7 Dicas de como acabar com as pontas duplas, Ressecadas e Secas [GARANTIDO]

7 Dicas de como acabar com as pontas duplas. Neste post vamos dar 7 dicas super valiosas para você que deseja acabar com as pontas duplas sem perder muito do comprimento dos fios.

 

Como acabar com as pontas duplas, Ressecadas e Secas

 

Olá meninas , tudo bem?

Antes de começar a falar de pontas duplas, indico vocês a lerem 2 posts que fizemos sobre como fazer hidratação nos cabelos com azeite de oliva e como tirar escamações do couro cabeludo após progressiva.

Cada vez que nosso cabelo esta ressecado e desidratado e começa a se encher de pontas duplas…ficamos desesperadas! Nem sempre queremos cortar muito e perder o comprimento que tanto demoramos para conseguir… ainda bem que tem solução!
Cerca de 80% do cabelo é formado por queratina, proteína que constitui outras estruturas do corpo, como as unhas e pele. Sua função é deixar os fios mais fortes e saudáveis. Os outros 20% são feitos de lipídios (gorduras), água, sais minerais e outros componentes. Eles servem para dar maleabilidade e maciez aos fios. Quando os fios ficam muito quebradiços é sinal de falta de proteína, enquanto problemas com ressecamento, aspereza e pontas duplas são sinais de pouca água. Por isso a primeira indicação é, praticar uma alimentação saudável e beber muita água todos os dias.

Como acabar com as pontas duplas – O que é? Como Resolver? Causas?

 

Como acabar com as pontas duplas

A cutícula do cabelo é responsável por proteger os fios das agressões externas. Mas, quando ela é fragmentada, o cabelo fica com pontas duplas. Alisamento, tintura, exposição ao sol e o uso excessivo de secador, chapinha e babyliss, podem provocar essa fragmentação, que geram as pontas duplas, às vezes triplas e até quádruplas.

Agora que vocês já sabem como as pontas duplas aparecem. Vamos as dicas?

1 – Faça uma hidratação por semana.
As hidratações servem para repor a água do fio e os cremes servem como um veículo de nutrientes. As máscaras mais indicadas são as que contém vitaminas A e E, aloe vera e pantenol na fórmula, que ajudam a hidratar e recuperar a fibra capilar. Procure pelas máscaras “de hidratação intensa”.

Como acabar com as pontas duplas
2 – Faça Umectação e Reconstrução.
Faça uma cauterização capilar, uma espécie de hidratação finalizada com uma fonte de calor, ela consegue prender melhor a queratina no fio e faz com que o cabelo fique sem pontas duplas por mais tempo. As reconstruções são feitas a frio e como o nome já diz, serve para reconstruir a fibra capilar, elas podem ser feitas com máscaras a base de queratina e aminoácidos e uma vez por mês ou no máximo 15 dias, a queratina em excesso pode quebrar os fios. Já a umectação é feita com óleos vegetais e pode ser feita uma vez por semana, ela acaba com as pontas ressecadas e aqueles pontos brancos dos fios, que aparecem devido ao ressecamento e evita o aparecimento de novas pontas duplas. (tem receitas de tudo aqui no blog, no menu HIDRATAÇÕES).

como tirar pontas duplas

3 – Durma com óleo nos cabelos.
Espalhe umas três gotas de óleo nas pontas, como o de Argan, hidratante originário do Marrocos e rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, que nutrem os fios e o couro cabeludo. As fibras se regeneram melhor durante à noite, quando o corpo está em repouso, e liberam hormônios que ajudam no processo da hidratação. O óleos mais indicados são: Óleo de argan, óleo de cashmere, óleo de abacate e óleo de coco.

pontas duplas causas

4 – Escolha o reparador de pontas ideal para o seu cabelo.
Ele é uma solução temporária, não trata o problema das pontas duplas. Mas disfarça o frizz e não dá para abrir mão dele. Reparadores à base de silicone são indicados para cabelos finos. Já os reparadores com óleo na formulação se dão melhor com fios mais grossos.

tratamento para pontas duplas

5 – Use um bom protetor térmico.
Se você não consegue ficar sem secador, chapinha ou babyliss. Então aplique um protetor térmico antes de da escova ou chapinha, esses produtos protegem os fios e evitam que eles fiquem ainda mais danificados.

Como acabar com as pontas duplas

6 – Corte as pontas regularmente.
Essa solução é a mais definitiva de todas. Se você mantiver o corte em dia, não vai precisar cortar muito, apenas alguns centímetros. Agora, quanto mais esperar, mais terá que diminuir o comprimento. O ideal é que você corte as pontinhas a cada dois meses para mantê-las bem alinhadas.

Como acabar com as pontas duplas

7 – Corte Bordado
Essa dica é bem legal, a técnica permite você tirar as pontas duplas sem tirar o comprimento. Pode ser feito a cada 40 dias e em casa mesmo, para saber como fazer o corte bordardo, veja o post: O que é e como fazer corte de cabelo bordado

Como acabar com as pontas duplas

Aproveite e veja o vídeo que fiz sobre como acabar com as pontas duplas:

Espero que gostem, Beijos e até o próximo post.

Júlia Doorman

E ai o que você achou das 7 Dicas de como acabar com as pontas duplas? Comente

Para fazer esse post 7 Dicas de como acabar com as pontas duplas, foram utilizadas imagens do Google Images.

7-dicas-de-como-acabar-com-as-pontas-duplas-7 7-dicas-de-como-acabar-com-as-pontas-duplas-6 7-dicas-de-como-acabar-com-as-pontas-duplas 7-dicas-de-como-acabar-com-as-pontas-duplas-5 7-dicas-de-como-acabar-com-as-pontas-duplas-3 7-dicas-de-como-acabar-com-as-pontas-duplas-4 7-dicas-de-como-acabar-com-as-pontas-duplas 7-dicas-de-como-acabar-com-as-pontas-duplas-2 7-dicas-de-como-acabar-com-as-pontas-duplas-1 pontas duplas o que fazer como acabar com as pontas duplas pontas duplas como acabar

 

4.6/5 - (187 votes)

101 thoughts on “7 Dicas de como acabar com as pontas duplas, Ressecadas e Secas [GARANTIDO]

  1. Oiii ,tudo bom ? Eu pintei meu cabelo de ruivo e já está caindo , só que as pontas estão horríveis e n quero corta pois esta enorme oq faço ? , vc poderia fazer um post para as pessoas ruivas como tratar do cabelo sei lá , Obg e desculpe o incomodo

  2. oi, adorei as dicas, mas uma duvida q tenho e com relação ao óleo de coco, se eu passar ele a noite, preciso lavar os cabelos pela manha, pq não lavo meus cabelos todos os dias, dai fiquei em dúvida se posso passar o óleo antes de dormir, todos os dias.
    obrigado

  3. passar o óleo de coco todos dias e não remove-lo, não vai dar o efeito contrário?
    meu cabelo está bastante ressecado e com mtas pontas triplas, nem duplas são mais. Já fiz duas hidratação com o óleo de coco do jeito q vc encinou, mas tenho medo do dito efeito contrário.

  4. Oi Júlia, Por favor peço q leia com muita atenção preciso muito da sua ajuda. Júlia meu cabelo está caindo e quebrando (partindo) e comecei o cronograma pela hidratação.
    Fiz uma hidratação lavei com o shampoo fortificante neutro da Garnier Fructis (para cabelo mistos e oleosos) e passei a máscara da Amend Hair dry (Oléo de avelã, Manteiga de Carité e aminoácidos reparadores e coloquei a vitamina da Eskafe A+E+B5. sentir meu cabelo muito macio, porém emburrachado e quebrando. não sei o q fço já comprei tantos produtos e não vejo melhora. Me ajude.

  5. Oi!
    Eu tenho treze anos, e fiz uma escova definitiva a 5 meses, uso creme de hidratação da L’oreal a cada 15 dias, mas meu cabelo esta cheio de pontas duplas e “pontinhas” brancas… Ele fica macio e por dois dias mais ou menos o efeito do creme de hidratação dura, mas depois tudo volta… O problema é no meu cabelo mesmo?

  6. Olá! Boa noite.
    iniciei o cronograma capilar faz uma semana e escolhi fazer a reconstrução a cada quinze dias, meus cabelos estão com as pontas quebradiças, qualquer coisa ele solta uns fiapunhos, uns fios bem pequenos das pontas, minha roupa enche desses fiapos e dessa forma não adianta esperar crescer se as pontas estão quebrando como um corte forçado, como faço para que isso pare mas sem cortar ?
    Beijos, adoro seu blog ♡

  7. Ju, oi! Eu sei que você ainda mantém um cronograma capilar. Minha curiosidade é em quanto tempo depois que você começou a fazer cronograma capilar junto com todos os cuidados pro seu cabelo que começaram a sumir as pontas duplas e sumiram totalmente elas e os pontos brancos? Mais de um ano?

  8. Julia eu estou usando shampoo de cavalo e meu cabelo ficou igual uma espiga de milho e com um aspecto de cabelo mal lavado. A natureza dele e oleosa na raiz e seco nas pontas.
    Ele está muuuuito arrebentado, o que faço? ???
    Beijos❤

  9. Oi Júlia, faço tintura no meu cabelo a muito tempo. Ultimamente não tenho feito mais, pois ele está muito ressecado, só que a minha raiz já está aparecendo muito e preciso pintar. As tintas de farmácia mesmo, que dizem sem sem amônia agridem menos o cabelo? Bjs

  10. Oi Júlia ! Sigo você à uns meses acho que até ano RS.. E gosto MT das suas dicas! Meu cabelo sofreu corte químico e estou tentando recupera- lo .. Você tem algo a mais específico pra me indicar? Deus te abençoe bjos

    1. Oi lindona,
      Obrigado por acompanhar flor,
      veja no menu cabelos loiros o post “O que é corte químico e como
      salvar o cabelo” nele tem varias dicas que com certeza vai te ajudar,
      Bjuss

  11. Oi Júlia, já faço cronograma a algum tempo, mesmo assim não consigo amenizar as pontas duplas. Sofro muito com elas.
    Meu cabelo tem selagem e percebo depois de um mês que fiz as pontas duplas ficam mais evidentes. Estou evitando o máximo usar secador e chapinha. tem uns meses que meu cabelo esta ficando claro do meio para as pontas, um marrom claro como se estivesse perdendo a cor natural.
    Por favor, o que você me aconselha?

  12. Oi Julia, meu cabelo esta com pontas duplas e ressecados , qual o melhor tratamento: seguir as 7 dicas deste post ou fazer um cronograma?
    Posso usar oleo de coco e queratina liquida em ambos tratamentos?

    Amooo o blog e o Canal!!<3

  13. Oi linda!! Faz um tempo que acompanho o seu blog.. estou com a meta de deixar meu cabelo crescer até a cintura (está no meio das costas), meu cabelo é ondulado meio cacheado, portanto ele é bem recado nas pontas.. comecei um cronograma capilar há duas semanas. Como não queria cortar meu cabelo, fiz o corte bordado em casa e eu AMEI o resultado, ficou super macio e tirou aquele aspecto de vassoura kkk suas dicas são ótimas!! Parabéns pelo seu trabalho!! Beijos

  14. Oi Júlia, Preciso muito das suas dicas, há mais ou menos 8 meses fiz uma progressiva nos meus cabelos, ficou lindo e tal,só que eu não tinha tempo suficiente para hidratá-los e cuida-los da forma correta e consequentemente ele hoje está acabado, com muitas pontas duplas e muito fraco,e não sei o que fazer, estou pensando em fazer outra e queria saber da sua opinião ,se faço ou não outra progressiva, porque as pessoas me indicam fazer cauterização ou inteligente e fico em dúvida do que fazer, meu cabelo tá horrível,só uso ele amarrado para as pessoas não verem a progressiva saindo e mim sinto muito feia com ele assim,preciso muito da sua ajuda,desde já agradeço. Bjos

    1. Oi lindona a progressiva sempre pode danificar um pouco por ser química
      mais se tiver os cuidados necessários pode ter um cabelo saudável mais se seu cabelo
      está fraco é bom você tratar e recuperar ele antes de fazer a química se não pode quebrar e danificar
      ainda mais, faça hidratação e umectação semanal e reconstrução a cada 15 dias ate recuperar e faça também o corte
      bordado que ajuda a remover as pontas duplas, e depois se fizer a química continue com todos os cuidados para manter
      saudavel bjuss

    1. Oi lindona fico feliz que gostou,
      a propria para cabelo é a mais indicada porque as outras
      tesouras não tem o corte já especifico para isso e pode acabar mastigando
      os fios bjus

  15. Oi Julia, eu fiz o cronograma capilar, faço hidratações semanalmente, faço umectação e restauração regularmente, já fiz o corte bordado e o corte do meu cabelo está em dia, mas as pontas duplas insistem em permanecer, oq pode ser e oq eu faço pra eliminar esse problema?

  16. meus cabelos tem muitas pontas duplas ,eu estou assustada ,eu so passo a mão de leve e ele ja quebra e eu esperei 4 anos ou mas pra chegar aonde chegou e minha tia mandou eu corta e eu naoooooo querooooo me ajuda

  17. Oi Júlia, sou sua fã rs!!! Me ajude a entender, meu cabelo é super oleoso, se eu fizer umectação uma vez na semana será que ele vai ficar mais oleoso? Porque meu cabelo é na altura do ombro e com pouco volume…estou com medo de fazer umectação e piorar tudo. Preciso da tua ajuda.

  18. Jú desde o ano passado estou desesperada pois tenho MUITAS pontas duplas, pontos brancos e pontas ressecadas. Faço cronograma capilar, não coloco nada de secador ou chapinha, cuido bastante do meu cabelo, mas não tem jeito!!! Eu cortei dois palmos para acabar com as pontas ruins faz dois meses, e elas já estão detonadas…porém eu cuido tão bem do meu cabelo, não era para estar assim…não sei mais o que fazer!

  19. Ooi ju queria que você me ajudasse meu cabelo esta cheio de pontas duplas ja cortei sigo conograma capilar cuido bastante uso produtos bons certo para meu tipo de cabelo e nada não ajuda ele nao ta resecado nao ten pontos brancos nem nada disso o problema é so as pontas e ta um pouco quebradiço me da uma dica porque vi outros temas no seu blog mais não ajudou
    bjos adoro seus videos

  20. Oi!!! Mulher me ajuda!!!! Faço hidratação e umectação nos meus cabelos, eles estão sedosos e bonitos, mas estou com muitas pontas duplas meio contraditório né?
    Obs.: Não uso química nenhuma, me ajuda a resolver esse probleminha… Bju Lindona

  21. Oi Julia lindonaaaaa meu cabelo no topo da cabeça tem muitos fios com espessuras irregulares,tipo assim o mesmo fio tem partes grossas e partes finas e daí passando o dedo nesse fio eu percebi que ele se abriu nessas partes grossas mas isso só acontece no comprimento do fio e não nas pontas.E esses fios quando lavo cabelo se levantam tudo fica cheio de frizz. Ju minha dúvida isso é pontas duplas ou tá danificado?No teste do copo ele flutuou enão tô focando em hidratacao.Ju me ajuda lindona. Bjs

  22. Olá Ju.
    Primeiramente quero te agradecer por nos ajudar a conquistar esse sonho em comum, meu cabelo hoje está acima do bumbum, macio e brilhoso.
    Não sei ao certo há quantos anos venho acompanhando seus vídeos e nesses anos meu cabelo melhorou em media 80% do que era antes, recuperei, mas nunca consegui evitar as pontas duplas, mesmo usando óleo de coco uma vez por semana e usando algumas mascaras indicadas no canal, encontrei um shampoo que limpa e não resseca meu cabelo e não uso ele diretamente nas pontas, uso óleo reparador de pontas, não uso prancha nem secador, faço o corte bordado sempre e a impressão que tenho é que a ponta que cortei ontem no outro dia duplica novamente. Eu faço progressiva na raiz, mas nunca no comprimento ou pontas. As minhas pontas tem um brilho, porém são cheio de pontas duplas. Ju, não estou conseguindo me livrar dessas pontas duplas, onde posso estar errando?
    :*
    Beijos Lindona.

    1. Oi lindona,
      obrigado pelo seu carinho,
      em alguns casos quando a pessoa faz tudo certinho pode ser
      falta de vitaminas e nutrientes,
      é bom consultar um medico para fazer exames bjus

  23. Ola!!
    Não faço nenhuma química no meu cabelo, escovo muito raramente. Uso oleo de coco, hidrato…E mesmo assim meu cabelo aparece ponta dupla ou as pontinhas ficar brancas, como se estivessem preparando para virar uma ponta dupla. Não sei o que faço. 🙁

  24. Ooi Júlia. Eu cortei meu cabelo pra eliminar as pontas duplas. Mas eu ainda vejo algumas. Eu comecei o cronograma e ainda não as vi sumir completamente. Queria saber se funciona deixar o cabelo crescer e depois tirar as pontas. Ou a Ponta dupla sobe ?

    1. Oi lindona,
      você fez o corte bordado?
      infelizmente elas não “colam” novamente
      só é possível eliminar com o corte bordado
      e fazendo os tratamentos para evitar o aparecimento,
      beijos

  25. Oi Jú!
    Tenho cabelos longos liso e virgem nunca fiz nem um tipo de química nem tintura nada mas está muito danificada fica muito armado ñ consigo usar ele solto sempre faço receitas suas fica macio com brilho mas é suficiente ñ gosto de usar secador sempre deixo secar ao naturalmente será por isso?
    Bjão lindona

    1. Oi lindona,
      embora o secador deixe o cabelo mais alinhado
      é sempre melhor secar ao natural
      para não danificar com o calor do secador,
      já tentou fazer os alisamentos caseiros do
      blog? eles são naturais, diminuem o volume
      e alinham os fios beijos

  26. Oi Ju, meu cabelo estava com pontas duplas, segui sua dicas e procurei um profissional para realizar o corte bordado, porém em vez ajudar só piorou a situação, na hora tirou as pontas, mas dois dias depois todos os fios estavam com pontas duplas pior que antes. O que pode ter acontecido?
    Meu cabelo é super hidratado e as pontas não são secas, mas as pontas duplas me incomodam bastante. O que eu faço?

Deixe um comentário