Qual a diferença entre Hidratação x Cauterização?

Hidratação x Cauterização – Nesse post você vai conhecer a diferença entre esses dois tratamentos que podem salvar o seu cabelo. Clique e confira!

Qual a diferença entre Hidratação x Cauterização?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar mais sobre dois tratamentos muito importantes para os nossos cabelos.

Se você está com o cabelo danificado em função de usar muitas químicas, chapinha, secador ou até mesmo pelo desgaste capilar, devido a fatores naturais como o sol, vento e umidade, é chegada hora de cuidar destas madeixas.

O cuidado com os nossos cabelos para evitar ressecamento, opacidade e demais danos, deve se tornar parte da nossa rotina.

No entanto, é importante que saibamos identificar exatamente qual é o tipo de tratamento que o nosso cabelo necessita, para que possamos evitar resultados desagradáveis.

Por isso hoje eu resolvi te mostrar quais as diferenças entre a hidratação e a cauterização que são dois processos que podem auxiliar na recuperação dos nossos fios.

Conhecendo melhor cada um dos procedimentos, é possível fazer um tratamento capilar que seja eficiente e que recupere de modo significativo a saúde dos nossos cabelos.

Então, se você quer conferir tudo, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Qual a diferença entre Hidratação x Cauterização?

Hidratação x Cauterização

  • Hidratação

No processo de hidratação capilar conseguimos devolver a umidade perdida em função de fatores externos, tais como sol, cloro, poeira e sal do mar.

Com este procedimento temos a possibilidade de agir sobre as nossas madeixas na parte externa da fibra capilar e com isso, proporcionar mais brilho e maciez aos fios.

Porém, cabe destacar que o tratamento de hidratação não é suficiente nos casos em que os cabelos estiverem com danos severos em sua estrutura, pois este tratamento não dá conta de reconstruir a estrutura das nossas madeixas.

Modo de aplicação da hidratação capilar

O modo de aplicação possui uma peça chave, que está na massagem que é realizada com o creme de hidratação. Mas, antes de qualquer coisa, confira o passo a passo:

  • Primeiramente você deve deixar o cabelo bem limpo e com as cutículas abertas para receber a hidratação, e para isso você deve lavar o cabelo com um shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo. 
  • Feito isso, divida o seu cabelo em pequenas mechas.
  • Aplique o creme de hidratação ou máscara capilar como também é conhecido ou ate mesmo a hidratação caseira a partir do comprimento indo em direção das pontas.
  • Para potencializar o efeito da hidratação e fazer com que o produto entre com maior facilidade nos fios capilares, é muito importante enluvar os fios fazendo um movimento de deslizar as mãos pelas mechas várias vezes, de cima para baixo a fim de aquecer levemente o produto e maximizar seus efeitos.
  • Para deixar a hidratação ainda melhor após enluvar é fundamental usar uma touca térmica de alumínio, isopor ou até uma sacola plástica para abafar e deixar o efeito ainda melhor.
  • E depois é só deixar a hidratação agir no tempo descrito no rotulo do produto usado.

Qual a diferença entre Hidratação x Cauterização?

Dicas extras:

  • A hidratação capilar deve ser feita por no mínimo de uma a duas vezes na semana, pois ela nunca é demais e não sobrecarrega os fios.
  • Uma informação importante é que o creme não deve ser aplicado no couro cabeludo, uma vez que pode deixar o seu cabelo oleoso, a não ser que o seu couro cabeludo seja seco ou ressecado e que o creme escolhido seja liberado para aplicar na raiz.  

Leia mais sobre a hidratação capilar nesse post, e saiba tudo sobre esse tratamento essencial para os nossos cabelos: O que é uma hidratação capilar

  • Cauterização

A cauterização é um tratamento considerado mais profundo do que a hidratação e que age profundamente sobre a fibra capilar, devolvendo a queratina que o nosso cabelo necessita.

Isso faz com que o nosso cabelo fique forte e saudável e além de reconstruir a nossas madeixas, a cauterização também é uma opção potente para recarregar de maneira mais intensa a proteína, que auxilia o nosso cabelo a não perder nutrientes essenciais para a beleza e hidratação dos fios.

Na cauterização temos um diferencial em relação ao procedimento de hidratação capilar, pois neste processo utilizamos calor para selar as cutículas dos fios.

O creme cauterizador penetra no córtex antes das escamas capilares.

Na sequência é aplicada uma prancha/chapinha que fica responsável por fechar os fios e impedir que o produto saia.

Qual é a melhor Hidratação x Cauterização?

Recomenda-se que a cauterização seja feita uma vez por mês para garantir que o seu cabelo esteja sempre forte e livre da quebra capilar. 

Porém, apesar de ser benéfica para a recuperação dos nossos fios, a cauterização pode provocar um efeito indesejado sobre os nosso cabelo quando não necessitamos do procedimento, levando a ficar rígido e ate quebradiço,  por isso não faça em excesso, e sim somente uma vez no mês ou a cada 40 dias para fortalecer ou recuperar.

Outro tratamento potente para recuperar cabelos danificados é a reconstrução capilar, saiba tudo aqui: Reconstrução caseira para cabelos danificados barata 

Modo de aplicação da cauterização capilar

Se você for realizar este procedimento em casa deverá seguir o passo a passo seguinte:

  • Primeiramente, é preciso lavar os cabelos com uma shampoo anti resíduos, e retirar o excesso de água com a toalha. 
  • Em seguida aplique o creme reconstrutor, mecha por mecha.
  • Deixe agir sobre os fios pelo tempo indicado no rotulo da máscara. 
  • Enxague bem somente com água, retire o excesso da água novamente com a toalha e aplique a queratina sem enxague mecha por mecha.
  • Para finalizar  seque bem o seu cabelo com um secador e passe a chapinha.
  • Ao utilizarmos a chapinha, facilitamos a permanência no produto nos fios, pois com este procedimento selamos o produto dentro do fio.

Informações importantes!

  • É importante destacar que a cauterização não é feita com o objetivo de alisar os fios, mas sim para recupera-los de forma mais intensa.
  • Caso você tenha tintura, progressiva, luzes ou seu cabelo esteja elástico troque o shampoo anti resíduo por um shampoo normal transparente.

E antes de terminar lindona, confira uma receitinha caseira baratinha para fazer o cabelo crescer rápido: Como fazer o cabelo crescer mais rápido com batata 

Videos: dicas para recuperar o cabelo

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.
Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que você achou do post: Qual a diferença entre Hidratação x Cauterização? Deixe um comentário

 Por hoje é isso lindonas,
Um grande beijo e até o próximo post!
Julia Doorman

4.9/5 - (53 votes)

31 thoughts on “Qual a diferença entre Hidratação x Cauterização?

  1. Juliaaa eu amei o post! Sempre ouvia falar em cauterização mas nunca parei pra ler nada do tipo, e meu cabelo precisa muito de queratina, Vou fazer sim uma vez por mês até porque meu cabelo está com as pontas finas e estou evitando a prancha, obrigada lindona amei o post! Um beijo!

  2. Ju amei suas dicas, sempre passava aqui em seu blog e dava uma olhadinha por cima hoje vi tantas coisas aqui que estou maravilhada mais ainda com seu empenho em nos ajudar, tenho duas filhas especiais as vezes e dificil de tirar um tempo pra ir no salao depois que te conheci la no YouTube faço quase todas as receitas mais facil, rapido e econômica

  3. Juliaa eu amei o post! Eu sempre ouvia falar em cauterização mas nunca li nada do tipo, meu cabelo precisa de queratina seu post trouxe informações que eu preciso vou fazer a cauterização uma vez por, estou evitando a prancha porque as pontas do meu cabelo estão um pouco finas, muito obrigada lindona eu amei!!

  4. Juliaa eu amei o post!! Sempre ouvia falar em cauterização mas nunca li nada do tipo, meu cabelo precisa de queratina , vou fazer sim uma vez por mês, estou evitando a prancha porque meu cabelo está com as pontas meio finas, e pra evitar ainda mais a elasticidade vou usar um shampoo transparente e não anti resíduo como nas suas informações preciosas. Um beijo lindona!!

  5. Juliaa amei a matéria!! Sempre ouvia falar em cauterização mas nunca li nada do tipo, meu cabelo está precisando de queratina por estar um pouco fino, vou fazer a cauterização uma vez por mês como como nas sua informações e não usar o shampoo transparente para evitar a elasticidade nos fios, ( no meu caso), estou evitando a pencha para recuperar pontas do meu cabelos e suas informações me ajudou, um beijo lindona!!!

  6. Juuu seu post caiu como anel no dedo (não sei se assim se diz tb no português rss) justo ontem perguntei no salão o custo da cauterização e me dizeram 90 dolares mas agora com sua informação vou fazer el mesmo em casa. Obrigada amooo vc demais

  7. Eu juro que não sabia essa diferença Julia eu pensava que reconstrução e cauterização eram a mesma coisa. Ou seja nunca fiz cauterização no meu cabelo. E também ainda não vi da queratina sem enxague

  8. Sempre que acrescento qualquer mascara com queratina, ou até mesmo a cauterização com receitas caseiras que inclui queratina meu cabelo fica duro, eu fico até meio com medo de fazer, será que eu ando fazendo errado ? sempre que fiz logo no dia seguinte faço uma hidratação para dar uma leveza maior nos fios, isso seria o correto para meu caso ?

  9. Juuuuh amo seus posts, stories e vídeos e sempre corro aqui no blog para pegar alguma dica ou receita, me ajuda bastante, muito obrigada! Só fiquei com uma dúvida… É obrigatório o uso da chapinha na cauterização? Meu cabelo está danificado com mechas e eu só tenho secador em casa. Beijos e obrigada desde já!

    1. Oi lindona, fico feliz em poder ajudar ❤️ se quiser pode fazer uma reconstrução normal
      com a queratina com enxague pois dessa forma não precisa selar com a chapinha… tem passo
      a passo bem simples aqui no blog 😉 beijos

Deixe um comentário