Raiz oleosa e pontas Secas? Como Cuidar do Cabelo Misto!

Raiz oleosa e pontas Secas? Como Cuidar do Cabelo Misto! Neste post você vai saber dicas preciosas de como cuidar e hidratar o cabelo misto, clique para saber tudo!

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

O post de hoje é para falar sobre um assunto que foi muito pedido por vocês…

Vou falar sobre como cuidar dos cabelos mistos que é o meu tipo de cabelo também hehe, desta forma posso dar muitas dicas valiosas para vocês, dicas que me ajudam a manter a oleosidade em dia e o cabelo hidratado. Ajudam a espaçar mais as lavagens e eu não preciso lavar todos os dias.

Quando o cabelo é oleoso na raiz e seco do comprimento as pontas ele é um cabelo misto e deve ser tratado da forma correta.

Então vamos lá!

  1. Shampoo!

Quem tem esse tipo de cabelo tem que saber escolher o shampoo correto. Porque a escolha errada pode causar problemas de oleosidade e até a caspa.

O shampoo certo é aquele indicado para cabelos mistos ou para cabelos oleosos. É necessário observar que quando o cabelo começar a escamar por causa do uso constante desse tipo de shampoo, é importante intercalar com um shampoo hidratante.

Use mais ou menos em umas três lavagens o shampoo transparente, e depois use o shampoo hidratante. Para mim e para a maioria das pessoas, fazendo assim dá super certo no controle da oleosidade. Mas você deve que ir dosando as lavagens com o shampoo e ver como fica melhor para você.

raiz-oleosa-e-pontas-secas-saiba-como-lavar-hidratar-e-cuidar-dos-fios

  1. Peeling capilar!

É muito importante também fazer a cada 30, 40 dias ou no máximo 2 meses o peeling capilar. Para remover o excesso de oleosidade e aquelas casquinhas de pele morta que vão se acumulando no couro cabeludo entupindo os poros, impedindo o crescimento saudável do cabelo.

raiz-oleosa-e-pontas-secas-saiba-como-lavar-hidratar-e-cuidar-dos-fios-peeling-capilar

Essa limpeza é muito importante para fazer o seu cabelo crescer mais saudável e reduzir a oleosidade. E só o shampoo não consegue remover por completo toda essa sujeira.

Assista ao passo a passo completo do peeling capilar:

  1. Óleos vegetais!

O uso dos óleos vegetais no couro cabeludo foi uma salvação para mim! Já tem anos que eu uso, mais quando eu não usava eu não sabia que o óleo podia controlar a oleosidade na raiz. Porque quando você conta para as pessoas essa dica, é normal elas estranharem, mas quando elas usam veem que realmente funciona. Vou explicar, o motivo:

raiz-oleosa-e-pontas-secas-saiba-como-lavar-hidratar-e-cuidar-dos-fios-oleos-vegetais

Quando aplicamos o óleo vegetal no couro cabeludo, ele absorve e então nosso organismo não produz mais tanto óleo, porque já tem aquela ”oleosidade” sendo aplicada. Então a oleosidade é controlada através do óleo vegetal.

Sempre que você sentir que seu cabelo está muito oleoso, uma vez a cada 15 ou 30 dias aplique o óleo vegetal na raiz. Pode ser qualquer óleo vegetal, eu amo o óleo de coco!

Eu aplico no couro cabeludo, massageio bem com as pontas dos dedos em movimentos circulares e deixo agir de 3 a 5 horas. Ou para quem não tem muito tempo, pode aplicar e deixar agir a noite inteira. Pois a aplicação é bem rápida, em torno de 5 minutos, pela manhã lave com shampoo e condicionador, pode até hidratar em seguida.

O cabelo vai ficar lindo e maravilhoso! Nutrido, brilhoso, sem frizz e ainda vai controlar a oleosidade.

Assista o passo a passo completo da umectação capilar:

  1. Muita hidratação!

O comprimento do cabelo precisa de muita hidratação, muita mesmo, igual à dos cabelos secos. É preciso focar muito nessa etapa.

Quando meu cabelo está muito ressecado que eu vejo que as hidratações não estão dando conta, além delas eu uso a máscara no lugar do condicionador. Essa dica dá muito certo para mim!

Porque hoje em dia as máscaras já têm o ph balanceado para fechar a cutícula e agir como condicionador. Então se você quiser, pode dispensar o condicionador e usar a máscara no lugar, pois vai ajudar a hidratar muito o cabelo.

raiz-oleosa-e-pontas-secas-saiba-como-lavar-hidratar-e-cuidar-dos-fios-muita-hidratacao

Confira neste post duas hidratações potentes para cabelos ressecados.

  1. Não aplicar máscara na raiz!

Essa dica é muito importante! Porque quando eu aplico a máscara próximo da raiz no outro dia meu cabelo já está muito oleoso e eu preciso lavar novamente.raiz-oleosa-e-pontas-secas-saiba-como-lavar-hidratar-e-cuidar-dos-fios-mascara-na-raiz

Quando se aplica a máscara na raiz o cabelo fica muito oleoso e não adianta manter o comprimento hidratado e a raiz oleosa.

  1. Usar leave-in!

É muito importante fazer o uso do leave-in ou do creme de pentear sempre que você lavar o cabelo para usar o secador.

Porque esses finalizadores ajudam a hidratar o cabelo, a fechar a cutícula, dar brilho e diminuir o frizz, por isso essa dica não pode faltar.

raiz-oleosa-e-pontas-secas-saiba-como-lavar-hidratar-e-cuidar-dos-fios-leave-in

  1. Deixar o cabelo secar ao natural!

Quando você usa o secador e a chapinha no cabelo misto ele acaba ficando muito ressecado. Então é legal você deixar o cabelo secar ao natural, ainda mais agora no verão, deixe ele ”descansar” da chapinha e do secador, isso vai fazer com que ele fique mais hidratado. Quando fazemos uso do calor retiramos a umidade do fio, que nada mais é que a hidratação. É por isso que as vezes nós hidratamos o cabelo e ele parece estar sempre ressecado.

raiz-oleosa-e-pontas-secas-saiba-como-lavar-hidratar-e-cuidar-dos-fios-secar-ao-natural

  1. Reparador de pontas!

É importante fazer o uso de reparadores de pontas e protetor solar para cabelos, sempre que você for se expor ao sol. Se você for para praia ou piscina aplique sempre que for entrar na água porque vai ajudar a manter seu cabelo hidratado. Caso contrário seu cabelo vai ficar muito ressecado e vai ser difícil recuperar depois. É importante manter a hidratação na praia usando máscaras e ampolas de ação rápida.

raiz-oleosa-e-pontas-secas-saiba-como-lavar-hidratar-e-cuidar-dos-fios-reparador-de-pontas

Confira os cuidados essenciais com o cabelo durante o verão!

  1. Óleos vegetais nas pontas!

Essa dica é boa para todos os tipos de cabelos.

Sempre que for lavar o cabelo aplique um óleo vegetal na extensão e nas pontas do cabelo e lave normalmente com o shampoo.

Não é necessário aplicar o shampoo na extensão dos fios pois ele vai tirar a oleosidade do couro cabeludo, a espuma que se formar deixe escorrer para lavar o restante do cabelo.

O óleo vai proteger os fios do shampoo, pois ele tira demais a oleosidade do cabelo que acaba ficando ressecado.

Confira mais dicas para usar os óleos vegetais no cabelo: 11 formas diferentes de usar óleo de coco nos cabelos.

  1. Água termal Capilar!

Essa dica eu aprendi a pouco tempo.

A água termal própria para cabelo pode ser aplicada no cabelo até 3 vezes no dia. Ela vai hidratar o cabelo, dar brilho, balanço e vai deixar com menos fizz. Pelo menos uma vez por dia é legal você aplicar porque na hora já dá “up” no cabelo. Essa dica é muito legal e ajuda demais na hidratação tanto no cabelo seco, cabelos com química ou cabelos mistos como o meu.

raiz-oleosa-e-pontas-secas-saiba-como-lavar-hidratar-e-cuidar-dos-fios-agua-termal

  1. Lavar o cabelo com condicionador!

Para quem hidrata e parece que o cabelo vive ressecado: a dica de ouro é lavar o cabelo com o condicionador para mante-lo mais hidratado, mas atenção!….tem que ser um condicionador próprio para co-wash. Faça uma pesquisa na internet, tem vários condicionadores para co-wash no mercado, tem alguns da marca Yenzah que são muito bons.

Então o que eu faço é o seguinte:

Uma ou duas vezes na semana eu lavo o cabelo com o condicionador e depois eu finalizo as pontas com uma máscara. A raiz não fica oleosa porque esses condicionadores são próprios para você fazer isso. Se você gostar dessa dica, pode fazer uma ou duas vezes na semana, intercalando com a lavagem usando o shampoo.

Isso vai manter seu cabelo mais hidratado, porque o shampoo tem sulfato e o sulfato retira muito a umidade do cabelo que é a hidratação, e deixa o cabelo sem brilho. Então é legal pra deixar seu cabelo mais saudável, usar um shampoo sem sulfato ou usar um condicionador de co-wash intercalando com seu shampoo tradicional.

Leia mais sobre a técnica co-wash: como fazer co wash.

Por hoje é isso lindonas…

Um grande beijo e fiquem com Deus!

Julia Doorman

4.4/5 - (7 votes)

40 thoughts on “Raiz oleosa e pontas Secas? Como Cuidar do Cabelo Misto!

  1. Oi Julia!
    Confesso que não sou muito apegada em beleza e tinha até um preconceito com youtuber’s e tal. Maaas…bateu um desespero com o meu cabelo e recorri para tudo o podia e de todas a meninas, você me pareceu a mais sincera: “Isso funcionou pra mim, isso não funcionou…Procure um médico!” Como também sou assim, gostei de você, rs…Ainda pensei algumas vezes (tentando resistir) e acabei assinando pela primeira vez um canal de beleza. Como se não bastasse, estou quase convencida a comprar o seu curso. Por enquanto é segredo, mas tô botando fé! hehe…Mas então, marquei um médico para o dia 26/01, pois minha queda de cabelo está absurdamente frenética e acho que não vale a pena começar o curso agora, acho melhor descobrir a causa da queda e depois tratar. Gostaria de saber se o curso vai estar rolando com esse preço no próximo mês.
    Desde já, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos de rainha e me fazer sentir vontade de cuidar mais de mim.
    Beijinho,
    Tati.

  2. Juu lindona <3
    Acompanho o blog à um bom tempo e simplesmente amo suas dicas
    Ju, em maio do ano passado fiz a burrice de pintar o cabelo de preto azulado… A cor ficou linda, mas como eu imaginei, não demorou muito pra querer mudar de novo. Cheguei à retocar mais 2x a tintura, sendo a ultima em dezembro, mas agora voltou aquela vontade incontrolável de ser loira outra vez… Alguma dica de como sair desse preto azulado e ir voltando aos poucos pro loiro?
    Bjos pra você e pra Maju <3

  3. Oi Ju, quero dizer que te adoro e a 4 meses faço cronograma capilar e meu cabelo é outro, graças a você, mas mudando de assunto, já usou o Light-poo da Loreal? Eu estou usando o de reparação total 5, e acho que ajudou muito, já que meu cabelo é loiro, fino e embaraçava muto, nessa parte eu amei, mas não acho na internet resenhas sobre esse shampoo, você tem intenção de fazer???

  4. Esse é o meu tipo de cabelo também , e eu sofro muito com as pontas secas e a falta de definição
    Juuuh você poderia me dizer se o soro fisiológico substitui a água termal , pois não a encontro aqui, e dizem que ele (o soro fisiológico) hidrata muito o cabelo
    beijos!!

    1. Oi lindona o soro tem poder hidratante sim ele pode ser usado na
      hidratação e como ultimo enxague apenas uma vez na semana,
      de uma olhadinha no menu dicas e cuidados lá tem um post falando
      mais sobre ele bjus

  5. oi julia tudo bem?
    tenho uma duvida, oque vc acha de retirar a umectação com condicionador tipo o yamasterol amarelo, dizem que é mais eficaz do que shampoo que resseca menos, porem não sigo nenhuma tecnica, lavo meu cabelo com shampoo com sulfato, tenho cabelo compridos finos e preto, será que da certo, dizem metodo É UCEP, BJUS

  6. Oi Júlia ,
    te importunando de novo hahaha …..mas vc conhece os produtos da marca daqui de Minas,a Plusbelle,aquele do comercial da Camila Pitanga?
    Fui atraída por eles no supermercado,achei bem diferenciados e fiquei curiosa .
    Bjs 🙂

  7. To conhecendo seu site agora, to amando as dicas, vou começar a testar.
    Vi poucas dicas para loiras ( to com o meu cabelo natural, mas to louca para ficar loira), só que não to afim de gastar fortunas no salão com hidratações e matização…
    Qdo tiver oportunidade irei adorar ver algumas dicas por aqui..
    Parabéns pelo site!!!

  8. oi julia tubem?nossa suas dicas estão melhorando meu cabelo 100%, mais só to com uma duvida quero fazer peeling capilar porem o shampoo esfoliante da natura saiu de linha, vc poderia me inidicar outro? bjus fica com Deus

  9. Oii Julia tudo bem? Suas dicas, receitas são sensacionais amo todas, já fiz algumas e meu cabelo esta com aqueles pontinhos brancos ressecados e bem armado. Meu cabelo é natural, porém passei muito tempo sem fazer nada e depois que encontrei seu blog, seu canal no youtube estou mais viciada em meu cabelo. Só que não estou vendo resultado ainda está feio e sem vida estou muito triste já pensei milhões de vezes em cortar, e bem grande só que cabelo grande e feio me deixa muito triste, vi que você já ajudou muitas mulheres a recuperar o cabelo preciso muito de sua ajuda pra que não tenha que cortar meu cabelo. Bom é isso estou desesperada já enviei mensagem no Instagram no canal e não tive resposta, estou pouco tempo no canal mais estou amando todas as suas dicas e receitas e maternidade, que afinal sou louca pra ser mãe e você me inspirou muito. Bom é isso espero sua resposta amo muito você e seu trabalho porque cabelo e a alto estima de toda mulher e você consegue trazer isso.
    BJS da Mari.

    1. Oi lindona no menu dicas e cuidados tem um post falando mais sobre
      os pontinhos brancos de uma olhadinha,
      siga um cronograma de cuidados com as hidratações, umectações e reconstruções
      esses tratamentos vão te ajudar a recuperar e manter os resultados,
      bjus

  10. Oi Ju lindona, td bem? Sempre te acompanho e vc é a minha youtuber favorita, a mais simples e sincera( na verdade quase nem sigo muitas pessoas rs) gostaria de te parabenizar pelo seu trabalho e agradescer por estar nos ajudando. Eu tenho o cabelo misto e inclusive estava caindo muito mas graças à vc e suas dicas está melhorando cada dia. Meu cabelo também é misto e estou usando o shampoo SOS Detox da Salon line, vc sabe se caso eu use só ele funciona? Deus super certo no meu cabelo nas primeiras lavagens porque percebi que o PH dele também não é mto alto ou não tem muito detergente na fórmula mas não sei se devo usar só ele apesar de conter muitas vitaminas na fórmula. O que v me indica?
    bjos lindona, e sucesso!

  11. Oi Júlia! Eu tenho raiz oleosa mas no último ano comecei a usar coloração sem amônia nas raízes para cobrir alguns fios brancos. Eu gosto de usar shampoo de limpeza ou para cabelos oleosos mas percebi que eles retiram a coloração mais rápido e por isso tenho evitado usar. Uso mais quando os fios brancos já estão aparecendo e já sei que terei de pintar de novo a raiz. Esse procedimento que vc passou, principalmente a parte da esfoliação, vai acarretar na mesma situação, né? De tirar a tinta mais rápido?!

  12. Oi Ju, tenho notado que meu cabelo está ficando assim..oleoso na raiz e pontas muito secas. Qnd uso shampoo hidratante, as pontas ficam boas mas a raiz fica mega oleosa. Queria uma dica sua de leave in que não seja pesado, pois tenho muitoo pouco cabelo e meus fios são muitoo finos, pesam com qualquer coisa! Já usei aquele Uniq One da Revlon e minha raiz fica oleosa mesmo usando só uma gotinha (não passo na raiz)..
    Obrigada, bjss

    1. Oi lindona,
      intercale um shampoo hidratante com um shampoo transparente
      em cada lavagem use um,
      ou tente usar um shampoo mais perolado,
      tente usar o exterminador de frizz da Lola Cosmetics geralmente
      ele não costuma pesar bjus

    1. Oi lindona,
      existe varias opções no mercado mas use sempre máscaras liberadas
      para No/e Low poo ou liberadas para co-wash pois elas podem ser aplicadas
      no couro cabeludo,
      se não forem liberadas aplique longe da raiz para não deixar ainda mais oleosa,
      uma boa opção liberada e que dá bastante brilho é a Coconut Bombar da Inoar no menu
      resenhas tem a resenha completa dela bjus

  13. Oiie Júlia ,tudo bem?
    Me ajuda,meu cabelo e liso natural mais muito resecado .Não quero cortar as pontas e ele e muito oleso na raiz.
    Ele está crescendo mais está bastante resecado nas pontas.O que me recomenda..
    Obs meu cabelo e liso natual …
    Que tipo de cuidados devo ter ?indica algum shamppo ou condicionador??
    Socorro kkk.

    1. Oi lindona,
      siga um cronograma de cuidados com hidratações e umectações
      semanais e também uma reconstrução por mês para fortalecer…
      foque bastante nas hidratações fazendo pelo menos duas por semana,
      aqui no blog tem um post completo aonde eu falo sobre o cronograma e
      também tem post com dicas para cuidar do seu tipo de cabelo que é misto,
      oleoso na raiz e ressecado no restante… beijos

Deixe um comentário