Tipos de Shampoo, suas funções e como escolher o seu!

Tipos de Shampoo, suas funções e como escolher o seu! Neste post, você vai conhecer conhecer os tipos de shampoos e suas funções. Para saber mais, leia o post completo.

Tipos de Shampoo, suas funções e como escolher o seu!

 

 

Ola meninas, tudo bem?

 

Hoje vamos conhecer os tipos de Shampoos e como você pode escolher o seu. O shampoo é uma parte muito importante para o tratamento de cabelo, sua função principal é limpar os fios e o couro cabeludo, porém essa limpeza em excesso, pode causar o ressecamento de ambos, sendo que o couro cabeludo precisa estar equilibrado para que nosso cabelo cresça saudável.
Por isso é importante conhecer os tipos de shampoos para usa-los corretamente em cada tipo de cabelo. Ele também abre levemente a cutícula dos fios e prepara o cabelo para receber os tratamentos, por isso é sempre bom lavar duas vezes com shampoo, uma para tirar a sujeira e outra para preparar os fios para receber a hidratação.

 

Tipos de Shampoo, suas funções e como escolher o seu!

Os sulfactantes mais comuns são: Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Sulfato de Amônio e Lauril Éter Sulfato de Sódio.

Shampoos sem Sulfato

Esse tipo de shampoo não contém nenhum surfactante derivado dos sulfatos, os sulfatos são muito utilizados na industria, pois são baratos, além de produzirem bastante espuma e uma boa limpeza. Porém podem causar de irritações, coceira, escamações, além de provocar o ressecamento dos fios, por isso muitas fórmulas de shampoo possuem agentes condicionantes. Os shampoos sem sulfato não possuem os sulfactantes mais pesados que citei acima e por conta disso promovem uma limpeza mais suave, ajudam evitar o ressecamento dos fios, evitam que a cor do cabelo desbote, reduzem os riscos de alergia, etc. Geralmente cabelos cacheados e cabelos secos se dão muito bem com esse tipo de shampoo. Saiba mais sobre eles aqui: Shampoo sem Sulfato é Melhor?. Eu gosto de intercalar o sem sulfato com o shampoo com sulfato (que no meu caso controla a oleosidade da raiz). Quem faz uso desse tipo de shampoo, deve evitar máscaras e produtos que possuem em sua formulação óleo mineral (petrolatos), pois estes componentes tendem a se acumular nos fios e só saem com auxilio de um surfactante mais forte com os sulfatos. Saiba mais aqui: Petrolatos fazem mal aos cabelos?

Shampoos Perolados

Este tipo de shampoo é considerado um shampoo de tratamento, promove uma limpeza mais suave, possui agentes condicionantes na formula, silicones e etc. Não promovem uma limpeza muito boa, por isso use preferencialmente um shampoo transparente antes, a não ser que seu couro cabeludo seja muito seco.

Shampoos Leitosos

Esses shampoos possuem baixo poder de limpeza, geralmente são shampoos com funções específicas como anti-caspas (Clear), shampoos para tratamento de alguma disfunção do couro cabeludo, shampoos para cabelos tingidos, cabelos extra secos, todos esses shampoos podem ser leitosos. Você pode usar um shampoo transparente antes, a não ser que seu médico tenha receitado algum shampoo para seborreia ou alguma disfunção no couro cabeludo, neste caso você deve seguir a orientação do seu médico.

Shampoos Transparentes

Eles são transparentes, porém alguns possuem pouca cor como os shampoos de bebê. Geralmente esse tipo de shampoo limpa mais que os perolados, porém podem existir shampoos transparentes super hidratantes, como perolados que ressecam muito, tudo depende dos ativos hidratantes existentes na fórmula de cada um. Eu amo esse tipo de shampoo, pois limpa bem e não resseca tanto com o anti-resíduo, além de controlar bem minha oleosidade no couro cabeludo. Gosto do Crece Pelo Transparente e se fosse citar uma marca barata, citaria o Brilho Extremo da Pantene.

Shampoo Anti-resíduos e sua Função

A proposta desse shampoo é limpar bem os fios, eles são muito carregados de surfactantes e possuem um pH alcalino, saiba mais neste post : pH dos Cabelos e sua importância. Este tipo de shampoo abre as cutículas dos cabelos para preparar os fios antes de receberem processos químicos, reconstrutores ou hidratantes, e se usado em excesso pode causar o ressecamento dos fios e do couro cabeludo. Por isso deve ser usado a cada 15 dias ou uma vez por mês, antes de algum tratamento, seja reconstrução ou uma cauterização, etc. Cabelos com progressiva devem evitar o uso desse tipo de shampoo, pois ele retira a progressiva mais rápido, pois promove uma abertura maior das cutículas, porém não esta proibido, desde que seja usado com os objetivos citados acima. Os cabelos emborrachados e elásticos não devem fazer uso deste shampoo, pois podem ficar ainda mais sensibilizados. A dica é, fazer os tratamentos de recuperação e quando seu cabelo melhorar, pode usa-lo de vez em quando. A limpeza profunda com shampoo anti resíduos uma vez por mês é necessária, para remover excessos de produtos acumulados nos fios e no couro cabeludo, sujeiras, gorduras, etc, e para abrir as cutículas do fio e os tratamentos capilares fazerem efeito. Esse tipo de shampoo geralmente é transparente, mas existem alguns perolados também.

Shampoo sem Sal Mito ou Verdade?

O sal do shampoo o qual os fabricantes se referem, é o cloreto de sódio (sal comum de cozinha). Ele é usado na indústria como espessante, para engrossar a mistura. A quantidade utilizada é mínima e não é o suficiente para fazer mal aos cabelos, e mesmo que a quantidade fosse grande, o sal é solúvel em água e quando usamos shampoos enxaguamos o cabelo depois, assim o sal vai embora junto com água. Então porque falam que shampoo com sal é prejudicial aos cabelos?
A resposta é: Marketing e Publicidade, inventaram uma novidade simplesmente para venderem mais shampoos.

Por hoje é isso meninas…Aproveite e leia este post: Como fazer hidratação com Glicerina Passo a Passo e Como lavar e secar o Cabelo corretamente?

Um super Beijo e até o próximo post!

 

Júlia Doorman

 

4.5/5 - (34 votes)

48 thoughts on “Tipos de Shampoo, suas funções e como escolher o seu!

  1. Olá ^^ voce sempre diz que nós temos que saber qual é o nosso tipo de cabelo, bom, no meu caso o meu cabelo é normal não raiz, até a metade do rosto para ser mais exata, mas não é oleoso, e da metade pra baixo ele é muito seco e volumoso, então nesse caso eu teria que usar shampoo para cabelos secos ou para cabelos mistos??

  2. Oi Ju, Shampoo anti-resíduos pode ser sem sulfato como o novo da Phytoervas?
    E outra dúvida, não sei identificar bem meu tipo de cabelo. As pontas são secas e sem balanço, e a raíz não chega a ser oleosa mas, se passo um dia sem lavar o cabelo, no outro dia quando vou lavar ela tá meio carregada, meio oleosa. Meu cabelo não tem peso nenhum, está ralo porque tenho muita queda e também se quebra bastante quando penteio. Iniciei o cronograma capilar e depois vi que as coisas que comprei são cheias de petrolatos e sulfatos. O que tu me sugeres?

    1. Oi flor,
      seu cabelo é misto, pode usar este shampoo que citou,
      os produtos com petrolatos podem ser usados, desde que use shampoo anti-resídios
      uma vez por mês antes de um processo de hidratação ou reconstrução,
      bjus

  3. Ju, eu uso todos!
    cada um eu encaixo em uma faze do meu cronograma capilar…
    Transparente- para enxaguar o cabelo após a umectação
    Ant resíduo- antes de fazer reconstrução, cauterização, blindagem etc
    perolado- antes das hidratações ou condicionador

    Ju me fale nomes de shampoos conhecidos (de salão) que naõ tem sulfato
    bjo flor!!

  4. Hola Julia! Estou amando o seu blog! Fiz uma progressiva dual a poucos dias…ela me deu muita coseira e dor no couro..dai eu me preocupei muito…e lavei o babelo en seguida…e depois fis a dua humectacao com oleo de coco…eu fiquei.muito preocupada vom meu cabelo….agora comprei o shampoo o rinse e a mascara do crece pelo…estou usando mas o meu coro ainda ta cosando muito…preciso da tua ajuda…por favor…ahhh queria saber tambem se pode ou nao sair no sol depois de humectar com aceite de coco? Bjusss!

    1. Não pode sair no sol flor,
      pode usar a glicerina (tem vídeo no canal) no couro cabeludo para hidratar e acabar com a coceira,
      intercale este shampoo com um shampoo hidratante, pois se ressecar, vai coçar mais,
      Bjus

  5. Oi Júlia, adorei o post!
    Em relação à escolha do condicionador, você tem alguma recomendação?
    Deve ser o condicionador da mesma linha que o shampoo ou pode ser qualquer um?
    Obrigada, beijos!

  6. Ei Júlia ! Estou “viciada” nas suas dicas ! Obrigada por ajudar a cuidar das nossas madeixas 🙂
    Enfim. ..qto ao shampoo, neu cabelo é seco, gostaria de saber se o da pantene transparente seria bom para ele ?! Li o post e não entendi bem se seria bom ou não.

    Obrigada desde já.
    Um abraço 🙂

  7. Ta ficando díficil rsrs estou entendo, até por outros post que a caspa ocorre quando o couro está ressecado, mas porque temos a impressão que shampoos anticaspas ressecam o cabelo?

  8. Oii Júlia! Meu cabelo é oleoso e cai um pouco, uso o Dove e pelo o que li ele tem baixo nível de limpeza, moro em uma região muito quente e gostaria de saber se ele continua sendo o indicado para o meu cabelo.

  9. Oii Julia, Parabéns pelo blog, sua dicas são otimas e estão me ajudando muito! Gostaria de tirar uma duvida, tenho progressiva e luzes, e queria saber se posso substituir o shampoo anti residuos, pelo pre shampoo? (estou usando o da boticario no momento) e se o pre shampoo retira os petrolatos acumulados?

    obrigada!bbeijos

  10. oi Ju td bem lindona?
    Gostaria de saber o nome do shampoo COM sulfato que vc usa? Minha raiz é oleosa mais o restante do cabelo é ressecado vi q vc usa o SEM sulfato da amend,e gostaria de indicação de shampoo COM sulfato que sejam bons!beijos amo suas dicas <3

  11. Oi Juh !

    Gostaria que você me desse uma dica. Recomendaram eu usar um pós shampoo bio extratus queravit modo que disseram para usar: (lavar os cabelos como de costume depois passar o pós shampoo no comprimento dos fios e deixar agir por um minuto se quiser posso passar a hidratação por cima).
    Eu e meu cabelo amamos fazer as suas receias e quando passo o pós shampoo junto com a hidratação acho que não tem o mesmo resultado, esses dias até passei o pós shampoo depois da hidratação.
    por favor me de sua dica uso ou não o pós shampoo? se usar antes ou depois das hidratações?
    Help Juh !!!!!

    Beijos

  12. Oi Ju, já deve está cansada das minhas perguntas porque ultimamente ando de post em post e aproveito pta perguntar e venho te agradecer por responder a todos eles.

    Hoje fiz a umectação com oleo de coco, meu cabelo é meio que pesado por osso acho que ele é oleoso na raiz. Ultimamente eu estou usando o pantene liso extremo ele é perolado e diz ter ph balanceado. Tem algum problema? ou devo substituir urgente?

    Ah… estou esperando meus produtinhos da cronopower e queria saber tambem se as mascaras podem ser aplicadas na raiz já que a maioria você indica não passar.

    Obrigada lindona, sucesso…
    Adoraria se vc tivesse um aplicativo para cabelos, ia ser PERFEITO.

  13. OLá Jú,tudo bem?
    Meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas,e os fios muito fino. O shampoo certo para meu cabelo é Shampoo para cabelos Mistos?
    No aguardo. Bjss linda.

  14. Oiii Julia, tudo bem ?
    Meu cabelo é oleoso e comprido.
    Vc já ouviu falar do shampoo sos bomba da salon line? Comprei mas tô com medo de usar porque estão falando que cai o cabelo .
    Elê possuí whey protei ,vitamina A, óleo de rícino e d pantenol, e tamb tem sulfato em sua composição, fora os outros componentes que não sei desifrar.
    O que você acha desse produto ?

  15. Ju qual shampoo vc indica para quem tem cabelo cacheado?Atualmente estou usando um da palmolive sem sal com fórmula hidratante com proteínas do leite.O que vc me diz desse tipo de shampoo?bjus lindona

  16. Oiiii Juuh
    Bom,primeiramente queria te agradecer por todas essas maravilhosas dicas.. Amoooooo assistir teus vídeos, depois q comecei a assistir coloquei em prática todaaaas as dicas,meu BB tem melhorado bastante.
    Tenho um cabelão, ele é difícil manter.. Gostaria de saber qual shampoo usar, ainda tenho algumas dúvidas. Meu cabelo é liso na raiz e ondulado as vezes e cacheados outras. .kkk
    Me dá umas dicas..
    Bjs..
    Ficaria feliz se me respondesse ..

    1. Oi lindona,
      repare se o seu cabelo é oleoso ou seco da raiz as pontas
      ou se ele é oleoso apenas na raiz e seco do comprimento as pontas
      se essa opção for o seu caso o seu cabelo é considerado como misto bjus

Deixe um comentário