O sol é prejudicial aos cabelos! Saiba os motivos

O sol é prejudicial aos cabelos! Saiba os motivos. Neste post você vai saber o motivo do sol ser tão prejudicial às madeixas. Para saber mais leia o post completo.

 

 

O sol é prejudicial aos cabelos! Saiba os motivos.

 

Olá meninas, tudo bem?

Chegando a primavera, temos que começar a proteger os cabelos do sol, e já ir se preparando para o verão. Os cabelos ficam muito danificados e ressecados em exposição ao sol. A exposição aos raios solares podem acelerar a oxidação da estrutura superficial do cabelo, deixando os fios mais claros e danificados.

O sol faz mal para os cabelos?

Sim! Já esta mais do comprovado que o sol é prejudicial para todos os tipos de cabelos, seja ele crespo, grosso, fino, loiro, castanho ou preto. Em exposição prolongada ao sol, os cabelos sofrem lesões que em alguns casos são irreversível, ou seja, só cortando para tirar aquele aspecto queimado do sol.

Assim como a pele, o cabelo também sofre com o fotoenvelhecimento, por esse motivo, não deve ficar exposto durante muito tempo ao sol, água salgada, água com cloro das piscinas ou do vento. Estes fatores externos atingem diretamente a elasticidade, hidratação, brilho e cor dos fios. A foto-oxidação dos pigmentos de melanina dos cabelos muda a cor dos fios. Para os cabelos loiros, principalmente com química, os fios ficam esverdeados, já os cabelos castanhos, ficam com um tom avermelhado. Veja no programa BEM ESTAR desta semana a matéria do clareamento do fio: Entenda os dados que o sol pode causar na pele e nos cabelos.

O sol faz mal para os cabelos?

É necessário se preocupar também com a parte viva dos cabelos, o bulbo capilar, pois o que fica exposto (fibra capilar) é constituído de uma estrutura morta chamada queratina e os danos que causamos a essa estrutura morta muitas vezes são graves e irreversíveis. A solução é proteger os fios antes e depois da exposição ao sol. A radiação solar é responsável por danos não só aos fios como ao couro cabeludo, portanto é preciso ter cuidado quando for se expor demasiadamente, mesmo usando o protetor solar para os fios, porque o excesso dos raios UVA e UVB podem gerar queimaduras no couro cabeludo e perda de cabelo nessas áreas.

Efeitos do sol nos cabelos

Outro cuidado é que proteínas (como queratina), lipídios, óleos vegetais e outros elementos que contribuem para a saúde e hidratação dos fios, não podem ser usados durante a exposição solar, pois ao invés de hidratar, vão ressecar ainda mais seus cabelos. O sol é foto-oxidativo, por isso não é o veículo ideal para nutrir os cabelos. Cuidado para não se expor ao sol depois de fazer processos químicos como, relaxamentos, escovas progressivas e até mesmo tinturas, pois apesar do produto ser retirado nos salões de beleza, permanecem pequenos resíduos que desencadeiam um processo oxidativo quando exposto aos raios UVA e UVB. É aconselhável expor os cabelos ao sol, apenas depois da segunda lavagem, para ter certeza que todo resíduo de processos químicos foi retirado dos fios.

Já existem no mercado produtos com fatores de proteção e que são exclusivo para os cabelos, use e abuse desses produtos. O filtro solar para a pele não é o mesmo e não é adequado para os cabelos. Use bonés e chapéus para proteção dos cabelos e couro cabeludo. Saiba mais cuidados com os cabelos aqui neste post: Como cuidar dos cabelos no verão. ….e neste post: Como Cuidar dos Cabelos na Praia e que produtos levar? 

Cuidados com o cabelo no verão dicas

Receita caseira para tirar a cor esverdeada do cabelo loiro

Após lavar os cabelos normalmente com shampoo e enxaguar bem, faça o último enxágue com 1 litro de água e 100 ml de vinagre de maçã, essa mistura vai ajudar tirar a cor verde do cabelo. Mas não esqueça que não pode se expor ao sol com esta mistura, seque o cabelo ao natural, mas sem se expor ao sol. Saiba mais dicas: Como tirar a cor verde ou laranja dos Cabelos Loiros?

Quer mais dicas de cabelos? Relaxamento ou progressiva o que danifica mais os cabelos? 

Por hoje é isso meninas…

Um super beijo!

Júlia Doorman

Vídeo: Como recuperar o Cabelo depois da Praia

4.7/5 - (10 votes)

7 thoughts on “O sol é prejudicial aos cabelos! Saiba os motivos

  1. Oi flor!
    Adoro suas dicas, comecei a fazer uso do óleo de coco e estou amandoooo.
    Queria mais uma dica sua,sou loira, de reflexo, e praticamente todos os finais de semana, estou na praia e piscina. Queria q vc me indicasse produtos e tratamentos mais Específicos….
    Desse já PARABÉNS!
    Bjks

  2. Olá, adorei sua página encotrei dicas bem interessantes
    vou testar as vitaminas que você indicou, depois conto se funcionou.
    se puder da uma passadinha no meu blog jehpenteados.blogspot.com.br

    bjus

  3. Olá Júlia, amo suas dicas, já estou fazendo o cronograma e vi resultado. Queria que você me indicasse um creme ou fluido com filtro solar para o dia, meu cabelo é muito sensivel, fino, oleoso na raiz e seco nas pontas, qualquer um que já experimentei ficou mais seco ainda.
    Obrigada, bjos.

Deixe um comentário