Porque o cabelo quebra?

Porque o cabelo quebra? Neste post você vai conferir algumas dicas de como recuperar um cabelo quebrado e como evitar que ele quebre. Clique e confira!

 

Porque o cabelo quebra?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre a quebra capilar.

Para manter um cabelo bonito e saudável além de manter a hidratação em dia é preciso que ele fique longe da quebra, pois além de dar um aspecto estranho aos fios ela impede o crescimento saudável dos cabelos.

Quando a quebra surge bate um desespero e junto a busca para recuperar os fios e também a dúvida sobre o que pode estar causando a quebra.

Então se você quer saber o que faz os fios quebrarem confira o post completo.

Vamos lá!

Porque o cabelo quebra?

Os motivos que levam os nossos fios a quebrarem são vários.

Os fios se quebram porque acabam ficando fragilizados demais e secos a ponto de a fibra capilar não aguentar e acabar se partindo.

Algumas pessoas confundem a quebra de cabelo com a queda capilar, mas é importante dizer que uma coisa é totalmente diferente da outra.

A queda capilar é quando o fio se desprende do bulbo capilar e cai por inteiro a partir da raiz.

Já a quebra é quando fio se quebra e se parte em dois e em seguida cai.

No vídeo abaixo eu mostrei um passo a passo de um tratamento para combater a queda capilar.

Assista!

 Quais são os motivos que levam os fios a quebrarem?

  • Químicas!

O uso de químicas é um dos motivos que levam os fios a quebrarem, isso acontece porque a química muda a estrutura dos fios, e essa mudança pode causar o enfraquecimento deles fazendo com que fiquem frágeis demais e se quebrem.

porque-os-cabelos-quebram-quimica

Para evitar danos é bom evitar o excesso da química e também saber como preparar o cabelo antes de fazer esse procedimento.

Para saber como preparar os fios e deixá-los mais fortes confira esse post: como preparar os cabelos para receber química.

  • Esfregar o cabelo na hora de aplicar o shampoo!

Muitas pessoas acabam cometendo um grande erro na hora de fazer a aplicação do shampoo.

Na hora de aplicar o shampoo é necessário dissolver uma pequena quantidade do produto em um pouco de água, e aplicar no couro cabeludo massageando com as pontas dos dedos e a espuma que se formar deve ser levada para o restante do cabelo.

Porem muitas pessoas não fazem dessa forma e acabam aplicando o shampoo diretamente sobre os fios e também sobre as pontas do cabelo, e após isso ao invés de massagear acabam esfregando o cabelo.

Isso é um erro que causa a quebra do cabelo pois ao esfregar você acaba friccionando demais os fios, até eles se partirem e quebrarem.

porque-os-cabelos-quebram-shampoo

No vídeo abaixo eu mostrei esse erro e também outros que cometemos na hora de lavar os cabelos.

Assista!

  • Descoloração!

A descoloração é uma química muito agressiva para os fios. Para que os cabelos cheguem em um tom de loiro claro é preciso passar pelo processo de descoloração.

Porem esse processo pode acabar removendo os aminoácidos existentes nos fios fazendo com que eles fiquem frágeis e propícios a quebra.

porque-os-cabelos-quebram-loiros

Você tem o cabelo loiro platinado e não sabe como cuidar?

Confira esse post!

Nele eu mostro como cuidar e hidratar o cabelo loiro platinado!

Como hidratar o cabelo loiro platinado.

  • Excesso de secador e chapinha!

Não tem como falar da quebra capilar sem falar desses aparelhos de calor. O calor é um grande vilão para quem quer ter um cabelo hidratado, brilhoso e bonito pois o calor acaba roubando toda a água natural do cabelo fazendo com que ele fique ressecado.

Ao fazer escova você acaba causando uma tração nos fios que pode fazer com que eles fiquem quebradiços, assim como o uso em excesso da chapinha.

Para evitar que os fios acabem ficando quebradiços com o uso desses aparelhos é fundamental evitar o excesso e também aplicar sempre um protetor térmico, pois esse produto ajuda a formar uma camada protetora contra o calor.

porque-os-cabelos-quebram-chapinha

Nesse post eu mostrei uma receitinha de um protetor térmico caseiro bem fácil e simples de fazer.

Confira!

Como fazer protetor térmico caseiro.

  • Alimentação!

Ter uma boa alimentação é muito importante para manter a saúde do corpo em dia e também a dos cabelos. Quando mantemos o hábito de ter uma alimentação carente de nutrientes, proteínas e vitaminas o nosso cabelo acaba sofrendo e pode ficar cada vez mais fraco, com isso a quebra pode ser uma das consequências.

Ter uma boa alimentação e beber bastante água é um passo muito importante para um cabelo forte, hidratado e bonito.

porque-os-cabelos-quebram-alimentacao

Existe alguns alimentos capazes de dar uma forcinha a mais para quem está procurando um crescimento maior dos fios.

Saiba quais são eles aqui: 9 alimentos que fazem o cabelo crescer mais rápido.

  • Água quente!

Se o seu cabelo está quebrando e você não sabe o porquê, saiba que o uso da água quente pode estar ocasionando essa situação.

Lavar os cabelos usando a água do chuveiro muito quente além de tirar a hidratação do cabelo, faz com que o couro cabeludo fique ressecado ocasionando a quebra capilar.

porque-os-cabelos-quebram-banho

  • Prender os fios molhados e forte demais!

Prender os fios molhados e forte demais pode fazer com que os fios sofram com a tração ficando enfraquecidos e quebradiços.

Além disso prender os fios molhados é um grande erro pois pode causar problemas como a caspa e a seborreia.

porque-os-cabelos-quebram-prender

  • Escovas e pentes!

Cada escova e pente foram feitos para atender a necessidade de tipos de fios diferentes. Usar uma escova que não é adequada para o seu fio pode acabar danificando e agredindo fazendo com que eles venham a se quebrar.

porque-os-cabelos-quebram-escova

Para saber qual é o tipo de escova certa para o seu fio leia esse post completo!

Como escolher a escova certa para seu tipo de cabelo.

  • Pentear errado!

Além de saber escolher a escova certa para o seu tipo de cabelo, é preciso também saber a ordem certa para pentear os fios.

O certo é começar da ponta em direção a raiz com cuidado, pois quando você começa da raiz as pontas pode acabar gerando alguns nós que ao serem desembaraçados podem causar a quebra.

porque-os-cabelos-quebram-pentear

Se você está passando por esse problema e sente que o seu cabelo não cresce de jeito nenhum… leia esse post nele vou te ensinar a fazer um cabelo quebrado voltar a crescer!

Como fazer um cabelo quebrado voltar a crescer.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

5/5 - (7 votes)

33 thoughts on “Porque o cabelo quebra?

  1. Ooi lindona amooh suas dicas e sempre tô fazendo tudo que você posta e estou conseguindo recuperar meu cabelo assim e estou amando já estou a um bom tempo sem progressiva do não consigo largar a chapinha. Faço cronograma e hoje é dia de hidratação queria fazer uma para deixar meu cabelo um pouco alinhadinho mais estou em dúvida entre a se tapioca e a de maizena que você me indica melhor ? ( obs:cabelos ondulados e armados).

    1. Oi lindona obrigado pelo carinho,
      ele não pode ser usado para umectação,
      só pode os óleos vegetais,
      já saiu sim o resultado está na descrição
      do video das manteigas vegetais lá no canal bjus

  2. Oi Júlia! Estou desesperada, me ajuda por favor. Fiz mechas ontem estilo ombré hair, mas o cabeleireiro não acertou o tom que eu queria e meu cabelo descoloriu demais, ficou pérola quase platinado. Isso acabou com meu cabelo, ele esta elástico, dá medo até de pentear e ele se desfazer, está com uma aparência de dar dó, pura “palha”. Vi em um dos seus vídeos que nesse estado Ainda é bom fazer hidratação top demaia fio. O que você me indica? Posso fazer reconstrução todos os dias? Posso matizar/tonalizar meu cabelo ou corre o risco dele quebrar de vez? Ele disse que vai dourar com o tempo, mas tô bem triste porque não gostei do tom, ele fez mais muito mais mechas do que eu pedi e principalmente do estado que meu cabelo ficou. E acho que ele não aguentaria se eu fizesse mechas inversas.

    1. Oi lindona,
      faça apenas a reconstrução uma vez na semana ate recuperar depois
      pode fazer apenas uma vez no mês,
      não faça nenhum tipo de hidratação e nem umectação ate recuperar só depois
      pode fazer normalmente,
      e quanto a química não faça ate que seu cabelo se recupere totalmente para
      não danificar ainda mais,
      bjuss

  3. Boa tarde Julia, meu cabelo quebrou todo na frente, em tamanho bem pequeno, depois que fiz progressiva, gostaria de saber se vc tem alguma dica para reconstruir esses fios, e que faça eles crescerem novamente. obrigada adoro suas dicas

  4. E quando a pessoa ta perdendo bolos de cabelo na lavagem e nao usa quimica, tem alimentaçao boa, e super cuida do cabelo? Nao sei mais o que faço. já tirei coloquei queratina, já suspendi queratina, faço umectaçao uma vez por semana, nutriçao e nada…
    Meu cabelo é cacheado. Me ajudaaaa por favor.
    amo seus videos. bj.

  5. Ju,me ajuda. Estou no quinto mês de cronograma. Os produtos que uso são todos liberados e não tem queratina. Faço umectação semanal e reconstrução mensal. *Toda* vez quando lavo o cabelo uso pré shampoo, lavo, hidrato, passo condicionador e finalizo com um leave in. Não uso nada com calor nem água quente. Meu cabelo não tem quimica. Faço corte bordado uma vez no mês. Tenho cuidado ao lavar, prender e pentear. E meu cabelo CONTINUA quebrando. Me ajuda por favor!!! Ele é misto, mais pra liso, fino e levemente ondulado. Aqui onde eu moro é quente e úmido. Sigo todas as suas dicas e já li tudo a respeito de quebra aqui do blog. Me ajuda!! Pode me dar alguma dica extra???? Oq estou fazendo de errado?????
    Meu cabelo está lindo, macio, brilhoso, hidratado…. mas com uma nuvem de cabelo quebrado! E continua quebrando. Ele quebra muito mais do que cai (queda de cabelo super normal… acho que até cai pouco na verdade).. aguardo sua resposta! Obrigada por tudo lindona. Deus te abençõe sempre ❤❤❤❤

    1. Oi lindona, faça a reconstrução uma vez a cada 15 dias ate essa quebra melhorar
      e depois volte a fazer apenas uma vez por mês… use também a fronha de cetim pois
      o atrito com a fronha normal pode quebrar os fios beijos 😉

  6. Amo vc lindona assisto todos seus vídeos e faço todas as suas receitas e super funcionam.
    Tenho uma dúvida cruel amo oleo de coco e óleo de Rícino uso toda semana , mas não desapego da chapinha, tenho os cabelos ondulados mas uso somente liso secador e chapinha. Isso pode? Retiro todo oleo e depois seco e faço chapinha. Me ajuda meu cabelo da muito pontinhos brancos e ponta dupla. Socorroooooo me ajuda . Bjos continue sendo essa pessoa maravilhosa. Bjos

    1. Oi lindona, no mesmo dia que fizer a umectação use somente o secador morno
      aplicando um protetor térmico antes e a chapinha aplique somente no dia seguinte
      usando o protetor térmico também, e sempre que poder evite o uso excessivo da chapinha…
      aqui no blog tem post com dicas para as pontas duplas e também para os pontinhos brancos,
      dê uma olhadinha beijos

Deixe um comentário