Saiba tudo sobre o PH e sua importância para os fios

Saiba tudo sobre o PH e sua importância para os fios. Neste post vamos conhecer tudo sobre o PH dos fios e sua importância para manter os cabelos bonitos e saudáveis. Para saber mais, leia o post completo.

 

Saiba tudo sobre o PH e sua importância para os fios

 

Olá meninas, tudo bem?
Hoje vamos conhecer mais sobe o PH. Para saber como tratar o cabelo é muito importante saber controlar o PH dos fios. No começo as informações podem ser meio confusas, mas se você aprender a entender a lógica do PH nos produtos, e como isso ajuda nos cabelos, tudo fica mais fácil.

O que é pH e qual sua importância para os fios ?

PH é um sigla que significa potencial hidrogeniônico e indica a concentração de íons H+ no meio. O PH é uma faixa de potencial eletrônico que usamos pra determinar a partir de um meio se o PH esta ácido, básico ou neutro, dependendo do resultado dessa escala o pH pode interferir na estrutura, brilho, maciez e saúde dos fios.
O  PH possui uma escala que vai de 0 a 14, abaixo de 6,9 o PH é ácido – no meio 7,0 PH é neutro – de 7,1 à 14 é alcalino (ou básico), veja na escala, assim fica mais fácil de entender. O PH do nosso cabelo varia entre 4,5 a 5,5, neste caso ele é ácido.

PH e sua importância para os fios

pH alcalino nos fios

Produtos que precisam abrir a cutícula do fio para mudar a estrutura da fibra capilar tem pH alcalino, como colorações, alisamentos, progressivas, relaxamentos e descolorações. Muitos relaxamentos vem com produto no kit para fazer a neutralização e geralmente esse produto é ácido, para restabelecer e reequilibrar o PH dos fios. É necessário fechar a cutículas dos fios, pois ela aberta faz o fio perder água e nutrientes deixando assim o cabelo sem vida, opaco, fragilizado, poroso e ressecado. O pH mais alcalino, de 8 para cima, pode causar ressecamento, além da divisão dos fios, ou seja, pontas duplas.
O shampoo anti resíduo, é usado para fazer uma limpeza profunda, ele tem o PH neutro ou acima de 7, ou seja, acima do PH dos nossos fios que varia entre, 4,5 e 5,5, por isso ele abre as escamas do fios, ajudando o produto químico ou hidratante penetrar na fibra capilar e fazer efeito.
Obs: É importante, usar o anti-resíduos apenas quando necessário, antes de processos químicos, reconstruções e hidratações potentes, pois ele limpa profundamente, tirando excesso de sujeira, oleosidade, acúmulos de produtos, mas também leva embora nutrientes importantes para saúde dos fios. É indicado usar apenas a cada 15 dias em cabelos oleosos, e em cabelos secos, apenas uma vez por mês, e sempre seguido de uma hidratação ou nutrição. Pessoas com progressivas devem evitar o shampoo anti resíduos, pois ele retira o produto com mais rapidez dos fios.

pH ácido nos fios

O PH ácido tem o poder de selar (fechar) as cutículas dos fios, preservando a umidade, as hidratações, nutrições, proteínas, nutrientes, dentro da fibra capilar, mantendo assim o cabelo saudável, com brilho, com vida e muito bonito. Além disso ele ajuda a manter a cor nos cabelos tingidos durante muito mais tempo.

Saiba tudo sobre o PH e sua importância para os fios

Como saber se estou com pH alto (alcalino) nos fios?

Se seu cabelo esta poroso, quebradiço, sem brilho, ressecado, com certeza esta com o PH alcalino ou muito maior do que o recomendado. Hora de começar a tratar e usar produtos com PH ácido para fechar as cutículas, dar brilho e vitalidade.

Como saber controlar o pH dos fios?

Alguns produtos vem com a descrição do PH na embalagem, mas caso você não encontre, você terá que sentir no seu cabelo, se ele ficou, sedoso, macio, com brilho, o produto selou as cutículas e tem PH ácido. Caso você tenha feito um processo químico, você pode usar produtos com PH baixo (ácido) para fechar as cutículas do fio e evitar que o cabelo perca mais água, nutrientes, proteínas, etc, do que perdeu durante o processo químico. O ideal é fazer uma hidratação em seguida, fechando as cutículas, usando um produto para abaixar o PH. Mas se você quiser saber uma receita caseira, leia este post: O que os vinagre faz nos cabelos?
O PH dos fios de cabelo variam de 4,5 a 5,5 e o PH do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6 e, por isso é importante usar shampoos levemente ácidos, em torno de 6 para manter o equilíbrio dos fios e não causar danos a eles. O ideal é usar shampoos e máscaras com PH de 4 a 5, que são levemente ácidos. Caso você use um shampoo com PH de 6, você pode usar uma máscara com PH entre 4 e 5 para fechar as cutículas que o shampoo abriu, entendeu a lógica?

pH equilibrado = Fios saudáveis

Os cabelos com PH equilibrado, tem brilho, força, peso, são alinhados, não tem frizz, não tem pontas duplas, ou seja, são os cabelos considerados saudáveis e bem cuidados. Por isso é importante seguir uma agenda de tratamentos e saber equilibrar o PH dos fios. Saiba como se programar com o Cronograma Capilar, uma agenda criada com o objetivo de recuperar os cabelos: Cronograma Capilar.

Por hoje é isso meninas,

Dúvidas deixem seus comentário abaixo.

Um grande Beijo!

Júlia Doorman

 

4.4/5 - (44 votes)

51 thoughts on “Saiba tudo sobre o PH e sua importância para os fios

  1. Oi Julia, adoro teu blog!
    Depois que comecei a te acompanhar meu cabelo mudou muiiito.
    Gostaria de tirar uma dúvida:
    Comprei o shampoo infantil johnson’s com ph equilibrado e gostaria de saber se posso utilizar ele em todas as lavagens. Lavo o cabelo 3x por semana e estou seguindo o cronograma capilar.
    beijoss!

  2. oii Júlia adorei suas dicas!!
    m+ meu cabelo esta resecado,sem brilho,com pontas duplas,esta caindo m+ q o normal esta sem vida….:(
    tenho q usar um shampoo com PH acido…bjos…… 🙂

  3. oláaa juuh sempre quis entender como funcioa o ph das mascaras dos shampoos dos condicionadores e isso me ajudou bastante e como.conheci seu blog e o canal do youtube esse ano e estou amando de paixão tenho suas receitinhas em um caderno para fazer em meu cronograma rsrs. e só tenho a agradecer a vc pois apartir do momento em que conheci o canal cabelos de rainha eu começei a cuidar dos meus cabelos passei a gostar dos meus cabelos. obrigadaa juuh e espero anciosa pelo proximo video. se vc ler esta msgem manda um beijo para mim no seu proximo video eu sou a leitora juliana cavalheiro de são migue arcanjo sp #lindonadaju bjooos sucesso sempre

  4. Eu usava o vinagre de maçã todas as vezes que lavava o cabelo pra finalizar. Depois eu vi em algum lugar no seu blog que deveria ser depois da reconstrução. Tem problema eu fazer como antes?

  5. Olá Jú!! Nesse post você fala que é bom usar o shampoo anti resíduos seguidos por hidratacao ou nutricao. E em outro post voce fala em usar o shampoo seguido de hidratacao ou reconstrucao . Posso usar o anti resíduo antes da nutricao ou reconstrucao ?
    beijoss

  6. ola Ju !! Você fala neste post que usar o shampoo anti-resíduo sempre seguido por hidratacao ou nutricao. Em outro post voce fala que usar o shampoo anti-resíduo sempre seguido de hidratacao ou reconstrucao. Eu devo usar seguido de nutricao ou reconstrucao?

  7. Julia oiiii…….. Meu cabelo esta detonado super espigado e ressecado com muito frizzz… sigo o cronograma capilar e nada da certo p reverter esse estrago no meu cabelo.. Dai entrei nesse post e achei interessante.. pode ser que eu esteje usando o shampoo errado?
    Julia meu cabelo e oleoso faço luzes e esta super ressecado pontas duplas espigado
    Me indica um shampoo, por favor

    1. Oi lindona pode ser sim veja no menu dicas e cuidados
      o post falando mais sobre o porque de hidratar o cabelo
      e ele continuar ressecado vai te ajudar com certeza,
      intercale um shampoo hidratante com um transparente em
      cada lavagem use um bjus

  8. Ju, comecei a te acompanhar a pouco tempo e já me inscrevi no seu canal, gostei muito de você. Enfim .. Fiz luzes, faz 1 mês, meu cabelo ta de 2 cores, da metade pra baixo ta cinza, e a parte de cima ta amarelado parece manga. As ponstas tão cheia de ponta dupla, e quebra muito, mesmo eu fazendo hidratação em casa. , você pode me indicar um produto bom pra mudar isso ? Bjss

    1. Oi lindona se seu cabelo está assim com duas cores o ideal é procurar
      um especialista em coloração para que ele possa te orientar,
      para tratar siga um cronograma de cuidados com hidratações e umectações
      com óleo vegetal semanais e reconstrução uma vez a cada 15 dias para recuperar
      depois faça uma vez no mês faça também o corte bordado uma vez no mês,
      tem post falando mais sobre esses tratamentos no menu dicas e cuidados e cortes
      bjus

  9. Juuuuliiiiaaa ! QUEro fazer o cronograma capilar ! Mais não consigo lavar o cabelo 3 vezes por semana ! Tem como eu adaptar esse cronograma pra 2 vezes por semana ?? Trabalho, tenho filhos, família e ainda faço faculdade !!! Meu cabelo é muito grande demora pra secar, só consigo mesmo lavar 2 x na semana ! EU tenho salvação ?? Como adaptar o cronograma no meu caso ? Me ajuda

    1. Oi lindona faça uma hidratação e uma umectação na semana,
      e quando poder reforce fazendo mais uma hidratação rápida usando uma
      máscara de ação rápida no banho mesmo bjus

  10. Olá júlia,

    Li em um site que ao fazer progressiva a base de ácidos, a cutícula fecha demais e pode enrijecer e ficar mais propenso à quebra e ao afinamento, e que para evitar isso, deve-se balancear o PH do cabelo logo após fazer a progressiva. Qual sua opinião sobre isso e o que indicaria para balancear um cabelo após progressiva com ácidos?

    Bjos

  11. Olá Júlia! Tudo bem?
    Já sigo você a algum tempo, e utilizo algumas receitas em meus cabelos, mas gostaria de saber se o ph neutro é ruim para os cabelos, pois comprei um kit de shampoo e condicionadores que veio escrito isso na frente. E como saber se tem sal? Pois não tem essa informação, nos ingredientes vem escrito Sodium laureth sulfate.

    Obrigada,

    Sarah

  12. Olá, julia. Comprei um shampoo neutro pensando que estava comprando um anti-resíduo. Comprei esse shampoo com a finalidade de fazer aquela restauracao com vinagre de maçã que vc ensina no canal. Gostatia de saber se o shampoo neutro vai abrir minhas as camadas do meu cabelo pra receber a queratina. Bjs.

  13. Olá Júlia e o que usar nos cabelos com progressivas a base de ácido ,já q nesses casos o ph do cabelo fica muito baixo. Eu tenho que neutralizar ou preciso aumentar o ph, tem alguma dica de algum produto? Meu cabelo tá quebrando mto por causa da progressiva ácida mesmo seguindo um CC . Obrigada

    1. Oi lindona, não precisa… faça a reconstrução uma vez a cada 15 dias ate melhorar
      do quebrado e depois faça apenas uma vez no mês, cuide para não usar produtos que tenham
      queratina ou ativos reconstrutores em excesso pois isso também faz o cabelo quebrar beijos

Deixe um comentário