Por que meu cabelo não descolore?

Por que meu cabelo não descolore – Nessa matéria você vai saber passo a passo como resolver. Confira!

Por que meu cabelo não descolore?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Sempre recebo essa pergunta: “Por que meu cabelo não descolore?”

Pensando em você que têm essa dúvida decidi fazer essa matéria.

Irei explicar o que acontecer e como resolver essa situação. Combinado?

Por que meu cabelo não descolore?

Por que meu cabelo não descolore?

O desejo de renovar a aparência dos cabelos atrai tanto os homens, quanto as mulheres.

Afinal, quem não gosta de mudar o visual uma vez ou outra?

Quando o assunto são os cabelos, a forma mais eficiente para uma mudança radical é passando por um processo de descoloração capilar.

No entanto, isso não é tão fácil quanto parece, ou seja, algumas medidas devem ser tomadas e existem casos em que as pessoas têm muita dificuldade em descolorir suas madeixas.

Os fatores que determinam se a pessoa conseguirá ou não fazer a descoloração capilar são diversos, e neste artigo apresentaremos as principais causas e como elas podem ser resolvidas para que você possa arrasar esbanjando um novo visual!

Procure um profissional capacitado sempre na hora de fazer uma descoloração. Assim você evita aborrecimentos devido a uma cor indesejada.

Leia também químicas podem atrapalhar o crescimento do cabelo?

Compreendendo o processo de descoloração capilar

Se você está pretendendo adquirir um cabelo em uma tonalidade mais clara, seja loiro, platinado, colorido, com mechas ou luzes, etc…, o procedimento de descoloração não tem grande mistério, embora o cabelo exija alguns cuidados para que se possa realizar tal procedimento.

Para que possamos compreender melhor, o processo de descoloração capilar consiste em juntar água oxigenada e pó descolorante para que com estes dois compostos, seja possível retirar o pigmento da fibra capilar.

Por que meu cabelo não descolore?

Por que meu cabelo não descolore?

O processo de descoloração é, portanto, o rompimento da cadeia de pigmentos responsáveis pela tonalidade natural dos fios capilares.

Esse processo ocorre quando o agente descolorante (oxigênio presente no peróxido de hidrogênio ou água oxigenada) atua sobre o pigmento do cabelo a ser descolorido.

A reação decorrente do uso do descolorante faz com que os fios sofram uma reação de oxidação, descaracterizando a tonalidade natural.

Para que essa reação ocorra significativamente, é necessário um ambiente suficientemente alcalino, que possibilite a escamação dos fios e favoreça a ação do oxigênio contido no oxidante.

Na descoloração, os pós descolorantes que são utilizados, possuem compostos à base de persulfato (de amônia ou potássio), que é um eficiente agente alcalinizante.

O composto de persulfato possui duas funções básicas:

  1. Fazer com que a fibra capilar inche, de modo que possibilite a entrada do agente oxidante.
  2. Liberar o oxigênio que está contido no oxidante.

Leia também como manter a raiz lisa por mais tempo.

Fatores que geram problemas na descoloração capilar

Por que meu cabelo não descolore?

Especialistas afirmam que existem muitos fatores determinantes, que justificam os problemas enfrentados na hora de descolorir os fios capilares. São eles:

  1. Um fator determinante pode estar relacionado à volumagem do oxidante e o tempo de exposição à fórmula descolorante.
  2. A espessura dos fios: cabelos com fios de estrutura mais grossa são mais difíceis de descolorir, no entanto, tornam-se mais resistentes.
  3. Se o cabelo já tiver passado por algum tipo de coloração, o tempo de exposição à ação do produto deverá ser mais longo, tendo em vista que remover pigmentos artificiais é mais difícil.

Outros fatores que determinam se uma descoloração será bem sucedida, ou não, são os seguintes:

  • Optar por usar uma emulsão de 40 volumes: Muitas pessoas optam por utilizar, de cara, uma emulsão de 40 volumes. O problema é que o oxidante desta tonalidade sensibilizada muito os fios capilares podendo acarretar em corte químico.

Caso opte por essa emulsão de 40 volumes, faça sempre um teste de mecha para verificar se o seu cabelo tem saúde para receber esta química.

  • Descoloração em mechas muito grossas: Jamais faça a descoloração do seu cabelo com rapidez, pois o processo exige paciência e cuidado, e nunca aplique o descolorante em mechas muito grossas, pois isso pode fazer com que umas mechas fiquem mais claras do que outras, ou pode nem mesmo pegar em algumas partes do cabelo.

Neste sentido, as mechas devem ser em porções pequenas e finas, para ter um grau maior de clareamento.

  • Aplicar o descolorante da raiz às pontas ao mesmo tempo: Isso não é recomendado, porque a raiz tende sempre a descolorir primeiro. Logo, a dica é aplicar o descolorante primeiro no comprimento do cabelo e por último na raiz.
  • Não fazer um diagnóstico adequado do fio: Quando a pessoa não faz um diagnóstico adequado dos fios, corre o risco de obter resultados indesejados no processo de descoloração.

É necessário dedicar um tempo para estudar se os cabelos estão saudáveis, qual é a cor de base e fazer um teste de mecha, entre outras avaliações.

Leia também qual o melhor tratamento antes de fazer química.

Recomendações para a pós-descoloração

Tendo em vista que fios descoloridos tem uma tendência maior a serem mais sensíveis, isso faz com que seja essencial investir em bons protetores térmicos, principalmente se a pessoa tem o hábito de secar o cabelo com secador e aplicar chapinhas ou modeladores.

Assim que o seu cabelo for descolorido, comece a investir mais em cronogramas capilares, pois assim manterá seus cabelos sempre nutridos e hidratados.

Se a tonalidade escolhida for de loiro, shampoos e condicionadores matizadores devem ser utilizados para manter a tonalidade escolhida, e impedir que o cabelo fique com um aspecto amarelado ou até mesmo alaranjado.

Leia também como fazer hidratação no cabelo com química.

Espero que tenha gostado da matéria e tirado sua dúvida.

Se tiver alguma dúvida deixe um comentário.

Não esquece de me seguir lá no instagram, sempre estou postando dicas para você ter um cabelo lindo em casa.

Um beijo.

E ai o que você da matéria Por que meu cabelo não descolore? Deixe um comentário

3.7/5 - (21 votes)

9 thoughts on “Por que meu cabelo não descolore?

  1. Que interessante Ju, eu não sabia disso. Meu cabelo descolore super fácil, então imaginei que de todos fossem assim. Obrigada por compartilhar essas novidades conosco!! Beijos lindona você é luz!! Obs: sou apaixonada na Maju hahaha, tenho um baby de 8 meses chama Miguel. Tive começo de depressão pos parto e você e o James me ajudaram muito, você com aa mensagens diárias, seu alto astral e o James pelas frases motivacionais e pelo positivismo.

  2. Nossa ju, amei tudoo eu mesma pinto meu cabelo, e não sabia que agente começa do meio do cabelo depois na raíz.. Adorei muito obrigada. Assisto todos os seus vídeos.. Meu sonho ter meu cabelo como seu.. Lindonaaaa bjos

  3. Oi Júlia, meu cabo é de fundo bem claro, bem fino e liso, mas de uns tempos pra cá não quer mais descolorir. Fiz um botox, mas já faz tempo, não acredito que seja isso. O que pode ser?

  4. Oi Julia, sempre descolori meu cabelo sem dificuldades nenhuma mas Tô à mais ou menos u s 4 ou 5 anos sem descolorir, ontem comprei todos os produtos pois decidi descolori para colorirdeixei meu cabelo durante a noite com oleo de Coco e hj fiz o teste de mecha, água oxigenada vol 40 pra 1 medida de pó 2 de água ox. Porém meu cabelo parece resistir a descoloração, ele está sem tintura e sem química nenhuma mas de castanho médio ficou castanho claro e comprei um pó que diz abrir 9 tons, o que estou fazendo de errado? Sempre fiz esse processo é nunca aconteceu isso.

Deixe um comentário