Maus Hábitos que Deixam seu Cabelo com Frizz!

Maus Hábitos que Deixam seu Cabelo com Frizz! Neste post você vai conhecer esses e erros e vai poder evita-los. Clique para saber tudo!

 

Maus Hábitos que Deixam seu Cabelo com Frizz!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

No post de hoje trago uma lista com os erros que mais cometemos no cabelo, causando os terríveis e temidos frizz…

O frizz são aqueles cabelinhos que insistem em ficar arrepiados, trazendo um incomodo pra muitas mulheres. Muitas das vezes eles são causados pelos erros que vou descrever abaixo.

Mas eles também podem ser causados pelos fios novos que estão nascendo e não tem peso suficiente para ter o caimento, como o restante do cabelo. Por isso eles ficam para cima, mas conforme eles crescem, acabam acompanhando o restante do cabelo.

Então para saber quais são esses maus hábitos, e saber se você pode ou não estar comentando algum deles…

Confira o post completo!

Usar química em excesso!

Processos químicos como permanentes e alisamentos, que alteram de forma definitiva as ligações moleculares, dilatando a cutícula capilar, podem favorecer o surgimento do frizz.

maus-habitos-que-podem-causar-frizz-no-cabelo-excesso-de-quimica

Por isso é muito importante sempre fazer uma avaliação dos fios antes de se submeter ao procedimento, e sempre hidratar e tomar os cuidados devidos, pois se o cabelo com química não for devidamente tratado, ele perde a queratina com o tempo e quebra com muita facilidade, o que piora ainda mais a rebeldia.

Veja qual o melhor tratamento pra fazer antes e depois da química.

Enxaguar o cabelo com a água muito quente!

A temperatura da água correta faz muita diferença no resultado final. Enxaguar o cabelo na água muito quente agride os fios causando o frizz e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, deixando as madeixas mais oleosas na raiz, causando a quebra e desacelerando o crescimento natural do cabelo.

maus-habitos-que-podem-causar-frizz-no-cabelo-agua-muito-quente

Esses são os principais malefícios que a água quente traz aos fios, mas também existe outros como:

  • Embaraçamento dos fios;
  • Ressecamento;
  • Agressão a queratina deixando os fios elásticos e quebradiços;
  • Tira o brilho dos cabelos deixando opacos e sem vida;
  • Deixa os fios ásperos;
  • Causa a dilatação das cutículas, promovendo o surgimento das pontas duplas;

A maneira correta para enxaguar o cabelo é usar a água fria, pois ela ao contrário da água quente; fecha as cutículas doando brilho e macies aos fios.

Fazer o uso do secador de maneira errada!

O uso incorreto do secador é um dos maiores causadores do frizz, usar o secador de forma errada agride os fios assim como a água quente. Usar o secador muito quente perto dos fios pode remover a hidratação e a água natural causando o ressecamento.

maus-habitos-que-podem-causar-frizz-no-cabelo-secador

Por isso é fundamental aplicar sempre um protetor térmico antes do uso, isso vai fazer com que os fios fiquem mais protegidos do calor.

Além disso é importante sempre usar o jato do secador morno e longe dos fios, direcionando sempre de cima para baixo, evitando assim que os fios fiquem arrepiados. Para saber mais detalhes sobre como lavar e secar os fios corretamente, confira esse post: como lavar e secar o cabelo corretamente.

Secar o cabelo com a chapinha!

Esse é um erro muito grave que jamais deve ser cometido. Mesmo utilizando a chapinha com a temperatura ideal e aplicando o protetor térmico antes, utilizar a chapinha para finalizar a secagem, faz com que o contato direto, acabe fritando os fios, ressecando e enfraquecendo, causando a sua quebra. Além de deixá-los marcados e frisados.

maus-habitos-que-podem-causar-frizz-no-cabelo-excesso-de-chapinha

Usar chapinha em excesso!

Assim como o secador, a chapinha em contato com o fio pode remover a água natural, ressecando e removendo a hidratação. Por isso quando ela é usada em excesso sobre os cabelos pode causar danos aos fios, como o enfraquecimento da raiz, quebra dos fios e os indesejáveis frizz.
Use sempre um protetor térmico antes de fazer o uso do aparelho e jamais use em excesso. Falando um pouco mais sobre a chapinha confira o post a seguir: como fazer a chapinha perfeita.

Torcer os fios com a toalha!

Um dos maus hábitos que realizamos quando lavamos o cabelo é torcê-lo com a toalha. Os fios quando estão molhados ficam mais frágeis e por esse motivo, devemos manuseá-los com cuidado para não os quebrar. Utilize a toalha apenas para remover o excesso de água, só apertando de leve os fios e nunca friccionando.

Pentear o cabelo seco!

O ato de pentear o cabelo quando ele está seco, pode deixar os fios com mais frizz. Os cabelos lisos podem ficar desalinhados e os cacheados com os fios arrepiados bem mais aparentes. Mas em alguns casos, isso pode ser um problema, já que temos o hábito de pentear os cabelos todos os dias de manhã. As cacheadas mantém os cachos e reduzem o frizz ao pentear os cabelos apenas quando estão molhados.

maus-habitos-que-podem-causar-frizz-no-cabelo-escova-errada

Pentear o cabelo com a escova errada!

Pentear o cabelo com a escova errada pode ocasionar o aumento do frizz no cabelo, pois a fricção e o atrito causado de forma errada pode ouriçar os fios e deixá-los arrepiados. Por isso é importante escolher a escova correta, com cerdas que se adaptam melhor a cada tipo de fio.

Para saber a escova certa para o seu tipo de cabelo, confira o post a seguir: como escolher a escova certa pro meu cabelo?

Lembrando que não existe nenhum cabelo que seja perfeito a ponto de não ter nenhum frizz!

Mais existe dicas que podem reduzi-los bastante. E para saber quais são essas dicas confira esse post: como acabar com o frizz no cabelo.

 

Por hoje é isso lindonas…

Um grande beijo e fiquem com Deus!

Julia Doorman

 

4.8/5 - (61 votes)

43 thoughts on “Maus Hábitos que Deixam seu Cabelo com Frizz!

  1. Julia primeiro quero te parabenizar pelo seu trabalho nos ajudando c a nossa auto estima creio que VC é usada por Deus pra ajudar mtas mulheres que o Senhor te retribua em bênçãos sem medida …preciso da sua ajuda estou a 8 meses fazendo o cronograma de ha um ano s progressiva maos tenho que confessar que meu cabelo esta super armado e com mtoa frizz na frente mais ele é liso porem com volume estou quase fazendo a progressiva quando faço um rabo de cavalo nossa ma frente fica cheio de frizz e cabelos ressecados não sei maos oque fazer sigo certinho o cronograma

  2. Oi, Julia, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, estou seguindo diariamente faz 20 dias e estou encantada com suas dicas sempre completas e explicativas. Já está nos meus favoritos! Eu estou fazendo cronograma capilar já tem uns meses, e eu queria uma dica para o que dá brilho nos cabelos? Tenho luzes loiras e acho que gostaria de algo para dar brilho, você tem algum produto para me indicar? E também vitaminas para tomar, qual você considera melhor? Obrigada desde já, beijos!

    1. Oi lindona obrigado pelo carinho fico feliz em saber que está gostando,
      tem varias receitinhas no menu receitas caseiras que dão bastante brilho
      aos fios como por exemplo a de gelatina incolor, a hidratação com soro e
      a umectação com óleo de coco de uma olhadinha,
      eu gosto muito da Hair Skin Femme tem post falando mais sobre ela bjus

      1. Julia, to amandooo seu blog,vou seguir todas as suas dicas! Quanto a vitamina, acho que escolhi mandar manipular a pill food com aqueles acréscimos que você falou, você ainda indica essa fórmula, ou com o passar do tempo você usou e descobriu outra melhor?

  3. Minha lindona, vou largar o loiro e voltar ao castanho. Quais cuidados devo ter? Faço reconstrução antes e depois?
    Dúvida dois: Ao invés daqueles cremes que vem na caixa da tinta, posso utilizar minha hidratação?
    Bjs, Deus abençoe vc, James e Maju.

  4. Oi Julia!!! Sempre te acompanho e amo demais suas dicas. Preciso de ajuda!!!!! Meu cabelo não tenho progressiva é liso natural, porem de uns tempos para cá, quando lavo ele fica armando, com aspecto aramado, pontas feias… :(((, me ajuda!!!!

  5. Oi Júlia!

    Trabalho em laboratório e de touca (aquela branquinhas, sintéticas) o dia todo. E isso deixa meu cabelo meio feio, sem jeito e poroso. Já fiz coque, mas não adiantou e, além disso, meu cabelo marcou muito. Aos finais de semana, quando não uso a touca, o aspecto do meu cabelo fica melhor. Eu tenho usado prendedor (piranha) como se fôssemos limpar a casa, sabe?! Rs É o que deu mais resultado, porém as pontas continuam em atrito com a touca e não estão muito boas… Vc teria alguma dica?

    Obrigada!!!

    1. Oi lindona antes de prender o cabelo aplique um óleo reparador
      de pontas e tente prender em um coque frouxo com um laço de tecido,
      fazendo o coque as pontas ficam um pouco mais protegidas bjus

  6. Oii Julia, Linda .. Acompanho seus videos, seu canal no You Tube e faço quase todas as receitinhas, salvei meu cabelo, estava pensando em cortar bem curto, mas depois de te acompanhar hoje tenho um cabelo lindo, saudável, cheio de brilho, maciez, sem pontas duplas espigadas ou detonadas.. E bem comprido do jeito que sempre quis !! Quero Agradecer e deixar um beijo e um abraço.. Ah meu namorado ficou super feliz por eu desistir de cortar o cabelo, ele acha meu cabelo lindo e sempre quis que eu o deixasse crescer, hoje isso é possível .. Rsrs .. Obrigada Lindona.. Desejo tudo de bom, de coração muita saúde, sucesso e felicidades pra você e sua família !!

  7. Júlia Doormam estou encantada com as dicas que você ensina,estou passando a diante,indico o canal a todos,tem me ajudado muito,tenho uma filha de dez anos,que tem cabelos bem cacheados,já o meu é ondulado mais muito fininho então fica super armado rsrs ,hidrato o meu e o dela,estamos feito rainhas rsrs,também amei a ideia dos e-book ,baixo todos,ajuda muito,nossa estou muito feliz,Sei que tenho um caminho longo ainda a percorrer para recuperar meu cabelo totalmente,mais estou disposta a permanecer nesta luta.lhe conheci por indicação do canal Dicas da Dedessa,Sou de AÇAILANDIA-MA. BEIJÃO E MUITO OBRIGADA,DEUS ABENÇOE VOCÊ E TODA SUA LINDA FAMILIA.

  8. Oi Ju.td bem eu gostaria de saber o que eu posso fazer em meu cabelo.fui no salao a mulher descoloriu meu cabelo,so que meu cabelo ficou elastico.ta horrivel.vc tem alguma receita que eu possa usar….?desde ja obrigada

  9. Oi JÚLIA, TUDO BEM? EU NUNCA FUI DE CUIDAR DO MEU CABELO, MAS DEPOIS DE DESCOBRIR SEU CANAL E BLOG EU FIQUEI MUITO EMPOLGADA PARA COMEÇAR A CUIDAR DELE. ENTÃO, PRIMEIRAMENTE, QUERO TE PARABENIZAR PELO CANAL E POR TODAS AS DICAS MARAVILHOSAS QUE VOCÊ TEM COMPARTILHADO! EM SEGUNDO LUGAR, EU QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA: MEU CABELO É ONDULADO E NATURAL, NUNCA PINTEI. EM UM DE SEUS VÍDEOS APRENDI A LAVAR MEUS CABELOS CORRETAMENTE, SÓ QUE ELE É MISTO. DAÍ ELE ESTA COM MUITO FRIZZ DA RAIZ ATÉ O MEIO. ISSO É POR QUE EU NUNCA FIZ NADA DE TRATAMENTO NELE E AGORA ESTOU USANDO SHAMPOO TRANSPARENTE? PORQUE MEU CABELO É MISTO ENTAO TENHO QUE USAR ESSE SHAMPOO. SE EU COMEÇAR UM CRONOGRAMA CAPILAR ISSO VAI DIMINUIR?

    1. Oi lindona,
      existe vários motivos que podem causar o frizz,
      o shampoo pode ser um deles por conta do sulfato,
      intercale o shampoo transparente com um shampoo mais
      hidratante,
      seguindo o cronograma certinho vai diminuir sim bjus

  10. Ju, meu cabelo é bem cheio e liso com poucas ondas, uso muito ele preso e agora ele tá com uma marca permanente da xuxinha. Lavo, ele seca e a marca já aparece. Ele é natural, nunca fiz nenhuma química. No salão me falaram que essa marca só sai com escova inteligente da raiz até a marca. O que você acha? Devo fazer, o cabelo pode quebrar mais ainda depois que a escova sair.
    Essa marca incomoda muito, parece que o cabelo foi alisado e tá crescendo, não consigo mais deixar ele solto sem escova.

    1. Oi lindona,
      a química sempre pode danificar os fios e quebrar ainda mais,
      o ideal é você seguir um cronograma capilar com hidratações, umectações
      e reconstrução capilar,
      assim você vai conseguir recuperar e deixar seus fios hidratados e vai manter
      os resultados,
      no menu dicas e cuidados tem um post completo falando sobre o cronograma dê uma olhadinha,
      você pode encaixar no seu cronograma os alisamentos caseiros naturais aqui do blog e a umectação
      capilar com óleos vegetais, esses tratamentos vão deixar seu cabelo mais hidratado, alinhado e com
      o volume reduzido e controlado bjuss

  11. Oi Ju, sou leitora do blog, tenho todo o cuidado possível com o meu cabelo pois quando pequena infelizmente minha tia alisou com formol e desde então ele não teve mais jeito e tive de aderir a progressiva. Faz 1 ano e alguns meses que não faço, meu cabelo natural já cresceu porém está incontrolável e frisado, totalmente sem forma. Faço bastante hidratação com o alisena porém mesmo assim continua. Se puder me ajudar eu agradeço.

    1. Oi lindona,
      o ideal é você seguir um cronograma de cuidados
      com hidratações, umectações e reconstrução,
      pois assim você vai conseguir recuperar e tratar
      para que ele fique mais saudável, com volume controlado,
      brilhoso e hidratado,
      no menu dicas e cuidados tem um post falando mais sobre o cronograma
      dê uma olhadinha 😉 bjus

Deixe um comentário