ou posso continuar fazendo cronograma q vai melhorar?

    1. Oi Ilana,
      fazendo assim vai melhorar com o tempo, pode cortar as pontinhas a acada 3 meses para tirar esses pontos,
      o melhor é prevenir para evitar que apareçam mais…
      não deixe de fazer a umectação semanal com óleos vegetais…
      não esqueça da reconstrução mensal para repor a massa e queratina…
      em breve vou fazer um vídeo de como tirar as pontas do cabelo em casa…fique ligadinha!
      Bjossss

  2. Oi Jú,

    Toda vez que faço umectação meus cabelos ficam ótimos. Mas durante o procedimento, quando enluvo o cabelo mecha por mecha as pontas vão quebrando e alguns fios inteiros vão caindo. Hoje parei de fazer umectação por conta disso. Se tiver alguma explicação ou sugestão agradeceria. 🙂 Thanks.

    1. Oi Maria,
      acontece, pois alguns fios estão na fase de repouso e quando você enluva com óleo vegetal (puro),
      você força ele a cair, alguns fios caem sim, ainda mais quando o cabelo esta sujo,
      quebram alguns fios também, aos poucos vai diminuindo a quebra, mas faça toda semana, Bjus:)

  3. Ótimas dicas, voce explica tudo muito bem! Faço as hidratações e umectações no meu cabelo toda semana sempre volta as pontinhas feias e ralas, cortei meu cabelo e melhorou no primeiro mes depois voltou tudo de novo.. Vou testar fazer a cauterização pra ver se melhora. Obrigada, Deus te abençoe! Beijos

    1. Flor,
      pode fazer um cronograma de cuidados,
      no seu caso uma hidratação e uma umectação por semana já ajuda muito…
      caso seu cabelo quebre ainda,
      tome vitaminas de cabelo, Pill Food, ou Pantogar ou Hair Skin Femme.
      Bjus

  4. Minhas pontas estão finas por conta das quimícas,fiz dois grandes cortes,mesmo assim esta afinando,e simplesmente o cabelo não sai do lugar pois tive que cortar,eu resolvi usar ativos pra engrossar o cabelo,pois quero que ele cresça,sem afinar,vou humectar mais,continuar hidratando pra não precisar cortar.

  5. Boa noite!

    Coloquei mega hair com nó italiano e fiquei em torno de 2 meses e meio. Ontem tirei e vi que meu cabelo ficou muito ralo… Lendo aqui, recuperei as esperanças! rsrs
    Consigo recuperar o volume do meu cabelo? Demora muito?

    Obrigada!

  6. Julia, meu cabelo é cheio de pontas duplas e pontos brancos, todo o comprimento.Já li que nesse caso só cortando,mas eu nao posso cortar e nao quero tb cortar meu cabelo curto.Corto as pontas mas não resolva.Acha que com conograma posso recuperar meu cabelo? Obrigada

  7. Olá Júlia, queria saber a sua opinião se eu posso usar o reconstrutor ”Joico K-Pak deep penetrating reconstruct” eu usava ele toda semana as vezes usava de 6 em 6 dias, e o cabelo quebrava, e usava a mascara de hidratação moi moi da l’anza agora vai fazer 1 mes que eu nao uso esse reconstrutor, meu cabelo ta muito fino e ralo ja faz um tempao meu cabelo caía bastante fiquei quase careca quando ele ficava seco dava pra ver o couro cabeludo, tudo isso por causa de alguns relaxamentos, ja uso o imecap hair desde setembro do ano passado e melhorou muito pq preencheu as áreas que estavam caindo, porém meu cabelo hj ainda cai quando lavo, estou fazendo cronograma capilar com a máscara de hidratação moi moi pra hidratar e a máscara moisture recovery pra nutrir, a moi moi eu uso 2x na semana com intervalo de 48h e a da joico uso 1 vez, e uso o oil l’anza treatment uso após o banho e nas mascaras tbm, meu shampoo é o joico k-pak to reapair damage, e tbm uso condicionador L’anza healing moisture kukui nuti, meu cabelo ainda ta com pontas duplas muito ralo e bem fininho, mas pelo que vejo tá parando de quebrar, quando eu uso o shampoo e com o condicionador diariamente eu cabelo ganha mais volume e fica mais uma espessura melhor, MAS EU TO PENSANDO EM USAR O RECONSTRUTOR AGORA E O CABELO NÃO AGUENTAR E QUEBRAR DE VEZ, OU EU QUANDO TERMINAR O CRONOGRAMA FICO USANDO SHAMPOO E CONDICIONADOR QUE VAI DANDO UMA ENGROSSADA NO CABELO NÃO SEI O QUE FAÇO ME AJUDA JÚUU, TÔ NA TERCEIRA SEMANA DO CRONOGRAMA, e desculpa pelo texto imenso mas não aguento mas essa novela!

  8. Oi Júlia. Estou seguindo o cronograma capilar, estou na 1ª semana. Mas acontece que fiz a nutrição com o oleo de coco, mas meu cabelo ficou muito ressecado! Ele ficou bem macio mais os fios ficaram ressecado. O que posso fazer nesse caso? Obrogada. bjs

  9. Há um tempo atrás fiz algumas progressivas e meu cabelo hoje está super seco nas pontas e oleoso na raiz.
    Ainda sofro com o cabelo armado.
    Ju, me ajude?
    Quero algo que deixe meu cabelo com pouco volume e sem aqueles famosos fios arrepiados.
    Obrigada.
    Rita – Minas Gerais

    1. Oi lindona,
      de uma olhadinha aqui no blog,
      no menu dicas e cuidados lá tem um post,
      sobre como diminuir o volume dos cabelos,
      tenho certeza que vai te ajudar bastante,
      Bjus

  10. Olá Ju
    Bom gostaria de algumas dicas mais apropriadas para cabelos loiros. Os cuidados, sugestão de produtos o que não devemos passar. Ou alguma receita caseira para desamarelar a cor do fio.
    Bjs

    1. Oi lindona,
      aqui no blog no menu tipos,
      de cabelos tem uma aba somente,
      com dicas para cabelos loiros,
      para ajudar a desamarelar tem a receita,
      com Violeta Genciana na mesma aba,
      de uma olhadinha vai ajudar,
      Bjus

  11. Oi Júlia sou nova no canal mais estou amando todas as dicas que vc nos fornece vc é uma simpatia
    Queria muito te pedir que pesquise sobre o shampoo bomba de vitaminas da salon line ouvi muitos comentários ao seu respeito que os cabelos crescem muito rápido pode me falar sobre ele vc já usou ?
    Pesquise pra mim por favor um grande beijo da sua mais nova admiradora Je

  12. Olá Ju
    Sou nova no canal me escrevir no canal poucos dias e desde a primeira vez que eu vi seus vídeos fiquei apaixonada pelas dicas de hidratações… Ju, o meu cabelo está super ressecado com pontas totalmente secas com pontos brancos… como eu engravidei quase n tive tempo p cuidar do meu cabelo ficava muito cansada com pequenas coisas em fim…lavava somente com shampoo e condiciodor as vezes eu hidratava bem rápido… quero uma ajuda pq desde então n fiz mais Química então ele está cacheado na raiz e liso do meio até as pontas quero uma ajuda de um cronograma para dar um brilho no meu cabelo dar vida ele ta quebrando e caindo muito.
    Bjos!!!

  13. olá jullia uma pergunta fiz a hidratação e minha raiz ficou seca
    usei shampoo , mascara e condicionei 0000000000000. e esperei secar naturalmente , ao secar a raiz ficou seca e pontas lisas e com brilho.
    o que será tenho que potencializar a mascara ? como o que? ou será pq usei na raiz a mascara?
    obg bju lindona

  14. sempre sonhei em ter cabelo comprido agora tenho o cabelo no meio das costas mas estao ralos demais mas nao quero cortar sera que tem algo que eu possa fazer pra recuperar aquele volume mas sem cortar

  15. Boa noite ju,
    Realmente vc é uma simpatia ,um amor !Deus te abençoe obrigada por ajudar a nós mulheres para ficarmos gatas mto maravilhoso poder ajudar alguém seja qual for sua necessidade ,Rsrs enfim ,Por favor me ajude ! Tbm tenho cabelo grande e liso natural. Ele nunca foi aquele cabelo cheio…Mas tbm não era mto ralo ,ele é fino e até que é cheio no comprimento assim normal, mas qnd chega nas pontas ele fica mto ralo, fino ,mas ele nao fica quebradiço tipo palha Nao,só q eu não sei oq eu faço ! Porque mesmo qnd eu corto dps de uma meses o cabelo crescendo ele volta a ter aquelas pontinhas meio secas e ralas ai fica estranho sabe ?! Como eu faço pra deixar o cabelo por completo grandão e com volume liso até as pontas???? Obrigada buuuss lindaaa.

  16. oiiii Julia comprei a linha Joico K pack posso usar em todas lavagens …. sigo o cronograma capilar..
    Estava pensando em fazer assim:
    No dia da hidratação eu lavaria com o shampoo joico K pack hidrataria com mascara de hidratação ( de outras marca) e condicionava com condicionador K pak
    No dia da nutrição lavaria com shampoo joico k pack depois mascara p nutrir( de outra marca) e depois passaria o condionador joico k pak
    no dia da reconstrução lavaria com shampoo joico k pak depois mascara de reconstrução e depois condicionador joico K pak
    Obj julia

  17. Ju, meu cabelo é fino e quantidade mediana para baixa de cabelo. Você acha que se eu fizer a hidratação com gelatina toda semana, umectações e reconstruções ele vai ficar aquele cabelo cheio e bonito? Nesse caso além de fazer a hidratação com gelatina tb posso usar o shampoo de gelatina??

  18. Oi Ju! Meu cabelo está totalmente quebrado devido ao excesso de chapinha. Tenho muitos pontinhos brancos até no comprimento do fio, eu ja cortei as pontas e mesmo assim parece que esses pontinhos ja estão em para cima do fio, não somente nas pontas. Faço cronograma capilar e mesmo assim nada se resolve. Estou muito mal devido a isso pois queria muito meu cabelo maior. Espero ser respondida, um beijão :*

  19. Oi Ju, meu cabelo está muito quebrado devido ao excesso de chapinha e está com muitos pontinhos brancos até no comprimento do fio, não somente nas pontas. Faço corte bordado porém mesmo cortando esses pontinhos, vai aparecendo mais. Também faço cronograma capilar e mesmo assim nada se resolve :/ . Queria muito meu cabelo bem maior, e isso me deixa muito mal . Um beijão, agradeço se me responder!!!

    1. Oi lindona faça o corte bordado e foque nas hidratações faça
      pelo menos duas na semana e reconstrução a cada quinze dias,
      não use produtos que tenham queratina em excesso,
      e evite a chapinha ate recuperar,
      em breve terá post no blog com esse tema bjus

  20. Oi ju meu amor!!!
    Ano suas dicas. Gostaria de saber o q faço quando percebo q meu cabelo ta hidratado, sem pontas duplas, grande, mas com um aspecto seco. Faço o cronograma capilar direitinho e estou mim livrando de alisamentos, graças a Deus e a vc. Por favor, mim dê dicas do q posso fazer, mais umectaçao, hidratação. Bjsss minha lindona.

  21. Oi ju meu amor!!!
    Amo s dicas. Gostaria de saber o q faço quando percebo q meu cabelo ta hidratado, sem pontas duplas, grande, mas com um aspecto seco. Faço o cronograma capilar direitinho e estou mim livrando de alisamentos, graças a Deus e a vc. Por favor, mim dê dicas do q posso fazer, mais umectaçao, hidratação. Bjsss minha lindona.

  22. Ju, me ajuda . Comprei uma vitamina chamada lumminus hair , a fórmula dela é bem completa mas ela e muito cara . Estou pensando em manipular a fórmula pra continuar o tratamento . As vitaminas manipuladas são ruins ? Sao inferiores ? Me ajuda kkkkk

  23. Preciso de ajuda, cortei meu cabelo bem curto no começo do ano e um mês depois fiz o retoque do corte, agora eu estou querendo deixar ele crescer, mas ele começou a cair de uns tempos pra cá e as pontas começaram a ficar ralas, estou a 4 meses sem química nenhuma o que posso fazer? Meu cabelo é bem fino e ralo naturalmente porém as pontas estão mais finas, por favor o que posso fazer.

    1. Oi lindona no menu dicas e cuidados tem post com dicas para engrossar
      pontas ralas,
      mas se você está com queda te aconselho a consultar um medico e fazer
      exames para saber o real motivo da queda bjus

  24. Olá, Julia…
    Bom dia.
    Quando eu era mais nova, eu tinha muitoo cabeelo, da raiz as pontas… Era difícil domar.. Meu cabelo sempre foi mais seco, poroso porém de estrutura lisa. Eu não tinha os cuidados que tenho hoje com 24 anos.
    Acontece que devido aos alisamentos, hoje tenho um cabelo liso mas ralo nas pontas. Gostaria que ma sugerisse um corte. Não tenho coloração, fiz botox há 4 meses. Não quero muito volume, quero apenas que me cabelo tenha um volume nas pontas assim como na raiz.
    Espero que me responda, te admiro muito.
    Obrigada, desde já.

  25. Julia, obrigada pelos videos adoro!! Meu cabelo é fino, fazem 3 anos que não faço química alguma, e faço cronograma direto, além de cortar 3 dedos de 3 em 3 meses, uso secador somente na sexta feira nos demais dias seco naturalmente além de só lavar na água morna quase fria, e nunca uso chapina, além de fazer reposição com suplementos, mas toda x que vou cortar a cabeleireira elogia o comprimento que está super saudável mas as pontas sempre ralas, nossa isso me entristece muito, pois cuido muito dele, isso incluindo alimentação e água. Ela me disse que se tomo o Pantogar (que contém queratina na composição) não devo reconstruir com a queratina todos os meses mas mês sim, mês não!! Queria saber tua opinião em relação à isso, já que eu já tive quebra uma vez pelo uso em excesso da queratina. Vou aguardar; Bj obrigada

  26. Ju, me ajuda. Sigo bastante suas dicas, mas estou com um problema nas pontas do meu cabelo q não sei como resolver. Sempre que faço babyliss, chapinha, não segura nas pontas, passa uns 20 minutos e cai tudo. Sempre​ faço chapinha botando as pontas do cabelo pra dentro, e depois cai e fica com aquele aspecto de cabelo “ruim”. Oque devo fazer? P.s: meu cabelo é pintado e sempre dou selagem nele

    1. Oi lindona tente virar as pontas fazendo escova,
      seque o cabelo usando uma escova própria para isso
      e vai virando as pontas com ela depois passe a chapinha só ate próximo
      as pontas e não nelas… assim as pontas vão permanecer viradas bjuss

  27. oi Juh!
    Tem como recuperar sem cortar as pontas ? Diga que sim por favor ?! rsrsrs
    Amo suas dicas ,o meu cabelo tem melhorado bastante desde que comecei a te seguir!
    No aguardo da sua resposta!
    Obrigada.
    bjo

  28. Oi td bem ? Fiz luzes pela 2 vez e ja tinha quimica no cabelo com progressiva e tinturas a uns 6 anos…e nunca fui de cuidar do cabelo…agora que resolvi fazer luzes decidi tb cuidar porem minhas pontas estao ralas devido procedimentos..mas ja esta cirto e nao qria cortar mais…da p recuperar ? Se sim como ?Em qto tempo posso ver os resultados..estou desesperada pq ta nuito ralinho

  29. Júlia, não sei se verá esse comentário, mas é muito importante que você responda, eu faço cronograma capilar há mais de 1 ano, cortei todas as pontas ralas em abril, e hoje em novembro tudo o que cresceu terei que cortar novamente pois estão ralas, eu não entendo o que pode ser, pois cuido muito do bem cabelo, tenho todos os cuidados noturnos, diários, semanais, todos… fico triste pois estou no projeto rapunzel, e cada vez mais meu objetivo fica mais distante

    1. Detalhe que raramento uso instrumentos de calor, não tinha nada de quimica, mas fiz coloração 1 mês e pouco atrás e as pontas já estavam ralas quando fiz esse procedimento, a quimica não piorou em nada

    2. Oi lindona,
      siga as dicas do post que vai te ajudar com certeza,
      e faça o corte regular das pontinhas uma vez a cada 3 meses,
      te aconselho a consultar um medico para fazer exames pois também
      pode ser falta de vitamina no sangue, já que você está tomando todos
      os cuidados necessários bjuss

  30. Olá, pode me ajudar?
    Sempre tive cabelos finos, porém, eram meu orgulho, kkkkk, a 8 meses fiz bariatrica e a queda foi bem acentuada, mesmo tomando as vitaminas e alimentação correta, a queda diminui bastante e os fios já estão crescendo, porém meu cabelo está mais fino ainda e as pontas estão ralas, um cabelo sem movimento. O que devo fazer? Como tratar em casa, pois a grana está curta, kkkkk. Bjos

  31. Ola
    Então eu uso mega já faz anos pq gosto de cabelos mais longos.poren como eu tinha hábito de corta Los sempre n cresceu.agira TD vez q faço manutenção no mega as pontas do cabelos estão ralos e n sei o q fazer.confesso q trabalhando demais n tenho tido muito tempo p hidratação.mas preciso recuperar meu cabelo tô desisperada.

    1. Oi lindona, siga as dicas desse post pois eu tenho certeza que elas vão te ajudar demais 😀
      e sempre antes de lavar o cabelo faça o pré poo com ativos naturais que encorpam o cabelo como
      por exemplo o mel, a babosa, gelatina incolor, óleo de rícino e etc… 😉 beijos

Deixe um comentário