Petrolatos nos produtos de cabelos fazem mal?

Petrolatos nos produtos de cabelos fazem mal? Neste post vamos falar dos petrolatos e o que eles podem causar nos fios a longo prazo. Para saber mais leia o post completo.

Petrolatos nos produtos de cabelos fazem mal?

Olá meninas, tudo certo?

Hoje vamos falar de um assunto muito polêmico no mundo dos cosméticos.
Afinal, por que os produtos com petrolatos fazem mal aos cabelos?
Temos que sempre buscar informações e estar atentas às propostas dos produtos milagrosos do mercado. É sempre é bom ler os rótulos dos produtos, ver seus componentes e estar cientes de que tipo de produto você esta usando, afinal de contas é o seu cabelinho que esta em jogo.

Petrolatos nos produtos de cabelos fazem mal?

Vou explicar o que são os petrolatos ou óleo mineral ou parafinas, como são conhecidos e depois você decide se quer usar ou não, ok?

Meu objetivo é apenas trazer informação a vocês e não dizer se um produto é bom ou não e muito menos dizer se você pode usá-lo ou não. Você mesma deve tirar suas conclusões e decidir o que fazer em relação a qualquer assunto, mas é sempre bom aprender e estar informada, não é?

Vamos voltar ao assunto…

O que são petrolatos ou óleo mineral?

Os petrolatos são derivados do petróleo e vem no rótulo dos produtos descritos desta forma:
Petróleo Liquefeito, Petrolatum, Parafina Líquida (Paraffinum Liquidum), Óleo Mineral (Oil Mineral ou Mineral Oil), Vaselina e Óleo de Parafina.
As indústrias utilizam estes componentes em condicionadores, máscaras de tratamentos, leave-ins, produtos de banho, de limpeza, produtos para pele, produtos para barbear, bronzeadores, entre outros.
O motivo é que os derivados de petróleo são altamente emolientes e tem baixo custo para as fábricas, ou seja, são muito baratos e por isso são tão usados nas fórmulas de vários produtos capilares e de beleza.

Mas poque os petrolatos ou óleos minerais fazem mal aos cabelos?

Os petrolatos não tem poder hidratante e nem nutritivo. Eles apenas trazem a sensação de hidratação, macies e suavidade, mas na verdade seu cabelo continua da mesma forma que estava, e o efeito dura apenas até a próxima lavagem.
O óleo mineral é muito apontado como nutritivo, mas na verdade não é. Por isso leia no rótulo, compre seus óleos em casas de produtos naturais e em algumas farmácias, mas tome cuidado para não se enganar.
Os petrolatos melhoram a aparência dos fios a curto prazo, mas a médio e longo prazo, ele se acumulam nos fios, acarretando em um entupimento dos folículos pilosos, podendo até, prejudicar o crescimento dos fios.
Além disso, ele forma uma película protetora que não deixa entrar água, nutrientes e vitaminas necessárias para hidratação e fortalecimento dos fios, fazendo com que os fios fiquem fracos e se quebrem.
Mas as empresam usam justamente esta desculpa de filme protetor para vender mais, dizem que protegem das agressões externas, etc.

Entenderam agora porque gosto tanto de fazer umectação com óleos vegetais puro? Para conhecer alguns tipos de óleos vegetais leia este post: Quais são os melhores óleos para cabelos ressecados.

Mas o que fazer para evitar os petrolatos?

Use óleos vegetais nas umectações, e máscaras que não tenham esses componentes na fórmula. Mas não precisa jogar fora aquela máscara adorada, eu inclusive tenho algumas máscaras de efeito instantâneo que apesar de ter petrolatos eu acabo usando nas emergências, quando quero meu cabelo com aparência de super hidratado e não tenho tempo de fazer uma hidratação profunda. Eu procuro usar esses produtos apenas esporadicamente, pois tem algumas máscaras que adoro e que tem óleo mineral, infelizmente. Nas umectações, uso apenas óleos vegetais mesmo.
Mas se você quiser se livrar dos petrolatos, você vai ter que começar a ler os rótulos e usar produtos livres de petrolatos e óleos vegetais puros.

Se você gosta de estar bem informada sobre cosméticos, te indico ler este post: A polêmica dos Parabenos nos cosméticos.

Como retirar os petrolatos dos fios?

Os petrolatos não são solúveis em água. Apenas com shampoo anti-resíduos ou um shampoo com carga alta de sulfato, você vai conseguir retirar os resídios e deixar uma boa hidratação ou umectação fazer efeito.

Segue algumas lojas de marcas de confiança que vendem produtos naturais de cabelos, livres de petrolatos, parabenos ou produtos químicos.

Espero ter ajudado…

Um super beijo!

Júlia Doorman

4.6/5 - (87 votes)

124 thoughts on “Petrolatos nos produtos de cabelos fazem mal?

  1. Olá! Minha cunhada me indicou esse site, porque estou há 1 ano na luta para recuperar meu cabelo depois que ele sofreu um corte químico! Já vinha hidratando ele desde então 2 vzs na semana, mas só depois da leitura do seu site percebi que faltam alguns cuidados para que ele de fato se recupere. Já estou organizando meu cronograma! Achei muito interessante as umectaçoes, farei todas, intercalando! Sim, faço luzes a 15 anos. Há um ano tive que cortar 70% do meu cabelo, por conta do corte químico! Até hoje sofro por isso! Desde então não dei mais luzes, mas ainda faço alguns selamentos para tirar o frizz. Estou com o cabelo metade natural, metade loiro! Ele hoje está mais forte, hidratado e com brilho, sei que falta muito, mas ele já melhorou muito. Moro em frente ao mar, lavo o cabelo a cd 2 dias. Queria muito voltar a dar luzes..apenas na raíz! Gostaria da sua opinião! Estou estudando seu site! Rs…parabéns! Obrigada por fazê-lo para nós! Não saio daqui maos! 😀

    1. Flor, fico feliz que esta gostando! 🙂
      siga o cronograma que vai conseguir recupera-lo…
      selagem pode fazer a cada 15 dias a que tem aqui no blog que é natural e não tem química ok?
      cuidados com essas de salões, podem ser uma progressiva disfarçada com creme,
      BJus

      1. Olá gostaria de saber se esses derivados do petróleo fazem mal para a pele também ou é só pros cabelos? Eles trazem malefícios para a pele? Se sim por quê? A maioria dos cremes hidratantes para pele tem esses compostos.

    2. Júlia, help!!!! N sabia sobre petrolatos e achei q creme q ganhei fosse pra ressaltar o preto no cabelo e fiz banho d creme,mas n sai,lavei 5x sendo 2dlas cm anti resíduos e 3d molho cm shampoo,mas n sai,em especial nas pontas q tive quebra química anos atrás e corto aos poucos pra crescer,oq faço?! Fiz umectacao e bnaho d creme e n sai em especial nas pontas!!!!

  2. Olá Jú, Obrigada pelas informações acima, para mim foram muito úteis, pois, fui a piscina ontem e fiquei tempo de mais na agua, tenho quimica no cabelo e o cloro da agua deixou meu cabelo absurdamente ressecado.
    Com isso, fui a internet buscar soluções para hidratar eficientemente, e a vaselina estava muito bem apresentada e como eu tenho pois a uso para os cílios, inventei de passar no comprimento dos cabelos.
    Lógico que o resultado foi imediato e ficou maravilhoso, brilhoso, tudo de bom.
    Porém por parecer milagre demais, fui atras de saber os maleficios da Vaselina, ao ler os outros blogs, entrei em parafuso, vou usar aquela expressão, trinquei os dentes…rs, achei que tinha acabado com o meu cabelo.
    Eu usei vaselina apenas hoje, jamais tinha usado e não pretendo usar novamente, por isso seu post me tranquilizou muito, por eu saber que os maleficios so aparecerão se utilizado a logo prazo não é?
    Obrigada.

  3. Ju, uma mascara de hitrataçao, msm com petrolatos, ela é capaz de hidratar ne?

    A maioria das q vejo contem isso, nao qria ficar muito bolada nisso, ja q uso shampoo anti residuo uma vez por mes antes das reconstrucoes. Entende?

    Msm assim é possivel obter a hidrataçao com elas ne?
    Bjokas

    1. Oi flor,
      sim, pois ela hidrata e forma a proteção para que o cabelo não perca hidratação,
      em contra partida o fio não recebe mais tanto as hidratações,
      mas como vc usa shampoo anti-resíduo não tem problema,
      eu uso também, bjus

  4. Oii Júu, quero agradecer pelas ótimas dicas, e por sempre responder minhas perguntas 🙂
    Se não for pedir muito, eu gostaria que você fizesse um post com uma lista de cremes sem petrolatos. Beijos e parabéns pelo blog que me ajuda mtt ;*

  5. Olá Júlia,
    gostei muito do seu blog, tenho lido algumas matérias, gostei especialmente do post em que vc lista os produtos livres de petrolatos.
    Já devem ter te perguntado isso, mas ainda não vi nenhum comentário a respeito.
    Vc conhece esta loja de óleos naturais? Sabe dizer se é confiável?
    “Óleos Naturais da Vovó”
    Bjs e obrigada.

  6. Olá Ju!
    Primeiramente parabéns pelo blog, muito bom, sem dúvida tenho aprendido muito e tentado aplicar também.
    Minha dúvida no momento é que eu acabei de comprar uma máscara desamareladora e olhando a fórmula dela percebi presença de petrolato, no entanto não vi outros ingredientes de fato de hidratação como glicerina, colágeno, silicone e outros que costumo ver nas máscaras de hidratação. Sei que errei em não ter olhado na hora da compra, mas agora n sei o que fazer. Posso misturá-la com outra mascara de hidratação para amenizar o efeito do petrolato? ou você recomenda que de fato eu não use? há 1 mês estou fazendo o cronograma capilar e estou gostado, n quero prejudicar o tratamento, o que faço?

  7. Oi, Julia!
    Gostei muito do seu blog e das suas dicas, porém ainda fico muito insegura ao ler tanta coisa na internet. São muitas informações e muitas vezes me sinto perdida e não sei bem no que acreditar.
    Gostaria de saber se essas informações sobre os petrolatos, por exemplo, têm fonte científica, se há estudos sobre a ação desses compostos no cabelo etc… Enfim, onde você busca essas informações? Não sou da área de química e por isso me sinto um peixe fora d’água ao ler certas coisas rs!
    Desculpe qualquer indiscrição e parabéns pelo blog!
    Beijos

  8. Olá. .. tudo bem
    estou fazendo o cronograma capilar após acompanhar o seus videos.. e estou amando muito bom e o melhor de tudo é que eu ja estou vendo resultados…
    parei de usar toda a familia dos parabenos e petrolatos kkkk e funciona mesmo! Muito obrigado bjs.

  9. Olá eu sou a Sónia tenho uma duvida pois esta a dizer que o Patrolatos faz mal e não hidrata mas noutro post que tem disse que o Bepantol hidrata mas contem petrolatos, mas então se tem não hidrata estou confusa pois tem dois post a contradizer-se.
    Obrigado

  10. Olá Julia!
    Tudo bem com vc?
    Estou precisando muito da sua ajuda! Na correria comprei uma mascara hidratante boa porem na hora não vi que tinha pretolatos, então gostaria de saber se posso usa-la intercalando com outras???
    E se fazendo isso usando de vez em quando ate ela acabar se vai prejudicar meu cabelo????
    Por favor gostaria muito da sua ajudinha bjinhos.

  11. Oi Julia, tudo bom?
    Tenho acompanhado teu blog ultimamente e ele tem me ajudado muito a hidratar meus cabelos, que apenas recentemente comecei a me preocupar. A diferença já é muito expressiva.

    Tava gastando muito com produtos e aí acabei de voltar de uma loja de cosméticos mais barata e comprei um monte daquelas ampolinhas de vitaminas que você indicou; no entanto, chegando em casa percebi que uma delas contém óleo mineral. Não devo utilizá-las, então, né?

    Obrigada e parabéns pelo trabalho!

  12. Oi, Ju!
    Você tem alguma indicação de shampoos sem sulfato com pH baixo e hidratante? Qual você usaria?
    E qual máscara hidratante sem petrolatos/óleo mineral com pH baixo você indica?
    Há opções assim em produtos de farmácia/supermercado?

  13. Olá Júlia!
    Tenho mechas no cabelo e é horrível pentea-lo após o uso de um shampoo qualquer. Faço uso de algumas máscaras que contém petrolatos, como a silicon mix.
    Se utilizar shampoo anti-resíduo vai ser impossível desembaraçar, os petrolatos não saem com shampoo comum? Caso não, existe outra formar de retirar os petrolatos do cabelo?
    Aguado retorno.
    Bjs

  14. Oi Julia! Comecei o cronograma capilar e até já comprei tds os produtos. Mas hj fiquei desiludida. Lendo melhor os rótulos, descobri que minha máscara q uso pra hidratação é na verdade de nutrição 🙁 fui olhar o rotulo da reconstrutura e li que tem petrolatum 🙁 ainda ñ usei ela… Pior q o shampoo anti residuos eu usarei antes e nao depois dela 🙁 sera que se eu usar essa mascara na reconstruçao vai prejudicar o resto do meu cronograma??

  15. Boa tarde Flor.

    Gostaria que você informasse o Ph do Shampoo Silicon mix.
    Estou usando diariamente, e vejo que está ressecando demais meus fios.
    Ah.. esse seu site amoo de paixão parabéns

    Fico no aguardo..

  16. Boa tarde Flor.

    Gostaria que você informasse o Ph do Shampoo Silicon Mix Bambu.
    Estou usando diariamente, e vejo que está ressecando demais os meus fios.
    Ah.. esse seu site amoo de paixão parabéns!

    Fico no aguardo..

    1. Oi flor,
      ele tem carga lata de sulfato,
      por isso eu sempre intercalo um shampoo
      hidratante com um shampoo com sulfato,
      veja o vídeo como combater o ressecamento dos fios,
      esta no canal, Bjus

  17. Ai muito obrigado vc me salvou me tirou da depressão capilar pois eu usei por muito tempo produtos com paraffina liquida sem saber que fazia mau usei desde de janeiro inclusive tinha uso diário e meu cabelo ficou extremamente ressecado está opaco com rigidez efeito palha ainda bem que está tudo no final e está perfeito pra ir pro lixo pq praticamente já não tem mas nada 😀

  18. Julia, estou amando seu site e vídeos… seu cabelo é lindo demais 🙂 Eu tenho a máscara Silicon Mix Bambu e estou usando uma vez na semana, nas hidratações… mas ela tem óleo mineral… será que devo parar de usá-la? Vai prejudicar meus fios a longo prazo? Bjos e obrigada!!

  19. Quem faz escova progressiva pode usar shampoo anti residuo? Ou vai tirar a química do cabelo?
    E outra pergunta, antes de qualquer hidratação é bom usar um shampoo anti residuo ou pode ser qualquer um?

  20. Juliana, parabéns pelo Blog maravilhoso!!

    Eu estou com uma seria dúvida. Fiz um tratamento químico em que o meu cabeleireiro recomendou evitar shampoo anti-resíduo. Mas estou com as pontas muito ressecadas e cheguei a usar mascaram com parafina líquida, ates e depois do tratamento. Agora que descobri isso, estou evitando ao máximo usar esses produtos, mas queria alguma coisa que ajudasse a hidratar o meu cabelo. Será que eu consigo acabar com o ressecamento sem ter que aplicar o shampoo anti resíduos? Você sabe de alguma receita boa para o meu caso?

    Desde já agradeço

  21. Oi ju <3
    Queria te fazer uma pergunta, Sou apaixonada por cabelos e sempre tive a duvida de usar ou não a parafina pois as mascaras sem elas muitas vezes são mais complicadas de achar e muitas vezes mais caras.. Queria sua opnião de usar ou não esses componentes..
    Bjs, desde já obrigada, continue assim, sou super fã <3

  22. Julia, sempre acompanho sua pagina no youtube, adoro seus videos. Procurei algum sobre dicas de condicionador mas não encontrei. Nos de algumas dicas de condicionador sem petrolatos. obrigada bjsss

  23. Legal o texto mas tenho uma dúvida. Faço cronograma capilar e não tem esses ingredientes nas minhas máscaras, mas vi que estava usando um condicionador com grande quantidade de parafina, será que interfere muito no tratamento? obrigada!

  24. Eiii floor… tudo bem lindaa? Aqui, eu ja uso o cronograma capilar tudo certinho e amoooo de coração mexer com cabelo.mas lendo esse post de petrolatos é que fui verificar e descobri q quase todos os produtos de cabelo que uso tem petrolatos. Pra retira los dos fios,preciso de usar o anti residuos quantas veses? Uma vez q usar ja retira ou preciso ir usando o anti residuos?

  25. Olá Julia! Gostaria de dizer que adoro suas dicas e acompanho sempre! Só que estou com uma dúvida! Como posso inserir no meu cronograma capilar o shampoo sem sulfato e o condicionador/máscara sem petrolato?! E qual marca vc usou e gostou mais?!

  26. oi Julia, primeiramente quero dizer que sou sua fã e que sou viciada nos seus videos… fico esperando você publicar para ir assistir. bom minha perguntinha é se pode usar o shampoo da pantene aquele que vc usa o transparente no lugar do anti-residuo para no caso que eu usar condicionadores que tenha petrolatos e quantas vezes pode usar?

  27. Júlia estou acompanhando seus vídeos e pôster a 2 meses, muito obrigada pelas digas, e a 3 semanas estou fazendo meu cronograma capilar, mas hj vi esse pôster e fui verificar meus cremes, todos têm petrolatos, só que eu faço regulamente reconstrução, a cada 15 dias. Devo trocar minhas máscaras?

  28. Olá Jú, primeira vez que comento no blog ( Apesar de já acompanhar faz um tempo)

    Eu acabei de comprar um kit capilar, contento shampoo, máscara e ampola com petrolatos..não queria jogar tudo fora, estão novinhos! Eu usando o shampoo anti residuo uma vez ao mês e fazendo a umectação com oleos naturais, ajuda meu cabelo a não estragar tanto?

    SEI QUE SÃO MUITOS PERGUNTAS PARA RESPONDER! mas espero que responda este. Bjinhis

  29. Oi Ju gostaria muito que você me desse dicas de que produtos usar e qual tipo de hidratacao eu começo a fazer no meu cabelo pois ele é muito ressecado sem vida e sem brilho muito armado achei seu blogue aqui por acaso e cada vez que leio seus Posts fico mais apaixonada pelas suas dicas e explicações só que tô com muita dúvida de como começar a fazer o cronograma ah lembrando meu cabelo é cacheado espero que você possa me ajudar beijus lindona….

    1. Oi lindona,
      seja bem vinda,
      fico feliz que você esteja gostando
      das dicas de uma olhadinha no canal no video
      cronograma capilar o que é e como fazer
      o seu,
      lá eu explico tudo direitinho sobre o que é o cronograma
      de cuidados e dou dicas de como montar um com certeza vai te ajudar,
      Bjus

  30. Estou com uma dúvida enorme agora…
    Então quer dizer que se eu usar produtos que contenham os petrolatos ( parafina, óleo mineral etc ), eu não posso lavar os meus cabelos com um shampoo sem sulfato, pois esse shampoo não tem a capacidade de limpar todos esses petrolatos do cabelo? É isso?I

  31. Poxa, agora fiquei preocupada…
    Meu cabelo é cacheado, e eu uso muitos produtos, em especial os cremes de pentear. E semana passada eu comprei um shampoo sem sulfato da phytoervas, mas agora notei que todos os meus outros produtos ( condicionador, mascara, creme de pentear ) tem esses petrolatos 🙁
    E agora? Eu tenho que voltar a usar um shampoo com sulfato, ou eu posso continuar usando esse shampoo sem sulfato que não vou ter problemas? A minha grande duvida é se o shampoo sem sulfato realmente limpa os petrolatos do cabelo, pois todos os meus outros produtos contem esses petrolatos

    Agradeço desde já !

  32. JULIA! SOCORRO! Eu tenho cabelo cacheado preciso de creme para pentear, me ajuda! To desesperada procurando algum sem petrolatos, mas além do Yamasterol não achei mais nenhum, até agora!! TODOS que eu tenho aqui em casa tem Parafina Liquida ou óleo mineral!! Vc conhece alguma marca que fabrica creme de pentear livre de petrolatos? Ou me indica outros finalizadores? Me ajuda Júlia!!!

    1. Oi lindona,
      veja no menu dicas e cuidados lá tem um post
      com uma lista de produtos livres de petrolatos liberados
      para Low/no poo, la tem a lista de leave-in junto tambem,
      bjuss

  33. Oi Ju , meu cabelo é seco e ressecado ,mais com óleo de coco minha vida andou pra frente ! rsrs poderia me dizer se eu que tenho cabelo seco posso usar também shampoo anti – residuos ?! porque eu costumava usar um da tressemé transparente de chá verde mais ele resseca bastante meu cabelo deixando ele parecendo palha seca , ouvi falar que o anti residuos é MAIS potente ainda do que o transparente , eu to confuso com essa historia de petrolatos , oleos minerais e tudo mais rsrs , afinal se eu usar o shampoo transparente ele vai remover os Petrolatos do cabelo ?!

    1. Oi,
      pode usar o ideal é usar ele uma vez no mês para uma limpeza profunda,
      o transparente pode usar toda semana como o seu cabelo é seco te aconselho
      intercalar com um shampoo hidratante, o shampoo transparente limpa bem mais sem
      agredir tanto quanto o anti resíduos, no caso para remover os petrolatos tem que
      ser o anti resíduos mesmo, para não agredir tanto sempre que for lavar os cabelos
      com shampoo aplique um óleo vegetal nas pontas antes deixe agir alguns minutos e lave
      normalmente isso vai proteger os fios do shampoo,
      Bjuss

  34. Meu Deus socorro após ler seu post corri para ler os rótulos dos meu produtos e até no creme de pentear da seda tem minhas mascaras preferidas tem o que vamos fazer??? Apenas no creme yamasterol que comprei para fazer misturinhas não tem gostaria de saber se tem produtos em conta sem esses petroatos pq a grana esta curta bjs lindona!!

  35. Júlia, amo seu canal, sou nova mas todo dia estou vendo suas dicas. Me ajuda por favor!!! Na loja em que eu comprei alguns produtos para cabelo tinha apenas o óleo de coco da marca niely, na embalagem informa que é óleo capilar de extrato vegetal e com 3,4oz.
    Beijoooi lindona.
    Ah! Obg por suas dicas.

  36. poxa, fiquei triste… faço low poo e comprei um serum da Phytoervas, flor de cerejeira, meio na pressa, li que era livre de parabenos e corantes. Mas depois vi que na composição tinha petrolato. Ele é um leave in …. queria tanto usar. Como faço o low poo e já comprei, mas li no rótulo tantos outros componentes bons, será que realmente vai fazer tão mal assim pro meu cabelo?

  37. Olá Júlia.
    Quero saber se o Shampoo de babosa da marca Naturrê possui esses agentes agressores na composição. No rótulo está descrito Energia Vegetal e o shampoo é transparente cintilante.
    Desde já, obrigada!
    Beijo!

  38. Oi ju! Eu comecei a usar a hidratação de azeite de oliva da novex e no começo eu amei deixava meu cabelo super macio, sedoso… e como meu cabelo estava um pouco danificado eu amava usa-lo, mas o tempo foi passando e meu cabelo foi ficando fraco eu não entendia o porque se eu cuidava tanto dele fazia o cronograma capilar certinho ele começou a quebrar e continua fraquinho nada faz ele melhorar e ficar ressecado… então agora tô esperando ele crescer pra eu poder cortar vc pode me dar alguma dica de hidratação? ? Não sei o q fazer para deixa-lo forte se nem reconstrução adianta…. aguardo respostas ❤beijoos

    1. Oi lindona siga um cronograma de cuidados que com certeza você vai
      sentir seu cabelo hidratado e forte,
      veja no menu dicas e cuidados o post sobre o cronograma,
      veja também o post falando mais do porque de hidratar o cabelo e ele
      continuar ressecado bjus

  39. Agora fiquei chateada por não ter visto esse post antes.
    Conheci seu site há 1 ano e 1 mês e desde então leio vários posts e vejo todos os vídeos seus. Comecei a fazer o cronograma capilar desde então, de forma bastante disciplinada (nunca fui tão disciplinada com outras coisas na minha vida, kkkkkk). E, de fato, melhorou muito meu cabelo. PORÉM, descobri esse post só hoje e imediatamente peguei meus produtos pra ler os rótulos e descobri que todas as máscaras que uso tem petróleo na composição, inclusive uma que comprei ontem à noite (um pote de 1 kg que vai demorar 2 anos pra acabar). E também o reparador de pontas com silicone com filtro solar que eu AMO e uso há anos.
    Agora estou sem saber o que fazer… porque minhas máscaras são todas de 1kg cada pote, alguns estão na metade e 2 são novos 🙁

    Acho que é por isso que, embora tenha melhorado muito, meu cabelo ainda não está 100%.

  40. meu creme de pentear contém óleo mineral, ele é de ceramidas e meus cabelos só se da bem com ele ja q eu usei muitos outros de várias marcas, ele é o único q n deixa meus cabelos volumosos.
    queria saber se tem algum problema usar ele, ja q to fazendo cronograma capilar.
    porque eu so uso chapinha no meu cabelo quando é pra fazer reconstrução, entao preciso usar esse creme…
    tem algum problema eu usar ele sempre msm contendo óleo mineral???

  41. Oi Júlia Lindona, já acompanho suas dicas a um bom tempo, amo suas dicas, faço o cronograma capilar oficial do seu blog. É fiquei triste quando percebi que numa das minhas máscaras de reconstrução que por sinal é bastante indicada pelas casas de cosméticos do meu estado CE. É uma máscara reconstrutora da Fattore, ela contém óleo mineral. Gostaria de saber se o shampoo transparente Brilho Extremo da Pantene consegue retirar totalmente o óleo mineral do meu cabelo? Agradeço desde já sua atenção com suas leitoras.

  42. Oi Júlia tudo bem?
    Adoro seu blog parabéns.
    Gostaria de perguntar uma coisa, estou aderindo a técnica no poo e tenho luzes então gostaria de saber quais shampoos posso usar com sulfato mas sem petrolatos os dias q faço matizacao com tinta. Pois vi q para iniciar a técnica tem q lavar com o shampoo com sulfato mas sem petrolatos para retirar os resíduos q estiverem nos fios, mas os q pesquiso ou tem sulfato e petrolatos ou nenhum dos 2, queria na vdd nem lavar com shampo o dia q matizo. Ou então se eu parar com o shampoo esses resíduos de petrolatos vão saindo dos cabelos?

  43. Oi Júlia, então eu uso frequentemente shampoos com petrolatos e cremes também com petrolatos,mas uso um a vez no mês um shampoo de bebê,mas percebi que ele também tem petrolato.
    Vai estragar muito meu cabelo assim ?

  44. Boa noite! Super importante essa informação, a partir de hoje vou lê minuciosamente o rótulo de cada produto de beleza pois tenho dois garotos super vaidosos rsrsrs, já lia o rótulo dos alimentos… Muito obrigada pela dica.
    Eu até ri quando você citou “máscara adorada “semana passada comprei uma e peguei o pote pra acompanhar os nomes que você citou kkkk já quero jogar fora… tem todos que você citou… e promete crescer o cabelo.. agora contendo todos esses produtos como é que cresce!??? Obrigada querida Júlia.
    Deus te abençoe grandemente, um abraço

  45. ola julia…..julia eu faço progressiva a cada 3 meses pis meu cabelo é bem crespo….por isso ele tem muitas pontas duplas ….muitas mesma e por tda a extençao do fio….nao quero cortalo pous levei muito tempo para chegar a esse comprimento o Corte Bordado é uma boa opçao?

    1. Oi lindona, o uso é opcional… se quiser pode usar para não perder mas
      foque bastante nos tratamentos e use apenas como reparador de pontas,
      pois para umectação é somente os vegetais 😉 beijos

Deixe um comentário