Óleo de Cártamo – Como age no organismo? Para que serve?

Óleo de Cártamo – Como age no organismo? Para que serve? benefícios, como tomar, efeitos colaterais.

Óleo de Cártamo

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Na matéria de hoje vamos falar sobre o Óleo de Cártamo, Como age no organismo, Para que serve, benefícios, como tomar e seus efeitos colaterais.

Se tiver alguma dúvida no final da matéria, deixe um comentário e teremos o prazer em responder. Combinado?

Bom, então vamos lá!

Óleo de Cártamo – Como age no organismo? Para que serve?

Como o óleo de cártamo age no organismo?

Óleo de Cártamo – Benefícios, como tomar, efeitos colaterais

Quem pratica atividades físicas ou deseja emagrecer de maneira saudável, já deve ter ouvido falar do óleo de cártamo e seus muitos benefícios para a saúde.

Em torno de 60 países cultivam a planta de cártamo, mas o rendimento global é bastante reduzido, pois são produzidas apenas 600.000 toneladas por ano no mundo todo.

O óleo de cártamo não é extraído de sua planta, mas sim da semente da mesma.

Como o óleo de cártamo age no organismo?

Este óleo é extraído das sementes de uma planta chamada “cártamo” (Carthamus tinctorius) e é um componente que traz benefícios para as pessoas que desejam emagrecer, pois dá a sensação de saciedade ao corpo e também é utilizado frequentemente por aqueles que procuram desfrutar de seus benefícios para a saúde como um todo.

O óleo de cártamo é utilizado na alimentação, por possuir muitos nutrientes. Ele é rico em ômega 6, ácido graxo necessário ao nosso organismo, mas que não é produzido naturalmente por ele. Possui também ômega 9, que contêm substancias que auxiliam nas funções cerebrais, crescimento e desenvolvimento humano

Como o óleo de cártamo age no organismo?

Para que serve o óleo de cártamo e quais são os seus efeitos?

O óleo de cártamo é um precioso aliado para a saúde de homens e mulheres.

Quando ingerido na forma de suplementos, o óleo de cártamo garante benefícios para os praticantes de musculação, pois modifica a composição corporal por meio do aumento de massa muscular e da redução de massa gorda.

Para quem deseja emagrecer, este óleo serve para eliminar gorduras localizadas na região abdominal e que pode ser utilizado como fonte de energia. Mas seu consumo só pode ser feito se a pessoa praticar atividades físicas, pois somente desta forma a oxidação de gordura, estimulada pelo Ômega 6, ocorrerá e a gordura poderá ser utilizada pelo organismo como fonte de energia e vitalidade para o corpo.

Quando consumido com maior frequência, o óleo de cártamo serve para normalizar o nosso metabolismo dos lipídios e na produção de insulina, o que faz com que o corpo retenha menos gordura.

Benefícios do óleo de cártamo, ajuda a emagrecer?

  1. Ação antioxidante: por possuir vitamina E em sua constituição, o óleo de cártamo apresenta propriedades que protegem contra o envelhecimento celular, contribuindo com a neutralização dos radicais livres, elementos tóxicos e prejudiciais ao corpo.
  2. Desenvolve a sensação de saciedade: como está relacionado à redução de peso, seu consumo prolonga a sensação de saciedade, o que contribui para o emagrecimento.
  3. Controlador dos níveis de colesterol no sangue: Existem pesquisas que apontam o óleo de cártamo como benéfico para redução do colesterol ruim (LDL).
  4. Controla os níveis de glicose: quem possui diabetes pode ter no óleo de cártamo, um grande aliado, pois um dos grandes problemas de quem sofre de diabetes está em ter que enfrentar as oscilações dos níveis de glicose no sangue.
  5. Controle dos níveis de Triglicerídeos: para quem não sabe, nosso corpo produz um tipo de gordura que é denominada de triglicerídeos, e quando a taxa de triglicerídeos encontra-se alta, é possível que a pessoa desenvolva uma série de problemas de saúde.

Com a utilização do óleo de cártamo essa taxa é controlada. 

  1. Fortalecimentos do tecido ósseo: o óleo de cártamo contribui para o fortalecimento dos tecidos ósseos Neste sentido, é muitas vezes recomendado para tratar doenças, tais como a osteoporose.

Como tomar o Óleo de Cártamo?

Como tomar o Óleo de Cártamo?

Como esse tipo de óleo é comumente vendido como suplemento em cápsulas. Neste sentido, as recomendações de como deve ser ingerido são padronizadas.

Em geral, a recomendação é de que as pessoas consumam de 7 a 18g do óleo de cártamo diariamente, sempre antes e depois da prática de atividades físicas, ou antes e depois de uma das refeições  diárias.

Cabe ressaltar que para que os resultados sejam potencializados e consideravelmente satisfatórios, é indispensável realizar exercícios físicos.

Quais os Efeitos colaterais do Óleo de Cártamo?

Apesar da diversidade de benefícios, o óleo de cártamo só deve ser consumido sob orientação médica ou prescrição de um nutricionista.

Se o óleo for consumido in natura, mulheres gestantes e lactantes devem evitar o seu consumo, pois não existem estudos que comprovem se o óleo de cártamo pode ou não, causar algum tipo de implicação para a saúde do bebê.

Como foi apontado no início deste artigo, a pessoa precisa fazer atividades físicas que são complementares ao consumo do óleo de cártamo. Logo, quando não está associado aos exercícios físicos, seu consumo pode promover o acúmulo de gordura em órgãos como o fígado.

Outro pronto que deve ser destacado é que por o óleo de cártamo conter ômega 6, um ácido graxo que está muito presente em nossa alimentação, o óleo de cártamo pode favorecer a produção de substâncias inflamatórias no organismo.

Logo, a recomendação é que se consuma o óleo de cártamo em doses recomendadas e que também esteja associado ao consumo de outro nutriente, o ômega 3.

Não deixe de me seguir no instagram, sempre estou postando várias dicas. Vale a pena conferir!

Espero que tenha gostado da matéria.

Se tiver alguma dúvida deixe um comentário.

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais. Acesse aqui: Julia Doorman

E ai o que você achou da matéria sobre o Óleo de Cártamo? Deixe um comentário

4.6/5 - (17 votes)

2 thoughts on “Óleo de Cártamo – Como age no organismo? Para que serve?

Deixe um comentário