Como lavar o cabelo corretamente

Como lavar o cabelo corretamente– Não erre mais na hora de lavar o cabelo com essas dicas infalíveis. Clique e confira!

Como lavar o cabelo corretamente

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe um post com dicas valiosas sobre como lavar o cabelo corretamente.

Muitos erros são cometidos na hora da lavagem até a finalização e esses erros podem acabar agredindo e danificando o cabelo.

Por isso hoje eu resolvi trazer esse guia para que você possa lavar o cabelo corretamente, sem danificar, ficando com um cabelo limpo e saudável da forma correta.

Vamos lá!

Temperatura da água

Na hora de lavar o cabelo a temperatura correta da água deve ser sempre a fria, pois a água nessa temperatura ajuda a selar as cutículas dos fios, fazendo com que o cabelo fique muito brilhoso.

Já a temperatura quente não deve ser usada, pois ela resseca o couro cabeludo, aumentando a produção de oleosidade, da caspa e seborreia, e também resseca os fios, deixando o cabelo ressecado, poroso, opaco e com frizz.

Uma dica para não precisar tomar banho na água fria, é tomar seu banho normal, e depois colocar o chuveiro na temperatura fria, e inclinar a cabeça para frente lavando somente o cabelo, ou então lavar os fios no nosso velho conhecido tanque.

Escolher o shampoo correto

A escolha do shampoo deve ser feita a partir do tipo de cabelo, para cabelos ressecados e secos o mais indicado é o shampoo hidratante, para cabelos oleosos o shampoo perolado ou transparente são as melhores opções, e para os cabelos mistos que é oleoso na raiz e seco nas pontas, o indicado é intercalar um shampoo perolado com um shampoo hidratante.

Para todos os tipos de cabelos a dica importante, é não usar shampoos que possuem uma carga muito alta de sulfato, pois eles ressecam muito o cabelo, e não usar shampoos reconstrutores diariamente, pois a queratina por exemplo, em excesso causa a quebra dos fios.

 E por ultimo não usar shampoo anti resíduo com frequência, pois esse tipo de shampoo possui um pH muito elevado que abre muito as cutículas do cabelo, fazendo uma limpeza muito profunda, e por isso eu só indico usar uma vez a cada 30 ou 40 dias para fazer um detox capilar.

Diluir o shampoo

A dica de diluir o shampoo em um potinho com um pouco de água é muito importante, para evitar que somente algumas partes do couro cabeludo recebam o shampoo, pois diluindo além de economizar mais produto, você consegue espalhar melhor o shampoo por todo o couro cabeludo, fazendo uma limpeza melhor de toda a área.

Aplicar o shampoo somente no couro cabeludo

A maneira correta de fazer a lavagem do cabelo, é aplicando o shampoo somente no couro cabeludo, pois essa é a parte que necessita de uma limpeza maior, já o comprimento e pontas que tendem a serem mais ressecados, necessitam de uma lavagem mais leve, que você deve fazer somente com a espuma que o shampoo forma.

Ou seja você deve aplicar o shampoo somente no couro cabeludo, massagear com as pontas dos dedos, e a espuma que se formar, você leva para o comprimento e pontas, assim a raiz do cabelo vai ficar bem limpa, e o restante do cabelo não vai ficar ressecado, que é o que acontece quando o shampoo é aplicado puro nessa parte.

Deixar o shampoo agir e massagear o couro cabeludo

Ainda sobre o shampoo, sempre que usamos shampoos de tratamento, seja para queda, crescimento ou para caspa, devemos aplicar e deixar agir de 2 a 3 minutos, enxaguando em seguida.

Pois quando não deixamos o shampoo de tratamento agir, não damos tempo para que o bulbo capilar absorva os nutrientes, e o shampoo acaba não fazendo o efeito desejado.

Já os shampoos de crescimento além de deixar agir, também devemos fazer a aplicação e em seguida fazer uma massagem estimulante, usando as pontas dos dedos em movimento circular, de 2 a 3 minutos para que a circulação sanguínea no couro cabeludo seja ativada, acelerando o crescimento capilar.

Nesse post eu te ensino a fazer um shampoo caseiro para fazer o cabelo crescer rapidamente: Shampoo caseiro para o cabelo crescer

Aplicar o condicionador do comprimento as pontas

Após fazer a lavagem com o shampoo, é o momento de aplicar o condicionador para fechar as cutículas do cabelo, e condicionar os fios, e essa aplicação deve ser feita somente do comprimento as pontas, a não ser que você use um condicionador que seja liberado para a técnica do co-wash, pois esses produtos não possuem na composição ativos que prejudicam o couro cabeludo, podendo ser aplicados na raiz do cabelo, inclusive para hidratar o couro cabeludo ressecado.

Leia mais sobre a técnica do co-wash para limpar, proteger, e salvar cabelos ressecados, nesse post: Técnica co-wash ideal para cabelos cacheados e muito secos

Enxaguar completamente o cabelo

Na hora de enxaguar o cabelo, é muito importante que não fique nenhum resíduo de produto nos fios, pois isso pode fazer com que o cabelo fique com aspecto de pesado, ressecado e com frizz, por isso é importante enxaguar por completo até que a água saia bem limpa, e você sinta que não tem mais nenhum produto nos fios.

Não torcer o cabelo

Na hora de retirar o excesso de água do cabelo, não torça os fios, para evitar que eles se quebrem, e retire esse excesso usando uma toalha de micro fibra, ou uma camiseta de algodão, e faça isso apertando o cabelo na toalha com cuidado sem torcer.

Pentear com cuidado

O cuidado ao pentear o cabelo, é sempre começar a pentear e desembolar os fios começando das pontas, subindo em direção ao topo da cabeça, e pentear sempre com muito cuidado e sem pressa, para evitar que os fios se partam e quebrem, ainda mais quando eles estão molhados ou úmidos, pois ficam muito fragilizados.

Outro cuidado importante é escolher a escova certa de acordo com o seu tipo de cabelo, saiba como fazer isso aqui: Como escolher escova certa pra cada tipo de cabelo

Aplicar protetor térmico e secar com secador morno

Na finalização do cabelo a dica é sempre aplicar um protetor térmico, mesmo em dias que você não vai usar o secador, pois o protetor térmico além de proteger os fios do calor do secador, também protege contra agressões externas, como sol, vento e poluição.

E caso escolha usar o secador, faça isso com ele sempre na temperatura morna, e mantendo o jato sempre longe dos fios, fazendo movimentos circulares, e por ultimo aplique um óleo reparador de pontas, para proteger os fios, diminuir o frizz e deixar o cabelo mais alinhado, e mais brilhoso.

Vídeos: Como hidratar e salvar o cabelo ressecado

Recapitulando: Como lavar o cabelo corretamente

1-Temperatura da água

2-Escolher o shampoo correto

3-Diluir o shampoo

4-Aplicar o shampoo somente no couro cabeludo

5-Deixar o shampoo agir e massagear o couro cabeludo

6-Aplicar o condicionador do comprimento as pontas

7-Enxaguar completamente o cabelo

8-Não torcer o cabelo

9-Pentear com cuidado

10-Aplicar protetor térmico e secar com secador morno

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Como lavar o cabelo corretamente?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

Rate this post

Deixe um comentário