Pontinhos Brancos no Cabelo O que fazer? Como tratar?

Pontinhos Brancos no Cabelo – o que são, o que fazer, como tratar? Neste post você vai saber tudo! Clique aqui e aprenda como como tratar!

 

Pontinhos Brancos no Cabelo – o que são, o que fazer, como tratar?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre aqueles pontinhos brancos indesejáveis que surgem nos fios do cabelo.
Esse é um problema que pode atingir não só a aparência do cabelo, mais também causar danos aos fios. E quando eles aparecem trazem junto a dúvida sobre como tratar e eliminá-los.
A sua principal causa é o excesso de química e excesso de uso dos aparelhos de calor. Mas pode haver outros motivos também.

E é sobre isso que vou falar hoje as causas, tratamentos e como prevenir o surgimento. Então para saber mais é só conferir o post completo. Vamos lá!

 

O que são os pontos brancos no cabelo?

Esses pontinhos brancos originalmente têm o nome de Trichorrhexis Nodosa. A tricorrexis nodosa (ou tricorrexe nodosa) consiste na formação de nódulos esbranquiçados ao longo dos fios do cabelo, dando a impressão de pequenos nós que acabam se quebrando com facilidade.

Pontinhos Brancos no Cabelo Quais são as causas?Pontinhos Brancos no Cabelo - o que são, o que fazer, como tratar?

Os pontinhos brancos como são mais conhecidos, podem surgir nos fios por conta de alguns motivos, são eles:

Desgastes do dia a dia e escovação excessiva, mas principalmente pelos excessos de química e o uso muito frequente de aparelhos de calor sem a devida proteção.

Essas agressões fazem com que os fios fiquem frágeis, sensíveis, ressecados a ponto de ficar tão danificado dando origem aos pontos brancos, que consequentemente começaram a partir e quebrar.

Podemos reparar que na grande maioria dos casos os pontinhos brancos, surgem ao longo e pontas dos fios e não no topo da cabeça, e o motivo é porque geralmente é nas pontas que são mais usados os aparelhos de calor como a chapinha por exemplo:

pontinhos-brancos-no-cabelo-o-que-fazer-pontas

Mas atenção!

Se o cabelo não sofreu nenhum dos danos citados anteriormente o problema pode ser congênito, ou pode ocorrer por decorrência de deficiências nutricionais. E se os pontinhos aparecem no couro cabeludo pode ser micose.

Que pode ser causada por dormir com o cabelo molhado ou excesso de uso de produtos sem enxague que deixam o cabelo úmido por mais tempo. Nesses três casos é indicado consultar um médico.

Pontinhos Brancos no Cabelo – Como tratar?

Quando os fios sofrem essas lesões e chegam a ficar com esses pontinhos brancos é muito importante tratar e resolver o problema, pois se esses pontinhos se partirem, podem dar origem as pontas duplas, triplas e múltiplas.

E essas pontas duplas precisam ser eliminadas logo para que elas não partam os fios ao meio podendo abri-lo por inteiro.

E esse é um dos motivos no qual muitas mulheres que querem alcançar o crescimento do cabelo, não conseguem ver a evolução no tamanho dos fios, pois eles crescem mais as pontas acabam se partindo e parece que o cabelo nunca sai do lugar.

Para saber um pouco mais assista o vídeo abaixo nele eu falo mais sobre esse assunto:

Então no caso dos pontinhos brancos o mais indicado para a eliminação acaba sendo o corte.

Uma alternativa para quem não quer fazer um corte que tire o comprimento dos fios é fazer o chamado corte bordado.

Nele é tirado pontinha por pontinha, é um processo um pouco mais demorado, mas que não irá tirar nem o volume e nem o comprimento dos fios e irá remover todas as pontinhas brancas e duplas.

Ele pode ser feito em um salão com ajuda de um profissional, mas também pode ser feito por você mesma em casa pois é um processo bem simples.

pontinhos-brancos-no-cabelo-o-que-fazer-corte-bordado

Para aprender o passo a passo do corte bordado confira o post a seguir: corte bordado em casa.

Tratamento para evitar os pontos brancos no cabelo

Tão importante quanto remover e eliminar os pontinhos é o tratamento para manter os fios sempre hidratados e saudáveis e evitar que eles voltem.

E o melhor tratamento para alcançar esses benefícios é seguir um cronograma de cuidados, com ele você vai recuperar o cabelo e manter todos os resultados, deixando os fios hidratados, nutridos, fortalecidos e longe desses pontinhos tão indesejados.

Para saber como funciona o cronograma e como montar um de acordo com a necessidade do seu cabelo leia o post a seguir: cronograma capilar como montar.

Veja também: como recuperar pontas duplas e secas do cabelo e tratamento para cabelos danificados e elásticos.

Como prevenir o surgimento dos pontos brancos no cabelo?

  • Siga um cronograma de cuidados!

Como foi falado acima o cronograma é muito importante para o cabelo, não só para tratar o fio mais também para prevenir os temidos pontinhos brancos e as pontas duplas.

  • Use óleos finalizadores!

Esses óleos vão ajudar a manter as cutículas dos fios fechadas evitando que elas se abram e em seguida se quebrem e partam.pontinhos-brancos-no-cabelo-o-que-fazer-trichorrhexis-nodosa

  • Evite tomar banho muito quente!… Lavar o cabelo na água muito quente pode acabar agredindo o fio, tirando a hidratação fazendo com que ele fique ressecado causando danos.
  • Evite pentear o cabelo com muita força!
  • Ao se expor ao sol use produtos com proteção solar!
  • Evite químicas em excesso!
  • Evite o uso frequente de aparelhos de calor!

Os dois últimos com certeza são os maiores causadores dos pontinhos brancos nos fios, é muito importante evitar o excesso e quando usar tanto o secador, babyliss ou chapinha, é fundamental aplicar um protetor térmico antes, para proteger os fios do calor.

Veja esse post falando um pouco mais sobre os tipos de finalizadores e suas funções, nele falo um pouco mais da importância do uso do protetor térmico.

Essas foram as dicas de hoje, espero que vocês tenham gostado…

Por hoje é isso lindonas…

Um grande beijo e até o próximo post!

 

Julia Doorman

 

 

4.5/5 - (28 votes)

84 thoughts on “Pontinhos Brancos no Cabelo O que fazer? Como tratar?

  1. Júlia, tenho luzes e meu cabelo quebra muito. Esses pontinhos brancos sao visíveis nos cabelos loiros?
    Outra dúvida, sempre que faço umectação, percebo que quando vou lavar, meus cabelos caem mais do que na lavagem normal. Não sei oque estou fazendo de errado :/

    1. Oi lindona é visível em todos os cabelos,
      é normal pois são fios que já iam cair
      normalmente ao pentear ou na hora do banho e
      ao fazer o enluvamento dos fios eles caem mais
      rápido bjus

  2. Oi Julia tudo bem! E estou com muitos fios branco eu acho que pontinhos não tenho, meu cabelo tem caindo com frequência já tomei pio foord por quase 2 anos receitada pelo medico, mas continua caindo, uso um shampoo anti queda mas só ameniza. Pode me ajuda?

      1. Oi Julia,
        Amo suas dicas, venho tentando seguir, tenho muita vontade de tee cabelos longos, mas nunca consigo os resultados esperados.. Não uso química no cabelo, mas meu cabelo vive com pontas duplas e os pontos branquinhos… e sempre acabo cortando, a cada 3 meses tiro as pontas.. o corte bordado no Salão com a máquina estraga o cabelo?
        Obrigada Lindona
        Beijos

        1. Oi lindona, é muito importante que você siga um cronograma de cuidados com as hidratações
          e umectação semanal e a reconstrução uma ver por mês… eu nunca fiz com a maquina mas dizem que é muito
          bom também beijos

          1. Ola, minha filha tem 6 anos e está com o cabelo assim, porém não é nas pontas e sim na raiz para o meio dos fios! Ela tem o cabelo cacheado, o que posso fazer para não cortar? pq são nas pontas.
            No começo achei que fosse lendeas porém não saia de jeito nenhum.

    1. Oi lindona os alisamentos caseiros aqui do blog pode te ajudar,
      o efeito é progressivo pois não tem química fazendo toda semana
      os resultados vão aparecendo de uma olhadinha no menu receitas
      caseiras bjus

  3. Oii Júlia, quero fazer o corte bordado mas o meu cabelo está elástico, estou fazendo reconstrução toda semana e deixei a química e a chapinha de lado. Como faço para fazer esse corte? Pode fazer com o cabelo natural msm sem chapinha ??

  4. Oii Ju, amei o post!!
    Tenho uma dúvida, sou nova por aqui ainda, mas ja assisti vários vídeos e ja comentei o quanto vc me ajudou com suas dicas em um outro post.. o qual vc me respondeu e eu fiquei muito feliz!!
    Mas queria te pedir sobre a coloração do cabelo, também faço banho de brilho no meu cabelo com tinta castanho claro, mas ele desbota super rápido e também fica bem avermelhado, isso me incomoda um pouco. Seu cabelo não fica assim ne? E se fica ,oque vc faz para evitar que fique avermelhado?
    Beijo enorme e fica com Deus

    1. Oi lindona fico feliz que esteja gostando,
      o ideal é usar produtos especificos para quem
      tem coloração esses produtos vão ajudar a tinta a
      não desbotar, no menu castanhos e pretos tem um post
      falando mais do porque que os cabelos castanhos ficam avermelhados
      de uma olhadinha bjus

  5. Oi, Julia!
    Amei a matéria hahaha
    Então, vi um anúncio no início de um vídeo no YouTube sobre velaterapia. Aparentemente queima as pontas duplas do cabelo com a vela! Você poderia trazer o assunto pra gente? Um beijo!

  6. Nossa, muito boa essa matéria Julia!!! Entendi agora, o porque esses pontinhos sumiram dos meus cabelos: eram longos e descoloridos. Hoje é curto e natural hahahaha. Consegui ter cabelos castanhos novamente, só que com 35% de fios brancos, costumo dizer: que estão nascendo loiros platinados hahah.. Muito obrigada por compartilhar suas experiencias!

  7. Oi Ju, tudo bem?
    Já tem uns dois meses que eu faço o cronograma capilar. Sempre segui tudo bonitinho, sequei com protetor térmico, exterminei chapinha, escova e babyliss. Fiz um único tratamento químico que foi o alinhamento e nunca pintei o cabelo. Mas, mesmo assim continuava aparecendo esses pontinhos brancos que geravam milhares de pontas duplas. Fiz o corte bordado, eu mesma, e assim que eu tirava a maioria dos pontos, vira e mexe eles voltavam. Apesar de ter um cabelo ondulado, mas agora liso por causa do alinhamento, eu comece isso a usar creme de pentear para facilitar o desembaraço dos fios, q por sereno finos, estavam embaraçando muito.
    Ju, essa foi a causa dos pontinhos! Usei tanto o creme de pentear, ficou tão umido que gerou os pontinhos!
    Ainda bem que vc existe, pq você q salvou meu cabelo!
    Beijos lindona! Tenho uma admiração imensa por vc!

  8. Oi ju, vi num outro post seu sobre vitaminas para o cabelo ..estava pensando em comprar o imecap hair e ao mesmo tempo auxilia com shampoo da salon line para crescimento ..queria saber se fazer uso dos dois vai prejudicar o meu crescimento capilar ? Espero a resposta lindona ..amo seu canal

  9. Ju, vi que vc postou no face para darmos idéias pra vc gravar os próximos vídeos… então como vc sempre me responde aqui no blog, vim falar aqui heheh Eu gostaria muito que vc e o James fizessem um vídeo contando como se conheceram e também gostaria que vc falasse sobre seus perfumes e os produtos que vc usa no corpo.. Eu iria amar muito se vc gravasse sobre esses assuntos, e acredito que muita gente também hehhe
    Um beijo enorme!!

  10. Oi ju sou nova por aqui não conhecia o seu canal mas comecei a pesquisar sobre cabelo Fasso progressiva a 2 anos meu cabelo e bem emrrolado mesmo comecei a fazer progressiva falaram que ia parar de cair mas com o tempo ele ta caindo muito ta ralo nas ponta e mais volumoso na raiz pensei em parar de fazer proguesiva mas não gosto do cabelo sempre com creme e molhado atis não fazia hidratação nada nos cabelos tem 1 mês que to usando óleo de Cocó e de rícino e algumas mascaras mas na minha cidade não tem essas que você fala no seu canal MS queria uma dica para ele dar volume nas pontas que devo fazer parar com proguesiva e voltar para os cabos ou continuar com a progressiva me ajude

    1. Oi lindona no menu dicas e cuidados tem post com dicas para
      engrossar cabelos finos e ralos, e no menu receitas tem posts
      com passo a passo de alisamentos caseiros eles são naturais e o
      efeito é progressivo, fazendo toda semana ajuda bastante bjus

  11. Olá Júlia! Eu chamo-me Inês e sou de Portugal. O meu cabelo está elástico e com muitas pontas duplas, mas eu queria conseguir salva-lo em vez de cortar, mas eu não encontro nenhum dos produtos que tu usas á venda no meu país, nem em lojas online que enviem para cá… 🙁 gostaria que me disse-se se conheces alguma loja que envie esses produtos para países além do Brasil!
    Também me falaram na marca novex (a essa já consigo ter acesso em Portugal) mas não sei se é uma marca de confiança ou se funciona, conheces. se sim alguma vez testas-te? o que pensas da marca?
    P.S.: gosto muito do teu blog e a tua filha é super linda e adorável! felicidades para os 3!! <3

  12. Júlia parabéns, obrigada por todas as dicas, mas tenho um problema e gostaria da sua ajuda faço escova toda semana porém vou passar uma semana na praia o que posso fazer pra deixar meu cabelo mais liso nesse tempo sem precisar fazer escova todo dia ? Bjus

  13. Oi Julia! Me socorre,por favor?! Preciso engrossar meus fios estão muuuito finos e sem volume, posso fazer aquela receita da gelatina que tem aqui no blog,e acrescentar mel? Ou nao posso misturar mel e gelatina?

  14. O Júlia,bom dia!
    Fiz progressiva recentemente tbm ja uso suas dicas para cabelo que por sinal são preciosas.Gostaria que vc me desse uma dica sobre o Btox de Forever Liss.É uma progressiva também?Pode danificar meu cabelo que esta crescendo e ficando bonito?

  15. Ooi Júlia, tudo bem! vc está de parabéns pelo trabalho, vc é maravilhosa e muito inteligente, muito sucesso pra vc! Tenho uma dúvida, eu faço meu cronograma capilar todo mês, e faço os procedimentos 2 vezes por semana, mas meu cabelo não fica legal sem a finalização com a chapinha, nas 2 vezes que faço os procedimento uso a prancha! e aí, estou tirando o valor do meu cronograma capilar, estou jogando fora todos esses cuidados pelo uso da prancha 2 vezes na semana? OBS: uso protetor térmico sempre!

  16. Parabéns Pelo Seu Trabalho
    Desde que comecei a fazer essas hidratações e umectações meu cabelo não é o mesmo
    Parabéns mesmo, muito obrigado
    muito sucesso pra você no seu canal
    E que Deus abençoe essa filhinha linda que você tem
    bjo <3

  17. Oii Juh
    Tenho 14 Anos, E vim aqui para dizer
    Paranéns!
    Desde Quando comecei a fazer essas hidratações meu cabelo não é mais o mesmo…
    parabéns de verdade
    continue sendo essas essa mulher incrível
    muito sucesso pra você
    E que Deus Abençoe essa filhinha linda que você tem.
    bjs

  18. Olá Ju, primeiramente gostaria de agradecer a sua boa vontade de sempre estar nos ajudando e compartilhando seus conhecimentos!
    Faz exatamente 1 ano que conheci seu blog e que comecei meu cronograma capilar. De 6 em 6 meses faço luzes e botox, e de 3 em 3 meses corto as pontinhas. Posso dizer que melhorou 85% meu cabelo♥♥, massss… estou com uma duvida agora, faço 1x na semana umectação/nutrição, 1x na semana passo uma mascara matizadora (Forever Liss – Banho de perola que contem lumini system, manteiga de karite e acido latico), 1x hidratação caseira (gosto mais da de maizena, gelatina,glicerina e banana) e 1x por mês uma reconstrução. Porém sinto que meus cabelos precisam de algo mais… mas não sei identificar!!! Eles estão porosos, ressecados… totalmente sem vida sabe?? Minha meta agora e o crescimento (estou tomando a 1 mes o pill food turbinado + oleo de ricino sempre antes de lavar), porém gostaria de deixa-los mais bonitos… Oque você sugere Ju???

    Obrigada lindonaaaa

    1. Oi lindona como você faz química duas vezes no ano faça a reconstrução
      uma vez a cada 15 dias para fortalecer, e foque ainda mais nas hidratações
      faça pelo menos duas na semana e procure usar produtos bem hidratantes e máscaras
      com o efeito desmaia fio pois elas deixam os fios mais macios e sedosos bjus

  19. Oi Júlia!
    Adoro assistir seus vídeos , meu cabelo melhorou muito!
    Só tem um probleminha, meu cabelo não aguenta secador , mesmo tendo todos os cuidados necessários.
    As pontinhas duplas aparecem. Estou secando somente no sábado.
    Você é show!!!!

  20. Olá Julia tudo bem ?…..Comecei faz um mês a cuidar dos meus cabelos da maneira que você ensina, faço alisamento na raiz já faz muito tempo aquele termoativado…mas judia muito do cabelo….
    Então pensei vou tentar fazer o Cronograma, as Hidratações caseiras, os alisamentos natural…em poucos dias a diferença é imensa …nem eu estou acreditando …você é ótima minha auto estima está lah em cima ….. fico sempre ansiosa para novos videos……
    Grande beijo continue com esse trabalho maravilhoso, pois está ajudando muito as pessoas….

    🙂

  21. Júlia
    Meu cabelo está cheio d pontinhos brancos, já cortei, faço cronograma, uso glicopan pet, mas eles voltaram a aparecer… Deixei de pintar(meu cabelo era vermelho, já está laranja) e de escovar, não sei oq fazer me ajuda

    1. Oi lindona se você está seguindo todas as dicas do post
      e eles não estão sumindo o ideal é consultar um medico pois
      o motivo pode ser por decorrência de deficiências nutricionais
      bjus

  22. Júlia, no meu cabelo so veio aparecer essas pontas brancas após parar de fazer quimicas, meu cabelo não esta 100% natural, mas a quimica já saiu quase toda, eu faço hidrtações e mais hidratações as pontas ficam espigadas 🙁

  23. Oi Júlia, me ajuda por favor, sou nova no cana. Meu cabelo está com algumas pontinhas duplas e pontinhas brancas, tenho luzes há 2 anos, e meu cabelo é repicado, até hoje nunca encontrei nenhuma linha de hidratação boa de verdade, na verdade também nunca fui de hidratar cabelo toda semana. Preciso que me ajude à resolver o problemas das pontinhas brancas e das pontas duplas, preciso fazer voltá-lo à crescer saudável como antes.

    1. Oi lindona seja bem vinda 😀
      para as pontinhas brancas pode seguir a dica
      desse post,
      e para as pontas duplas de uma olhadinha no menu
      dicas e cuidados lá tem um post completo com dicas
      para acabar com as pontas duplas bjuss

  24. E detalhe, eu lavo, faço uma hidratação em casa, seco e faço chapinha toda semana, meu cabelo é bem seco, cheio e tem um fio grosso… Nunca fiz progressiva, apenas luzes. Percebi também que depois que comece a usar o shampu bomba da salon line, fez o meu cabelo cair, vai ver foi até ele que deu essas pontas brancas. Me indiquei o melhor tratamento, uma melhor linha para resolver por favor. Comecei usar atualmente a Amend, estou gostando. O que me diz da Forever Liss.

  25. Oii Júlia, tô sempre acompanhado seus vídeos, faço hidratação toda semana e uso minha escova rotativa sempre que faço hidratação, no começo senti melhora no cabelo mais agora não vejo mais sinto o fio grosso e rebelde, devo parar o uso da escova, quando lavo e não uso meu cabelo fica muito alto. Tenho luzes, quebra e cai muito meu cabelo

  26. eu nunca dei quìmica no meu cabelo e uso muto cremo sò tomo banho de agua quente e td dia molho o cabelo meu cabelo bate no meio do peito e agr o que que eu faço? pelo amr de Deus!!

    1. Oi lindona,
      siga um cronograma de cuidados com hidratação, nutrição
      e reconstrução,
      no menu dicas e cuidados você encontra um post falando mais
      sobre ele,
      evite lavar o cabelo na água quente pois ela danifica e resseca
      os fios,
      use a água morna bjuss

  27. oi Julia
    meu cabelo é odulado e tem muitos potinhos brancos em uns fios e antes eu costumava prender o meu cabelo molhado . Eu queria saber se tem alguma coisa ave e se pode min ajudar
    eu gosto muito do meu cabelo. bjs

  28. Oi julia…
    Bom meu cabelo tá cheio de pontinhos brancos mais principalmente nas pontas e cm várias pontas duplas tbm…as pontas tbm estão espigadas. As pontas infelizmente tem quimica ainda mais eu cuido faço hidratação caseira, nutrição caseira faco reconstrução caseira.. umectação dificilmente vou ao salão eu prancho ele todo final de semana passo protetor térmico tudo certinho. Mais não sei como acabar cm esses pontinhos brancos.. tô até pensando em cortar ele mais tô cm dó pq ele tá grande tá quase do tamanho do seu.. oh! Ju me ajuda!!!!!

    1. Oi lindona,
      evite usar a chapinha em excesso pois ela é uma das causadoras
      desse problema,
      use apenas uma vez na semana e siga as dicas do post que com
      certeza vai te ajudar bjuss

Deixe um comentário