Tudo sobre os Benefícios da Alfafa

Tudo sobre os Benefícios da Alfafa! Neste post você conhecer os benefícios dessa planta milagrosa. Clique para saber tudo!

 

Tudo sobre os Benefícios da Alfafa

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje trago uma lista com todos os benefícios da Alfafa.

A Alfafa é uma planta medicinal também conhecida como Alfafa-verdadeira, Alfafa-de-flor-roxa, Melga-dos-prados ou Luzena. Essa planta possui grande quantidades de nutrientes muito importantes para saúde geral do nosso corpo. Ela pode ser usada em forma de saladas, chás e também para incrementar sanduiches.

A Alfafa pertence à mesma família do broto de feijão, mais por conta do desconhecimento de algumas pessoas, ela acaba passando despercebida. E por isso seus benefícios e nutrientes acabam não sendo aproveitados.

Então para conferir e conhecer os benefícios dessa planta é só ler o post completo.

Vamos lá.

beneficios-da-alfafa

Origem da Alfafa!

A planta Alfafa tem origem na África do Norte e da Ásia. Porem os árabes batizaram a alfafa com o nome de “ao-fac-facah”, que significa “mãe de todos os alimentos”.

Os árabes costumavam alimentar seus cavalos de corrida puro sangue com essa planta muito benéfica. A alfafa foi introduzida no Brasil pelo Rio Grande do Sul a partir da Argentina e do Uruguai.

Propriedades da Alfafa!

A Alfafa é rica em ferro, cálcio, potássio, clorofila, ácido fenólico, ácido fólico, cobre, fosforo, manganês, flúor e é rica também em vitaminas A C, D, E, e do complexo B. Ela tem ação digestiva, antioxidante, calmante, diurética e depurativa.

Os Benefícios da Alfafa!

Ajuda a emagrecer!

Por conter um nível pequeno de calorias e possuir uma grande quantidade de água e fibras. A Alfafa melhora o funcionamento do intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção das gorduras ruins pelos rins.

Além disso a Alfafa ajuda na desintoxicação do organismo. Suas propriedades fazem com que o corpo elimine mais facilmente as toxinas por intermédio do suor, urina e fezes.

Contribuindo dessa forma para o bom funcionamento do corpo e eliminando inchaços causados pela retenção de líquidos. E por falar em emagrecer confira nesse post os cuidados necessários com o cabelo durante o exercício físico.

Ajuda a proteger o coração!

O potássio e o ferro presentes na Alfafa beneficiam o coração de vários modos.

O potássio é um vasodilatador, o que ajuda a reduzir a pressão sanguínea, libertando a tensão sobre os vasos sanguíneos e artérias.

E o ferro aumenta a produção de glóbulos vermelhos, melhorando assim a circulação e garantindo que os sistemas de órgãos do corpo estejam devidamente oxigenados.

Isso faz com que a pressão do coração seja diminuída sobre o coração.

beneficios-da-alfafa-coracao

Regula os níveis de colesterol!

A Alfafa contém uma boa quantidade de fibra dietética, que é muito importante na batalha contra o colesterol. Contem também numerosos compostos químicos, chamados saponinas.

A fibra pode anexar ao colesterol e impedi-lo de se ligar a paredes arteriais, ajudando assim o balanço de “bons” níveis de colesterol no organismo.

Isso pode evitar o acúmulo de placa, aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

Confira também os benefícios do óleo de Pracaxi para o cabelo e a pele.

Ajuda para a cura de feridas!

A Alfafa contém componentes antioxidantes que protegem a área exposta.

E os minerais e nutrientes estimulam a circulação sanguínea para a área da ferida facilitando assim a cura.

Contribui para a saúde respiratória!

A Alfafa já foi muito utilizada nos tratamentos de bronquite, gripe e resfriados comuns, e outras infecções virais e bacterianas.

E por conter propriedades anti-inflamatórias ela foi muito usada no tratamento da asma, reforçando o sistema imunitário neutralizando as infecções subjacentes que atacam as vias respiratórias.

beneficios-da-alfafa-respiracao

Saiba quais são os alimentos que causam a queda de cabelo. Confira também alimentos que causam a oleosidade nos cabelos.

Previne o câncer!

Os componentes ativos da Alfafa são conhecidos por se ligarem bem com substâncias cancerígenas no corpo e cólon, promovendo assim a sua expulsão do corpo.

Reduz inflamação!

Por possui níveis elevados de vitamina C e vitamina B, bem como de cálcio e compostos antioxidantes. A Alfafa foi muito utilizada no tratamento de inflamações como a artrite por exemplo.

Ela também ajuda na redução da inflamação nas articulações e em torno do corpo, e ao mesmo tempo reforça o sistema imunitário e previne de doenças crônicas e estresse oxidativa.

Ajuda nos problemas Gastrointestinais!

A fibra dietética contida na Alfafa é fortemente invocada pelo organismo para monitorar e otimizar a saúde digestiva.

Ela não é apenas capaz de acelerar o seu movimento através do intestino, mas também pode reduzir a inflamação no intestino.

Esclarecendo assim problemas como indigestão, inchaço, cólicas, diarreia, prisão de ventre e um desequilíbrio bacteriano no intestino.

 beneficios-da-alfafa-intestino

Impulsiona o Sistema Imunológico!

Pelo alto teor de vitamina C, que a Alfafa tem ela se torna um ótimo impulsionador para o sistema imunitário.

A vitamina C não só estimula a produção de glóbulos brancos, mas também atua como um antioxidante para eliminar o estresse oxidativo.

Além disso, vitaminas B e vitamina E também atuam como reguladores do metabolismo e compostos antioxidantes em todo o corpo.

 Combate o mal hálito!

A Alfafa possui propriedades medicinais que combatem o mal hálito. Para isso é necessário usar a raiz da planta descascada, seca e desfiada. Servindo como uma escova natural.

Tintura de Alfafa ajuda a aumentar o leite materno!

Por ser rica em aminoácidos a Alfafa ajuda na estimulação e aumento do leite materno. Os aminoácidos são essenciais no nosso organismo, mais algumas mamães podem ter essa deficiência por conta da sua dieta.

E a produção de leite pode diminuir, nesses casos é indicado a tintura de alfafa, ela pode ser encontrada em farmácias de manipulação.

A tintura de Alfafa vai auxiliar estimulando e gerando um aumento de produção do leite materno.A indicação é tomar de 4 a 5 gotas 3 vezes ao dia.

Mas é bom consultar o médico que está fazendo seu acompanhamento, para saber se ele libera a ingestão da tintura de Alfafa.

beneficios-da-alfafa-leite-materno

Como consumir a Alfafa!

As partes mais usadas da Alfafa são as raízes, brotos e as folhas secas. O broto pode ser usado para fazer saladas temperadas.

beneficios-da-alfafa-saladaOu em recheios de sanduiches de frango e queijo branco por exemplo.

beneficios-da-alfafa-sanduiche

O broto também pode ser servido em um prato com sopa por cima, para mudar a textura e também o sabor.

beneficios-da-alfafa-cha-sopa

Já as folhas secas e a raiz podem ser usadas para fazer chá.

beneficios-da-alfafa

Mas atenção!

O broto da Alfafa não pode ser preparado quente. Ele deve ser adicionado aos pratos somente na hora de servir.

Confira no vídeo abaixo dicas da nutricionista para ter cabelos lindos e saudáveis:

Quem não pode ingerir a Alfafa!

A Alfafa não pode ser ingeridas por pessoas que fazem tratamento com anticoagulantes como por exemplo a aspirina e a Varfarina.

E também por gestantes e por pessoas que sofrem de lúpus.

Aonde encontrar a Alfafa?

A Alfafa pode ser encontrada em feiras livres e lojas de produtos naturais em sua forma natural. E também em farmácias de manipulação em forma de capsulas.

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (5 votes)

2 thoughts on “Tudo sobre os Benefícios da Alfafa

Deixe um comentário