Como Recuperar os Cabelos Quebrados no Topo da Cabeça!

Como Recuperar os Cabelos Quebrados no Topo da Cabeça! Neste post você vai conferir dicas valiosas para cabelos quebrados. Clique e confira!

 

Como Recuperar os Cabelos Quebrados no Topo da Cabeça!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar mais a respeito daqueles cabelinhos quebrados que ficam no topo da cabeça.

Esses fios causam um certo terror pois muitas mulheres ficam em dúvida sobre o que fazer e algumas vezes confundem esses fios com os temidos frizz.

Além disso esses fios quebrados incomodam bastante na hora que queremos fazer um penteado ou finalizar o cabelo.

E quando não sabemos o que fazer para reverter esse quadro e ainda cometemos maus hábitos, acabamos prejudicando o crescimento desses fios e eles permanecem sempre ali, sem sair do lugar.

Para acabar com essas dúvidas e recuperar esses fios fazendo com que eles voltem a crescer saudáveis, eu separei algumas dicas e tratamentos para te ajudar nessa hora.

Então para conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

Cabelo quebrado é a mesma coisa que frizz?

Aqueles cabelinhos quebrados no topo da cabeça podem ser facilmente confundidos com o frizz. Mas existe uma diferença entre eles!

O frizz é causado por vários motivos, mas a raiz do problema é a eletricidade estática. A eletricidade estática causa uma instabilidade eletrônica dos íons do cabelo fazendo com que eles fiquem arrepiados.

Já o cabelo quebrado fica arrepiado e para cima por conta do tamanho. Quando o fio se quebra ele acaba ficando com um tamanho menor que o normal, com a metade do tamanho. Por conta disso eles acabam ficando sem peso e sem caimento e não conseguem ficar para baixo como os outros.

como-recuperar-os-cabelos-quebrados-no-topo-da-cabeca-frizz

 

Porque os cabelos do topo da cabeça são os que mais sofrem com a quebra?

Isso acontece porque nessa parte os fios são mais expostos aos danos. Sempre que vamos fazer um penteado é nessa parte que concentramos a nossa atenção. Sempre acabamos puxando demais e esticando para deixá-los mais modelados para evitar que eles fiquem arrepiados.

Quem usa a chapinha costuma sempre dar uma puxada a mais nessa parte e com calor excessivo ele acaba se quebrando e partindo. Além disso por estarem mais expostos eles acabam sofrendo muito mais com os danos externos como a poluição e exposição solar.

É também o liga onde a água do chuveiro quente cai, e essa parte fica bem ressecada por conta disso.

Fios quebrados no topo da cabeça quais são as causas?

Os motivos que causam a quebra capilar são vários.

São eles:

  • Químicas no geral como alisamentos, progressivas, relaxamentos, tinturas em excesso e descoloração.
  • Queratina em excesso nos fios.
  • Exposição em excesso ao sol.
  • Prender os fios molhados.
  • Usar aparelhos de calor como chapinha, secador e Babyliss em excesso.
  • Água do chuveiro muito quente.
  • Pontinhos brancos.
  • Pontas duplas.

Sim os pontinhos brancos e as pontas duplas também são grandes causadores da quebra, pois as pontas quando chegam nesse estado é porque já estão muito danificados.

E a tendência é agravar ainda mais caso você não cuide, e com as pontas afetadas pelos pontinhos brancos e pelas pontas duplas tendem a se partir e quebrar. Por isso é muito importante cuidar dos fios e eliminar esses problemas para que a quebra não ocorra.

como-recuperar-os-cabelos-quebrados-no-topo-da-cabeca-quimica

Nesse post eu falei mais sobre os pontinhos brancos e dei dicas para eliminá-los.

Pontinhos brancos no cabelo como tratar.

Aprenda também dicas e tratamentos para acabar com as pontas duplas!

Como recuperar pontas secas e duplas do cabelo. 

Cabelos quebrados no topo da cabeça como recuperar! 

  • Reconstrução capilar!

A reconstrução capilar a base de queratina vai reconstruir e recuperar a fibra capilar, fazendo com que o fio fique recuperado tendo força para crescer novamente.

Além disso a reconstrução vai deixar os fios protegidos e mais resistentes evitando novos danos. Quando o cabelo está com quebra a reconstrução deve ser feita uma vez a cada 15 dias.

Depois que esses fios forem recuperados a reconstrução deve ser feita apenas uma vez a cada 30 dias. Respeitar esse intervalo é muito importante pois como falamos acima a queratina quando é usada em excesso pode quebrar os fios.

Pois se usada sem necessidade e em excesso ela deixa os fios rígidos a ponto deles se partirem. Por isso respeite o intervalo de 15 dias e depois apenas uma vez no mês.

Pois dessa forma você vai recuperar os fios e não vai causar mais danos. Aprenda nesse post a fazer a reconstrução capilar em casa!

3 melhores reconstruções caseiras que você precisa testar.

No vídeo abaixo eu falei um pouco mais sobre a queratina capilar e o que é preciso levar em consideração antes de usá-la.

Assista!

 

Hidratação e umectação capilar!

A hidratação é um tratamento muito importante na recuperação da quebra capilar. Pois a hidratação vai devolver toda a água e umidade necessária para acabar com o ressecamento dos fios.

Com isso os fios ganham mais força e maleabilidade para crescerem saudáveis. É muito importante fazer a hidratação pelo menos 2 vezes na semana porque a hidratação nunca sobrecarrega os fios, pelo contrário deixa o cabelo cada dia mais saudável e cheio de vida.

Já a umectação feita com óleos vegetais deve ser feia 1 vez na semana. Ela vai nutrir profundamente os fios selando as pontas e a fibra capilar.

Ela também vai dar mais peso aos fios dando caimento e vai fazer com que eles tenham mais força para crescer alinhados da forma correta.

Outros benefícios dos óleos vegetais é que eles podem ser aplicados na raiz do cabelo, com isso eles nutrem e hidratam o couro cabeludo além de ativar a circulação sanguínea aumentando o crescimento acelerado dos fios.

como-recuperar-os-cabelos-quebrados-no-topo-da-cabeca-hidratacao

Além dos óleos vegetais a umectação capilar também pode ser feita com as manteigas vegetais. Elas são naturais e tem vários benefícios para os cabelos assim como os óleos vegetais. Como usar manteiga vegetal nos cabelos.

E um dos óleos vegetais que mais gosto de usar é o óleo de coco o efeito que ele dá nos fios é incrível. Confira nesse post as várias maneiras de usá-lo nos cabelos!

Como usar oleo de coco nos cabelos passo a passo.

Evite químicas e aparelhos de calor por um tempo!

Como falamos acima um dos motivos de ocorrer a quebra dos fios no topo da cabeça é o excesso de aparelhos de calor e também das químicas.

Quando o fio se quebra é porque ele está bem fragilizado e nessa situação se você usar químicas e colocar calor, esses fios vão ficar ainda mais danificados e não vão crescer porque eles precisam ser recuperados.

Para quem faz esses procedimentos é difícil ficar sem, mas vale a pena ficar alguns dias sem usar, pois, assim você vai ver seu cabelo se recuperar a cada dia além de crescer saudável e bonito.

Após recuperar os fios você pode voltar a fazer esses procedimentos, mas lembrando sempre de evitar o excesso e tomar os cuidados necessários.

Como por exemplo sempre usar um protetor térmico antes de usar a chapinha, secador ou Babyliss. Esses produtos vão criar uma camada protetora nos fios evitando que eles sejam danificados pelo calor.

E sempre antes de fazer uma química é necessário fazer um teste de mecha para saber como o seu fio vai reagir e qual será o efeito que a química vai deixar no seu cabelo.

É preciso também preparar o cabelo antes de fazer uma química. No vídeo abaixo eu falei um pouco mais sobre esse assunto e ensinei como preparar os fios para a química.

Assista!

Use finalizadores indicados para cabelos com frizz!

Já sabemos que os fios quebrados são diferentes dos fios com frizz.

Porem os produtos anti frizz podem ser usados perfeitamente nos fios quebrados pois eles vão hidratar, tratar e fortalecer deixando os fios mais comportados e alinhados.

Além disso alguns finalizadores anti frizz podem ser uma ajudinha extra na hora de finalizar o cabelo. Pois como os fios quebrados costumam ficar para cima também, esses finalizadores vão ajudar a deixar os fios comportados e no lugar.

como-recuperar-os-cabelos-quebrados-no-topo-da-cabeca-finalizador

Um finalizador que ajuda bastante a tratar o frizz e também a deixar os fios mais alinhados na hora de um penteado, é o spray iluminador anti frizz da Yenzah.

Nesse post eu mostrei a resenha completa dele confira!

Resenha Spray Iluminador OM Ouro Yenzah

Se no seu caso o quebrado está por todo o cabelo saiba como recuperar nesse post!

Como fazer um cabelo quebrado começar a crescer.

Assista também!

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

4.5/5 - (22 votes)

39 thoughts on “Como Recuperar os Cabelos Quebrados no Topo da Cabeça!

  1. Ju, faço cc com mascaras boas porém baratinhas ,e uso shampoo bomba com monovin (usava até algumas semanas atrás) e recentemente troquei de chapinha por uma de 210° que esquenta em segundos. Meu cabelo começou a se partir na nuca, muito mesmo, e no topo da cabeça comecei a notar esses fiozinhos arrepiados, ou seja, mais uma quebra. Achei que era o shampoo, suspendi o uso, porém minha mãe tb notou quebra e não usa o shampoo. Uso um protetor térmico com parafina, pois o meu da Natura livre de proibidos acabou. Você acha que a razão da quebra é essa chapinha nova junto c esse protetor?

    1. Oi lindona pode ser a chapinha sim pois o excesso de calor faz isso,
      e também o Monovin pois não o indico muito,
      no menu dicas e cuidados tem um post aonde falo mais da minha experiencia
      com ele de uma olhadinha bjus

  2. Amei as dicas, como sempre, muito preciosas. Estava precisando!
    Ju, uma pergunta que não tem a ver com post, mas necessito saber: o shampoo anti resíduos, quando usado, pode massagear a raiz?
    Obrigada! Bjosss

  3. Julia queria que voce me indicasse um bom protetor termico que proteja ate uns 230 ° graus o melhor que voce conhece pois como tenho o cabelo muito crespe passo a chapinha a 230º. E sinto q meu protetor nao protege entende? Queria que vc me indicasse o melhor q vc acha

  4. Oi Ju, Ju qndo eu finalizo uma hidratação eu gosto de passar a misturinha de vinagre de maça com água ou vinagre de maça, água e o yamasterol e não lavo depois deixo secar, eu posso fazer isso ou tem que lavar depois? e eu posso fazer essa misturinha toda vez que eu fazer hidratação ou seja três vez na semana? bjos

  5. Oi lindona…. tudo bem com vc?
    Amando seguir vc…. ❤️
    Meu cabelo hj é bem parecido com o cabelo que vc comenta ter antes, até pela foto que vc mostrou eu noto semelhança!!! Porém uso mega a mais de 10 anos pq tentava de tudo e não via resultados
    Me consultei com dermatologistas, e nem isso tive êxito, foi aonde decidi abandonar o mundo dos tratamentos e optei pelo mega… me dei super bem com ele, uso o de redinha, não me incomoda.
    Mas confesso que o sonho de ter os MEUS cabelos lindos voltaram depois que comecei seguir vc!!!
    Descobri que errava muito, não sabia o porque que meus cabelos quebravam tanto, foi aonde notei que 90% dos produtos de cabelo que usava eram com queratina
    E achava que estava arrasando ainda
    Meu cabelo é virgem por completo, não uso química nenhuma. Secador e chapinha é raríssimo eu usar, por conta de ele ser meio cacheado sempre deixo secar naturalmente. E mesmo assim é super quebradiço, cai horrores e é muito fino, o derma que fui comentou até que não tinha jeito por ser genética!
    Faz apenas duas semanas que comecei a fazer o cronograma e o meu cabelo já é outro, mais sedoso, com mais vida. Mas surgem muitas dúvidas e uma delas é… Porque que a queratina que só podemos usar em torno de uma vez no mês na fase da reconstrução, aparece tanto nos reparadores de pontas, nos Leave-in’s, protetores térmicos e assim por diante? A pergunta é… esses produtos só podem ser usado na reconstrução? Mesmo sendo finalizadores?

    1. Oi lindona fico feliz em saber que está gostando de tudo 😀
      vai depender do resultado que eles vão deixar no seu cabelo pode
      usar uma vez na semana caso sinta que está deixando os fios rígidos
      mude para uma vez a cada 15 dias ou apenas uma vez no mês bjuss

  6. Oi lindona.
    Estou em busca de uma máscara boa para hidratação que não contenha parafinas, encontrei uma dá marca “bio instinto”, aparentemente na composição e não vi o nada de parafinas ou óleos minerais , mas ela muito barata, na minha cidade está em cerca de r$11,00 reais, gostaria muito de saber sua opinião sobre ela, ela contém vários tipos, a mais comuns q encontrei foi de mandioca, argan e queratina .
    Você poderia passar uma resenha para nós meninas que estamos em busca de um cabelo hidratado gastando pouco?.
    Bju Ju!!

  7. Júlia, pode passar queratina, em gel com enxague, na raiz? Como meu cabelo teve quebra por quimica, posso passar tbm o creme reconstrutor no local da quebra ou não? Pois meu cabelo é muito oleoso. Desde já agradeço, beijos!

  8. Oi Julia tudo bem?Amo demais suas dicas e depois que te encontrei na net meu cabelo melhorou muito mesmo.Faço hidratação duas vezes na semana e uma nutrição.O meu problema é que tenho muita caspa e por mais que eu cuide elas continuam a me atormentar rsrs.Faço a esfoliação com borra de café,uso também vinagre de maça diretamente no couro cabeludo e mesmo assim no outro dia elas voltam.Não sei mais o que faço pra me livrar de vez com essas caspas,por favor me ajude.Bjo Edirene

  9. Olá! A queda capilar pode ter relação com os fios quebrados no topo da cabeça? Tive por problemas de stress muita queda capilar no final do ano passado e começo deste ano e até agora meu cabelo não melhorou, mesmo tendo passado a queda. Estou tão triste porque a parte de baixo do cabelo é linda, normal, um ondulado quase liso perfeito, mas a parte de cima está super volumosa, desalinhada e quebradiça.. preciso sempre usar ele preso se não fico parecendo uma louca com um ninho na cabeça.. Engraçado que é só uma faixinha de cabelo na parte de cima e os fios parecem danificados só da orelha para baixo, como se fosse a primeira camada de cabelo que está assim e nada funciona definitivamente. Confesso que utilizava a chapinha nessa area para controlar o volume, mas era no máximo duas vezes por semana. Só gostaria de saber se meu cabelo é assim mesmo ou se um dia ele irá melhorar, decidi parar com a chapinha definitivamente esse mês para ver se é a causa, afinal já faço cronograma e utilizo produtos adequados faz mais de um ano e nada. 🙁

    1. Oi lindona,
      pode ser que esses fios estejam quebrados por conta do
      excesso da chapinha,
      o excesso dela deve ser evitado pois danifica e quebra muito
      os fios,
      ela deve ser usada no máximo uma vez na semana,
      siga as dicas do post e siga também um cronograma de cuidados
      com hidratações, umectações e reconstrução que você vai recuperar
      com certeza!
      no menu dicas e cuidados você encontra um post completo falando
      sobre ele bjuss

  10. Gostaria que me tirasse uma duvida a algum tempo quando meu cabelo começa a crescer o meio dele quebra todinho e as laterais ficam grandes e o meio curto o que pode ser? Sempre tenho deixar ele curto por conta disso.

    1. Oi lindona, ele pode estar quebrando por algum motivo… verifique os produtos
      que você está usando e evite usar produtos com queratina em excesso… e não
      lave o cabelo na água quente e evite aparelhos de calor beijos

Deixe um comentário