13 coisas que você faz que causa a quebra dos cabelos!

13 coisas que você faz que causa a quebra dos cabelos! Neste post você vai conferir esses hábitos que quebram os fios. Clique e confira!

 

13 coisas que você faz que causa a quebra dos cabelos!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre cabelos quebradiços…

Você vive com os cabelos quebradiços e não sabe o porquê?

Hoje você vai saber e entender melhor o porquê isso acontece.

Como o título do post mostra, existe algumas coisas que você pode estar cometendo no seu dia a dia sem perceber e que pode estar danificando seus fios tanto, a ponto de levar a quebra capilar.

Mas não precisa se desesperar pois no post de hoje eu vou te contar quais são esses maus hábitos e também vou te mostrar algumas soluções para resolver essa situação e ter os fios saudáveis.

Então se você quer conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

  • Lavar o cabelo de forma errada!

Se você quer evitar a quebra dos fios é bom saber a forma correta de lavá-los. Muitas pessoas aplicam o shampoo de forma errada e com isso acabam agredindo e danificando os fios.

O shampoo não deve ser aplicado diretamente sobre os fios e muito menos ser esfregado sobre eles pois isso pode causar muito atrito e causar a quebra.

Na hora de aplicar o shampoo procure diluir a quantidade a ser usada em um pouco de água e em seguida faça a aplicação no couro cabeludo.

Após isso faça movimentos circulares com leveza e usando as pontas dos dedos e a espuma que se formar deve ser levada para o restante dos cabelos.

Isso já será o suficiente para deixar o couro cabeludo e os fios limpos sem danificar.

13-coisas-que-voce-faz-e-que-causa-a-quebra-dos-cabelos-shampoo

Agora que você já sabe como a aplicação do shampoo deve ser feita, conheça os outros erros que não devem ser cometidos na hora da lavagem dos fios!

  • Esfregar a toalha nos fios!

Esfregar a toalha nos fios assim como o erro anterior pode danificar muito e levar a quebra dos cabelos. Pois o atrito causado nos fios é muito forte e além de causar a quebra pode causar o frizz.

Na hora de secar os fios basta dar leve apertadas com uma toalha de microfibra nos cabelos, pois isso já será o suficiente para absorver toda a umidade.

Se seu cabelo for cacheado vá apertando a toalha de baixo para cima isso vai ajudar na definição das ondas e cachos. E por falar em cachos eu mostrei nesse post dicas para você identificar qual é o seu tipo de cacho.

Confira!

Tipos de cabelos cacheados saiba qual é o seu!

  • Usar a escova errada!

Uma das causas da quebra dos fios é o desembaraçar de forma errada.

Usar a escova errada pode puxar de mais os fios e causar um atrito desnecessário podendo causar a quebra e o arrebentamento dos fios.

13-coisas-que-voce-faz-e-que-causa-a-quebra-dos-cabelos-escova

Para cada tipo de cabelo existe um tipo de escova e pente mais adequados.

Foi o que mostrei no vídeo abaixo.

Assista!

 

  • Desembaraçar os fios na posição errada!

Além de escolher a escova certa para evitar a quebra é preciso também saber desembaraçar os fios de forma correta. Sempre que for desembaraçar comece das pontas para cima seguindo para o topo do cabelo.

Se você começar de cima para baixo os fios vão ficar se embolando dando nós e com isso a quebra vai ser inevitável.

Pentear o cabelo errado é um dos erros que detonam o cabelo.

 

  • Prender o cabelo forte demais!

Na hora de prender o cabelo dê preferência a laços que sejam mais frouxos se possível que sejam forrados com tecido. Algumas pessoas tem o hábito de prender os cabelos fortes demais usando laços ou ligas muito apertadas.

Isso é uma agressão aos fios por conta do atrito e por apertar demais, e sem contar que na hora que você vai tirar gera até um pouco de dificuldade e com isso alguns fios se arrebentam e saem junto com o laço.

Também acontece a queda por tração, onde os fios se desprendem do couro cabeludo com a força que você faz para prender os cabelos.

13-coisas-que-voce-faz-e-que-causa-a-quebra-dos-cabelos-elastico

  • Prender o cabelo com ele ainda molhado!

Prender o cabelo molhado é um erro fatal para os fios que pode acarretar em vários problemas. Quando você prende os fios molhados pode causar o rompimento da fibra capilar fazendo com que a quebra aconteça.

Além disso por ficar úmido e abafado pode gerar a dermatite seborreia, mas conhecida como caspa capilar.

Veja dicas para acabar e eliminar de vez a caspa aqui: como eliminar ou acabar com a caspa.

  • Chapinha e secador em excesso!

O calor em excesso causado por esses produtos pode danificar muito os cabelos.

O calor em excesso retira toda a hidratação e umidade dos cabelos fazendo com que ele fique todo ressecado e sem maleabilidade, com isso é fácil surgir a quebra.

Sempre que for usar o secador de cabelo procure usar ele com a temperatura morna e longe dos fios.

E a chapinha evite ao máximo o excesso, o ideal é usar até 1 vez na semana, pois ela produz um calor que fica diretamente em contato com os fios podendo danificar ainda mais.

Um cuidado muito importante para proteger os fios contra o calor é aplicar um protetor térmico antes de usar o secador ou a chapinha.

Esse produto vai formar uma película nos fios diminuindo o efeito e os danos do calor em excesso nos cabelos.

13-coisas-que-voce-faz-e-que-causa-a-quebra-dos-cabelos-chapinha

Leia mais sobre a chapinha nesse post: chapinha estraga o cabelo.

  • Químicas!

As químicas são capazes de mudar a estrutura dos fios e com isso se não for tomado os cuidados necessários a fibra capilar pode acabar sendo danificada, e com isso a quebra pode ser um dos problemas a surgir e o cabelo pode acabar ficando quebradiço.

Por isso é sempre muito importante evitar as químicas em excesso, e não fazer mais de duas químicas no cabelo respeitando sempre um intervalo seguro entre uma e outra.

Uma coisa muito importante a ser feita para evitar que o cabelo seja danificado por químicas é manter os fios sempre hidratados, nutridos e fortes.

Para isso é necessário seguir um cronograma de cuidados.

 

Outro cuidado importante e necessário para evitar danos é saber preparar os fios antes da química.

Saiba como no vídeo abaixo!

  • Dieta refletida nos cabelos!

Manter uma má alimentação além de refletir na saúde e no corpo também prejudica muito os fios, pois sabemos que os cuidados devem começar de dentro para fora já que essa é a ordem do nascimento dos fios.

Manter uma boa alimentação rica em nutrientes, água e proteínas faz com que os fios tenham mais força para crescer saudável e consequentemente vai ficar livres de danos e também da quebra capilar.

13-coisas-que-voce-faz-e-que-causa-a-quebra-dos-cabelos-alimentacao

No vídeo abaixo eu mostrei a receita de um suco natural maravilhoso para fortalecimento e crescimento dos fios.

Assista!

 

  • Falta de umidade!

Quando os cabelos estão com falta de umidade eles ficam secos e isso gera alguns problemas como pontas duplas, ressecamento e também a quebra dos fios, já que ele fica sem maleabilidade e macies.

Por isso é muito importante manter a umidade em dia e deixar os fios sempre hidratados e nutridos através da nutrição capilar que pode ser feita usando óleos vegetais.

É importante fazer 2 hidratações na semana e uma umectação. Veja como fazer umectação com óleos do vídeo no vídeo abaixo!

 

  • Pontas duplas!

Um cabelo com pontas duplas fica muito fragilizado e propicio a quebrar. Isso porque se as pontas duplas não forem tratadas e removidas elas podem abrir e acabar partindo.

Por isso é sempre bom manter o cabelo saudável e livre de pontas duplas. Mas se você não sabe como acabar com elas eu te ensino nesse post: como recuperar pontas duplas e secas do cabelo.

13-coisas-que-voce-faz-e-que-causa-a-quebra-dos-cabelos-pontas-duplas

  • Fronha errada!

Assim como no caso da toalha a fronha que você dorme não deve ser feita de algodão.

Pois durante a noite quando você dorme o seu cabelo fica em atrito com a fronha enquanto você se mexe e isso pode danificar os fios e fazer com que eles fiquem quebradiços e cheios de frizz.

Para evitar essa situação o material mais indicado é o cetim ou a seda pois esses materiais possibilitam os fios deslizarem com mais facilidade e ainda doa mais brilho aos cabelos.

 

  • Saúde fragilizada!

Se o seu cabelo está tendo quebra capilar e você trata corretamente e não está cometendo nenhum dos hábitos acima, é bom você consultar um médico para saber se está tudo em dia com a sua saúde.

Pois existe alguns problemas como por exemplo estresse, saúde emocional abalada, anemia entre outros que podem refletir também na saúde e aparência dos fios.

13-coisas-que-voce-faz-e-que-causa-a-quebra-dos-cabelos-estresse

Leia também!

Como recuperar cabelos quebrados no topo da cabeça.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (12 votes)

21 thoughts on “13 coisas que você faz que causa a quebra dos cabelos!

  1. Olá Julia,
    te sigo já faz DOIS ANOS e desde que comecei a te seguir o meu cabelo não é o mesmo OBRIGADO!, só de pensar que passei 17 anos da minha vida sem ter a minima ideia de como realmente cuidar dos meus cabelos eu fico boba pois nesse tempo coloquei muito MONEY no bolso de muitos cabeleireiros com tratamentos que hoje faço quase sem gastar nada, mas enfim, posso dizer que devo ter visto praticamente todos os seus videos mas não tem nenhum vídeo falando sobre SECADOR DE CABELO.
    Tem dois dias que meu antigo secador queimou e comecei a pesquisar e vi que O TIPO DE SECADOR INFLUENCIA MUITO NO CABELO e tem alguns que diz ate hidratar, dar muito brilho, tem a questão dos watts que não pode ser o mesmo pra todo tipo de cabelo.
    VOCÊ PODERIA FAZER UM VIDEO PRA VER O QUE É VERIDICO OU NÃO SOBRE SECADOR DE CABELO, TIRAR NOSSAS DUVIDAS E NOS ALERTAR TAMBÉM.
    Ficarei aguardando uma resposta… bjs!

  2. Oie julia adoro seus vídeos, eu amamento e queria saber como quanto tempo posso passar oleo de ricino no cabelo, meu cabelo não sai do ombro devido às me chás que eu fiz, engravidei e nada de crescer, só passo óleo de coco e faço várias hidratação e nada.
    Faça um vídeo com os cuidado de cabelo na amamentação por favor

  3. Julia me socorre por favor… O guia de tratamento para cabelos com quimica… Ja solicitei 1milhao de vezes e nao é enviado p meu email… Me envia por favor… Nao perco uma dica sua e sei q esse guia vai continuar me ajudando…

  4. Oi Ju Lindona .. você já me deu algumas dicas .. mais vim aqui te pedir mais uma .. o meu cabelo não para de quebrar ..simplesmente não para .. recentemente fiz o corte bordado com split ender .. depois fiz um corte que você ensinou fazer sozinha .. mais sinto que para tirar todas os pontos brancos onde o cabelo certamente irá quebrar .. e as pontas duplas .. terei q cortar muito .. e 1 ano e meio atrás eu cortei meu cabelo chanel por conta dele estar muito danificado por quimicas … desde então resolvi abandonar qualquer tipo de quimica .. não faço mais nada .. sigo as suas dicas só que realmente não sei mais oq fazer .. meu cabelo é fino e fraco .. tomo vitaminas .. cuido dele semanalmente .. e não adianta .. devo estar pecando em alguma coisa que não consigo descobrir .. se você pudesse me dar alguma dica .. de uma reconstrução mais potente ficaria muito grata .. você já me ajudou muito .. e continua ajudando .. assisto tudo o que você posta .. seguindo as suas dicas meu cabelo que a menos de 2 anos estava chanel .. hoje já está no meio das costas .. porém é quebradiço .. hoje mais da metade dele é natural .. nas pontas onde tem química é onde mais quebra .. mais no natural também quebra bastante .. sempre quis cabelos longos e nunca consegui .. mais te-los longos e mal cuidados , quebrando … não adianta né … um beijo linda .. fique com Deus ..

    1. Oi lindona,
      veja se não está usando produtos que tenham queratina em excesso
      pois ela quando usada com muita frequência pode deixar os fios rígidos
      e levar a quebra,
      se esse não for o caso faça reconstrução uma vez a cada 15 dias ate recuperar
      e depois faça apenas uma vez no mês,
      foque nas hidratações fazendo duas pelo menos na semana e uma umectação com óleo
      vegetal,
      no menu dicas e cuidados tem post com as melhores reconstruções de uma olhadinha
      bjuss

  5. Oi Julia fiz mechas faz 4 meses mas não pretendo fazer mais, quero meu cabelo natural, fiz progressiva há um mês. Posso usar a linha cavalo forte nos dias que for lavar ou cabelo? Vi que contém queratina, posso usar normalmente ou uma vez por semana? Obrigada

Deixe um comentário