Para que serve o mousse no cabelo?

Para que serve o mousse no cabelo – Nessa matéria você vai saber TUDO sobre o mousse de cabelo.

Para que serve o mousse no cabelo?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Se você está procurando por um finalizador que proporcione cuidados aos cabelos e ao mesmo tempo garanta uma modelagem às nossas madeixas, deixando-as com uma aparência impecável, saiba que o mousse de cabelo pode ser uma ótima alternativa.

O auge do mousse de cabelo foi durante a década de 80, mas nos dias atuais ele vem se destacando novamente no mercado de finalizadores e produtos para modelagem capilar.

Para que serve o mousse no cabelo

O que é o mousse para cabelo?

O mousse capilar é rico em nutrientes para os fios, o que ajuda a dar brilho, manter a forma e dar mais frescor aos nossos cabelos.

Conhecido e reconhecido por sua versatilidade no mercado, o mousse para cabelo é um finalizador em spray que lança uma “espuminha branca” que pode ser utilizada para uma infinidade de coisas, tais como:

  • Definição maior dos cachos;
  • Proporciona mais volume e balanço aos nossos cabelos;
  • Garante a obtenção de um cabelo mais brilhoso;
  • Combate e evita o frizz;
  • Auxilia na fixação e modelagem de penteados.
  • Pode ser utilizado para texturização dos fios.
  • Estiliza e doma o volume do cabelo.

Para que serve o mousse no cabelo

O mousse capilar pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo, independente se o seu cabelo for fino ou grosso, liso ou cacheado, o mais importante é sempre estar atento à fórmula do produto e as indicações do fabricante.

Leia também Hidratação para Cabelos Ressecados.

Quais são os tipos de mousse para cabelo, disponíveis no mercado?

A palavra-chave para identificar se o mousse capilar é, ou não, o que você espera e precisa, é “fixação”.

Cada mousse varia de acordo com a fixação, alguns podem ser mais leves, outros médios ou fortes.

Fixação leve: neste caso as suas madeixas tornam-se mais maleáveis, e é bastante recorrente encontrar ativos condicionantes nesses produtos.

Fixação média: esse tipo é de fixação mais versátil, ou seja, os mousses médios dão forma ao cabelo, ao mesmo tempo em que permite que nossas madeixas sejam mais facilmente modeladas.

Fixação forte: esse tipo de mousse deixa o cabelo mais duro e são constantemente utilizados em ocasiões onde as pessoas precisam de um penteado que seja duradouro.

Obviamente que os resultados irão depender da fórmula do mousse de cabelo escolhido e do seu objetivo de aplicação. Logo, é preciso conhecer bem o perfil do seu cabelo (liso, crespo, ondulado, cacheado, oleoso, seco, etc.), para obter os melhores resultados.

Além de variar de acordo com a capacidade de fixação, cabe ressaltar que existem duas categorias básicas de mousses para cabelo: os mousses de volume e os mousses de modelagem.

Existe uma diferença significativa entre ambos, e você precisa conhecê-las para poder aproveitar ao máximo todo o potencial destes produtos.

  1. Mousse de Volume: este ajuda a dar movimento e textura ao nosso cabelo.
  2. Mousse de Modelagem: este tipo de mousse tem função de segurar os nossos penteados até o fim de um evento ou dia.

Para que serve o mousse de cabelo?

Agora que você conhece os tipos de mousse disponíveis para utilizar nas suas madeixas, é chegado o momento de descobrir como eles podem contribuir na hora de elaborar aquele penteado.

O mousse de cabelo possui uma série de utilidades e pode proporcionar várias formas, dependendo do resultado almejado.

Confira agora como utilizar o mousse para cada tipo de cabelo:

Proporcionar maior volume nas madeixas: Para alcançar este objetivo, você deverá aplicar o mousse nos cabelos ainda úmidos, incluindo perto da raiz, pontas e cumprimento.

Para que serve o mousse no cabelo

Quando aplicar o produto na raiz do cabelo, abaixe a cabeça e jogue o seu cabelo fazendo um movimento de trás pra frente.

Na sequência faça um direcionamento do secador com ar quente na raiz, de cima pra baixo.

Finalizada essa parte, é só levantar a cabeça e continuar secando as madeixas como de costume.

Leia também como dar volume cabelos finos.

Maior definição de cachos e ondas: Para definir melhor o seu cabelo cacheado ou ondulado, basta aplicar o mousse de fixação leve ou média no comprimento dos fios capilares e ir amassando as pontas com um movimento de baixo pra cima, dando forma aos fios.

Caso deseje potencializar ainda mais os efeitos da utilização do mousse, pode utilizar um difusor de cachos, que os resultados serão incríveis.

Leia também como definir cachos.

Saiba tudo sobre o mousse no cabelo

Reduzir o volume das madeixas: Isso mesmo, assim como podemos obter cabelos mais volumosos, utilizando mousses de cabelo, também é possível reduzir o volume, desde que aplicado da maneira correta.

Neste sentido, após lavar e pentear o seu cabelo, faça a aplicação do mousse na parte de cima dos fios e na sequência deixe que o seu cabelo seque naturalmente.

A quantidade de mousse a ser utilizada depende muito da quantidade de cabelo que a pessoa possui e também do efeito que é almejado.

Leia também como diminuir volume cabelos.

Para-que-serve-o-mousse-no-cabelo-5

Para as donas de madeixas com pouco volume capilar, o recomendado é que seja utilizada uma proporção de mousse equivalente a um limão. Essa medida serve também para quem deseja dar textura aos fios, evitar o frizz, etc.

Para-que-serve-o-mousse-no-cabelo-6

Se o seu cabelo for maior e com bastante volume, a proporção do mousse pode ser equivalente ao tamanho de uma laranja, e você pode ir aumentando a quantidade aos poucos, caso seja observado que é preciso aplicar mais.

Ps: Lembrando que o excesso pode ressecar os fios e deixa-los opacos, por isso use com moderação e hidrate logo em seguida sempre que usar.

Espero que tenha gostado da matéria.

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Sempre estou dando dicas de cabelo para você arrasar!

Um super Beijo e volte sempre!

O que você achou da matéria: para que serve o mousse no cabelo? Comente

4.8/5 - (20 votes)

Deixe um comentário