Como ter um cabelo saudável e bonito no inverno

Como ter um cabelo saudável e bonito no inverno. Confira o post e conheça varias dicas maravilhosas para conseguir um cabelo saudável e bonito no inverno. Clique e confira!

Como ter um cabelo saudável e bonito no inverno.

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trouxe dicas bem legais para te ajudar a cuidar dos cabelos e deixá-los saudáveis nessa época que é a mais fria do ano.

Essa época tende a deixar não só a nossa pele com um aspecto mais ressecado, mas também os nossos fios. Esse problema acontece devido umidade do ar que fica mais baixa e isso faz com que os cuidados precisem ser redobrados.

Então se você quer conferir essas dicas incríveis é só ler o post completo.

Vamos lá!

Deixe a água quente de lado!

como-conseguir-um-cabelo-saudavel -e-bonito-no-inverno-chuveiro

Nesse friozinho não tem nada melhor do que tomar aquele banho quentinho e relaxante para espantar o frio não é mesmo?

Porem a água quente é um dos maiores causadores do ressecamento capilar e também da pele.

Quando lavamos o cabelo com uma temperatura muito alta além do ressecamento, do frizz e da porosidade que ocorre por conta das cutículas que ficam muito abertas, também perdemos a proteção natural que o couro cabeludo e os fios possuem e sofremos com um maior nível de oleosidade.

Isso acontece, pois, o calor estimula as glândulas sebáceas no couro cabeludo aumentando a produção de oleosidade e sebo, e por conta disso outro problema que pode ocorrer é a queda capilar já que a oleosidade excessiva é uma das causadoras dela.

Para evitar esses danos lave sempre o cabelo na água fria ou no máximo na água morna, pois em dias muito gelados usar a água gelada demais pode acabar afetando a nossa saúde.

Lavar o cabelo na água fria além de evitar os problemas que falamos acima, também deixa as cutículas bem seladinhas e com um brilho maravilhoso.

Evite aparelhos de calor em excesso!

como-conseguir-um-cabelo-saudavel -e-bonito-no-inverno-chapinha

Assim como a água do chuveiro muito quente os aparelhos de calor também podem danificar demais os fios.

O calor acaba abrindo demais as cutículas dos fios e retirando também toda a hidratação que existe ali e com isso o cabelo fica ressecado, poroso, opaco e suscetível a quebra capilar, frizz e pontas duplas.

Evite sempre o uso em excesso da chapinha, baby liss e do secador.

E quando utilizá-los jamais se esqueça de aplicar um protetor térmico que é um produto feito para formar uma camada nos fios, impedindo que o calor danifique.

Durma sempre com o cabelo seco!

como-conseguir-um-cabelo-saudavel -e-bonito-no-inverno-sono

Seja no inverno ou em qualquer estação do ano, dormir com os cabelos molhados não é indicado, pois pode afetar a saúde dos cabelos trazendo problemas ao couro cabeludo como fungos e caspa por exemplo.

E nos fios pode causar a quebra, já que quando estão molhados os fios ficam mais elásticos.

Para evitar isso procure lavar os cabelos sempre de dia e não a noite, mas se for inevitável por conta do dia corrido e do trabalho use o secador, mas sempre na temperatura morna deixando longe da raiz e de todo o cabelo, e aplique o protetor térmico antes.

Porem procure não fazer isso todos os dias e sempre que possível opte por lavar o cabelo de dia.

Saia com os cabelos sempre secos!

como-conseguir-um-cabelo-saudavel -e-bonito-no-inverno-seco

Sair com o cabelo nessa época também não é indicado já que nesse período é normal que os dias estejam mais chuvosos e com isso o cabelo pode levar muito mais tempo para secar.

Além disso a água que fica no cabelo pode causar a quebra e o frizz e pode acabar atraindo muita poeira e poluição fazendo com que o cabelo fique mais sujo rapidamente.

Se for possível tente lavar o cabelo e aguarde para que ele seque em casa, mas de novo se não for possível, faça o uso do secador, mas sempre nas condições que citei acima e não precisa secar completamente, seque mais ou menos uns 90% para não ficar por muito tempo fazendo uso do aparelho.

Alterne os dias das lavagens!

como-conseguir-um-cabelo-saudavel -e-bonito-no-inverno-banho

Se o seu cabelo não tiver excesso de oleosidade e se você não faz exercícios aonde o seu couro cabeludo transpire demais precisando ser lavado (pois não pode ficar suado), não lave os cabelos todos os dias, dê um intervalo de pelo menos 2 dias.

Fazendo dessa forma você vai evitar ficar com o cabelo úmido, o que não é indicado…e também vai evitar usar o secador que mesmo tomando os cuidados devidos ainda pode danificar um pouco.

No inverno a gente não costuma transpirar muito, mas lembrando que se mesmo assim você tem oleosidade excessiva no couro cabeludo ou faz atividades que façam ele suar muito, é preciso lavar sim para não causar problemas como queda capilar, caspa e seborreia por conta dos folículos capilares que podem ficar entupidos.

Se você possui cabelos oleoso e sofre com isso, leia esse post aonde eu dou dicas para controle da oleosidade em excesso.

Como controlar a oleosidade excessiva dos cabelos oleosos

Conheça também alguns hábitos que você faz no seu dia a dia e que deixam seu cabelo oleoso.

Assista!

Proteção para os cabelos cacheados!

como-conseguir-um-cabelo-saudavel -e-bonito-no-inverno-cachos-creme

Para os cabelos lisos é fundamental usar o protetor térmico para aqueles dias em que for inevitável o uso do secador e para os dias que não usar também.

Mesmo que você não use o secador… a poluição, o sol o vento também ressecam os fios, por isso use o protetor térmico mesmo assim.

E para os cachos é muito importante usar um creme de pentear ou leave-in para ajudar na proteção dos agentes externos e também para a definição, hidratação, brilho e evitar o frizz.

Uma outra dica é usar sempre um óleo finalizador, de preferencia os que tenham uma composição mais pura livres de óleo mineral, óleos insolúveis em água, petrolatos e etc…

Essa dica vale tanto para os cachos quanto para os cabelos lisos, para que eles tenham uma hidratação a mais, brilho, alinhamento e proteção contra as pontas duplas e secas.

Não prenda forte demais!

como-conseguir-um-cabelo-saudavel -e-bonito-no-inverno-preso

No inverno costumamos usar muito cachecóis, lenços e blusas de gola alta para compor o look e ficarmos mais quentinhas, porem com o uso dessas peças, muitas optam por prender o cabelo.

Na hora de prender certifique-se de não prender o cabelo muito forte e puxado demais e use laços que não apertem demais para não causar a quebra dos fios.

É importante dizer que esse cuidado é importante, pois uma das causas da queda de cabelo é também a queda por tração, que é quando o cabelo é preso forte demais.

Abuse da hidratação capilar!

como-conseguir-um-cabelo-saudavel -e-bonito-no-inverno-hidratacao

A hidratação capilar é um dos tratamentos do cronograma capilar que não pode faltar jamais e que não sobrecarrega os fios, ainda mais nessa época do ano em que os cabelos tendem a ficar mais ressecados, opacos e ásperos pois o ar fica com um nível de água muito baixo.

Faça a hidratação pelo menos duas vezes na semana sendo uma das hidratações sempre mais potente para repor toda a umidade que os fios precisam para ficarem saudáveis, macios e brilhosos.

E se o ressecamento é o seu problema, te convido a conferir o passo a passo de uma receita caseira incrível para cabelos ressecados com ingredientes escolhidos por vocês minhas leitoras lindas!!!

Confira!

Hidratação para cabelos ressecados escolhida por leitoras

Uma dica bem legal é que além de fazer as hidratações nos outros dias em que estiver mais corrido você pode dá uma potencializada a mais no seu condicionador para deixá-lo potente e turbinado como mostrei no vídeo abaixo.

Outra dica para quando você não quiser optar por potencializar o seu condicionador, é trocar ele por uma máscara hidratante de ação rápida.

Dessa maneira você vai conseguir uma hidratação extra e rápida no banho.

Outro tratamento que não pode faltar é a umectação com os óleos vegetais uma vez por semana e também a reconstrução capilar para fortalecer os fios e deixá-los livres da quebra capilar.

E antes de finalizar confira nesse post dicas de recuperação para aqueles cabelos que estão sofrendo com fios quebradiços e ásperos.

Cabelo áspero e quebradiço o que fazer como resolver

Assista também!

 

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (10 votes)

4 thoughts on “Como ter um cabelo saudável e bonito no inverno

  1. Júlia lindona , tudo bem ?
    Meu nome é Mônica Goes e Eu estava comentando esses dias a diferença dos seus primeiros vídeos para os vídeos de agora , no começo vc era “tímida” rsrsrsr nos vídeos de agora é super alto astral, mais desenrolada , brinca bem mais e faz o vídeo com naturalidade e leveza e eu adoro , parabéns pelo seu trabalho e meu filho adora ouvir vc falando OIIIII LINDONAS , TUDO BEM COM VCS?
    Bom eu comecei a cuidar do meu cabelo no comecinho de 2016 com suas dicas eu pinto meu cabelo de vermelho a muitos anos e estraguei ele com progressiva e muito excesso de ox30 nas tinturas , então comecei a cuidar com as suas dicas e depois de mais de dois anos finalmente ele cresceu , não tenho mais pontas duplas , tá lindo ♥️
    Só que eu relaxei no cronograma a um tempinho atrás e com a crise de agora estou fazendo o cronograma direitinho novamente porém com produtos baratinhos tipo skala .
    So que as minhas pontas ainda estão ásperas e já fiz várias receitas e o que deu uma melhora foi o creme hairpantenol da capicilin então eu queria saber o seguinte :
    Eu posso lavar o meu cabelo todos os dias durante uma semana aí na segunda , quinta e sábado faço as receitas do meu cronograma e na terça , quarta , sexta e domingo laço e faço uma hidratação só com máscara de hidratação dessas mais baratas porém que o meu cabelo gosta , sempre fazendo o prepoo e passando reparador de pontas pela manhã e antes de dormir ?

  2. Oii Júlia, tudo bem ?

    Tenho uma dúvida, eu durmo com o cabelo seco, escovado e tudo de bom. Mas quando eu acordo, ele está (mais nas pontas) embaraçado, e as vezes bem espigado. Sabes o porquê pode estar acontecido isso ?

    Obrigada, beijão. Adoro teu blog <3

    1. Oi lindona,
      obrigado pelo carinho 😀
      pode ser por conta do atrito das pontas
      com a fronha,
      procure usar uma fronha de cetim que facilita
      o deslizar dos fios e na hora de dormir faça um
      coque frouxo no alto da cabeça usando um laço de tecido
      e pela manha aplique um óleo finalizador,
      lá no canal do youtube tem um video aonde eu mostro como
      faço para prender o meu cabelo na hora de dormir,
      Dê uma olhadinha beijos

Deixe um comentário