Como melhorar minha autoestima

Como melhorar minha autoestima. Melhore sua autoestima rapidamente com essas dicas simples e poderosas. Clique e confira!

Como melhorar minha autoestima

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje em dia, muitas pessoas enfrentam problemas com relação a autoestima, e os fatores que causam estes problemas são diversos.

Para auxiliar aquelas pessoas que estão enfrentando problemas com autoestima, vou mostrar nesse post, algumas dicas essenciais para melhorar a sua autoestima e ter uma qualidade de vida melhor.

Então, vamos lá!

Como melhorar minha autoestima – Passo a Passo

Como melhorar minha autoestima

O que é a autoestima?

A definição de autoestima é basicamente a maneira como nos julgamos e nos avaliamos.

Dito de outra forma, seria a maneira como nos sentimos com a gente mesmo diante das coisas que vivenciamos.

Consiste em um conjunto de crenças, valores formas de pensar que costumamos ter sobre nós mesmos, e que criamos a partir das nossas experiências.

Além disso, a autoestima possui uma série de funções psicológicas, ainda que as vezes possa provocar o contrário.

Como melhorar minha autoestima

Melhorando a autoestima…

Muitas pessoas se perguntam se existe alguma maneira de melhorar suas visões sobre si mesmos e  consequentemente, construir e elevar a autoestima.

É preciso destacar que para que isso ocorra, não existe uma fórmula mágica, mas sim, uma busca por tomada de consciência e da constância de alguns hábitos que destacaremos a seguir.

Como melhorar minha autoestima

Deixe de lado os padrões sociais

Uma coisa é certa, precisamos ser realistas, tanto com as nossas virtudes como com os nossos defeitos.

É preciso que se compreenda que nós não somos perfeitos e que não devemos nos desgastar buscando isso. 

O objetivo máximo deve ser a felicidade, independentemente do que possuímos ou somos, se seguimos ou não os padrões sociais, o que realmente importa é encontrar a si mesmo e gostar de ser o que se é.

Aceite que existirão coisas que não seremos capazes de fazer tão bem quanto outras.

Devemos aprender com as nossas limitações e valorizar os saberes que já possuímos.

Comece a pensar positivo

Mude sua forma de pensar. Busque substituir pensamentos tais como “Não posso” por “vou tentar”, ou “vou obter êxito com isso”.

Parece uma dica forçada demais e que muitas pessoas tem dificuldade de seguir, não é mesmo?

Mas, nossa autoestima passa pela necessidade de monitorar nossos pensamentos, até que alcancemos uma ideia positiva sobre o que fazemos e como somos.

A repetição de frases positivas viram verdades, então repita todos os dias, frases de motivação e de autoaceitação…um dia elas farão parte de seus pensamentos. Tudo é questão de criar o hábito, e pensamentos criam a realidade.

É preciso observar que existem muitas coisas que merecem valorização e pensar sobre elas, pode melhorar nossa autoestima.

Elabore metas realistas para a sua vida

Não fantasie coisas e objetivos que não são possíveis de se alcançar no momento.

Portanto, elabore metas dentro da sua realidade e que você saiba que poderá cumpri-las com facilidade.

Aos poucos, você poderá perceber uma evolução em sua autoestima e observará que as coisas se encaminharão com mais facilidade, pois você estará bem resolvido consigo mesmo e com as suas metas.

Caso venhamos a fracassar em algo, que possamos aprender com os erros para uma nova tentativa no futuro, sem que nos sintamos culpados por isso.

Não faça comparações

Cada pessoa vive em um universo particular e tem as suas peculiaridades.

Evite se comparar a outros sujeitos, idealizando a vida do outros. É preciso respeitar a sua própria caminhada e sua história.

Para melhorar a autoestima devemos evitar comparações com terceiros, vivendo a nossa vida a nossa maneira e dentro do nosso jeito de ser e estar no mundo.

Aceite-se e perdoe-se

Como foi dito no item anterior, não devemos nos comparar com outras pessoas.

Logo, é preciso que aprendamos a nos aceitar e perdoar as nossas falhas para que tenhamos uma melhora em nossa autoestima.

Um dica interessante para desenvolver estas ações é escrever uma carta a si mesmo, descrevendo tudo aquilo que você não gosta em si mesmo e tudo aquilo pelo qual você se sente culpada.

Feito isso, leia em voz alta o que escreveu a si mesma e inicie uma avaliação das coisas que precisa melhorar, para que assim, você consiga deixar de pensar desta forma.

Pegue a carta e rasgue-a em pedacinhos  e prometa a si mesmo que iniciará do zero, buscando evitar aquilo que lhe faz mal e deixando para trás o sentimento de culpa.

Se for criticar-se, que seja de forma construtiva!

Quando falamos que devemos nos aceitar como somos, não quer dizer que não poderemos evoluir para um outro estado de ser.

Se algo lhe incomoda em você mesmo e isso parte de você e não de posicionamentos de terceiros, você tem todo o direito de mudar esta situação, de evoluir como pessoa, por que não?

Mas, lembre-se de motivar-se de forma construtiva e não depreciativa!

Trate a si mesmo com carinho e respeito

Encare as críticas recebidas de forma que não afetem a sua forma de ver a si mesmo.

Analise cada situação considerada negativa, mantendo uma relação de carinho e respeito por você, pois isso ajuda, e muito, a melhorar a autoestima.

Seja grata pelas coisas que você têm

Assista o vídeo abaixo e você vai entender o que eu estou falando.

Reserve um tempo para você

Quando vivemos muito em função dos outros, ou do nosso trabalho e estudos, em muitos casos corremos o risco de nos sobrecarregarmos e acabamos esquecendo de reservar um tempo apenas para nós mesmos, para que possamos fazer atividades que nos satisfaçam.

Reserve um tempo para você fazer coisas que lhe tragam prazer e que sejam satisfatórias!

Aqui no blog temos vários vídeos com dicas caseiras para você cuidar da sua pele e dos cabelos. Confira um deles abaixo!

Sua autoestima agradece!

E antes de terminar lindona, confira dicas simples que vão te deixar muito mais bonita, feliz e confiante! Como se sentir bonita, feliz e confiante 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.
Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, gostou do post: Como melhorar minha autoestima?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,
Um grande beijo e até o próximo post!
Julia Doorman

 

4.9/5 - (27 votes)

13 thoughts on “Como melhorar minha autoestima

Deixe um comentário