Pode Substituir o Condicionador pela Máscara?

Pode Substituir o Condicionador pela Máscara?. Neste post você vai entender a diferença dos produtos e como usá-los. Para saber mais, leia o post completo.

 

Pode Substituir o Condicionador pela Máscara?

 

Olá meninas e meninos, tudo bem?

 

Estou recebendo muito essa pergunta ultimamente, isso deve ser pelo fato de que nos vídeos de Passo a Passo, nem sempre eu uso o condicionador. Isso acaba gerando muita dúvida, eu sei, mas hoje vou explicar o motivo.
Esses assuntos onde cada cabelo tem um resultado, ou cada produto usado pode influenciar no resultado, costumam gerar opiniões diferentes, neste caso, sempre use a lógica e analise que tipo de cabelo você tem. Leia um pouco sobre o pH aqui se tiver dúvida: pH dos cabelos.

A máscara tem mais ativos hidratantes do que o condicionador, tem como principal função hidratar o cabelo, algumas tem outras funções, que além de hidratar, podem ser reconstrutoras ou nutritivas (que devolvem os lipídios, gordura natural do fio).

As máscaras hidratantes trazem na composição esses componentes, um ou mais deles:

* Extratos vegetais de plantas ou frutas;
* Pantenol;
* Glicerina;
* Aloe Vera (babosa);
* Silicones;
* Vitaminas;
* Mel e açúcares;

Posso Substituir o Condicionador pela Máscara?

O papel do condicionador é fechar as cutículas dos fios, dar brilho, devolver maleabilidade, ajuda no deslize dos fios na hora da escova, fornece brilho, ajudar a desembaraçar os fios, ou seja, ajuda na hora de pentear os fios, além disso, deixa os cabelos mais soltos, com mais movimento.

O condicionador reduz a eletricidade estática dos fios, diminuindo o frizz e um pH ligeiramente ácido, equilibra o pH. O shampoo abre as cutículas do cabelo (levemente) e o condicionador sela as cutículas, mantendo a hidratação dentro dos fios, e protegendo o cabelo dos agentes externos como o sol, o vento e poluição.

Outra vantagem do condicionador é que ele possui cargas elétricas positivas que, ao reagirem com as cargas negativas do shampoo, promovem ainda mais maleabilidade.

Os fabricantes poderiam facilitar a nossa vida e informar o pH das máscaras, mas nem todos fazem isso. Assim ficamos ”meio perdidas” se podemos ou não usa-las como condicionador. Vou explicar melhor:

O efeito de máscara condicionante (que pode ser usada como condicionador), esta diretamente ligada ao seu pH. O nosso cabelo possui um pH entre 4,5 e 5,5…por isso a máscara deve ter um pH menor do que 4,0 para dar aquele efeito de cabelo ”derretido”, sabe?…Isso você sente no banho na hora do enxágue mesmo.

A máscara tem todas as funções do condicionador citadas acima, mas as maiores diferenças entre os dois é: a máscara tem mais ativos hidratantes do que o condicionador (a grande maioria), em contra partida, proporciona menos maleabilidade aos fios do que o condicionador, ou seja, com o uso do condicionador os fios ficam mais soltos.

Pode Substituir o Condicionador pela Máscara?

 

Pode trocar o Condicionador pela Máscara?

Cabelos secos ou cacheados podem usar uma máscara nutritiva no lugar do condicionador, que além de manter o cabelo mais hidratados vai repor os lipídios que esses fios tanto precisam. Máscaras nutritivas são aquelas que tem óleos vegetais na composição.

Cabelos mistos e oleosos pode usar uma máscara hidratante como condicionador, pode fazer uma pausa e usar shampoo e condicionador intercalando, pois dependendo da máscara pode pesar os fios.

Pessoas que fazem academia ou praticam esportes, que precisam lavar o cabelo todos os dias e tem cabelos secos, normais ou mistos, costumam se dar muito bem com essa técnica.

Eu não uso condicionador quando a máscara deixa meu cabelo derretendo após o enxague, sabe?…Pois dependendo do condicionador usado depois da hidratação, eu posso perder parte desse efeito. Mais uma vez falando de pH, se o pH do condicionador for maior do que o da máscara, a máscara vai selar a cutícula mais do que este condicionador em questão, neste caso ele pode ser dispensado.

Porém se a máscara apenas hidratou e não deu aquele efeito condicionante no cabelo, eu uso o condicionador para fechar as cutículas e equilibrar o pH. Uso o condicionador também, sempre depois as hidratações caseiras (não abro mão).
Nas semanas que eu não consigo hidratar ou não gostei de uma máscara usada, eu uso outra máscara no lugar do condicionador a semana toda, em todas as lavagens. Na semana seguinte eu volto a minha rotina normal.

Pode trocar o Condicionador pela Máscara

Então a dica é, sempre fiquem de olho no pH, se não esta descrito no produto, o seu cabelo te dará a resposta, se ele ficou bom ou não com o uso dos produtos.

O resultado depende de cada cabelo, você deve testar e ver no que você mais se adapta. Essa técnica costuma dar certo para cabelos secos, quimicamente tratados, cacheados, ressecados, etc. Cabelos oleosos ou finos, podem ficar com um aspecto pesado com o tempo.

Essa técnica costuma dar certo para cabelos secos, quimicamente tratados, cacheados, ressecados, danificados, etc…
Cabelos oleosos ou finos, podem ficar com um aspecto pesado e sem brilho com o tempo.

Você também pode intercalar, cada semana fazendo de um jeito e ver se fica bom. Uma semana usa a máscara no lugar do condicionador e na outra usa shampoo e condicionador normalmente.

A substituição até pode ser feita, não diariamente dependendo de cada cabelo. Quando a mascara é usada por alguns minutos, tem ação de um condicionador, e quando é usada pelo tempo indicado pelo fabricante, tem o efeito de hidratação mais profunda.

Resumindo tudo:

* Se a máscara tiver o pH menor do que o condicionador, ele pode ser dispensado;
* Se estiver na dúvida, use sempre o condicionador depois da máscara;
* Depende de cada cabelo, tem um resultado;
* Você tem que testar e ver qual processo fica melhor no seu cabelo;

Lembrando que a máscara melhor para esta técnica deve ser hidratante ou nutritiva (depende do seu tipo de cabelo) e sem óleo mineral na composição.

 

Por hoje é isso meninas…

Um grande Beijo!

Júlia Doorman

 

Leia mais: Corte Bordado como fazer  e Como reduzir o volume do cabelo sem química.

4.8/5 - (37 votes)

70 thoughts on “Pode Substituir o Condicionador pela Máscara?

  1. Adorei o post muito explicativo;parabéns pelo blog Julia,estou acompanhando faz pouco tempo e estou amando!!!!!meu cabelo é alisado,eu retoco a raiz de 3 em 3 meses,e é sem formol,já faz um tempão que eu nem compro condicionador,uso só a máscara mesmo e já me acostumei,fica muito bom.O que eu mais uso são os cremes da novex,já usei vários da marca e os meus preferidos são:óleo de coco,óleo de oliva,repositor de massa(reparação total do fio)enfim são todos muito bons.E vc já usou algum?o que acha? Beijoooos!!!1

    1. Oi lindona!
      não uso muito essas porque tem óleo mineral,
      tem máscaras baratas como Bioextratus, Haskell, Natura,
      Pantene, etc…que são boas e não tem óleo mineral,
      mas é uma opção, que pode gostar mais…bjus 😀

      1. Julia, obrigada pelo tanto que está me ensinando!
        Querida, eu estou começando a cuidar do cabelo agora, e sem saber muito, comprei 2 máscaras que contém parabenos e petrolatos na composição, o que eu faço? Uso de vez em quando? Pode usar como condicionador?
        Beijos e obrigada

        1. Oi lindona,
          fico feliz em saber que estou ajudando você,
          pode usar ate acabar,
          se elas forem de ação rápida e se tiverem o pH
          ate 4.0 pode usar como condicionador sim,
          Bjus

  2. Oi Ju, tudo bom?
    Sei que a minha pergunta não tem nada a ver com o post, mas vamos lá:
    Eu tenho uma máscara de resconstrução que só uso 1 vez por mês para fazer minha reconstrução. Porém, quando comprei ela, não fazia idéia dessas coisas de “petrolatos” e essas coisas demais.
    Nessa máscara que eu tenho, a composição dela contem Parafina líquida e petrolato.
    Eu quero usar essa máscara ate o final pra não ter o dinheiro jogado fora.
    Bom, sei que falei de mais kkkk, mas a minha dúvida é:
    Depois que eu fazer a reconstrução com essa máscara, como vou tirar os pretolatos dela do cabelo? Sei que tem que passar shampoo anti-ranti-residuos, porém a reconstrução que eu fiz vai sair, não vai? Ou eu tenho que esperar a reconstrução fazer efeito para depois eu passar o shampoo anti-residuos e seguir o cronograma normalmente?
    Desde já agradeço. Amo suas dicas ♡

  3. Olá Julia!
    Olha só que engraçado rs
    Acabei de voltar da casa de uma amiga minha e adivinha oque fui fazer la?! Levar suas dicas mostrei o blog, os videos tudo que já fiz ate agora hehe e nessa conversa ela falou que troca o condicionador pela mascara agora na hora que cheguei e abri aqui vi o post novo falando sobre isso nem acreditei rsrs acabei de falar com ela sobre isso!
    Adorei muito legal:)
    Já estou mandando link para ela.
    Adoro vc linda!
    Fica com Deus bjinhoss.

  4. Obrigada pelo post maravilhoso, Jú 😉 No, entanto ainda fiquei com umas duvidazinhas. Só as máscaras com ph menor que 4 é que podem ser usadas como máscaras condicionantes?
    Mas, a minha maior dúvida tem a ver como a forma como uso a máscara. O meu cabelo é liso, seco, fino e comprido e eu nunca usei condicionador. Será que também devia usar condicionador?
    Sempre usei só máscara e costumo usar a Intense Repair da L’Oreal. Eu lavo cabelo e depois de tirar o shampoo aplico logo a máscara no cabelo molhado. Nunca percebi se devia aplicar as máscaras em cabelo seco ou molhado.

    Beijos grandes 😉

    1. Oi flor, obrigada!
      O pH dela deve ser entre 3,0 até 4,3…tem que ser menor que o pH do nosso cabelo que é entre 4,5 e 5,5…
      experimenta fazer assim, lavar com shampoo, tirar o excesso de água com a toalha,
      aplicar a máscara e massagear as mechas de cima pra baixo por 2 minutos,
      depois finalizar com o condicionador, fica show! Bjus 😀

      1. E ficou mesmo show, Jú 😉 Obrigada! Deixo sempre 2 minutos a máscara e só quando fizer hidratações é que deixo de 20 a 30 minutos? Jú, desde pequena que a minha mãe me ensinou a fazer chá de casca de cebolas para realçar os tons cobres naturais do meu cabelo. Posso passar o chá depois do condicionador sem problema? Eu fiquei a pensar numa forma de descobrir o ph das máscaras e condicionadores e como adoro peixinhos de aquário lembrei-me que é possível medir o ph com as tirinhas com que se vê a qualidade da água. rsrsrs Jú, eu tenho uma amiga minha que só usa máscara uma vez por semana. No resto da semana ela só usa condicionar com o shampoo, ela não devia passar a usar máscara também?

        Beijos grandes 😉

          1. Obrigada, Jú 😉 Eu já mandei o link para a minha amiga. E ela também já anda a explorar o blog. Ela ficou maravilhada com as hidratações caseiras XD

            Beijos 😉

  5. Júlia deixa eu t perguntar… uso creme de pentear e gosto, pois deixa meu cabelo macio. Só q o danado do frizz continua lá… Queria usar o óleo extraordinario da loreal pois contem 6 óleos na fórmula e as resenhas são ótimas sobre o produto. Se por acaso eu usar, posso passar o creme de pentear e depois o óleo ou tenho q escolher apenas um deles para usar?

  6. Olá Júlia,amo seu blog e indico muito.Jú meu cabelo é seco,e eu faço hidratação toda vez q lavo,ou seja,de três em três dias mais ou menos e quase n uso condicionador,mas depois da máscara eu finalizo com um creme sem enxágue.Percebi q quando potencializo algumas mascaras q tenho com óleo vegetal meu cabelo fica bem melhor,tem problema fazer hidratação sempre q lavar os cabelos e acrescentar óleo vegetal?Obrigada e parabéns,Deus abençoe vc :.]

  7. Ola, gosto muito das suas dicas… Me tira umas dúvidas, por favor.
    Não sei se conhece mais as máscaras (inner restore intensif da senscience, macadamia,orofluido, brilhance sp wella) precisam usar condicionador?
    Máscaras hidratantes podem ser usadas como condicionador depois de máscaras reconstrutora ?
    Desculpa tantas perguntas

  8. Oiiii… estou usando o crece pelo…e no rotulo pede pra usar depois da mascara o acondicionador…voce tmbn uda Ju… voce usa primeiro o shampu…logo a mascara e depois o rinse? Ahh…. o livin do crece pelo me serviria como protetor termico? Bjusss Julia…. Deus te abencoe…..

  9. Júlia estou amando tudo! mas voce poderia fazer um post sobre todos os seus produtos, xampus, mascaras, tudo. E explicar o que é reconstrutor,o que hidrata e nutre. Seria bem legal.

  10. Oi jú tudo bem!
    Meu cabelo só tem progressiva,faz cinco meses que estou fazendo o cronograma capilar oficial,meu cabelo já melhorou muito,está com muito brilho e quase não tem pontas duplas.
    Faço o corte bordado nas pontas uma vez no mês,como você ensinou,mas as pontas ainda continuam secas.
    Gostaria de saber se é assim mesmo e o que você me aconselha.
    Parabéns,através de suas dicas eu consegui recuperar meu cabelo sem precisar mexer no comprimento,estou muito feliz Obrigada!

    1. Oi flor,
      tente fazer a reconstrução ácida a cada 15 dias,
      pelo menos no começo (depois a cada 30 dias), vai ajudar segurar a hidratação
      e amenizar o aspecto pontas secas, bjus

  11. Júlia,

    Eu faço o CC, mais o meu mesmo, na terça eu lavo com shampoo e passo condicionador, na sexta eu lavo com shampoo e passo a mascara de hidratação, e no domingo eu faço umectação com óleo de coco ou alguma hidratação caseira, depois desses processos eu devo passar o condicionador? Normalmente eu finalizo com o Yamasterol ou um live-in, pode ser feito dessa forma? No intervalo do CC, eu só passo o live-in.

    Obrigada desde já….

  12. Oii Júlia, meu cabelo cai muito e é muito fraco estou precizado que vc mim endica uma vitamina pra mim tomar e tbm onde posso comprar um lugar que seijam de confiança.. amuh suas dicas parabéns pela princesa

  13. Juuu oiiii …. Sigo o cronograma capilar … Nao consigo ficar sem condicionador . Faço luzes e selagem termica com formol
    Da uma olhada no meu cronograma atual
    Segunda hidrato + condionador … quarta faço nutrição + condicionador ….. sexta reconstrução+ condionador e dai vai…….
    Julia montei outro cronograma , por favor me de sua opiniao ok…
    Segunda shampoo + condionador ………. Quarta Sahmpoo + hidratacão + condicionador …….. Sexta shampoo + condicionador …….. domingo Shampoo+ Nutrição + condicionador ……… Terça shampoo + condionador…… quinta shampoo + reconstrução + condionador ….
    Aguardo sua opiniao

  14. Julia obg por responder ok
    Mas o segundo cronograma que eu montei esta bom? Eu intercalei o cronograma com dias alternados de condicionador… .. nao se pode intercalar dessa maneira ?
    Segunda : Shampoo + Condicionador …….. Quarta: Shampoo + hidratação + condicionador………..Sexta: Shampoo + condicionador ……. Domingo: Shampoo + Nutrição + condicionador …….. Terça: Shampoo + condicionador….. Quinta : Shampoo + reconstrução + condicionador
    Obg ta

  15. Muito obrigada viuuuu…………. vou seguir suas dicas sim suas dicas sobre a queratina…
    Vou fazer umectação no dias que so for lavar com shampoo e condicionador
    E tb nao me esqueci do acidificante de vinagre….
    Julia eu posso umectar e passar o acidificante no mesmo dia?

  16. Oi Júlia tudo bem então eu uso a máscara da ávora para cabelos cacheados, não fala o pH nela., Não sinto meu cabelo derreter na hora que estou lavando,sinto ele seco tenho que passar o condicionado então

  17. Olá Júlia! Eu tenho 2 questões:
    O meu cabelo que liso com umas ondas fica mais brilhoso e macio se shampoo sem condicionar depois (testei com vários condicionadores) e acho que isso não faz sentido, consegue me dizer porque isso acontece?
    Eu sei que se não usar condicionador o cabelo fica com escamas abertas e fica mais exposto a danos, mas como o meu cabelo fica melhor se não usar , faz mal usar condicionador uma lavagem sim – uma lavagem não?

  18. Parabéns , pelo post!!!!! hoje de manhã cedinho no banho, veio essa dúvida de substituir o condicionador pela máscara.Olhei p/ a máscara da NOVEX BLACK PODEROSO c/ Ph 3,4,e pensei… ela deixa o cabelo desmaindo e o Ph é baixíssimo!!!!!!! Ju, vc é 10!!!

  19. Oii Jú, não sei se tu ainda está respondendo nesse blog, mas eu tenho uma dúvida. Lavo o meu cabelo todos os dias, pq ele é mto oleoso na raiz. Lavo de manhã e de noite ou na manhã seguinte ele já está oleoso. Fiquei em dúvida se uso condicionador ou máscara. Se for máscara, q tipo eu devo usar? Ou q tipo de condicionador? Tbm n sei se de vó usar aqueles shampoos especiais. Bjuss

    1. Oi lindona,
      recentemente postei um vídeo lá no canal falando sobre
      esse tema sobre como acabar e controlar a oleosidade dos cabelos,
      dê uma olhadinha! em breve vai para o ar o post aqui no blog também bjuss

Deixe um comentário