Tudo que Você Deve Saber sobre Queratina Antes de usar no Cabelo!

Tudo que Você Deve Saber sobre Queratina Antes de usar no Cabelo!. Neste post você vai aprender tudo sobre queratina e como usar nos fios. Clique e confira!

Tudo que Você Deve Saber sobre Queratina Antes de usar no Cabelo!

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe um post falando sobre a queratina….

Nesse post vou falar sobre 7 coisas que você precisa saber antes de usá-la.

Muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é a queratina. Por isso resolvi falar mais sobre ela e espero muito que ajude vocês.

Então para conferir tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

  1. 90% do nosso cabelo é feito de queratina!

A queratina é responsável por manter a integridade dos fios!

Então ela vai manter seu cabelo forte, saudável e encorpado. Além de estar presente no nosso cabelo ela também está presente nas nossas unhas.

tudo-que-voce-deve-saber-sobre-queratina-antes-de-usar-no-cabelo-queratina-liquida

  1. Como perdemos a queratina do cabelo!

Nas ações do dia a dia, alguns exemplos são: Água do chuveiro muito quente, secador, chapinha, excesso de químicas e poluição. Tudo isso faz com que o cabelo perca queratina!

Por isso que nosso cabelo vai ficando sem queratina, pois perdemos com muita facilidade e é por isso também que precisamos repor ela nos fios.

  1. Como saber se o cabelo esta com falta ou excesso de queratina!

Quando o cabelo está com falta de queratina ele fica elástico! Os fios ficam parecendo um chiclete quando você puxa, ele vai longe e quando você solta ele fica todo enrugadinho.

E quando ele está com excesso de queratina fica com um aspecto duro, rígido e quebradiço. Já viu um cabelo sem balanço, duro, grosso e espesso? Pode ser que esse cabelo esteja com excesso da queratina.
É muito importante saber a diferença de um cabelo com falta de queratina e um cabelo com excesso dela!

tudo-que-voce-deve-saber-sobre-queratina-antes-de-usar-no-cabelo-danificado

A reconstrução que mostrei no vídeo abaixo é perfeita para cabelos elástico!

Assista!

  1. Quantas vezes por semana a queratina pode ser usada?

É importante que você saiba qual é o estado do seu cabelo!

A queratina deve ser usada de acordo com a necessidade do seu cabelo. É importante usar 1 vez na semana se seu cabelo estiver elástico, para que o seu cabelo perca esse efeito pois a queratina vai enrijecer a fibra capilar.

Então até recuperar e perder esse efeito elástico use 1 vez na semana. Após ter recuperado aí você pode espaçar mais os intervalos.

Pode fazer uma vez a cada 10 dias, depois uma vez a cada 15 dias e depois somente 1 vez no mês. Existe alguns casos de pessoas que tem o cabelo saudável que não precisa de nada porque o cabelo já é maravilhoso por natureza.

Essas pessoas podem fazer a cada 2 meses mais ou menos só para fortalecer os fios. Mas o ideal para a maioria das pessoas que fazem químicas e tinturas é fazer 1 vez no mês para manter o cabelo forte e saudável.

De acordo com a necessidade do seu cabelo você vai saber quantas vezes você vai precisar usar a queratina, e também vai saber quais são os dias certos para fazer os outros tratamentos como a hidratação e a nutrição através de uma agenda capilar.

Nesse post eu falo mais sobre como montar um cronograma capilar confira!

Cronograma Capilar o que é e o que funciona.

  1. Como saber se o cabelo precisa de queratina?

Para saber se o cabelo precisa de queratina basta verificar se ele está elástico. Nesse caso ele precisa de muita queratina.

Se ele estiver quebradiço, fraco, frágil, fino e ralo ele também precisa da queratina. Então você vai dosando conforme a sua necessidade.

Como falamos acima se estiver elástico use 1 vez na semana. Está só quebradiço, fino e ralo use a cada 15 dias. Agora se o cabelo não estiver como falei acima, mas estiver quebrando de vez em quando, se for um cabelo saudável e normal use só 1 vez no mês para proteger. A queratina também tem a função de proteger! Ela protege e evita que o cabelo quebre.

tudo-que-voce-deve-saber-sobre-queratina-antes-de-usar-no-cabelo-elastico

E por falar em cabelos ralos se você está com os fios nesse estado, faça a hidratação do vídeo abaixo ele vai encorpar os seus fios e deixá-los mais encorpados!

Veja!

  1. O cabelo fica ralo e quebradiço quando está com falta de queratina!

Umas das características da falta de queratina é cabelos ralos, finos e quebradiços. Isso ocorre quando é feito muitas químicas, uso em excesso do secador e da chapinha e principalmente a progressiva.

Quando fazemos progressiva perdemos muita queratina no processo de aplicação e o cabelo vai ficando fininho.

Então um cabelo fino é sinal de falta de queratina. Saiba o que fazer no cabelo para proteger e evitar que ele fique danificado antes e depois de uma química!

Qual melhor tratamento pra fazer antes e depois das químicas.

Nesse post eu mostrei o passo a passo completo de uma reconstrução caseira para cabelos quebradiços. Confira!

Reconstrução caseira com clara de ovo pra cabelos quebradiços.

  1. Porque o cabelo fica embaraçado quando usamos queratina?

Essa é uma característica normal da queratina não precisa se preocupar. Isso acontece porque ela está agindo no cabelo, ela tem o poder de deixar o cabelo mais grosso, mais espesso, mais encorpado e protegido.

Então quando ela adere a fibra capilar ela deixa o fio um pouco rígido e um pouco embaraçando quando passamos os dedos, mas isso é normal.

É preciso tomar muito cuidado com as máscaras que você usa. As vezes a máscara tem queratina e você não sabe e isso acaba danificando o cabelo.

Verifique sempre o rótulo pois hoje em dia a maioria das máscaras tem queratina na composição por conta das pessoas que tem química no cabelo.

Por isso as marcas colocam porque precisamos repor, pois perdemos muita queratina. Tome muito cuidado porque as vezes seu cabelo não precisa de tanta queratina e você está usando, toda semana ou as vezes toda vez que lava o cabelo, usando um condicionador com queratina por exemplo.

O ponto positivo da queratina é que ela fortalece e deixa o cabelo mais bonito, mas em excesso pode fazer ao contrário. Se isso acontecer o cabelo pode ficar rígido, duro e levar até a quebra dos fios.

tudo-que-voce-deve-saber-sobre-queratina-antes-de-usar-no-cabelo-embolando

Confira também! o que fazer quando o cabelo esta poroso.

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (9 votes)

56 thoughts on “Tudo que Você Deve Saber sobre Queratina Antes de usar no Cabelo!

  1. Ju, gostaria de tirar uma dúvida eu comprei a mascara banho de verniz e a desmaia cabelo as duas tem queratina eu só tenho as duas, vc acha que tem problema fazer as duas hidratação da semana com elas um dia com uma e outro dia com a outra por as duas ter queratina sera que tem problema? o que vc acha?

  2. Ju, tenho notado que meu cabelo não esta fluindo sabe, troquei de shampoo, de perolado para o Hidratante, uso mascaras com as especificações certas para hidratação, reconstrução e óleo de coco, mas parece q estagnou entende, o que devo estar fazendo de errado?
    Tomo Hair skin para auxiliar.

  3. Oi Ju lindona, lavo meu cabelo com shampoo de ph 5.5 de duas a três vezes na semana, pois apenas lavo o cabelo para fazer os processos do cronograma e como é necessário abrir as cutículas… Lavo com esse ph antes de hidratar e antes das reconstruções. Depois das umectações tenho preferido lavar com duas mãos de um shampoo mais comum (panteine por exemplo) apenas para retirar o excesso de óleo mesmo. Estou fazendo certo ? Creio que por fazer os processos do cronograma e usar máscaras que fecham a cutícula (sempre ph 3.0 ou 3.5) não tenha problema usar tantas vezes esse ph do shampoo, mas o que vc tem a indicar nesse caso ? Obrigada.

    1. Oi lindona pode usar sempre usando uma máscara com ph baixo depois para fechar
      as cutículas,
      no menu dicas e cuidados tem post falando mais sobre o ph dos produtos bjuss

  4. Oi Júlia!
    Me tira uma dúvida.
    Para saber se o cabelo está elástico, tem que ser com o cabelo molhado ou seco?
    O cabelo estando elástico, pode ser que quebre mais facilmente também?
    Estando bem elástico pode usar a queratina toda vez que lavar o cabelo ou uma vez na semana? Aquela queratina Save por exemplo.

    1. Oi lindona dos dos jeitos,
      quebra sim pois fica bem frágil,
      se estiver elástico faça a reconstrução com a queratina
      uma vez na semana e não faça hidratação e nem umectação para
      não amaciar o fio,
      no menu dicas e cuidados tem post falando mais detalhadamente
      sobre como recuperar o cabelo elástico de uma olhadinha bjuss

  5. Oi Ju. e se eu usar uma vez na semana uma semana eu uso a banho de verniz e na outra a desmaia cabelo sera que ainda tem problema, pq ai na segunda hidratação da semana eu posso fazer com yamasterol não pode? o que vc me aconselha?

    1. Oi lindona veja o efeito que vai da no seu cabelo pois pode deixar
      rígido demais e levar a quebra,
      nesse caso espace o tempo e use uma vez a cada 15 dias ou 30 dias
      bjuss

  6. Oii Julia, essa queratina da Nielly é amarelada, e você disse que o ideal para cabelos loiros, são as transparentes.
    Essa da Niely pode ser usada em cabelos com luzes, e se não puder, qual você indica para todos os cabelos?
    Obrigada

    1. Oii Julia, essa queratina da Nielly é amarelada, e você disse que o ideal para cabelos loiros, são as transparentes.
      Essa da Niely pode ser usada em cabelos com luzes, e se não puder, qual você indica para todos os cabelos?
      Obrigada

  7. Oi Ju sua linda!!!!

    O banho de verniz tem queratina, mas na embalagem diz que eh hidratação, aí fiquei confusa. Uso no cronograma no dia da hidratação ou na reconstrução???? Sou nova aqui aí ainda tô perdida. Rsrssrs!

  8. Ei Julia, eu uso uma vez por mês a queratina liquida, espero 15min e passo por cima um creme dove de reconstrução que na descrição tem escrito “com NUTRI KERATIN” e eu percebo que fica bem durinho meu cabelo quando eu uso dessa forma. É normal ficar duro assim ou o teria que usar outro tipo de creme quando usar a queratina liquida?

    1. Oi lindona sim pois a queratina e produtos que contem ela na composição
      deixam os fios mais rígidos e duros isso é normal,
      mas se quiser pode aplicar por cima da queratina uma máscara mais hidratante
      bjus

  9. Oi Ju!! Você fala que não posso usar a queratina todos os dias, isso inclui máscaras com aminoácidos presentes na queratina tb?! Ou somente as que têm queratina, no caso completa?!

  10. Como você é maravilhosa Jú,parece que adivinha nossos pensamentos. Meu cabelo está elástico e estou usando queratina para recontruir,mais tinha várias dúvidas e mais uma vez você esclareceu todas. Quando olho meu cabelo antes de te conhecer e vejo agora depois que comecei a seguir suas dicas e receitas, que mudança Jú,ele está maravilhoso, comprido e apesar de estar elástico com certeza por causa do chuveiro quente, é outro. Só tenho a agradecer, e fazem 6 meses que não faço progressiva,nem sinto mais falta. Muito obrigada lindona,seu site é o primeiro na minha lista de acessos rápidos é o melhor de todos. Beijos.

  11. Jú, estou desesperada meu cabelo ficou elástico e quebradiço pork fiz selante na raiz e no dia seguinde a cabeleireira me garantiu que podia fazer luzes então deixei ela fazer como eu sempre cuidei do meu cabelo fiz umectacao com oleo de coco e no outro dia lavei com shampoo e passei vinagre e depois o creme pra minha sorte, até aí tudo certo ficou super mole. Conforme foi secando e eu ainda estava penteando os fios ficaram elástico arrebentandoo. Uso sempre produtos bons não passo qq shampoo sigo o que meu cabelo está precisando mas agora não sei qual reconstrução fazer tem vários videos no seu canal mas mesmo assim estou com medo de lavar o que eu faço?

    1. Oi lindona faça a reconstrução com Glicopan pet uma vez na semana
      não faça hidratação e nem umectação para não amaciar os fios pois
      se não o efeito elástico não sai,
      depois que recuperar pode voltar com os tratamentos normalmente bjuss

  12. Jú, minha dúvida é continua com a umectacao depois a reconstrução de queratina e sela com o vinagre ou faz só a reconstrução? Qual reconstrução fazer aquela que passa a queratina mecha por mecha e depois passa o creme recontrutor ou a máscara recontrutiva que coloca a queratina liquida dentro da Máscara? Bjs

    1. Oi lindona se seu cabelo estiver elástico faça só a reconstrução e depois
      pode selar com o vinagre,
      tem varias formas de fazer a reconstrução no menu dicas e cuidados tem um post
      com as melhores reconstruções bjus

  13. Oi lindona estou amando suas dicas, estão dando um resultado imenso em meus cabelos.
    Gostaria que me tirasse uma duvida . Qual a diferença de queratina para Creatina ?
    comprei um shampoo que tem a creatina e fiquei na duvida se posso usa-lo sempre !
    Bjão!

  14. Ju, o meu cabelo está muito elástico quando molhado, por conta de descolorações e tinturas. Posso fazer reconstrução de dois em dois dias até o cabelo deixar de estar elástico e depois sim continuar umectação e hidratação!? Obrigada.

    1. Oi lindona faça a reconstrução apenas uma vez na semana,
      e apos recuperar volte com as hidratações e umectações normalmente
      e faça a reconstrução apenas uma vez no mês bjus

  15. Oi Júlia!

    Estou amando os teus videos e todas tuas dicas.

    Queria saber se conhece a queratina liquida SOFTHAIR KeratinLine? Comprei mas agora estou em dúvida sobre a qualidade dela.

    Já ouviu falar ou já usou?

    Beijo

    1. Oi Rodrigo,
      use somente na sua reconstrução ou uma vez a cada 15 ou 30
      dias,
      pois se você usar todos os dias pode deixar os fios do seu cabelo
      rígidos demais e levar a quebra capilar,
      pode usar sim bjus

  16. Oi julia !
    O meu cabelo esta muito elastico, e estou pensando em fazer a reconstrução em casa , e estou na duvida se compro a queratina , ou se compro uma mascara reconstrutora a base de queratina com colageno, qual é o mais recomendavel para o meu cabelo ?
    Obrigada !

    1. Oi lindona,
      use a queratina ou o Glicopan pet,
      dê uma olhadinha nos últimos posts que postei aqui
      no blog, lá tem um post aonde dou dicas para recuperar
      o cabelo elástico,
      com certeza vai te ajudar 😉 bjus

  17. Olás Julia!
    Parabéns pelo blog e valeu por mante-lo.
    Fiquei com uma dúvida. Na segunda foto do post( foto das pontas de uma mecha de cabelo) vc estava exemplificando fios com muita queratina? Tem algum tempo que tenho mechas na parte superior dos cabelos que terminam exatamente como o da foto e nunca consigo dar fim.
    Obrigada.
    Beijinhos

    1. Oi lindona,
      obrigado pelo carinho,
      na segunda foto o cabelo está quebradiço
      e por isso ele precisa de reconstrução uma vez
      a cada 15 dias ate recuperar o quebrado,
      depois a reconstrução deve ser feita apenas uma
      vez no mês bjus

  18. Oi ju, meu cabelo é cacheado e eu uso um gel creme da Salon Line que tem queratina, meu cabelo fica lindo com esse creme o que acaba me fazendo usar sempre. Será que devo manerar no uso pra não acabar ficando com excesso de queratina?

  19. oi queria saber se eu posso usar todos os dias o creme de pentear neutrox hidrata no dia a dia queratina hidrolizada começei a usar e vi diferença antes usava outras marcas mas nao dava resultado ele era um cabelo com frizz e sem brilho tipo opaco ressecado e agora com o neutrox vi q deu brilho e deu um novo visual …. sera q posso usar todos os dias ou uma vez por semana

    1. Oi lindona,
      verifique como o seu cabelo está ficando se sentir
      os fios rígidos espace mais o tempo pois a queratina em excesso
      pode deixar os fios duros demais levando a quebra beijos

  20. Bom dia lindona … Ju…. meu cabelo está elástico…essa é a segunda semana que estou fazendo os processos que vc havia falado no vídeo… só que uma semana fiz com queratina liquida pura e essa semana apliquei o glicopan pet puro no cabelo e ainda está elástico… não sei o que estou fazendo de errado… não achei a queratina pura sem enxague … estou passando um creme de silicone que tem queratina também… será que pode ser isso? por isso ainda está elástico?… eu fazia progressiva de ácido… e danificou muito meu cabelo… faz tempo que está assim… só que só consegui identificar isso através dos seus vídeos… então acredito que 1 vez na semana esse processo esteja sendo pouco… poderia me orientar por favor o que devo fazer? bjaooo e muito obrigada

Deixe um comentário