O que fazer para deixar o cabelo macio e Hidratado?

O que fazer para deixar o cabelo macio? Nesse post eu vou te mostrar dicas poderosas para deixar o seu cabelo sedoso e macio como nunca antes. Clique e confira!

O que fazer para deixar o cabelo macio e Hidratado?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trago dicas poderosas para quem deseja um cabelo bonito, saudável, brilhoso e com muita maciez.

Um cabelo assim é o desejo de todas nós mulheres, não é mesmo? Mas nem sempre conseguimos esses resultados e uma das causas é o ressecamento dos fios, mas com as dicas de hoje você vai acabar com esse problema e conseguir um cabelo super sedoso.

Vamos lá!

  • Shampoo hidratante

como-fazer-para-deixar-o-cabelo-mais-macio-shampoo

A escolha do shampoo correto faz toda diferença para quem deseja cabelos mais macios pois alguns shampoos podem acabar ressecando demais o cabelo deixando os fios com as aspecto estranho e áspero.

Os que mais costumam ressecar são os anti resíduos e os shampoos transparente. Porem isso não é uma regra pois existe alguns shampoos desses tipos que não ressecam, lembrando que o anti resíduo é um shampoo que deve ser usado apenas uma vez ao mês para fazer uma limpeza mais profunda removendo resíduos e impurezas.

Mas por via das duvidas, o legal é optar por um shampoo hidratante seja perolado ou mais cremoso, pois além de limpar bem ele vai dar uma maciez extra, além de facilitar o pentear e desembaraçar evitando a quebra dos fios.

Na hora da lavagem se atente também a forma como ela é feita, pois é muito importante aplicar o shampoo somente no couro cabeludo e não nas pontas, pois isso também pode ressecar e levar embora a maciez.

Coloque um pouco de shampoo na palma das mãos esfregue uma na outra e aplique em todo o couro cabeludo, depois massageie com as pontas dos dedos e a espuma que se formar será o suficiente para lavar a extensão e pontas.

Outra opção é diluir o shampoo em um pouco de água para melhorar o espalhar e evitar que ele se acumule em um só lugar.

E na hora do enxague não esqueça de usar a água fria, pois doa brilho e maciez pois fecha as cutículas já a água quente resseca e causa o frizz.

  • Desembarace o cabelo de baixo para cima

Pentear o cabelo corretamente além de evitar a quebra capilar e o frizz também deixa os cabelos mais macios, soltos e alinhados.

A forma certa de fazer isso é sempre começar das pontas para raiz, ou seja, sempre de baixo para cima e com muito cuidado sem pressa e muita força.

Outro ponto importante é usar o acessório adequado, em cabelos cacheados ou crespos o correto é um pente de madeira com dentes largos ou ate mesmo os dedos das mãos, e em cabelos lisos ou ondulados o correto é usar uma escova no estilo raquete.

O que fazer para deixar o cabelo macio?

  • Óleo vegetal antes da lavagem

como-fazer-para-deixar-o-cabelo-mais-macio-oleo

Cabelos que estão sofrendo com o ressecamento, pontas espigadas e falta de maciez podem ganhar uma ajudinha extra aplicando um óleo vegetal do comprimento as pontas antes de entrar no banho para lavar os fios.

O óleo vegetal vai proteger os fios de uma possível agressão do shampoo e também vai nutrir e hidratar fazendo com que o cabelo fique com mais maciez, movimento, sedosidade e também vai prevenir o frizz.

Essa dica você pode fazer sempre antes de lavar o cabelo e pode deixar o óleo agir de 10 a 15 minutos e em seguida lavar normalmente.

  • Hidratações semanais

Quando falamos em maciez do cabelo não podemos deixar de falar das hidratações, pois elas fazem toda a diferença pois são elas as responsáveis por repor a água dos fios doando mais maciez, brilho e sedosidade.

Quando um cabelo está com falta de hidratação, ou seja, com falta de água e umidade ele fica áspero, poroso, opaco e muito ressecado, por isso ela não pode faltar jamais, mesmo que o fio esteja saudável pois a hidratação dos fios precisa ser sempre mantida.

O correto é fazer pelo menos duas vezes na semana e para isso você pode usar uma máscara com ativos hidratantes, como o pantenol e a glicerina por exemplo.

  • Hidratações caseiras

como-fazer-para-deixar-o-cabelo-mais-macio-mistura

A hidratação capilar caseira por ser mais potencializada com ativos naturais como as frutas por exemplo, além de oferecer ao cabelo os benefícios da máscara capilar, ela também oferece os benefícios e nutrientes dos ativos que nela são misturados, ou seja, acaba sendo uma “bomba” de hidratação muito eficaz, sendo tudo que um cabelo sem vida precisa.

A hidratação caseira doa muita maciez ao cabelo e o resultado que ela deixa é incrível e pode ser feita de diversas maneiras usando ingredientes que temos em casa como as frutas, óleos vegetais, alimentos como maisena, tapioca, maionese, mel, iogurte natural, açúcar e também plantas como a babosa.

Ela deve ser feita uma vez na semana e nos outros dias você pode hidratar usando apenas a máscara capilar.

A hidratação caseira que mostrei nesse post é perfeita para deixar os cabelos macio e acabar com o ressecamento.

O efeito dela é top, confira! Hidratação caseira desmaia fios para cabelos ressecados

  • Máscara desmaia fios

Seja para a hidratação mais leve somente com a máscara ou para a hidratação potente, opte sempre por uma máscara que tenha o ph baixo, pois máscaras assim desmaiam o cabelo e selam bem a cutícula dos fios, fazendo com que eles fiquem mais alinhados, refletindo o brilho e consequentemente mais sedosos.

Escolha também as máscaras que tenham uma consistência mais grossinha e uma composição rica em ativos hidratantes.

Caso você não tenha uma máscara assim no momento, uma dica muito legal é colocar uma tampinha de glicerina bi-destilada na quantidade que você for usar no momento, pois por ser bem emoliente ela faz com que a máscara desmaie o cabelo e fique bem mais hidratante e poderosa.

  • Troque o condicionador pela máscara

como-fazer-para-deixar-o-cabelo-mais-macio-creme

Trocar o condicionador por uma máscara ou ampola de hidratação de ação rápida além de melhorar o ressecamento do cabelo também doa mais hidratação e aumenta a sedosidade e maciez dos fios.

Por ser mais potente que o condicionador, a máscara ou a ampola com ph baixo vai doar hidratação extra e também já vai fazer o papel do condicionador, que é condicionar os fios e selar as cutículas.

Mas se você não tiver uma máscara com ph baixo de ação de 1 a 3 minutos uma outra dica é potencializar o seu condicionador com ingredientes caseiros que você tem em casa, além de deixar os fios mais macios é uma ótima solução para aquele condicionador que não da um efeito tão legal no seu cabelo ou que você não gosta muito.

Essa dica também é valida para o shampoo caso você não goste muito dele ou sente que ele resseca os fios basta potencializar para deixa-lo mais hidratante.

Você pode adicionar nele o gel da babosa, gelatina incolor, mel, algumas gotinhas de óleo vegetal e etc…

Aprenda a fazer aqui: Misture essas 3 coisas no condicionador

  • Nutrição capilar.

A nutrição capilar pode ser feita com máscaras nutritivas ou com os óleos vegetais, o poder que os óleos vegetais deixam no cabelo é poderoso são inúmeros os benefícios deles nos fios.

Eles agem repondo os lipídios do cabelo que são a gordura natural que os fios precisam para ficarem saudáveis, macios e com brilho.

Os óleos vegetais além de nutrir também ajudam a combater problemas no couro cabeludo como caspa e oleosidade excessiva e também acelera o crescimento capilar e combate a queda capilar, além disso também alinham os fios diminuindo o frizz e recuperam as pontas duplas.

A nutrição com o óleo vegetal que é conhecida como umectação capilar, pode ser feita uma vez por semana e deve agir nos fios por no mínimo 3 horas e para fazer é bem simples. Basta aplicar o óleo vegetal puro nos cabelos secos massageando da raiz as pontas e depois é só deixar agir e lavar em seguida com o shampoo, e para que o efeito seja ainda melhor você pode hidratar depois.

  • Cuidado na hora de dormir

como-fazer-para-deixar-o-cabelo-mais-macio-fronha

Outra dica que vai influenciar muito na maciez do cabelo é a forma como você arruma o cabelo para dormir.

Umas das coisas que deixa o cabelo áspero é dormir com o cabelo solto e usar fronha de algodão pois ela retira a umidade dos fios e por ser um tecido que não facilita o deslizar do cabelo acaba embolando e causando muito atrito.

Na hora de dormir procure fazer um coque alto e frouxo usando um laço de algodão e use uma fronha de cetim que permite com que o cabelo deslize bem e deixa os fios com um toque sedoso e com um brilho maravilhoso.

  • Reparador de pontas

O reparador de pontas além de reparar as pontas como o próprio nome já diz, ele também sela bem as cutículas do fio protegendo e reduzindo o frizz e também deixa o cabelo com um visual mais brilhoso e sedoso imediatamente.

  • Como selar as cutículas

como-fazer-para-deixar-o-cabelo-mais-macio-vinagre

Fazer a selagem das cutículas é fundamental para se ter um cabelo brilhoso e macio, isso porque quando o cabelo está com as cutículas abertas logo ele perde a hidratação e a umidade retida nele ficando poroso.

A selagem pode ser feita com um produto selante que você encontra em lojas de cosméticos ou pode usar a misturinha caseira com o vinagre de maçã.

O vinagre possui uma acidez e o um ph bem baixos que selam as escamas dos fios controlando o ph do nosso cabelo que é um ph bem mais alto.

Cutículas fechadas é sinônimo de cabelo hidratado por muito mais tempo com brilho e com maciez.

Para fazer a mistura basta misturar em um borrifador 100 ml de água, 25 ml de vinagre de maçã e 1 colher de sopa de condicionador.

Após lavar o cabelo e hidratar enxague e aplique a mistura do comprimento as pontas e deixe agir por 15 minutos e depois basta enxaguar os cabelos com a água fria.

Essa selagem pode ser feita uma vez na semana e outra utilidade do vinagre de maçã é que ele também pode ser usado nas misturinhas caseiras sendo adicionado a máscara capilar ou com outros ingredientes.

Fica a dica!

  • Touca térmica para as hidratações

Usar a touca térmica apos fazer a hidratação nos cabelos pode não parecer muito importante, mas na verdade é sim pois ela potencializa muito mais o efeito.

A touca abafa o cabelo abrindo as cutículas ajudando o cabelo a receber e a absorver melhor os nutrientes, fazendo com que o resultado final seja espetacular.

Você pode usar a touca laminada, a touca de isopor ou ate mesmo uma sacolinha plástica.

Uma dica bem legal é a que mostrei esses dias no vídeo com dicas intimas para nós mulheres, que é colocar um pedaço de papel alumínio por dentro da sua touca plástica transformando-a em uma touca térmica.

Você também pode usar uma sacola plástica para essa dica caso não tenha a toquinha plástica, a única touca que eu não indico o uso é a touca térmica que precisa ser ligada na tomada.

  • Corte bordado para ter o cabelo macio

como-fazer-para-deixar-o-cabelo-mais-macio-corte

O corte bordado é um corte que não tira o comprimento dos fios e não meche com o estilo do cabelo, ele é feito somente para tirar as pontinhas duplas e ressecadas.

Você pode reparar que quando o cabelo está com muitas pontas duplas e também com aqueles nozinhos o cabelo fica com toque mais áspero e ao fazer o corte já de imediato é possível sentir que o toque fica mais sedoso.

Além disso é importante retirar as pontas duplas pois elas podem partir e acabar quebrando.

Por falar em cabelo quebradiço te indico conferir esse post com as melhores receitas para recuperar cabelos que estão sofrendo com esse problema.

Leia! Melhores receitas caseiras para cabelos quebradiços

Aqui no blog no menu cortes você também pode conferir o passo a passo completo do corte bordado que é bem simples de ser feito.

  • Finalizador em creme

Hoje em dia no mercado o que não falta é opções de finalizadores tem opções em spray, liquido e em creme que é o meu preferido pois ele deixa um efeito mais hidratante nos fios e o cabelo fica bem mais macio.

Inclusive ele também funciona muito bem para aqueles dias em que você sente que a hidratação não deixou um efeito tão legal e que está faltando um toque a mais de hidratação.

  • Aparelhos que geram calor

como-fazer-para-deixar-o-cabelo-mais-macio-secador

Um dos hábitos que roubam a hidratação e maciez do cabelo é fazer o uso excessivo de aparelhos de calor como secador, chapinha e babyliss.

Por gerarem um calor muito alto sobre o cabelo esses aparelhos acabam evaporando toda a umidade contida nos fios fazendo com que eles fiquem ressecados e até mesmo espigados.

Por isso evite o uso em excesso e quando usar aplique sempre um produto com proteção térmica para que ele forme uma película sobre os fios impedindo que o calor danifique o cabelo.

Como manter um cabelo macio e hidratado?

  • Boa alimentação

Para que você tenha um cabelo saudável, brilhoso e macio é preciso ter também uma boa alimentação pois não adianta tratar por fora e por dentro não.

Por isso procure ter uma alimentação mais saudável rica em vitaminas e nutrientes e não esqueça de ingerir bastante água para hidratar o corpo e também os cabelos.

  • Hidratação na praia ou piscina

como-fazer-para-deixar-o-cabelo-mais-macio-verao

Essa dica é super importante pois o verão e o calor estão a todo vapor e se não tivermos o cuidado necessário com os cabelos os fios ficam extremamente ressecados e opacos.

Ao se expor ao sol ou ao calor não esqueça de proteger o cabelo usando produtos com proteção solar e também acessórios como chapéus.

Antes de entrar na água seja a água salgada do mar ou a água com cloro da piscina molhe os cabelos com água doce e aplique um leave-in em creme para proteger o cabelo.

Após sair da água e ir para sua casa tomar o seu banho lave o cabelo com um shampoo mais perolado que não resseque e hidrate os fios com uma ampola ou máscara de hidratação com tempo de ação mais rápido e se caso tiver um tempo pode fazer uma hidratação mais potente e finalizar com um finalizador em creme.

Assista também!

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

O que você achou da matéria: como deixar o cabelo macio e hidratado? Comente!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.3/5 - (53 votes)

9 thoughts on “O que fazer para deixar o cabelo macio e Hidratado?

  1. Amei Júlia todas as dicas..Estou viciada em suas dicas, nos seus ensinamentos e trocas de conhecimento. Nunca fui de cuidar do meu cabelo, ser certinha com esses cuidados e procurar fazer as coisas em casa, não tinha muita paciência em fazer nada no meu cabelo e agora te acompanhando estou conseguindo fazer e seguir as suas dicas. Nossa é muito bom te ouvir e acompanhar você. Você é uma pessoa iluminada e tem um carisma que cativa à todos. Parabéns!!! Gostaria de saber para iniciar nesse universo novo para mim de cuidados com os cabelos o que deve comprar primeiro, estou um pouco perdida.

    1. Oi lindona, fico muito feliz em ler suas palavras e em poder ajudar ❤️
      obrigado pelo seu carinho… comece pelo cronograma capilar que é uma
      agenda de cuidados com hidratações, nutrições e a reconstrução capilar…
      aqui no blog tem um post completinho falando mais sobre ele, dê uma olhadinha beijos

  2. Aah Ju você fou um anjo iluminado que Deus pôs em minga vida e em minha rotina capilar.Obrigado pelas dicas e carinho que você tem por nõs leitoras e seguidiras sua.Um Beijo.

Deixe um comentário