O que é uma hidratação capilar?

O que é uma hidratação capilar? Nesse post você vai saber tudo sobre esse tratamento poderoso que recupera e da vida aos cabelos. Clique e confira!

 

O que é uma hidratação capilar?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre a hidratação, que é um dos tratamentos mais importantes para o nosso cabelo.

A hidratação tem um papel fundamental para a saúde dos nossos fios, pois sem ela nosso cabelo pode ficar detonado e com um aspecto de cabelo sem brilho, ressecado e sem movimento.

Hidratação nunca é demais para os nossos fios,  por isso hoje eu vou falar tudo sobre ela e vou te ensinar como fazer de forma bem simples e em sua casa.

Para conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

O que é uma hidratação capilar?

O que é uma hidratação capilar?

A hidratação capilar é um tratamento feito no cabelo para repor a água perdida nos fios, ou seja, a umidade que o cabelo precisa para ficar saudável.

Quando o cabelo fica com falta de hidratação ele fica com um aspecto de ressecado, áspero, opaco, com frizz e até quebradiço.

Quando seu cabelo está nesse estado e você começa a ter o habito de hidratar as madeixas… já na primeira vez, você  percebe uma mudança grande pois já na hora do enxague o cabelo parece derreter de tão hidratado.

Após a secagem o resultado é um cabelo macio, sedoso, brilhoso e soltinho sem falar nas pontas, que ficam com um aspecto de pontas saudáveis e sedosas.

O que é uma hidratação capilar – Principais ativos hidratantes:

Para fazer a sua hidratação você precisa procurar pelos ativos abaixo, seja na máscara capilar que você vai escolher ou nos ingredientes caseiros.

Principais ativos hidratantes:

  • Pantenol, glicerina, mel, babosa, ceramidas, amido de milho, lanolina, vitaminas, frutas, leite e açucares.

Para que a hidratação capilar cumpra o seu papel de repor a água dos fios é muito importante que ela seja rica somente nos ativos hidratantes descritos acima.

As máscaras que possuem outros ativos para o cronograma capilar, como os óleos e manteigas que são direcionados para a nutrição capilar e a queratina e aminoácidos, cumprem o papel da reconstrução.

Algumas máscaras também possuem alguns ativos nutritivos além dos hidratantes e nesse caso você precisa observar qual o efeito que elas deixam no seu cabelo, pois cada cabelo reage de uma forma.

Esses tipos de máscaras que são mais completas, podem deixar um efeito mais hidratante em alguns casos trazem mais nutrição, por isso testar e aprender a observar os resultados e necessidades do seu cabelo, é muito importante.

Como fazer a hidratação no cabelo?

O que é uma hidratação capilar

Basicamente existe três formas de hidratar o cabelo são elas a hidratação potente, hidratação rápida e a hidratação caseira.

  • Hidratação potente: A hidratação potente é feita com máscaras de hidratação que possuem um tempo de ação mais prolongado de até 30 ou 40 minutos.

Para fazer você deve escolher uma máscara de hidratação, o ideal é que seja uma máscara mais concentrada e com ph baixo, daquelas que desmaiam os fios.

Depois lave o cabelo apenas com shampoo saia do banho, retire o excesso de água com a toalha e aplique a máscara mecha por mecha enluvando bem sempre.

Em seguida coloque uma touca e deixe agir no tempo indicado no rotulo do produto.

É muito importante respeitar sempre esse tempo, pois independente dele ser mais rápido ou mais prolongado ele vai cumprir o seu papel.

Após deixar agir basta enxaguar toda máscara com água fria, condicionar e finalizar como desejar.

Caso deseja potencializar mais ainda a sua hidratação, basta misturar na máscara ampolas de hidratação, dessas baratinhas que você encontra em farmácias para comprar.

  • Hidratação rápida. A hidratação rápida é aquela feita no banho usando máscaras de hidratação ou ampolas com um tempo de ação rápido de 1 a 5 minutos.

Como fazer:

Você deve lavar o cabelo com shampoo, retirar o excesso de água com uma toalha (mesmo que você hidrate no chuveiro)… pois o excesso de água nos fios pode atrapalhar o efeito final da máscara.

Depois é só aplicar a máscara ou ampola escolhida enluvando, deixe agir no tempo do rotulo e depois é  só enxaguar e condicionar finalizando como desejar.

  • Hidratação caseira. A hidratação caseira é aquela feita com ingredientes que temos no armário ou na cozinha, como por exemplo o mel, açúcar, mel, maionese, amido de milho, leite, creme de leite, leite de coco, vinagre de maçã, tapioca, chocolate em pó e também aqueles produtinhos de farmácia como a glicerina bi-destilada, soro fisiológico e bepantol ou plantas, como a nossa velha conhecida babosa.

Para fazer você pode escolher um ou mais ingrediente e mistura-los com uma máscara de hidratação ate que vire uma mistura homogênea ou pode também aplicar somente os ingredientes puros nos fios sem a máscara, como na receitinha que mostrei nesse post: Hidratação caseira com gema de ovo e mel

Para fazer a hidratação caseira o passo a passo é o mesmo dos anteriores, você precisa lavar o cabelo apenas com o shampoo, retirar o excesso de água com a toalha e aplicar a misturinha no cabelo mecha por mecha enluvando bem, colocar a toquinha para abafar a hidratação e potencializar e deixar agir.

O tempo de ação você vai determinar de acordo com o tempo descrito no rotulo da sua máscara ou se for somente os ingredientes caseiros, você pode deixar agir de 15 a 30 minutos.

Em seguida é só enxaguar com água fria, condicionar e finalizar como desejar.

Sempre que eu faço uma receitinha, caseira meu cabelo ama e fica maravilhoso!… uma que eu gostei muito de fazer é a do passo a passo a seguir, com ingredientes caseiros poderosos para hidratar os fios e eliminar de vez o ressecamento.

Anote aí!

hidratação capilar – Ingredientes:

  • 100 ml de leite.
  • 2 colheres (chá) de farinha de arroz.
  • Vinagre de maçã.
  • 1 colher (sopa) de abacate bem maduro ou óleo vegetal de abacate.
  • 1 tampinha de óleo de amêndoas doce.
  • Máscara capilar de hidratação bem potente.

Aplicação:

  1. Em uma panela coloque o leite e a farinha de arroz, mexa e leve ao fogo baixo mexendo até engrossar.
  2. Em seguida coloque 1 colher (sopa) do mingau ainda quente em um potinho e acrescente um pouco do vinagre para dar uma textura melhor, pois o mingau começa a engrossar quando começa a esfriar.
  3. Depois coloque o abacate amassado, o óleo de amêndoas e a quantidade de máscara suficiente para o tamanho do seu cabelo, mexa bem até formar uma mistura homogênea.
  4. Lave o cabelo com um shampoo perolado ou hidratante e retire o excesso de água do cabelo com uma toalha.
  5. Desembarace o cabelo com cuidado e faça a aplicação da mistura mecha por mecha enluvando bem de cima para baixo, coloque uma touca e deixe agir por 20 minutos.
  6. Em seguida enxague bem o cabelo e condicione com um condicionador ou com uma máscara hidratante de ação rápida.
  7. Aplique um leave-in com proteção térmica e finalize como desejar ou seque com o secador morno.

Confira aqui mais uma hidratação caseira dessa vez para recuperar pontas espigadas e ressecadas: Hidratação caseiro para pontas espigadas e ressecadas

O que é uma Hidratação Capilar

Qual é a quantidade de hidratação ideal para o cabelo?

A hidratação capilar é um dos tratamentos mais importantes do cronograma capilar, pois ela não sobrecarrega os fios.

Ela deve ser feita no mínimo duas vezes na semana ou sempre que você lavar o cabelo. É legal intercalar a hidratação potente ou caseira com as hidratações leves para dar um “up” a mais, assim o efeito será incrível.

Além da hidratação, não posso deixar de falar na nutrição que pode ser feita uma vez por semana para repor os lipídios que são gorduras naturais que os fios precisam para ficarem saudáveis, alinhados, sedosos e encorpados.

Ela pode ser feita com máscaras nutritivas, com óleos vegetais ou manteigas vegetais.

Outro tratamento importante do cronograma é a reconstrução capilar, que tem o intuito de fortalecer os cabelos e recuperar cabelos danificados e elásticos.

Ela deve ser feita apenas uma vez ao mês para fortalecer e em cabelos elásticos deve ser feita uma vez na semana,  e uma vez a cada 15 dias em cabelos quebradiços.

Ela pode ser feita com máscaras reconstrutoras ricas em aminoácidos, colágeno ou queratina, você também pode usar a queratina liquida ou em gel.

Ao contrario da hidratação que pode ser feita sempre a reconstrução não pode ser feita em excesso, pois pode acabar deixando os fios rígidos demais e consequentemente, pode haver a quebra capilar.

Continue lendo sobre hidratação capilar e aprenda a hidratar os seus cabelos em casa sem gastar nada.

Leia! Como hidratar os cabelos em casa sem gastar nada

E para finalizar não vá embora sem antes conferir os vídeos abaixo aonde eu te ensino somente receitinhas caseiras para recuperar cabelos quebradiços.

Assista!

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

E aí você gostou de saber o que é uma hidratação capilar? Deixe um comentário

4.7/5 - (20 votes)

7 thoughts on “O que é uma hidratação capilar?

  1. OI LINDONA, TUDO BEM? GOSTARIA DE UMA DICA SUA.. MEU CABELO E LISO,FINO, RALO, E OLEOSO.. FIZ LUZES MAS PINTEI DE CASTANHO PORQUE NAO GOSTEI DAS LUZES, ALEM DE QUEBRAR E RESSECAR MEU CABELO. O QUE DEVO FAZER? POR ONDE COMEÇAR? SERA QUE SE EU FIZER UM BANHO DE BRILHO VAI PRIORAR? DESCULPE POR MUITAS PERGUNTAS… RSRSRSR AMO SUAS DICAS E QUERO LOGO COMEÇAR FAZE-LAS ME CUIDAR MAIS. AGUARDO SUAS RESPOSTAS BEIJOS.

Deixe um comentário