Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos

Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos. Neste post vamos dar algumas dicas de banho brilho natural e com tonalizante. Para saber mais e como fazer, leia o post completo…

Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos

Olá meninas, tudo certo?

Antes de falar sobre banho de brilho quero indicar alguns posts que o pessoal adorou, como cuidar de cabelos secos e como cuidar de cabelos oleosos . Se você têm um desses, vai querer saber mais….tenho certeza! Hoje vamos falar de banho de brilho. Tem várias receitas de banho de brilho, mas hoje vamos citar algumas bem fáceis e que você pode fazer em casa mesmo.

O que é o banho de brilho?

O banho de brilho não é considerado uma tintura, embora muitas pessoas costumam usar tintura permanente para fazer a mistura. Ele tem a função de apenas tonalizar e realçar a cor dos cabelos, reforçando o brilho e fazendo com que os fios  aparente ter mais vida.

O processo não é somente para realçar a cor dos cabelos, mas é também para hidratar os fios. Por isso, para que esta hidratação tenha resultado, escolha uma tintura sem amônia, não use água oxigenada e escolha um bom creme hidratante para fazer a mistura. Estas dicas são para quem deseja fazer o banho de brilho com tinturas ao invés do banho de brilho natural.

Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos passo a passo

No vídeo do post eu usei um tonalizante Natucor, mas você pode usar o de sua preferência, pode ser tinta permanente também, quanto mais escura a cor mais o brilho fica evidente. Para as loiras tem a opção de tonalizante transparente para dar banho de brilho, e pode ser encontrado em casas de cosméticos mesmo. Eu faço a cada 15 ou 20 dias porque desbota muito rápido e a mistura que faço, acaba sendo mais uma hidratação mesmo.

Se você tem cabelos brancos, use uma tinta permanente na mistura para cobri-los ou pinte primeiro e depois na próxima lavagem faça o banho de brilho com um tonalizante da mesma cor da tinta permanente, o processo vai apenas hidratar e realçar o brilho.

Se você tem o cabelo natural, use a cor exata do seu cabelo, mas se quiser escurecer, não tem problema, o brilho será mais intenso. Mas se quiser clarear, com tonalizante não será possível, você terá que pintar com tinta permanente antes e depois fazer o banho de brilho com a cor igual da tinta que você usou.

A cor que eu uso é castanho claro 5.0, que é a cor natural do meu cabelo, no vídeo parece ser mais escuro mas não é…estou criando coragem de usar uma cor mais escura, mas como eu sou muito branquela, me sinto mal com uma cor muito escura, já fiz e me arrependi, esperei desbotar e voltei a fazer castanho claro, mas quem sabe um dia faço pra vocês verem o resultado.

Então essas são algumas dicas, antes de você decidir que cor fará seu banho de brilho.

Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos

Quantas vezes você pode fazer o banho de brilho no mês?

Depende muito do estado em que seu cabelo se encontra… É aconselhável que você faça um banho de brilho por mês e procure hidratar toda semana.

Se seu cabelo esta bem hidratado e você não tem fios brancos, pode fazer a cada 15 dias, desde que o processo seja sem amônia e sem água oxigenada. O banho de brilho pode ser feito em casa mesmo, sem necessidade de ir ao salão.

Banho de brilho com Babosa

Outra opção que  para dar brilho aos fios é usar babosa ou Aloe Vera. Quem não tem em casa poderá encontrar em feiras ou em floriculturas. A Babosa possui Vitamina A, B1, B2, B3 e B6, 10 minerais e 20 aminoácidos. Portanto você vai tratar profundamente seus cabelos usando esta planta. Indicada contra queda, para dar brilho, vitalidade e macies aos fios, pena que o brilho dure apenas uma semana.

Você vai precisar de:

2 folhas de babosa 100ml de água gelada Você deve retirar apenas o miolo com uma colher, somente esta ”gosma” transparente que poderá ser usada.

Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos

Como fazer aplicação do banho de brilho com Babosa

* Retire o miolo de duas folhas.
* Coloque esse miolo no liquidificador com a água gelada e bata bem.
* Em seguida passe a mistura desde o couro cabeludo até as pontas, com o cabelo seco.
* Massageie bem e deixe agir por 30 minutos usando uma touca plástica.
* Lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador. Sempre com água fria, no máximo morna.
* Deixe secar naturalmente, se for usar o secador, use em uma temperatura mais baixa. Se quiser saber como hidratar os cabelos com babosa, leia este post: Como fazer hidratação nos cabelos com babosa.

Banho de brilho com Tonalizante

Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos

Você vai precisar de:
2 colheres (sopa) de tonalizante (exatamente da cor do seu cabelo)
2 colheres (sopa) de creme (cor branca)
1 ampola de vitamina E (opcional)

Como fazer a aplicação do banho de brilho com Tonalizante

* Misture todos os ingredientes em um recipiente plástico.
* Em seguida, lave os cabelos com seu shampoo de costume.
* Retire o excesso da água dos fios com a toalha e divida os cabelos em mechas.
* Passe a mistura em todo o cabelo e deixe agir por 20 ou 30 minutos.
* Em seguida enxague bem com água fria ou morna. Finalize com um condicionador de sua preferência.

Vídeo de aplicação do banho de brilho:

Essas são as dicas de banho de brilho de hoje…

Leia o post: Melhor pintar o cabelo antes ou depois da Progressiva?

Beijos e até a próxima dica!
Júlia Doorman

Para fazer essa matéria Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos utilizamos imagens go Google Images.

E você gostou das dicas Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos? Comente

4.4/5 - (342 votes)

171 thoughts on “Como fazer Banho de Brilho nos Cabelos

    1. Olá, vi seu vídeo e acabei de fazer o banho de brilho, porém usei tinta permanente pois tenho um pouco de fios brancos, adorei o resultado, pois não quero mais pinta-los e sim deixar os fios brancos só com a nunce, fica parecendo que dei luzes rsrsr. A duvida é, como tenho poucos fios brancos, de quantos em quantos dias posso dar o banho de brilho??

  1. ola tudo bem,estou adorando o seu blog e quero seguir todas as dicas do cronograma capilar,por favor gostaria de saber qual a marca da queratina liquida e qual creme voce utiliza para a etapa de reconstruçao,e se eu usar a carga de queratina(keramax)dara o mesmo resultado,obrigada

    1. Oi KAroline.
      eu estou usando a Keratina líquida da Keramax, mas sempre troco, não ligo muito pra marca,
      só peço uma marca boa na casa de cosméticos e pronto…
      o creme estou com o Silicon mix Avanti que tem queratina,
      mas pode ser qualquer máscara com os componetes descritos no post cronograma capilar.
      Bjus

  2. olá ,gostaria de saber que tipo de hidratante branco que mistura no banho de petróleo
    teria algum para indicar
    desculpa fiquei c/dúvida hidratante ou creme de hidratação p/cabelo?

    bjs

  3. Ola,Julia meu cabelo é um castanho meio claro e eu uso luzes, porem meu sonho é ter cabelo escuro(preto),mais eu nao tenho coragem de pintar, tem alguma coisa que eu possa fazer pra escureçer ele naturalmente? obg

  4. Amei, comprei uma tinta castanho claro e estava na duvida se valia a pena investir num banho de brilho, pois estou deixando o cabelo crescer e quero manter minha pontas saudáveis!

  5. Olá, Julia, me diz no meu caso o que eu faço, o meu cabelo eu dei luzes, ja tem um ano.. ai ja tem uma parte preta bem grande, mas o loiro ainda tem. e eu não corto ele ta quase na altura no bumbum. E eu quero muito fazer, pra voltar os cabelos escuros. no meu caso eu nao queria pintar. Banho de brilho é consederado tintura? e o que eu faço?

  6. Primeiramente obrigada pela dica, segui e adorei! Eu queria realmente brilho e realce, estava indecisa sobre pintar ou tonalizar de vez e essa foi uma ótima saída.
    Bom, eu usei tintura, da mesma marca que seu tonalizante, sem chumbo, amônia ou água oxigenada, deixei por meia hora e usei o preto azulado, pois meu cabelo é bem escuro e gosto de preto. Essa tintura é ótima e eu indico!
    Ah, e você é linda, adorei suas dicas!

  7. Amei o seu post. Porém estava praticando e não consegui achar, eu pintava meu cabelo com tinta loira, porem já fazem dois anos que parei, mas as pontas estão muito laranjadas ainda. Queria fazer o banho de brilho pra escurecer um pouco as pontas mas tenho medo de pegar muito na raiz. Sera que pega? Obrigada, beijos 🙂

  8. Oi flor!!!
    tenho muito cabelos brancos e retoco minha raiz a cada 15 dias, queria saber se tem alguma forma pra disfarçar entre uma tintura e outra, pois meu cabelo cresce muito rápido e logo aparece os branquinhos. Pode me ajudar?

  9. oi júlia adoro banho de brilho fica muito mais bonito o cabelo, descobri na net banho de brilho de pó de café e chocolate em pó vc já fez? eu fiz umas adaptações e dá um resultado excelente nos cabelos.
    fiz assim:
    fervi por 5 minutos 200ml de agua filtrada com 2 colheres de pó de café, desliguei coloquei 2 colheres de sopa de cacau em pó, coei esperei esfriar e coloquei 1 colher de sopa de mel,coloquei na geladeira e ante de aplicar acrescentei meia tampa de bepantol, lavei o cabelo com shampoo e apliquei deixei 40 minutos, lavei c shampooe condionador…e pronto super brilho e maciez…bjs

  10. Oi, Júlia! Tudo bem?
    Júlia, meu cabelo é castanho e gostaria de dar um banho de brilho nele sem colori-lo.
    Posso usar o tonalizante transparente? Esse tonalizante tem a função de hidratar ou apenas conferir brilho?

    Obrigada! Fique com Deus!
    Atenciosamente.

  11. Julia vc fala que o natucor é bom pois não tem chumbo nem amônia, mais estava conversando com a cabelereira ela falou que a base dele e chumbo, que é pior ainda, acho que vc não sabia disso…depois procura saber…

  12. Júlia, a respeito do meu comentário anterior, que perguntei se poderia usar nos meus cabelos castanhos o tonalizante transparente (só mesmo para conferir brilho) vc não respondeu se pode. Pode ou não?
    Outra, o tonalizante, com o tempo, não desbota ou afina os cabelos?

    Obrigada!

  13. Olá Júlia!

    Caso não use a mistura toda (já que rende bastante), teria algum problema e guardar para usar posteriormente, ou ele perder as propriedades?
    Qual a diferença do banho de brilho feito com tonalizante, e com a tinta permanente?

    Bjos

  14. oI jULIA!
    Faço relaxamento com etamonalina, e perguntei no salao se eu mesma podia fazer o banho de brilho com o tonalizante da natucor. Ela disse q nao recomendava pq o produto q uso é amonia e esse tipo de tonalizante nao servia e que o banho de brilho do salao era diferente a forma de fazer. Nao senti tanta clareza no que ela falou…vc acha que posso fazer em casa mesmo usando esse tipo de quimica?

  15. Olá Julia estou amando seu blog e suas dicas!tenho uma dúvida,esse banho de brilho utilizando a mesma marca de tinta q vc usou,e considerado Química???tenho q fazer um teste antes pra vê se não dá alergia…bjos te adoro

  16. Oii Ju,

    Conheci seu blog a pouco tempo,através da minha prima.E estou adorando suas dicas conquistou mais uma leitora.Vou fazer com certeza o banho de brilho.
    Obrigada por compartilhar conosco suas dicas.
    Bju

  17. Amei a postagem, estou acompanhando no you tube os videos e estou simplesmente amando. Tenho uma duvida, quero usar com tinta permanente, como faço? eu vi que vc usou agua, e era tonalizante em po. Por favor me ajude
    Desde ja agradeço, mil beijos e parabens pelo trabalho.

  18. Oi, Júlia! Td bem? Muito prazer! Gostaria que VC me ajudasse em uma dúvida! Meus cabelos sao finos e uns 6 dedos abaixo do ombro! E queria fazer o banho de brilho com a natucor, só que nunca pintei e nunca usei totalizante. Mais ele está desbotado devido ao sol e o uso do secador! A pergunta é: Tenho que usar só metade do vidro da natucor e diminuir a quantidade de creme? Me ajuda!! Bjo

  19. Ei! estava com ombré hair mas meus cabelos naturais são castanho escurro entao tonalizei no salão e a cabelereira indicou um creme chamado black e eu usei porém ele esta deixando minhas pontas verdes, será que essa tonalização ajuda? Minha cabelereira mora em outra cidade por isso esta inviavel eu ir ate ela. Obrigada!

  20. Oi Júlia ,adoro seu blog,acompanho todas suas postagens ,te acho linda e seu cabelo,meu Deus como é lindo,meu cabelo ja passou por luzes ,ai pintei ,e agora esta desbotado ,o que tem salvado ele é o cronograma capilar e óleo de coco ,eu quero fazer esse banho de brilho,mas tenho fios bem finos e ralos,não vai prejudicar meu couro ?Posso fazer tranquilo ?Preciso da sua opinião .

  21. Oi Julia, Boa tarde!

    Pintei meu cabelo segunda dia 24/08, mas não gostei, achei que ficou meio manchado…usei a tintura Louro Cinza Médio da Koleston. Queria escurecê-lo um pouco mais. Posso fazer um banho de brilho? Você poderia me indicar a cor do tonalizante? Obrigada! Bj

  22. Oi Julia!
    Esqueci de falar, fiz uma hidratação e usei o vinagre de maçã hoje pela manhã…poderia fazer o banho de brilho mesmo assim? E poderia usar a máscara Morte Súbita com o tonalizante ou a tintura? Me salve, tenho uma festa para ir amanhã e estou num dilema só…

  23. Oi Julia,
    Adoro suas dicas. Meu cabelo é castanho claro como o seu, porém tenho californiana do meio para as pontas, num tom mel escuro, gostaria de saber o que você acha sobre eu fazer o banho de brilho no mesmo tom, escureceria essas luzes? Pois essa é a intenção. Eu quero escurecer porém não queria pintar pois meu cabelo está fragilizado.

  24. Oi Júlia,

    Dúvida,
    na receita do banho de brilho vc diz usar duas colheres do tonalizante. Então devo preparar a mistura toda e usar somente duas colheres? e o resto jogar fora? Meu cabelo é acima dos ombros e bem fininho.
    No vídeo vi que vc mistura um pózinho de uma cor e um pouquinho de outra cor, será que não poderia usar só metade do pózinho???
    pretendo comprar a Natucor q vc indicou por não ter amonia.

    Obrigada!!

    bjks

  25. Segui suas dicas, mas utilizando o tonalizante da alta moda que sempre gostei muito e funcionou. Tinha saído do loiro para o preto e o cabelo estava desbotando e ficando sem brilho e seco. Acabei de lavar e já notei a diferença. Obrigada pelas dicas!!! Parabéns.

  26. Boa noite,Julia. Tenho os cabelos tingidos de pretos com natucor, mais eles estão sem vida e sem brilho. Gostei da sua materia sobre banho de brilho. Tenho bastante cabelos brancos.Mas o que gostaria de saber é se posso usar outra cor de tinta no meu cabelo, tipo um castanho claro, pois quero dar uma nuance nos cabelos, mas gostaria de fazer como um banho de brilho, qual o tonalizante você me indicaria? E posso colocar novex junto com o tonalizante? Gostaria muito de usar o casting gloss, esse é um bom produto? Obrigada.

  27. Ola julia! minha duvida seria se posso fazer o banho de brilho com tinta permanente, sendo que meu cabelo tem progressiva! quero fazer para escurece-ló! desde ja agradeço a resposta

    beijos

  28. Oi, meu cabelo é castanho claro natural, e tenho vontade de fazer banho de brilho sem usar a cor preta, qual produto eu uso no meu cabelo pra dar o banho de brilho ? beijos obrigada!

  29. Julia, minha dúvida é a seguinte: quando eu for retocar a raiz dos cabelos: eu posso usar a tinta + ox na raiz e aí, no restante do cabelo, adicionar uma máscara nessa mistura já pronta D tinta + ox? Queria tratar enquanto pinto!

  30. Oi Juu! Amoooo as suas dicas. Estou seguindo o cronograma a um mês e o resultado está sendo ótimo.
    Agora eu gostaria de fazer um banho de brilho. Meu cabelo é loiro acinzentado na raiz. Nas pontas ele tinha luzes e eu fiz algumas tonalizações a um boom tempo atras, isso quer dizer que ele focou com uma cor acobreada. Que tipo de tonalizante posso usar para cobrir todo o cabelo?

  31. Oi, meu cabelo esta loiro e eu nao estou dando conta de cuidar, queria dar o banho de brilho com tinta castanho escuro ( cor da minha raiz) pra ve se pegava nele. Será que pega sem manchar ?
    obrigado

  32. Oi Julia….gosto muito dos seus videos…
    Indiquei para duas amigas…e assim como eu elas estão amando.
    Gostaria de saber se posso fazer aquela hidratação que vai mascara + 1 colher de oléo, logo após
    o banho de brilho (mesm dia).
    Obrigada…beijos

  33. Oi Ju, tudo bem?
    Meu cabelo é castanho e está com as pontas bem loiras por causa das californianas.
    Se eu fizer o banho de brilho corre o risco de ficar manchado? Eu queria dar uma escurecida, pensei em passar exatamente a cor do meu cabelo… Corro esse risco?

  34. Oi Julia td bem ?
    Te acompanho a pouco tempo, 2 meses, mesmo assim meu cabelo ja melhorou muito com suas receitas, amo de mais, e tambem estou fazendo o cronograma capilar.
    Julia quero fazer o banho de brilho, ja ate comprei o tonalizante, mas tambem quero fazer a selagem termica caseira, aquela com mascara e queratina, qual vc aconselha fazer primeiro ?
    Meu medo é fazer o banho de brilho antes e depois na selagem o shampo anti residuos remover mais rapido o banho de brilho!
    Bjão e obrigada!

    1. Oi lindona fico feliz que esteja gostando,
      faça a selagem antes ate uns 3 dias antes de tonalizar
      e depois no mesmo dia na hora do enxague faça uma reconstrução para fortalecer os fios
      bjus

  35. Oii julia te acompanho faz pouco tempo e adoro suas dicas, amei essa materia queria tirar uma duvida estava kerendo fazer banho de brilho co tintura mas nao axei sem amonia e uso progreciva sera k posso usar a tinta com amonia msm sera k nao vai estragar meu cabelo tenho medo k possa sofrer corte quimico

    1. Oi lindona fico feliz que goste,
      a com amônia sempre pode ressecar um pouco mais,
      veja se a progressiva que você faz é compatível com tintura e aguarde sempre
      pelo menos 15 dias entre uma quimica e outra e não esqueça de fazer o teste de mechas
      antes bjus

  36. Ju amanhã vou fazer banho de brilho no meu cabelo, tenho mais uma dúvida, não vai fazer mau se eu passa a máscara no couro cabeludo junto com o tonalizante? Vc sempre diz pra evitar passar a máscara na raiz aí eu fiquei com receio

  37. OLÁ USEI O TONALIZANTE DA LOREAL CASTING MEL, E FICOU COM A RAIZ CLARA, POIS A RAIZ TA VIRGEM E RESTANTE ESCURO,QUERO SABER SE POSSO FAZER ESSE BANHO BRILHO , APLIQUEI O TONALIZANTE ONTEM. E QUAL SERIA O TEMPO CERTO PARA TA FAZENDO. USAVA ANTES NA COR LOURO ESCURO

  38. Boma dia
    Eu amei esse blog e gostaria de saber como faço
    Porque quero da progressiva e depois pintar com Natucor,gosto do cabelo bem preto,mas eu vi esse banho de brilho e quero fazer,só que eu ñ quero que a cor fique fraca e sim forte .vc sabe mim dizer
    Se fica fraco ou forte, Eu fazendo o banho de brilho com Narucor

  39. Olá, gostava de pintar o cabelo de preto azulão (tenho brancos ). Quanto tempo depois posso fazer o banho de brilho? E neste caso, quando fizer banho de brilho uso tinta permanente ou tonalizante? Preto ou azul no caso do tonalizante? Peço desculpa se fiz alguma pergunta boba, mas sou muito recente nestas andanças

  40. Oi Júlia! Tudo bem? Adorei sua dica! Irei fazer com certeza. Pode retirar uma dúvida minha? Então, meu cabelo é preto natural, sabe , o preto não é tão nítido. Irei fazer Ombré Hair em fevereiro, e queria saber como seria o banho de brilho que eu teria que fazer em meu cabelo. Qual cor teria que ser o tonalizante? Beijos, aguardo sua resposta.

  41. ooi Ju tudo bem ? Primeiramente parabéns pela sua bebê muito linda ela Então eu tonalizo meu cabelo de preto e eu gostaria de saber se você tem algum shampoo, condicionador e máscara baratinho pra me indicar ? Um beijo te adoro

  42. Olá Júlia gostaria de saber se tem algum problema se eu fizer c uma tintura q n seja a cor do meu cabelo por exemplo meu cabelo é castanho claro mas gostaria de colocar um ruivo fechado, será q da certo?

  43. Olá!
    Vi que seu cabelo é do tom do meu cabelo e você em um vídeo disse que mistura duas coloração a 4.0 e a 5.0 já fiz uma vez com 5.1 e com um frasco e não gostei do tom, para fazer essa mistura eu coloco a metade desas duas coloração para fazer uma ou coloco tudo dos dois frascos?

  44. Oii Júlia, amo seus videos já me ajudaram bastante. Tenho uma dúvida estou grávida e pintei meu cabelo de vermelho com um mês de gravidez (sem saber quer estava grávida). Mais agora estou com três meses e meu cabelo desbotou bastante. O q faço para escurecer ele? Sem prejudicar meu baby?
    Aguardo sua resposta. Desde já obrigada.

    1. Oi lindona você pode tonalizar,
      o tonalizante da Niely Gold Brilho & Ton
      pode ser usado por gestantes a partir do terceiro
      mês,
      mas o ideal é você consultar seu medico antes bjus

  45. Oi Julia! Tenho muitos cabelos brancos e gostaria de fazer um banho de brilho cim tintura permanente, mas nao entendi muiti bem… quanto coloca da tintura permanente? Precisa adicionar tonalizante? Se eu nao gostar do resultado, a tintura sai em quanto tempo?? Obrigadao!!

    1. Oi lindona é só colocar a tintura no lugar do tonalizante,
      a tintura vai sair conforme o cabelo for crescendo já o tonalizante
      sai de acordo com as lavagens,
      no post aonde mostro meu banho de brilho uso um tonalizante da Niely
      que cobre os fios brancos de uma olhadinha bjuss

  46. Júlia, tô fazendo banho de brilho no meu cabelo recentemente e tõ testando algumas formas diferentes pra ver qual fica melhor no meu cabelo, eu posso usar o óleo de côco na mistura???

Deixe um comentário