Cuidados com o Cabelo ao fazer Exercícios Físicos

Cuidados com o Cabelo ao fazer Exercícios Físicos. Neste post vamos mostrar como cuidar dos cabelos na academia e o que fazer depois. Clique para saber tudo!

Cuidados com o Cabelo ao fazer Exercícios Físicos [ACADEMIA]

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

O post de hoje é sobre a pratica dos exercícios físicos e os cuidados que devemos ter com o cabelo ao realiza-los…

Sabemos que é fundamental para a saúde e auto estima a pratica dos exercícios físicos, além de ajudar a manter a saúde em dia, mantem o corpo sempre em forma.

Porem ao realizar a pratica física, o suor do nosso corpo e couro cabeludo, acabam sendo produzido em maior quantidade,
fazendo com que os cabelos fiquem oleosos e com uma aparência não muito agradável.

E com isso sempre surge a dúvida se devemos ou não lavar os cabelos sempre que fazemos o exercício. Essa é uma dúvida constante de muitas mulheres se deve ou não lavar, como prender e quais produtos certos usar…

cuidados-com-o-cabelo-ao-fazer-exercicios-fisicos

Como Cuidar do Cabelo para quem Faz Academia

Por isso fiz esse post para esclarecer essas dúvidas e explicar qual o melhor procedimento antes, durante e depois da atividade física, para manter o cabelo sempre saudável e não prejudica lo.

Então para saber mais do assunto, é só ler o post completo!

Como o suor age nos Fios?

As glândulas da nossa pele no dia a dia produzem uma quantidade de suor normal.

O suor é formado por gordura e por cloreto de sódio que na verdade é sal, e durante as atividades físicas o suor que produzimos no couro cabeludo é intensificado causando danos aos fios.
A gordura normalmente tem a função de proteção, mas em excesso pode obstruir e entupir os folículos capilares do couro cabeludo e o sal em excesso pode causar o ressecamento dos fios.

Aparência Indesejada

Além do ressecamento e da obstrução dos poros, o suor em excesso traz uma aparência indesejada aos fios.

A gordura e o sal é um liquido que umedece e gruda nos fios desestruturando sua forma, o cabelo fica embaçado e com aparência de sujo, além do cheiro desagradável.

É necessário lavar o cabelo após o exercício físico?

A resposta para essa dúvida é sim!…Como vimos acima o suor em excesso pode danificar os fios e o couro cabeludo, pois é produzido em excesso durante a pratica do exercício físico.

É necessário sim lavar o cabelo para restabelecer e equilibrar o pH dos fios e do couro cabeludo.

Muitas mulheres pensam que lavar o cabelo todo os dias não é bom, talvez pelo fato de alguns cabeleireiros indicarem a lavagem em dias alternados, mas na verdade lavar os fios todos os dias não prejudica, desde que sejam usados os produtos adequados e que a lavagem seja feita corretamente.

Melhor lavar do que deixar o cabelo sujo e com suor.

Veja o post a seguir falando mais sobre como lavar os cabelos corretamente: como lavar o cabelo corretamente.

Cuidados necessários antes do Exercício

Antes da pratica física aplique um creme de pentear ou leave-in misturado com algumas gotinhas de óleo vegetal, isso vai proteger os fios e minimizar a ação do suor nos fios.

O óleo vegetal tem ação antioxidante que garante proteção duplicada aos fios, fazendo com que eles combatam os radicais livres e o ressecamento causado pelo suor.

Cuidados durante a pratica Física

Durante o exercício o cuidado deve ser focado no jeito de prender as madeixas.

É muito importante prender os fios na hora da pratica para que, além de não atrapalhar, também protege os fios de ficarem em contato com o suor que se acumula na nuca, costas e braços.

cuidados-com-o-cabelo-ao-fazer-academia

Penteado: Os penteados mais indicados são aqueles que ficam no alto da cabeça para que os fios não fiquem em contato com o suor. Uma boa opção é o velho conhecido rabo de cavalo, coque ou uma trança embutida.

É muito importante usar um laço que seja de preferência forrado com tecido para evitar que os fios se quebrem e para evitar que os fios caiam na testa, pra quem tem franja é indicado usar uma faixa.

Cuidados depois do Exercício [ACADEMIA]

Após o treino o correto a se fazer é realizar a lavagem o mais rápido possível.

O ideal é lavar com um shampoo transparente para retirar bem o suor e em seguida usar um condicionador ou uma ampola hidratante de ação rápida.

É importante também não esquecer dos cuidados na hora da finalização, se for possível é sempre bom deixar os fios secarem ao natural, mais se preferir usar o secador, é fundamental usar o secador com o jato morno longe dos fios e aplicar o protetor térmico antes, para proteger os fios do calor.

Crescimento capilar é um dos assuntos que nós mulheres amamos não é verdade!?

Por isso confira o post a seguir com uma receita maravilhosa para ajudar no crescimento e fortalecimento capilar: o segredo das chinesas par o cabelo crescer rápido.

Veja também: como usar óleo de coco nos cabelos de 4 formas diferentes.

Cuidados importantes!

Para manter o cabelo sempre saudável e hidratado, além dos cuidados no dia da pratica física, é muito importante manter e seguir um cronograma de cuidados fazendo as hidratações e umectações semanais e as reconstruções para o fortalecimento dos fios.

No dia do exercício físico é importante lavar os fios com o shampoo e o condicionador para tirar o suor, e uma ou duas vezes na semana fazer uma hidratação mais prolongada nos fios.

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

O que você achou da matéria Cuidados com o Cabelo ao fazer Exercícios Físicos [ACADEMIA]? Comente

4.4/5 - (43 votes)

70 thoughts on “Cuidados com o Cabelo ao fazer Exercícios Físicos

  1. Olá Ju!!
    Tudo bem?
    Sigo você no YouTube já faz um ano, e amo suas dicas.
    E estou com um dúvida, queria sua ajuda…
    Meu cabelo é virgem ( sem química, sem tintura e etc)… E faço muitas as suas receitas de hidrataçoes caseiras. Meu cabelo é ondulado ( a raiz é bem lisa, mas no comprimento é bem ondulado), porém gosto dele liso e por isso toda vez que lavo, uso secador, somente secador, seco passando os dedos mesmo e finalizo penteando com a escova… ultimamente ando pensando em fazer uma selagem ou algo do tipo pra abaixar o volume, só pra facilitar na secagem, não quero aquele efeito liso espichado, até pq quando o cabelo vai crescendo vai ficando muito feio.
    *O que você me indica?!
    *Se fizer vai atrapalhar os resultados da hidratacões caseiras( pq quero continuar fazendo)??

    Aguardo sua resposta
    Fica com Deus
    Beijos

  2. Olá, Júlia!
    Gostaria que me ajudasse em meu cronograma capilar. Eu faço luzes há uns quatro anos nele, e atualmente ele se encontra elástico e quebradiço no comprimento. Gostaria de saber se o que devo mais fazer nele é a reconstrução, por conta da elasticidade como vc já ensinou aqui. Então de quanto em quanto tempo devo fazer a reconstrução nele, e qual máscara você me indicaria por conta das luzes e desse problema?
    Beijos!!!

    1. Oi lindona sim faça a reconstrução pode fazer uma vez na semana,
      faça somente reconstrução ate recuperar e depois volte a fazer seu cronograma
      normalmente, use uma máscara reconstrutiva de uma olhadinha no menu resenhas
      e no menu dicas e cuidados no post com o top máscaras tem varias opções 😉 bjus

  3. Juuu, eu usei um shampoo de explosão de vitaminas pois meu cabelo não crescia, ou melhor, crescia mas quebrava e eu não via seu cumprimento. Porem meu cabelo quebrou inteiro! Já fiz algumas dicas que você me passou mas ele ainda quebra. Pode ser por super vitaminose? E se for, como faço pra voltar ao normal do meu cabelo? beijos lindona

    1. Oi lindona faça hidratação e umectação semanalmente e reconstrução
      a cada 15 dias ate recuperar depois faça uma vez no mes,
      evite usar produtos em excesso que tenham queratina na composição pois
      ela em excesso pode deixar os fios rígidos e levar a quebra bjus

  4. Ah sim, entendi. É que pensei que não podia-se fazer reconstruções toda semana, apenas uma vez no mês ou de 15 em 15 dias. Mas, se vc me recomendou, irei fazer, pois confio muito em suas dicas. Sigo muitas delas! Obrigada. lindona, irei olhar sim! Beijos!

  5. Oi minha lindona! Faço academia de segunda a sexta, faço progressiva so na raiz e faço cronograma capilar… como lavar meu cabelo quando n for dia do cronograma, q são nas terças e quintas, pode ser fazendo Co wash ou vc indica uma outra forma?? Adoro seu blog de paixão! Bjs rainha salvadora de cabelos!!

  6. Obrigada mesmo! Irei seguir suas dicas e fazer uma vez por semana as reconstruções então. Pq pensei que só poderia fazer uma vez por mês ou a cada quinze dias. Beijos! Amo suas dicas e sigo muitas hahaha.

    1. Oi lindona sim a reconstrução deve ser feita uma vez a cada 15 dias se o cabelo
      estiver danificado ou uma vez no mês se estiver normal,
      as hidratações e umectações devem ser feitas semanalmente bjus

  7. Juh gostaria de tirar uma dúvida..
    A última vez que fiz progressiva foi em janeiro.. e até hj tem o efeito da progressiva.. meu cabelo é tingido de vermelho da metade pra baixo.. ta todo ressecado.. quebradiço.. mas eu queria voltar a pintar e conseguir deixar ele hidratado .. é possível ter o cabelo tingido e conseguir recupera-lo ao mesmo tempo? Se der me da uma ajuda.. não sei qual linha usar.. não sei q tipo de produto usar pra poder recuperar meu cabelo.. Ele é enorme abaixo da cintura aí quebra mais ainda.. mas não quero cortar.. me ajuda aí lindona pois eu não entendo nada de produtos rsrs.. assisto seus vídeos e amo suas dica, estou aprendendo mt coisa com vc, mas ainda nao sei como vou fazer pra recuperar o cabelo..

    1. Oi lindona siga um cronograma de cuidados tem post falando mais sobre
      ele no menu dicas e cuidados, faça hidratação e umectação semanais e reconstrução
      uma vez a cada quinze dias ate recuperar,
      e evite aplicar a tinta em excesso e enquanto recupera os fios,
      depois pode aplicar uma vez no mes e quando aplicar faça uma reconstrução ate dois
      dias antes e uma no dia que fizer o procedimento bjus

  8. Julia, malho quase todos os dias, meu cabelo tem luzes e é seco, está um pouco quebradiço. Mesmo assim devo sempre que praticar atividade física?

    Obs: sempre que lavo seco com secador.

    1. Oi lindona sim pois o couro cabeludo não pode ficar suado
      para não causar problemas, tente não usar o secador com muita
      frequência e quando usar aplique o protetor térmico e use o jato
      morno e longe dos fios bjus

  9. Oi Júlia, estou fazendo tratamento pra queda há seis meses estou tomando pantogar e usando Miñoxidil locão só é muito lento não estou vendo quase resultados não parou de cair e o crescimento pouco o que devo fazer e cheia de cabelo novo na frete tá horrível estou com a auto estima lá embaixo, me indica tratamento pra queda em primeiro lugar e o que devo fazer pra ele crescer bonito forte e hidratado, agradeço.

  10. Olá Júlia tudo bem? Posso dizer que você é um instrumento usado por Deus para abençoar várias mulheres assim como eu. Na infância também brincava com toalhas na cabeça fingindo que eram meus cabelos compridos. Enfim a quase 2 anos conheci seu blog, e desde então não vou mais para salão, pois cuido dos cabelos só com as receitinhas caseiras, que também apliquei nas minhas filhas que são gêmeas. Passei aqui para te agradecer e desejar a você e sua família uma vida muito abençoada por Deus sempre. Na oportunidade que te pedir um conselho. Meus cabelos são naturais sem químicas ou tingimentos, porém começaram a aparecer os temidos cabelos brancos, o que fazer? Tingi-los ou assumir tentando amenizar com algum produto natural , isto é, existi algum. Será que você poderia me ajudar em relação aos cabelos brancos

    1. Que lindaaa fico feliz em ler suas palavras lindona obrigado
      pelo carinho Deus abençoe você e sua família,
      de uma olhadinha no menu dicas e cuidados lá tem um post com
      dicas para disfarçar e cobrir os fios brancos bjus

  11. Júlia, também sou nova aqui no canal. Queria saber se posso fazer a umectação com o óleo de coco ou azeite de oliva e depois fazer uma hidratação com maizena? pois meu cabelo também é muito ressecado devido às luzes.

  12. Oi Jú! Tudo bem?? Gostaria de saber se você já testou a máscara da LOLA tonalizante Black Mamba? Pois eu quero realçar a cor dos meus cabelos sem precisar usar tintura, essa máscara parece ser muito prática por já estar pronta e diz ser super hidratante e que pode ser usada toda semana, acredito na seriedade da lola mas queria a opinião de quem realmente entende, hehe! Um beijo!

  13. Oi Ju!!
    td bem?
    sou nova no canal e no blog e tenho amado suas dicas, ja vi a maioria dos videos kkkkk
    tenho usado a receita das indianas e meu cabelo esta MARA!!
    Tenho luzes e gostaria de saber se voce tem alguma dica de receita para tirar o amarelo dos fios.
    Uso os produtos matizantes mas sempre deixam alguns fiozinho roxos kkkk socorrooo!!
    que Deus continue te abençoando lindona
    Beijos

  14. Oi lindona. Além de lindona é minha xará :)!
    Tenho acompanhado todos os seus video e vurtido bastante as dicas. Meu cabelo é bem fino e com muita dificuldade de crescer, mas depois que comecei a fazer as umectações, hidratações e reconstruções comecei a sentir uma melhora.

    Tenho uma duvida em relação a lavagem do cabelo todos os dias. Durante a semana, trabalho de manha e quando eu acordo, meu cabelo está bem oleoso pois transpiro durante a madrugada, dai preciso lavar assim que acordo para poder ir trabalhar. Neste caso, posso lavar o cabelo duas vezes nos dias de trabalho + academia?

    Final de semana procuro lavar uma vez só.
    Beijos

  15. Oi, eu gostaria de fazer uma crítica construtiva, a fim de melhorar seus artigos.
    Vejo que há alguns errinhos simples de português, como de acentuação e pontuação. Claro que isso ocorre devido à correria do dia a dia. Sei como é. 😉
    Outra coisa, você usa o “mais” de forma errada. Quando quiser dar ideia de oposição (= porém), use o “mas” (sem “i”).
    Seus artigos são ótimos! Aprendo muito!
    Beijão

  16. Bom dia, Ju!
    Parabéns pelo seu trabalho, vem me ajudando muito, você é linda e passa muita confiança para nos.

    Preciso de mais uma dica, meu cabelo esta elástico para isso tem varias dicas no canal, eu vou montar um cronograma e começar a fazer, porem eu estou saindo do processo de química e meu cabelo é bem volumoso, não consigo deixar sem chapinha. Para ajudar fiz omber hair ficou lindo porem zuou ainda mais meu cabelo.

    Como você já disse aqui no canal, não é legal fazer umectação e passar chapinha no msm dia, então no meu caso eu devo pular a etapa do cronograma de umectação?
    Poderia me indicar um protetor térmico bom?
    Passo chapinha de 2 a 3 vezes por semana…
    Obrigada ! Beijos Deus te abençoe.

    1. Oi lindona obrigado pelo carinho,
      se seu cabelo está elástico foque nas reconstruções faça
      uma reconstrução por semana, ate recuperar faça apenas a reconstrução
      não faça hidratação e nem umectação para não amaciar o fio
      e ate perder esse efeito não use chapinha e nem secador para não danificar ainda
      mais depois que recuperar volte com o cronograma normalmente,
      quando fizer umectação só use chapinha no dia seguinte a umectação é um passo muito
      importante no cronograma,
      gosto muito do protetor Uniq one da Revlon bjus

  17. Eu vou a academia de segunda a sexta e pra lavar meu cabelo todos os dias fica dificil, pois ele comprido e muito, mas muito cheio…além disso, ele fica muito armado e desalinhado quando seca naturalmente, e passar secador e chapinha todo dia dia é ruim, né?
    Como posso proceder quanto a isso?

    1. Oi lindona é bom evitar ao máximo esses aparelhos de calor
      o secador deve ser usado com o jato morno longe dos fios e a chapinha
      apenas uma vez na semana pois ela tira toda a hidratação do fio,
      e quando usar é necessário aplicar o protetor térmico antes para
      proteger os fios do calor,
      o ideal é lavar pois o couro cabeludo não pode ficar suado para não
      causar problemas,
      os alisamentos caseiros do blog são naturais e ajudam a deixar o cabelo
      mais alinhado e com menos volume de uma olhadinha bjus

  18. Oi ju, tudo bem, eu ja sigo seu canal a um tempo, ja fiz varias dessas receitinhas, mas hoje minha duvida é justamente sobre lavar cabelo apos exercicio fisico, eu fasso todos os dias de segunda a sexta, eu posso lavar ele todos os dias tambem?

  19. Oi Ju! adorei o post, mt esclarecedor e objetivo! queria saber se eu posso usar shampoo a seco no lugar da lavagem em alguns dias apos o exercicio fisico, porque eu sinto que o meu cabelo fica melhor e mais hidratado quando lavo em dias alternados… beijos e fica com deus

  20. Júlia, você lava o cabelo todos os dias? Nunca teve problemas, como sinusite etc? Eu tenho crises sérias de sinusite e o médico disse para que eu não lave os cabelos todos os dias e que eu dê um intervalo de pelo menos 2 em 2 dias, e pra os cabelos lavá-los todos os dias pode ser bom, mas pra saúde não é muito legal, e principalmente deixá-lo secar naturalmente
    e o pior é que eu faço exercício físico todos os dias
    o que eu faço, então?

  21. Oi ju tudo bom? Fia eu sigo vc a faz mais de 6 meses sempre fiz progressiva, mais faz uns 3 anis que não faço mais… Sigo suas dicas p ele ficar liso, ele é ondulado muito cabelo mais ainda não vi resultado em baixar o volume, nas outras coisas ele ta maravilhoso muito hidratado mais alto… Porem gosto dele lisinho estou pensando em voltar a fazer progressiva o que VC me aconselha?
    Bjus

    1. Oi lindona faça os alisamentos caseiros aqui do blog
      como o de maizena e tapioca por exemplo,
      eles são naturais e o efeito é progressivo fazendo toda semana
      ajuda bastante os fios ficam mais alinhados, com frizz amenizado,
      hidratados e com menos volume bjus

  22. Juh, adorei o post, era exatamente o que eu procurava!
    Mas ainda estou com uma dúvida: posso substituir o shampoo transparente por um mais cremoso ou por co-wash? Vai ficar resíduo? É que meus cabelos são muito ressecados, e não se dá bem com shampoos muito fortes.
    Obrigada lindona <3

  23. Júlia, me ajuda, por favor.
    Eu tenho o cabelo cacheado e estou me exercitando todos os dias e fico sem saber o que fazer, pois, pelo cabelo cacheado ser mais ressecado, vejo em todos os lugares que não deve ser lavado todos os dias, podendo até ter queda excessiva, mas eu não consigo ficar sem lavar porque suo MUITO. Estava pensando se posso lavar três vezes por semana (nos dias de fazer o cronograma) e nos outros dias fazer co-wash. Você acha que daria certo? Bjos, lindona!

  24. Eu já vim na intenção de achar o Cabelos de rainha. Mas abri outros links antes, e como esperava, aqui é mais completo e compreensível o conteúdo. Amei. Se garante no que faz. LINDONA! Ah, tu me indicas algum shampoo bem levinho pra lavar o cabelo pós academia?

  25. Oi Júlia, boa tarde.

    Amo suas páginas, você trás luz ás nossas dúvidas sobre cabelos, isso é sensacional.
    Eu gostaria de tirar uma duvida se puder me ajudar.

    Tenho o cabelo bem encaracolado com a raiz bem crespa, o que no caso eu não consegui assumir ainda e não gosto e não consigo usar de forma nenhuma ele natural. Sendo assim, eu sempre recorro ao secador após as lavagem e ainda uso chapinha na parte da frente da tiara. Pois, desde que engravidei Março/2018 abandonei a progressiva que fazia uso periódico, mas o secador não consigo.

    A dúvida é : Faço academia todos os dias, e consigo (por questão estética, pois não fica oleoso) não lavar os cabelos todo dia, contudo tenho que dar uma puxadinha na frente no secador pela manhã (com o cabelo sujo da academia do dia anterior). Imagino que isso não seja nada bom para o meu cabelo. Mas por ter os fios muito finos e pouco cabelo, ainda percebo que agrido menos o cabelo dessa forma. Lavando em dias alternados.

    Você acha ainda que eu use o secador todos os dias, que é melhor eu lavar o cabelo todos os dias do que deixar secar com o suor no couro? E se eu deixar para alisá-los com o secador depois de secar naturalmente agride menos ou mais o fio?

    Adoraria que me respondesse, acredito muito no seu trabalho e confio no que diz! Rs
    Beijos!!

    1. Oi lindona, o calor do secador em excesso deve ser sempre evitado pois
      remove a hidratação dos fios e danifica… mas se você precisar usar use
      com ele morno mantendo longe dos fios e aplique um protetor térmico antes…
      e se o seu couro cabeludo fica suado apos os exercícios eu indico lavar sim pois
      o couro cabeludo não pode ficar suado pois pode gerar outros problemas beijos

Deixe um comentário