Conheça os principais tipos de escovas alisadoras

Conheça os principais tipos de escovas alisadoras. Neste post vamos mostrar a diferença entre as escovas alisadoras, assim você pode decidir e escolher qual é a melhor escova para seu tipo de cabelo…para saber mais, leia o post completo.

Conheça os principais tipos de escovas alisadoras

 

Olá meninas, tudo certo?

Para você que gosta saber tudo sobre o cabelo não deixem de ler o post Chapinha estraga o cabelo? e Como fazer o cabelo crescer mais? Com várias dicas para você saber tudo sobre cabelos.

Você sabe que é a diferença entre escova Progressiva, definitiva, marroquina, etc?

Vamos lá meninas, existem vários tipos de escovas e hoje vou mostrar a diferença entre elas…
Mesmo que o mercado da moda valorize os cabelos com ondas, crespos ou com cachos, muitas mulheres seguem preferindo o liso. São muitos os motivos, tais como: Praticidade, brilho…etc.

Porém, na busca pelo liso perfeito, muitas mulheres já se aventuraram formulando cremes caseiros ou indo a salões não confiáveis e tiveram consequências muito drásticas. Fique atenta!

Conheça os principais tipos de escovas alisadoras
A vigilância Sanitária proíbe concentração de formol no composto de produtos para alisamentos. A Anvisa não permite o uso desta substância por ser altamente agressiva às mucosas, olhos e aparelho respiratório. Além disso, o uso pode causar irritações na pele e no couro cabeludo, estudos mostram que a inalação constante pode dar intoxicação e até levar ao câncer.

Para verificar se você não possui nenhuma alergia, o cabeleireiro deve fazer o teste com a fórmula em uma mecha fina na parte de trás do cabelo.
Outro cuidado está em se informar do que é feito o produto que será usado em seus cabelos, principalmente se eles já receberam outras químicas. A mistura de substâncias como amônia, tioglicolato, guanidina e hidróxido de sódio pode provocar a quebra dos fios ou o temido corte químico.
Tomando estes cuidados não há problema em realizar o tratamento. Resta escolher entre tantas variedades que os salões de beleza oferecem: Marroquina, inteligente, de chocolate, progressiva, definitiva…etc.

Quais são os principais tipos de escovas alisadoras?

Conheça as características de cada um destes métodos:

Escova Progressiva

 

Escova Progressiva

A técnica tem este nome, pois o efeito tende a melhorar a cada aplicação. Muita gente confunde esta escova com escova definitiva, mas elas tem uma grande diferença.
Para cabelos muito cacheados ou afros ajuda a reduzir o volume e domar os cachos mas não chega a alisar os fios. Se deixou seu cabelo mega liso e esticado nas primeiras aplicações, cuidado.
Durabilidade: De 30 a 40 lavagens ou cerca de 3 meses, quando a raiz começa a crescer.
Tempo do processo: de 2 a 3 horas.

Cuidados para antes de realizar a escova Progressiva

* Quem tinge os cabelos deve colori-los sempre antes de realizar o alisamento. Pode aplicar a escova progressiva somente 15 dias depois de ter pintado os fios.
* Procure ir ao cabeleireiro antes de marcar o procedimento para que o profissional analise os fios e decida se esta é a melhor técnica. Se os cabelos estiverem muito danificados, é necessário que você faça um processo de recuperação dos fios antes de fazer a progressiva.

Cuidados depois de realizar o procedimento

* A primeira lavagem deve ser no mínimo após 48 horas da aplicação do produto.
* Nos dois ou três primeiros dias também não é aconselhável prender ou enrolar o cabelo, nem pegar chuva, pois ele pode ficar marcado.
* Lave os cabelos em dias alternados. Quanto mais lavagens mais rápido o efeito liso acaba.
* Evite usa shampoo anti-resíduo, nem para cabelos danificados ou anti-frizz pois tiram o efeito da escova.
* Procure usar shampoo com pH baixo ou shampoo da mesma marca do produto utilizado na escova progressiva. Peça indicação para seu cabeleireiro.
* No caso de fios coloridos é permitido o uso de shampoos e cremes para realçar a cor dos cabelos.
* Quando usar secador, aplique um bom protetor térmico antes, é muito importante proteger os fios.
* Procure fazer uma hidratação com queratina ou cauterização no salão ou em casa ao menos uma vez por mês. Em casa, faça uma vez por semana hidratações.
* Retoque depois de 3 meses.

Escova Definitiva

 

Escova Definitiva

O procedimento possui este nome pois os cabelos não perdem o efeito liso com as lavagens, apenas quando os fios crescem. A técnica é também conhecida como escova permanente, alisamento japonês ou reestruturação térmica. E promete durar mais tempo do que a progressiva. A escova definitiva usa produtos que mudam a estrutura interna do fio. Por isso, o bom resultado depende do cabelo estar saudável e do cabeleireiro dominar a técnica.

Durabilidade: Em torno de 6 meses.
Tempo do processo: De 3 a 4 horas.

Cuidados antes de fazer a escova Definitiva

* Antes de decidir por este método, o cabeleireiro precisa analisar se os fios resistem à química. Conforme a saúde dos seus cabelos, o profissional decide se já é possível aplicar os produtos, ou se é necessário fazer uma hidratação profunda antes.
* É muito importante realizar o teste em uma mecha fina da parte de trás do cabelo para ver se você não é alérgica.
* As chapinhas que podem ser usadas no processo são as de porcelana, pois as de metal podem queimar os fios em contato com a amônia do produto.
* Quem tem cabelos muito crespos deve pensar bem antes de fazer a escova definitiva, pois conforme o cabelo cresce, a raiz fica muito diferente dos resto dos fios. Neste caso, aconselha-se fazer primeiro um relaxamento para tirar o volume, e depois a definitiva ou progressiva para alisar.

Cuidados depois de realizar o procedimento

* Os mesmos da escova progressiva.
* Programe o retoque para 4 ou 6 meses depois.

 

Escova Inteligente

Escova Inteligente

Também é conhecida como escova alemã, a escova inteligente segue a mesma lógica da progressiva, porém, a escova inteligente permite que os cabelos sejam lavados no mesmo dia do tratamento. Altamente hidratante, fornece resistência aos fios e revitaliza cabelos danificados.

Reduz o volume do cabelo e alisa deixando um aspecto natural, sem ser um liso muito chapado e artificial. Cabelos crespos ganham cachos domados e os lisos ficam brilhantes e com aspecto hidratado. O produto concentra queratina e componente alisante, de acordo com a marca.
Durabilidade: De 2 a 3 meses.
Tempo do processo: Aproximadamente 2 horas.

Escova Marroquina

 

Escova Marroquina

A diferença das outras é que, por utilizar um neutralizador, a escova marroquina permite que você prenda os fios no mesmo dia do processo e lave-os no dia seguinte. A fórmula costuma incluir a combinação alisantes, queratina, proteínas da seda, argila e cacau.

Durabilidade: Até 3 meses
Tempo do processo: Aproximadamente 3 horas.

Cuidados antes de realizar a Escova Marroquina

* Antes de iniciar o procedimento é necessária avaliação dos fios pelo cabeleireiro e o teste de mecha.

Escova de Chocolate

 

Escova de Chocolate

O efeito depende muito do tipo de cabelo. Nos muito crespos ou afros, a escova ajuda a domar os fios e definir os cachos. Os ondulados se tornam super lisos. E os já lisos ganham hidratação, brilho, revitalização e menos volume. Em geral, o efeito fica mais natural que os outros alisamentos.
Durabilidade: Em torno de 3 meses.
Tempo do processo: Aproximadamente 2 horas.

Cuidados depois de fazer a escova de Chocolate

* Depois do procedimento não se deve lavar ou prender os cabelos durante 2 ou 3 dias, para não retirar o produto dos fios e nem marcar.
* Para um efeito mais prolongado, é indicado fazer uma cauterização mensal.

Escova de Morango

 

Escova de Morango
O morango possui alto teor de Vitamina C. O tratamento é ideal para quem tem cabelo levemente ondulado, armado ou rebelde. O produto ajuda a manter o volume sob controle, tira os arrepiados, fortalece os fios, dá brilho e maleabilidade. O resultado é um pouco mais suave que a escova de chocolate.

Durabilidade: Em torno de 3 meses.
Tempo do processo: Aproximadamente 2 horas.

Cuidados depois de fazer a Escova de Morango

* É preciso ficar de dois a três dias sem lavar ou prender os cabelos.
* Fazer teste de mecha assim como todas citadas acima.

E ai meninas, tem alguma dica para compartilhar?

Gostou de conhecer as escovas mais usadas?

Aproveitando confira o vídeo de Alisamento Natural e Hidratação com Maizena e Leite passo a passo , tenho certeza que você vai adorar!

Julia, me indica um produto que deixa o cabelo liso sem química?

Um dos produtos que eu estou amando no momento é o Liso Escorrido da Bali Beauty.

O cabelo fica hidratado, brilhoso e mais alinhado, perfeito para quem quem não tem tempo de cuidar dos cabelos, pois ele irá deixar seu cabelo liso em apenas 3 minutos.

É isso mesmo lindona, vale a pena cada centavo.

✅ Único com Lumini System na fórmula;
✅ Proporciona brilho tridimensional;
✅ Efeito Liss e Anti-frizz;
✅ Para todos os tipos de cabelo;
✅ Não contém formol, 100% natural;
✅ Livre de derivados de Petróleo e Parabenos;
✅ Cabelo sem Frizz, Hidratado e Macio por 48 horas;
✅ Liberado para Low Poo;
✅ Produto Vegano e não testado em animais;

Claro, é importante ressaltar, seu cabelo não vai ficar lisinho já na primeira aplicação, pois o Liso Escorrido não têm química. Entendeu?

Quanto mais você usar, mais liso seu cabelo vai ficar…

Para as cacheadas irá definir os cachos, frizz e o volume.

Teste, tenho certeza que você vai amar… depois volte aqui me falar o que achou. Combinado?

Você pode encontrar esse kit em promoção clicando aqui, super desconto só enquanto durar o estoque.

Corre lindona aproveitar!

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.6/5 - (47 votes)

56 thoughts on “Conheça os principais tipos de escovas alisadoras

  1. Olá Júlia,gosto muito dos seus post,te acompanho no youtube tambem..
    Meu cabelo é ondulado,puxado pro liso,nao chega a formar cacho,porém é muito cheio,e a única alternativa que encontrei pra controlar o volume foi com a escova progressiva, o único problema é que gosto do cabelo pretinho,e faço uso de tinta,e quando passo a progressiva sempre desbota o preto do meu cabelo :/
    você saberia alguma escova que ajudasse a combater o volume sem desbotar a cor do cabelo? ou algum outro tipo de procedimento?
    beijos amore (:

  2. o que você acha da escova progressiva sem formaol?, fui no cabeleleiro ele me disse que é a formula é a base de ácido que fica uns 3 meses no cabelo alem de clariar cabelos que são virgem, isso é uma boa? não prejudica quanta a de formol?

  3. Oi Julia. Pesquisando aqui na net descobri seu blog e amei. De cara vi esse post sobre os tipos de escova alisadora. Até hoje não fiz nenhuma pois sempre tive dúvidas e não sabia qual fazer. Muito me esclareceu. Agradeço e peço que continue postando pois é muito útil para todas nós.
    Obrigada e beijo grande para você.
    Néa Ferreira

  4. Oi Júlia, conheci seu blog hoje e estou gostando muito! Parabéns!!! Iniciei o cronograma capilar hoje mesmo! Vou observar os resultados. Enfim, tenho uma dúvida sobre alisamento. Meu cabelo é crespo e uso hidróxido de sódio há anos. Quero muito mudar pra outro método de alisamento menos agressivo, e também pra algo que me permitisse fazer tintura, ou tonalizar pelo menos. Por esse post estou pensando na escova definitiva, será que daria um efeito liso bom no cabelo crespo? Tem alguma técnica que vc indique mais nesse caso? Beijos, Obrigada!

  5. amo suas dicas, vou começar fazer as hidrataçoes em casa, meu cabelo está muito ressecado por causa de quimicas, nao aguento mais elas,vou largar elas, quero ter um cabelo saudavel, amo suas dicas. bjs

  6. Oi Julia, adoro seu blog. Porém tenho um dúvida…
    Eu faço a muitos anos progressiva no cabelo. Ele era crespo e bem cheio. Hoje é liso, apenas com ondulações internas e na raíz. Vinha fazendo a Portier, porém notei que meu cabelo está ralo e caindo muito. Mas ainda assim estão visivelmente saudáveis. Mas andei pesquisando e vi que o Tio pode ser uma opção par alisar sem danificar o cabelo. Você indicaria esse tipo de alisamento pra mim? É compatível com a Portier? Não quero um efeito liso escorrido, apenas um cabelo domado. HELP !!! bjs

  7. OI JÚ, O MEU CABELO E ONDULADO I MISTO MAS MUITO VOLUMOSO E GOSTARIA QUE VOÇE ME DESSE UMA DICA PARA ELE FICA COM A ONDULAÇÃO MAIS DEFINIDA.AH MINHA MÃE QUER ALISAR O CABELO E GOSTARIA QUE VC ME INDICASE O MELHOR ALISANTE PARA O CASO DELA,ELA TEM CABELO MUITO VOLUMOSO E SECO.ME RESPONDE POR FAVOR TE ADORO, VC ME AJUDOU MUITO COM SEUS VIDEOS .

  8. Oi Júlia, gosto muito do seu blog, tenho uma dúvida sobre alisamento.
    Meu cabelo é naturalmente cacheado, do tipo de cachinhos bem pequenos. Faço escova de tioglicolato de amônio ha 9 anos, e hoje ele é liso do jeito que eu gosto. Sempre senti que em alguns momentos ele quebrava muito, mas hoje em dia ele está mais quebradiço, arrebenta com facilidade e voltou a ter pontas duplas. Desde quando conheci seu blog faço o cronograma capilar para melhora-lo. Gostaria de uma dica de escova para trocar da que eu faço, pois acho que essa escova já não esta fazendo muito bem para os meus cabelos.
    Desde já agradeço!

  9. Oi Julia!!!
    Estou adorando suas dicas, gostaria de parabenizar você e lhe fazer uma pergunta: meu cabelo é seco, possui progressiva e luzes e está muito ruim para crescer e quando cresce já tenho que cortar porque as pontas estão horrorosa, meu cabelo não cresce, meu sonho é que ele chegue no bumbum kkkk! Já estou a 5 meses sem fazer luzes e dois meses sem progressiva, (adoro meu cabelo lissinho, natural ele é cacheado) quero que ele cresça com saúde e bonito, comecei a tomar o pill food ( manipulado) e gostaria de saber se posso associar ele com o shampo de Adeforte? O que mais você me indica? Enorme abraço.

  10. Oi Julia..
    Amo suas dicas, tipo muito mesmo.
    gostaria de saber se vc ja ouviu fala da progressiva “GLOSS” o que vc me diz sobre ela? dizem que ela hidrata e não prejudica tanto. o que vc diz?

  11. ola julia , tudo bem ?
    julia dei no meu cabelo uma selagem, mas as pontas ficaram repuchadas, tesas .O QUE FAÇO PRA TIRAR ESSE ASPECTO DAS PONTAS DO MEU CABELO .POR FAVOR ME DÊ UMA DICA.
    OBRIGADA E FIQUE COM DEUS

  12. Boa tarde!

    Meu cabelo estar muito feio, já sei que tenho que cortar, enfim, mais não gosto do meu cabelo cacheado eu gosto de liso mesmo, qual melhor, e como tratar ele pra sempre estar bonito.

  13. Adoro seu Blog, ficou mais barato e facil cuidar dos cabelos usando suas dicas , quero saber se vc ja fez uso ou se sabe me falar sobre o produto QOD 30 DIAS EFEITO Liso, pois uso escova definitiva e quero começar a usar. Bjos

  14. Adorei!
    Vou fazer a marroquina de novo, é a primeira vez desde que comecei o cronograma. Gostaria de saber se posso continuar com o cronograma, se dou um tempo, se começo o ciclo novamente.
    Beijos

  15. Oi, Julia!!! Gosto demais do seu blog e você é super atenciosa, responde a todos os comentários. Muito raro isso!
    Como você pesquisa sobre cabelos há bastante tempo, gostaria de saber se conhece alguma escova progressiva/inteligente sem formol e sem ácidos. Estive lendo sobre o prejuízo dessas substâncias e estou evitando-as. Super obrigada!!!

  16. Ola Julia, tudo bem? encontrei seu blog por acaso na internet, em busca de uma soluçao para meus queridos cabelos, e confesso que estou adorando te acompanhar, ainda não consegui fazer muita coisa, apenas o banho de brilho, mas vou seguir suas dicas, mesmo por que vc tem um cabelo maravilhoso, meu sonho de consumo.
    Gostaria de saber se vc tem alguma dica, ou conhece algum fabricante da escova inteligente, pois a cabeleireira que frequento diz q é tudo mesma coisa, progressiva, escova marroquina etc, vc teria alguma dica?

  17. OI Julia Boa noite Amei seu blog.
    Julia preciso de alguns dicas suas , eu tenho cabelo afro faço escova de Morango Quando eu posso , mais meu sonho é ter cabelo cacheados oque eu faço?
    bjs obrigada aguardo resposta

  18. Olá, deixei de fazer progressiva a 4 meses, venho fazendo o cronograma capilar mas o meu cabelo esta muito volumoso na frente, e já estou me sentindo mal, mas não quero voltar a fazer a progressiva, alem do cronograma o que eu poderia fazer para baixa o volume na frente – não estou fazendo escova no cabelo tambem.

    1. Oi lindona,
      nesse caso é preciso fazer um teste de mecha e aguardar
      pelo menos 1 semana para ver como o seu cabelo vai reagir,
      e de preferencia é bom você conversar com o seu profissional
      de confiança para ver qual é a opinião dele bjus

Deixe um comentário