Acidificante capilar, o que é e como usar?

Acidificante capilar, o que é e como usar? Neste post você vai conferir tudo sobre acidificante a ainda aprender uma receita caseira. Clique e confira!

Acidificante capilar, o que é e como usar?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre o acidificante capilar.

Muitas pessoas não conhecem esse produto ou tem algumas dúvidas relacionadas a ele.

O acidificante pode ser usado tanto de forma industrializada que é quando você já compra o produto pronto, ou também de forma caseira que é através de uma receita caseira bem simples que também vou ensinar nesse post.

A finalidade dele proporciona aos fios cutículas bem seladas com um ph controlado e cabelos brilhosos e alinhados. Então se você quer saber tudo e entender melhor para que serve e como usar o acidificante é só ler o post completo.

Vamos lá!

O que é o acidificante capilar?

O acidificante capilar é um produto em formato de creme com enxague.

Ele age fechando e selando as cutículas através do controle do ph dos fios.

acidificante-capilar-o-que-e-e-como-usar-cuticulas

Acidificante capilar qual é a sua função?

Antes de sabermos qual é a função do acidificante vamos entender como funciona o ph dos nossos cabelos.

Os nossos fios têm um ph que gira em torno de 5,5. Para você entender melhor o ph tem uma escala que funciona assim:

O ph 7 é neutro abaixo disso ele é ácido e acima de 7 ele se torna alcalino. Saiba mais sobre o ph aqui: como funciona o pH dos cabelos.

Como vimos acima o ph dos nossos fios é ácido pois ele fica abaixo de 7. Quando fazemos químicas ou usamos um shampoo anti resíduo por exemplo, o ph dos nossos fios é elevado e se torna alcalino.

Com isso as cutículas dos fios ficam abertas demais, fazendo com que toda a hidratação e os nutrientes dos fios se percam, desta forma o cabelo fica ressecado, com frizz e opaco. E é aí que o acidificante entra, pois como o nome já sugere, ele acidifica o cabelo fazendo com que ele volte para o seu ph baixo.

Desse modo as cutículas ficam bem seladas fazendo com que a hidratação e a umidade permaneçam por muito mais tempo dentro dos fios e o cabelo fica mais alinhado e brilhoso.

acidificante-capilar-o-que-e-e-como-usar-ph

Aprenda a fazer um shampoo anti resíduos caseiro no vídeo abaixo!

Acidificante capilar como usar?

O modo de uso vai depender de marca para marca. Algumas marcas indicam usar o acidificante antes da máscara e outras depois da máscara. Então basta seguir a orientação indicada do rótulo do produto.

O acidificante capilar pode ser usado após um processo químico que é quando o cabelo está com as cutículas muito abertas propositalmente, pois para receber uma química geralmente as cutículas são abertas para absorver melhor o procedimento.

E por falar em química você sabe como preparar o fio para receber um procedimento químico?

Saber preparar o fio é fundamental para evitar que ele venha ficar danificado. No vídeo abaixo eu mostro como fazer essa preparação.

Assista!

Ele pode ser usado também após um tratamento do cronograma capilar como uma hidratação, nutrição ou reconstrução.

Nessa situação o acidificante vai selar ainda mais os fios fazendo com os tratamentos tenham um melhor resultado e fiquem bem selados para que não corram o risco de sair com facilidade.

E por último esse produto também pode ser usado em cabelos muito porosos que estão precisando de uma ajuda a mais para fechar as cutículas e mantê-las seladas.

Entenda melhor sobre a porosidade dos fios nesse post: o que fazer quando o cabelo esta poroso.

acidificante-capilar-o-que-e-e-como-usar-aplicacao

Acidificante capilar caseiro!

Além do acidificante industrializado uma outra opção é o acidificante caseiro. O acidificante caseiro é bem simples de ser feito e o resultado que ele proporciona aos cabelos é incrível.

Para fazê-lo é necessário fazer uma mistura caseira de vinagre de maça e água. O vinagre tem o poder de estabilizar o ph dos nossos fios fazendo com que as cutículas fiquem bem seladas e com um brilho incrível.

Isso se dá graças a acidez do vinagre que é muito parecida com a dos nossos cabelos. Mas os benefícios que o vinagre de maça proporciona aos nossos fios são vários e não param por aí.

Nesse post eu falei mais sobre todos eles e ensinei como fazer o acidificante caseiro.

Confira!

Vinagre no cabelo como usar.

acidificante-capilar-o-que-e-e-como-usar-vinagre

Conheça também os vários tipos de finalizadores e suas funções!

Tipos de finalizadores e suas funções.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.6/5 - (54 votes)

20 thoughts on “Acidificante capilar, o que é e como usar?

  1. Julia!!! Meu cabelo é liso eu posso fazer o cronograma da seguinte forma?:
    1° SEMANA: H H H N
    2° SEMANA: H H N R
    3° SEMANA: H H H N
    4° SEMANA: H H N R
    Se a ordem estiver errada me corrija porque não sei se a reconstrução deve ser feita depois ou antes da nutrição

  2. Boa tarde Jú!!!Tenho te acompanhado à um certo tempo!Tenho muitas dúvidas sobre cabelo!Queria muito sua opinião,sinto que estou com queda de cabelo à quatros anos,já gastei muito dinheiro procurando a cura.Todos os meus exames estão normais,incluindo vitaminas,ferro,ferritina….Entao pensei na possibilidade de ser por conta da progressiva que faço na raiz à mais de 8 anos!O que vc acha com sua experiência?Outra perguntinha,quanto de fios por dia vc acha normal perdermos?Aguardo ansiosa sua resposta.Obrigada.

    1. Oi lindona em caso de queda é sempre bom consultar um medico
      para saber o real motivo,
      no seu caso é bom consultar um medico tricologista pois ele vai
      examinar mais a fundo o seu couro cabeludo,
      é normal ate 100 fios no dia bjus

  3. Oi Júlia! Eu simplesmente amo os seus vídeos, e dicas, tenho cabelo platinado e consegui salvar ele com a sua ajuda! Gostaria de pedir a sua opinião sobre escurecer meu cabelo platinado para a minha cor natural, um loiro escuro. Como eu poderia fazer isso? Com tonalizante? Eu posso pintar com henna loiro acinzentado? Tenho medo de não pegar ou escurecer demais. Eu não consigo consigo encontrar ninguém falando sobre esse assunto, e ficariam aos grata ainda se você me ajudasse. Desde já agradeço!

  4. Oi Julia, tudo bem?
    O vinagre pode ser usado toda vez que lavar o cabelo, ou seja, dia sim e dia não? Ahh, você conhece alguma receitinha caseira que escureça os cabelos naturalmente?
    Abraços!

  5. Oi Júlia pode usar vinagre de. Maçã para potencializar máscaras?
    Pq testei uma hidratação desmaia fios ( máscara+ glicerina+ Bepantol+uma colherinha de vinagre de maçã) e ficou ótimo gostaria de saber se pode acrescentar em outras hidrataçoes caseiras tbm ou se ele pode danificar os fios.?

  6. Julia tenho uma dúvida, adora suas dicas e tenho usado muito nos meus cabelos e o resultado realmente tem me surpreendido bastante, parabéns e obrigada pelo seu blog, seus vídeos, enfim, tudo o que tem feito e nos apresentado. A dúvida é a seguinte, esse acidificante, bem como o vinagre com a água para passarmos, pode ser trocado a água filtrada pelo soro fisiológico?
    Obrigada.
    Alessandra

  7. Boa noite Júlia gostei das suas dicas dos vídeos tava precisando muito, pra mim vai ser proveitoso. Obrigada por você se preocupar e tirar tempo pra esse trabalho, muitas pessoas nem sabem dessas dicas e você ta ajudando essas pessoas . Beijos

  8. Oi Julia td bem?lançou o vinagre de frutas da tricofacil ele é bem completo contém bepantol entre outras e ele é usado como protetor térmico ou como potencializador de máscaras.Faz resenha pra gente❤️Bjssssssssss.Amo o seu canal

  9. Oi, Júlia, tudo bom ?

    Me indica um acidificante que seja bom, sem que tenha ativos reconstrutores, pois já consegui recuperar do corte químico, e tenho medo do vinagre de maça deixar meus cabelos rígidos,meu cabelo é fino ao extremo, e não possui muita resistência.

    Aguardo sua resposta, beijos lindona …

  10. Pingback: 3flagrant

Deixe um comentário