Como lavar e secar os Cabelos Corretamente

Como lavar e secar os Cabelos Corretamente. Neste post, você vai saber como a lavagem é importante para saúde dos fios. Para saber mais, leia o post completo.

 

Como lavar e secar os Cabelos Corretamente

 

Olá meninas, tudo bem?

 

Esse assunto parece simples, mas vejo muitas meninas com dúvidas de como lavar e secar os cabelos…

Os cuidados diários e a lavagem são pontos muito importantes para ajudar na hidratação e na saúde dos fios. A saúde do cabelo começa no couro cabeludo, por isso o primeiro passo é você saber que shampoo usar. Pode ser mais do que um, como eu faço…uso o anti-resíduo uma vez por mês para remover as impurezas, sujeira acumulada, oleosidade, resíduo de produtos, etc..uso outro transparente diariamente para controlar a oleosidade, já que meu cabelo é misto, quando sinto que meu cabelo esta muito ressecado pelos shampoos com sulfato, intercalo com um shampoo sem sulfato. Assim vou controlando a oleosidade e mantendo a saúde do meu couro cabeludo.

Como lavar e secar os Cabelos Corretamente

Sei que muita gente acha que temos que usar apenas um shampoo, e acaba por conta disso, deixando os cabelos secos ou oleosos demais. É claro que quando se trata de cabelos, tem as exceções, pessoas que se dão bem com apenas um shampoo, neste caso esta tudo certo. Saiba como escolher seu shampoo aqui: Tipos de shampoo e como escolher o seu.

Depois de escolher o shampoo certo, hora da lavagem!

Primeiro você deve molhar bem o cabelo e depois colocar um pouco de shampoo na mão (medida uma moeda de 1 Real), aplique no couro cabeludo e massageie com a ponta dos dedos por alguns minutos, essa massagem é muito importante. Não vale só aplicar o shampoo e já sair enxaguando, é igual lavar louça, se você aplicar o detergente no prato e já ir enxaguando não vai remover a gordura, você tem que passar a bucha em movimentos circulares, certo?…
No cabelo é a mesma lógica, massageie bem o couro cabeludo com a ponta dos dedos até formar a espuma, só assim a sujeira e a oleosidade vão sair. O excesso de espuma você vai puxando para o resto dos fios, não precisa aplicar shampoo na extensão deles, aplique mais um pouco de shampoo no couro cabeludo e repita o processo. Finalize com um condicionador, sempre longe da raiz, fazendo massagens nos fios de cima para baixo, o condicionador serve para fechar as cutículas que foram levemente abertas pelo shampoo, por isso não deixe de usa-lo.

Porque é importante massagear o couro cabeludo?

A massagem no couro cabeludo estimula a circulação sanguínea, o que facilita o transporte dos nutrientes até o bulbo capilar, fazendo com que os fios recebem esses nutrientes e cresçam mais saudáveis e mais rápido, essa massagem também garante que o couro cabeludo receba bem o shampoo e fique bem limpo. A limpeza traz saúde ao couro cabeludo!

Poque é importante massagear o couro cabeludo?

Como secar o cabelo corretamente?

A secagem é muito importante para não deixar os fios ressecados. Eu aproveito os dias de sol para deixar o cabelo secar ao natural, sei que tem pessoas que não gostam, mas é falta de costume mesmo. Nos primeiros dias, o cabelo fica ”estranho”, mas depois ele acostuma, ou melhor, você se acostuma e começa a gostar do jeito que ele fica depois de seco. O secador usado em excesso deixa o cabelo ressecado demais, até por isso tem pessoas que não vencem fazer hidratação e sempre estão com os cabelos leves e armados, e me perguntam, Júlia Porque?…esse pode ser um dos motivos.
Se for usar o secador, aplique um protetor térmico antes, use a temperatura morna e longe dos fios, a posição do aparelho deve ser sempre de cima para baixo para não aumentar o frizz. Se quiser dar dar mais brilho e reduzir o frizz, os últimos jatos devem ser frio.

Se você gosta de saber mais sobre cabelos, leia estes dois posts sobre lavagem:
Pode lavar os cabelos todos os dias?
Melhor água fria ou quente para lavar os cabelos?
Cuidados diários para manter o Cabelo sempre bonito.

Aproveite e veja o Vídeo: Pode ou não Lavar os cabelos todos os dias?  

 

Por hoje é isso amores,

Um super beijo!

Júlia Doorman

 

4.8/5 - (21 votes)

35 thoughts on “Como lavar e secar os Cabelos Corretamente

  1. oi júlia, estou com uma dúvida e não sei mais o q fazer… Meu cabelo é seco, sem vida, com frizz. Fiz uma hidratação(abacate, mel e azeite extra virgem) e umectação (óleo de coco)esta semana, minha primeira, e vi bastante resultado!! só que lendo seu blog vi que para meu tipo de cabelo o xampu e o condicionador corretos são os q contenham substanica emolientes, hidratantes, como o pantenol, as ceramidas, aloe vera, glicerina e et; só que revirei no google de cabeça a baixo e não achei nenhum produto especifico… os que uso não estão corretos e o pH deles é neutro… Pelo amor de Deus, me dê uma ajuda sobre marcas ou produtos corretos para o meu cabelo. Ah, e já ia me esquecendo Amei seu blog!! De todos q falam sobre cabelos o seu é o melhor, além de vc ter um cabelo MARAVILHOSO!!! Desde já agradeço… bjus

    1. Oi flor,
      é mais fácil achar para seu tipo de cabelo,
      se seu cabelo é sem vida e seco da raiz as pontas,
      os melhores shampoos são os sem sulfato e os para cabelos secos,
      bjus 😀 obrigada!

  2. Oi Júlia!!!! Conheci seu blog e canal a pouco tempo e desde então o venho estudando. Comprei alguns produtos indicados por você e comecei meu cronograma. Iniciei com uma hidratação com açúcar, depois fiz uma umectacao com azeite de oliva e ontem fiz uma reconstrução. Para minha absoluta surpresa, gostei muito mais do resultado desta última. Apliquei a queratina, deixei agir, depois apliquei a máscara e deixei agir. Lavei e finalizei com uma ampola pantene hidro-cauterizacao. Meu cabelo ficou extremamente macio e sedoso. Vou continuar com o tratamento. Muito obrigada por todas as informações e videos disponibilizados. Bjo!!!!!

  3. Olá Júlia. Adoro seu blog, suas dicas me ajudam muito. Me oriente por favor em como proceder com meu cabelo. Raiz bastante oleosa, e pontas secas. E estou tendo muita queda de cabelo, ele cai inteiro, principalmente quando vou lavar. Ficarei muito grata se você me responder. Bjs. Valéria

  4. oi Ju,quero só tirar uma duvida comecei o cronograma essa semana depois de lavar,fazer a hidratação o que eu uso como creme de pentear,uso um sem enxague pra cabelo lizo ou um sem enxague pra cabelos enrolados,não estou mais usando o secador,muito obrigada estou amando suas dicas seus posts enfim,enfim estou amando,vc está me ajudando de mais bjs está de parabéns que Deus te ilumine e te abençoe sempre. virou um vicio cabelos de rainha todo dia tenho que dar uma passadinha só pra espiar kkkkkkk bjs 🙂

  5. Olá Júlia. Estou com uma dúvida. Eu comprei um condicionador da phytoervas para controle de oleosidade, ele é de gengibre. Eu poderia estar aplicando ele na raiz até as pontas ou somente nas pontas mesmo?
    Obs.: Minha raiz e pontas são oleosos

  6. Juh, adoro suas dicas, estou simplesmente amando, sempre deixo comentários nas suas fotos no instagram 🙂 Eu não era acostumada a deixar o meu cabelo secar ao natural, mas faz mais de um ano que não uso mais secador e me acostumei, realmente, faz muita diferença, meu cabelo não está mais tão ressecado 😀

  7. Oi Julia,estou com uma duvida,vc sempre diz que quando fazemos algum tipo de procedimento no cabelo não podemos esquecer de passar o condicionador pra fechar a cutícula que foi aberta pelo shampoo,porem vc sempre diz também que não devemos passar o condicionador na raiz,mas dai a cutícula da raiz ficara aberta??

  8. Ola Julia,faz um tempo que te acompanho tanto no site quanto no YT ,e pelo video do ” Pode ou Nao pode lavar o cabelo…” tenho uma duvida,cabelo com progressiva pode ser lavado todos os dias por quem treina 4-5 X/semana ?se sim,pode ser lavado normalmente como se fosse fazer uma hidratação?

  9. Oi Ju
    Adoro suas dicas, mas tenho uma dúvida, tenho o cabelo com luzes e quero saber se posso usar o shampoo transparente antes das reconstruções ou preciso usar o anti residuo mesmo, por que ele acaba com meu cabelo e resseca horrores. Testei o da Pantone e gostei bastante.
    Depois das suas dicas meu cabelo está um loiro lindo e até desisti de cortar
    Bjus

  10. Ju, quando eu for fazer as hidratações, eu lavo apenas com o shampoo, depois eu desembaraço eles com o pente certo que comprei para o meu cabelo, mas gostaria de saber se posso estar usando algum creme de pentear pra facilitar, pra não quebrar os fios e depois faço a aplicação da hidratação. Eu posso estar passando o Yamasterol ou é melhor deixar sem nada?

    1. Oi lindona aplique um pouco da própria hidratação para ajudar
      a desembaraçar, se você aplicar um creme de pentear antes da hidratação
      vai fechar as cutículas e os fios não vão absorver corretamente a hidratação
      bjus

Deixe um comentário