Melhor usar Shampoo sem Sulfato ou com Sulfato?

Melhor usar Shampoo sem Sulfato ou com Sulfato? Neste post vamos falar deste assunto que deixa muitas pessoas na dúvida na hora de escolher seu shampoo. Para saber mais, leia o post completo.

 

Melhor usar Shampoo sem Sulfato ou com Sulfato?

 

Olá meninas, tudo bem?

Recebo muito essa pergunta e hoje resolvi esclarecer mais sobre o assunto…
Nós temos uma oleosidade natural no couro cabeludo, que serve como proteção contra o ressecamento, porosidade e atrito excessivo, por isso, manter certa oleosidade é fundamental para a saúde dos fios. Os shampoos sem sulfatos agridem menos os cabelos, pesquisas de vários laboratórios provam isso, eles limpam com suavidade, agridem menos a camada ácida natural dos cabelos e preservam a cor natural ou artificial dos fios por mais tempo. O papel principal do shampoo é limpar, tirar excesso de oleosidade do fio e couro cabeludo, tirar o excesso de produtos acumulados, etc. Mas você pode optar por shampoos que limpam mais, ou que são mais suaves que danificam menos, etc.
Não é todo shampoo sem sulfato que é bom, existem shampoos com sulfato ótimos e pouco agressivo, assim como tem shampoos livre de sulfatos que não são bons, ou seja, existe shampoo bom ou ruim em cada categoria. Para você não ficar confusa, você deve sentir no seu cabelo, se ele ficar ressecado com o uso de um shampoo, com certeza não fará bem ao seu cabelo ao longo do tempo, acabou o frasco eu troco, para não ter problemas futuros. Eu usei muito tempo DOVE, não sabia que é um dos shampoos que mais tem sulfato na composição, gostava dele porque limpava bem, mas em compensação, vivia com o cabelo seco nas pontas e não vencia fazer hidratação, mesmo fazendo toda semana, ficava com o cabelo ressecado. Hoje uso shampoo com sulfato apenas uma vez na semana (ou quando necessário) e nos outros dias uso shampoo sem sulfato da Amend, já usei da Natura mamãe bebê, ambos muito bons e com preços acessíveis, mas estou  a procura de um favorito.

O que os sulfatos fazem nos fios?

Os shampoos com muito sulfato, tem uma ação detergente muito boa, limpam super bem, mas removem demais tudo que esta no fio e no couro cabeludo, levando consigo a hidratação, nutrientes, os lipídios (gordura) natural do fio e couro cabeludo, deixando os cabelos mais secos e danificados. Principalmente os cabelos quimicamente tratados, os tingidos, os cacheados e crespos que geralmente são mais secos na extensão do fio, esses são os que mais sofrem com o uso contínuo dos sulfatos. A limpeza em excesso traz problemas, como: ressecamento do couro cabeludo, caspa, queda, os fios ficam fragilizados e ressecados. Com o tempo, quem usa pode observar, se você não tem uma agenda de cuidados, seu cabelo vai ficando seco demais, leve e armado. A oleosidade pode aumentar em cabelos oleosos, pois o corpo entende que esta sem gordura, ou que ela foi removida e produz mais sebo no couro cabeludo.

Os sulfactantes mais comuns são: Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Sulfato de Amônio e Lauril Éter Sulfato de Sódio.

Melhor usar Shampoo sem Sulfato ou com Sulfato?

O que você precisa saber sobre shampoo sem sulfato, separei as principais dúvidas….

Quais os benefícios de usar shampoo sem Sulfato?

Melhora a saúde dos cabelos, a textura do fio, diminui o ressecamento, mantém a cor nos fios por mais tempo e aumenta o brilho. Estudos comprovam que shampoos sem sulfatos tendem a manter a hidratação natural do couro cabeludo e como consequência, não causam irritações, reduzindo a caspa e a queda capilar. A limpeza na medida certa, mantém a oleosidade natural do couro cabeludo controlada,  as hidratações duram mais tempo nos fios, assim o cabelo fica mais sedoso e saudável.

Como saber se o shampoo esta livre de sulfato?

O sulfato mais agressivo e mais comum de ser encontrado nas fórmulas é o Sodium Lauryl Sulfate (SLS), este é o mais comum e mais barato de todos. Depois dele vem: Sodium lauryl ether sulfate (SLES) ou Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium myristyl sulfate, Ammonium lauryl sulfate (ALS), Ammonium lauryl ether sulfate (ALES). Se tiver um deste componentes na fórmula, tem sulfato. Então se você quer um shampoo suave e menos agressivo, fuja desses componentes citados acima. Eles são utilizados pelas indústrias pelo fato de ter alto poder de limpeza e custar pouco para os fabricantes.

Shampoo sem Sulfato ou com Sulfato?

 

O Mais suave é o Sodium Coco/Cocoyl Sulfate, derivado da combinação de óleo de coco com Sodium Lauryl Sulfate, geralmente 50%, e Sodium Myristyl e/ou Palmityl Sulfate.

Os Sulfosuccinates como Sodium Lauril Sulfoacetate e Dissodium Laureth Sulfoccinate são detergentes ligados a família dos sulfos, porém sua arquitetura molecular é bem diferente dos sulfatos listados acima, tornando-se tensoativos bem suaves. É possível encontrá-los em shampoos categorizados como “Sulfate Free”. O Magnesium Sulfate, o qual pode ser encontrado em alguns ativadores de cachos, é um sulfato, mas NÃO é surfactante, ou seja, tensoativo detergente que resseca os fios. O Sodium Lauroyl Sarcosinate NÃO é sulfato. Então se você escolher um shampoo com um desses componentes, com certeza esta usando um shampoo bem mais leve e menos agressivo. Mais exemplos de shampoos sem sulfato:

Shampoo sem Sulfato ou com Sulfato? O que mais agride os fios?

Todo shampoo sem sulfato agride menos?

Nem todo shampoo livre de sulfato é menos agressivo, então preste atenção. Há um Tensoativo chamado Olefin Sulfonate, o qual pode ser encontrado em alguns shampoos livre de sulfato, cujo potencial de irritação é comparável ao Sodium Lauryl Sulfate (SLS). O Olefin Sulfonate é tão agressivo quanto o Sodium Lauryl Sulfate, então, se você esta procurando algum shampoo sem sulfatos e menos agressivos, evite o Olefin Sulfonate.

O Ph dos shampoos livre de sulfato são menores?

Nem sempre. A questão do pH pode não ser determinante, mas incide sobre a suavidade dos shampoos sem sulfatos. O ideal é que o pH dos shampoos livre de sulfato gire em torno de 4 a 7, com pHs acima de 7 (neutro) o ressecamento acontecerá, mesmo não contendo sulfatos na composição do shampoo.

Shampoo que não faz espuma não limpa?

Limpa sim, as pessoas se enganam nesta questão, acham que se não faz espuma não limpa…a espuma não esta ligada diretamente ao poder de limpeza. O shampoo sem sulfato por exemplo, faz pouca ou nenhuma espuma, mas não significa que não esta limpando os fios, pelo contrário, esta limpando na medida certa, sem ressecar ou agredir demais os fios.

Todo tipo de cabelo pode usar os Shampoos sem Sulfato?

Todo tipo de cabelo pode usar, porém os cabelos que são tratados com produtos cheios de petrolatos, podem ficar ainda mais oleosos, porque o cabelo não receberá aquela limpeza profunda que precisa. O ideal é usar produtos sem petrolatos aliados ao shampoo sulfate free ou uma vez a cada 20 ou 30 dias, lavar com cabelos com shampoos anti-resíduos para remover o excesso desses produtos dos fios. Saiba mais aqui: Petrolatos nos produtos cosméticos.

Principalmente os cabelos com químicas como progressivas, mechas, tinturas, e cabelos cacheados e cabelos secos naturalmente, são os mais beneficiados com o uso dos shampoos sem sulfato. Até os cabelos oleosos podem se beneficiar com o uso de shampoo sulfate free, pois a oleosidade do couro cabeludo é uma forma de proteção, quando tiramos em excesso essa oleosidade, o corpo produz mais sebo, com objetivo de repor essa proteção que foi retirada. Mas não se engane, leia a fórmula para não levar gato por lebre, além disso não estamos falando de shampoo sem sal, estamos falando de shampoo sem sulfato, o shampoo sem sal é outra história que quero falar em breve.

Pode intercalar um shampoo sem sulfato e outro com sulfato?

Se você achar necessário sim. Pode usar uma vez por semana o shampoo com sulfato para limpar melhor os fios do excesso de produtos e no restante da semana, pode lavar os cabelos com shampoo livre de sulfato.

Por hoje é isso meninas, acho que não existe o melhor shampoo sem sulfato, assim como não existe o melhor com sulfato, acho que tudo é uma questão de gosto mesmo, nem tudo que é mais caro é melhor, você tem que provar e ficar com o que você mais gosta.

Fiz uma lista resumida dos shampoos sem sulfatos, citei alguns que já usei, com preços mais acessíveis e mais fáceis de serem encontrados: Lista de shampoos sem Sulfatos.

Saiba como escolher seu shampoo neste post: Tipos de Shampoos e sua Importância.

Um super beijo!

Júlia Doorman

 

4.8/5 - (34 votes)

61 thoughts on “Melhor usar Shampoo sem Sulfato ou com Sulfato?

  1. Ola Julia!
    Vi no sie SAL DA TERRA onde vc indicou para compra de xampu natural e confesso que fiquei um pouco desanimada. La diz que o xampu natural nao combina com quem usa quimica(faço permanente e relaxamento 1 ou 2x ao ano) e tb que quem opta por usar esse tipo de xampu deve ter paciencia para passar por uma fase de adaptaçao. Gostaria de saber qual o seu entendimento sobre isso.
    Aguardo, Natalia

    1. Oi flor,
      é bem complicada a transição, eu tentei e não consegui…
      o cabelo fica muito estranho e sem balanço,
      prefiro usar shampoo sem sulfato, atualizei o post com a lista,
      veja lá de novo bjus

    2. oi querida tudo bem? seguinte que ano você publicou esse tema? Sou esteticista e cosmetologo,preciso pra por em um artigo cientifico que estou desenvolvendo de tcc!! abraços

  2. Oi jULIA!
    Acessei o site sal da terra saboaria para comprar shampoo natural e fiquei com algumas duvidas.
    La tem dizendo q o shampoo natural nao combina com quem usa quimica(faço permanente e relaxamento 1 vez ao ano) e tambem fala que o efeito do shampoo natural demora para ser notado. Qual seu entendimento sobre isso? Devo comprar?

    1. Oi flor,
      é complicado no começo mesmo,
      se você quiser se livrar dos petrolatos, conservantes, etc…sim.
      porém se você intercalar e uma vez por mês usar shampoo anti-resíduo,
      não fará mal de seu cabelo ao ponto de ficar danificado, é claro que tem que hidratar e tomar os outros cuidados…
      Bjus

  3. Oi Ju linda!
    Eu assisti o novo video para controlar a oleosidade e como sempre adorei as dicas e vc super simpatica adorei oa erros de gravaçao sempre trazendo alegria!
    Eu só estou com uma duvida em relaçao o shampoo eu tenho usado o pantene transparente por conta da oleosidade quero intercalar ele com o da Jonson’s que nao tem o sulfato (1 lavagem da semana um e 1 vez o outro) mais como tem o meu henna egpicia que tem sulfato mais que nao posso deixar de usar ele em todas as lavagens se nao meu cabelo desbota minha duvida é a seguinte:
    No dia da lavagem com o Jonson’s posso lavar com ele e no final passar uma mao do meu henna ou vise versa passar primeiro o henna e depois o jonson’s ou nao pode vai tirar o efeito do jonson’s que é sem sulfato????
    Oque vc me indica fazer ja que nao posso ficar sem usar o meu shampoo para nao desbotar e quero intercalar com o sem sulfato.
    Bjss

  4. Ju Ele é uma shampoo comum para segurar a tintura se eu nao usa lo meu cabelo da uma desbotada.
    Mais a minha duvida na verdade foi como ele tem sulfato e a questao é revesar shampoo com e sem fiquei em duvida se posso usar na lavagem uma mao dele e uma do jonsons???
    Bjs

  5. Gosto muito do seu blog, elaborado e explicativo.
    Mas a cada dia que passa, fico mais sem entender! Pois sempre tem algo novo para me confundir mais! Hahahahha
    Antigamente não tinha nada disso kkkkk

    Beijo e sucesso!

  6. Usei por muito tempo um shampoo chamado Diamond Dreams até que não encontrei mais. Costumava dizer que foi o único que melhorou meu cabelo. Os outros só não pioravam … Há pouco tempo, descobri que ele é sem sulfato! Atualmente, o único que tentei foi o camomila da Phytoervas e achei que ele ressaca muito. Bem mais que outros com sulfato que tenho aqui. Vou tentar outros, agora.
    Parabéns pelo blog, é ótimo !

  7. oi! amo suas dicas comprei e shampoo da yellow extreme therapy,e no inicio da composição tem aqua,sodium laureth sufate, sodium cocoamphoacetate,cocamdopropyl betane,esse shampoo é muito agressivo para os cabelos? Por favor me responda beijão vc é nota 10000000000000

  8. Julia, eu também gostaria de começar a usar mais shampoos sem sulfato durante a semana, porque preciso lavar o cabelo diariamente devido a atividades físicas, meu cabelo já é oleoso então, se não lavar, fica muito sujo o couro cabeludo. Querida, minha dúvida é a seguinte: Como vc usa diversos tipos de finalizadores, leave in, etc. nos vídeos, vc toma esse cuidado para verificar se esses produtos não têm “proibidos” na fórmula? Porque lavando com shampoo sem sulfato, eles acabam permanecendo no cabelo e só vão sair na semana seguinte, na lavagem com shampoo com sulfato. Tenho vontade de fazer um “low poo flex” como vc, hahaha, mas morro de medo de usar “proibidos” sem saber e danificar o cabelo, com produtos que possuam componentes que o shampoo sem sulfato não tirem.
    Um grande beijo, amo seus vídeos e AMO o seu cabelo! Essa noite eu sonhei que o meu cabelo estava igual ao seu, hahahaha, acordei toda felizona! 🙂

  9. Eu uso os shampos da marca Flores e Vegetais, ele contém sulfato porém foi a marca que eu mais gostei no meu cabelo. O condicionador deles não tem petrolato nem nada do tipo e sinto meu cabelo muito mais leve ! Uso todos os dias uma loção capilar para crescimento e ela deixa o cabelo super sujo então preciso de um shampoo que limpe bem pois não lavo todo dia e não quero que essa locao se acumule nos meus fios … Depois que comecei usar coisas sem petrolato e afins percebo meu cabelo muito melhor mas o sulfato infelizmente eu preciso.

  10. Oi Júlia, parabéns pelo blog, as suas informações são ótimas!
    Eu comprei um shampoo da ávora para cabelos tingidos e contém sulfato. Já passou o período da troca então não posso mais trocar. Tenho mechas escuras e progressiva sem formol no cabelo. Vc me aconselha a comprar outro ou usar mesmo assim?? obrigada bjs

  11. Julia, a minha dúvida é igual da da Evelyn . Mas você não a respondeu. O fato é que shampoo sem sulfato é menos agressivo ao cabelo. Mas tem a questão dos produtos com pretolatos afins. Tem como eu usar shampoo sem sulfato mas sem aderir totalmente à técnica do low poo? Ou seja, sem ter que excluir o totalmente produtos com pretolatos e afins? Se eu usar shampoo com sulfato uma vez na semana, e no restante usar shampoo sem sulfato fará bem ao meu cabelo? A minha dúvida é quanto a determinados produtos que ficarão acumulados no cabelo ao longo da semana. Se isso prejudica o cabelo. Ou seja. É possivel fazer um low pool mais light? É essa a dúvida. Beijos lindona.

    1. Oi lindona usando uma vez na semana com certeza vai agredir e ressecar
      bem menos os fios, para remover acúmulos que ficam nos fios lave o cabelo
      uma vez no mês com shampoo anti resíduos bjus

  12. Julia me tira 2 duvidas:
    1 – Vc lava seu cabelo todo dia?
    Eu tava usando o tio nacho pra clarear. Mas ele tem sulfato e acabando meu cabelo.
    2 – Posso continuar apenas com o condicionador dele?
    Vou usar o shampoo da amend

  13. oi julia tudo bem?
    uso muio o shampoo transparente da pantene brilho exremo, vc acha que é muito agressivo para o cabelo. devido o sulfato
    e que seria melhor intercalar ele com um sem sulfato. bjus

  14. Oi Julia, tudo bem?
    Amo seu canal e sigo várias dicas suas que salvaram bastante meu cabelo e até como cortar sozinha em casa rsrs
    Então, uso o Shampoo da Haskell da Linha de Mandioca, porém ele tem SODIUM LAURETH SULFATE e também uso o da Lola Cosmetics, Morte Subita que hidrata bastante o cabelo e é livre dessas composições.
    Quando vou lavar meu cabelo uso primeiro o de Mandioca da Haskell, lavo e logo depois passo o Morte Súbita para dá uma hidratada no cabelo. Queria sua opinião, porque como shampoo que tem sulfato pode ressecar, eu passo um livre de sulfatos e hidratar.
    Posso está fazendo certo? errado? rsrsrs
    beijos lindona :*

  15. quero saber se posso usar mascaras com sulfato com shampoo sem sulfato? e de que forma devo proceder
    por ultimo quero saber o seguinte: se shampoo sem sulfato agride menos por que a linha da Loreal é tão conceituada e não é livre de sulfatos e parabenos?

    1. Oi lindona pode mais pelo menos uma vez no mês é bom
      usar um shampoo anti resíduo,
      pois os shampoos sem sulfato não removem por completo
      os resíduos das máscaras com esses componentes,
      o shampoo sem sulfato tende a agredir menos sim bjus

  16. ainda não sou adepta do no/low poo mas sempre faço hidratação/nutrição no meu cabelo e reconstrução 1x ao mês.

    uso shampoos com sulfato.
    ao que entendi é em vão fazer todas essas hidratações pois o sulfato retira todo o cuidado?
    é isso? rs 🙁

  17. Estou com problemas no couro cabeludo, esta muito seco, descamando e super sensível, a ponto de arder, e com isso veio a coceira e aumento de queda. Senti após a troca de shampoo. Pode ser sulfato ?
    O que devo fazer ?

  18. Oi lindaaa!
    tudo bem?
    Tenho uma duvida não consegui definir se as mascara TPM , ANABOLIZANTE DA FLOREVER LISS e a mascara da CRESCE PELO, pode ser usados nas tecnicas de low poo e no poo, voce tem essa resposta? e outra duvida sobre essas mascara , o anabolizante é nutrição ou reconstrução? a mascara TPM tem pessoas que falam que é hidratação mais no meu cabelo ele deixou com aspecto mais grosso e aspero igual uma reconstrução, ela é pra se usada qual etapa?

  19. Oi Juh!! Será que você pode me ajudar?
    Nessa parte do seu post “o ideal é usar produtos sem petrolatos aliados ao shampoo sem sulfato ou uma vez a cada 20 ou 30 dias, lavar os cabelos com shampoo anti-resíduo para remover o excesso desses produtos no fio”, eu fiquei com uma dúvida…
    Eu posso continuar usando produtos com petrolatos, lavar o cabelo com shampoo sem sulfato e depois lavar o cabelo com shampoo com sulfato a cada 20 dias? Ou se eu ficar lavando o cabelo com shampoo sem sulfato e utilizando produtos com petrolatos meu cabelo vai ficar fechado e pesado e não vai receber hidratação?

Deixe um comentário