Verdades e Mentiras sobre hidratação nos cabelos

Verdades e Mentiras sobre hidratação nos cabelos. Neste post vamos falar sobre alguns mitos que perseguem as mulheres na hora da hidratação, são dúvidas que temos em nosso dia a dia. Para saber quais são, leia o post completo.

 

Verdades e Mentiras sobre hidratação nos cabelos

 

Olá meninas, tudo bem?

 

Muitas mulheres tem dúvidas quando o assunto é hidratação nos cabelos, por isso separei algumas verdades e mentiras sobre esse esse assunto. Para saber quais são esses mitos que atormentam a cabeça das mulheres, continue lendo…

Verdades e Mentiras sobre hidratação nos cabelos
Abaixo estão as perguntas e respostas:

Quanto mais produto colocar, mais hidratado o cabelo fica?

MENTIRA!…A quantidade de produto não interfere em nada na hidratação. O que conta mesmo é a forma de aplicação e o tempo de pausa, que devem ser seguidos para um bom resultado. Siga sempre as orientações que estão na embalagem do produto. É claro que não pode colocar um pingo de máscara e pensar que vai fazer um bom efeito, você deve colocar a quantidade suficiente para cobrir e enluvar cada mecha.

Cremes de hidratação noturna funciona bem?

VERDADE!…Ideais para fios ressecados ou quimicamente tratados, são produtos que agem na ausência da luz. Trabalham durante as oito horas em que estamos dormindo. Super recomendado, para quem não tem tempo de cuidar dos fios no dia a dia. Porém não substitui uma hidratação normal com os cabelos úmidos

Fios oleosos dispensam hidratações?

MENTIRA!…Todo tipo de cabelo deve ser hidratado. Pois o produto diminui o acúmulo de óleo natural e o aspecto de gorduroso dos fios. No caso de cabelos oleosos, a frequência da hidratação pode ser menor, a cada 15 dias e de preferência com produtos de composição mais leve. A umectação pode ser feita a cada 15 dias, pois quando aplicamos óleo vegetal no couro cabeludo, nosso corpo entende que não precisamos produzir mais sebo, desta forma e oleosidade é reduzida.

Deixar o creme por mais tempo, permite uma hidratação melhor?

MENTIRA!…Simplesmente o produto para de agir após o tempo indicado e não trará resultado algum além do esperado. Deixe apenas o tempo recomendado pelo fabricante, se tiver dúvida ou se não estiver o tempo descrito na embalagem, o tempo médio é de 20 a 30 minutos. Se deixar no fio, máscaras que deviam ser retiradas, o problema pode ser grave, pois a grande maioria das máscaras possui uma alta concentração de emolientes químicos que podem causar abertura das cutículas do fio, o que com o tempo causa o efeito inverso, ressecando ainda mais os cabelos, e até deixando-os quebradiços e sem brilho. Por isso enxágue bem e retire todo resíduo de máscara e condicionadores, e use produtos sem enxágue se achar necessário.

Fazer hidratação caseira com máscara hidratante funciona?

VERDADE!…desde que você siga corretamente a orientação do produto e a indicação de como usá-lo. Produtos comprados em perfumarias, farmácias, mercados sem uma boa orientação nem sempre trazem bons resultados. Gosto das máscaras de linhas como Pantene, Dove, Amend, Elseve e Seda. Das linhas mais específicas para hidratação, estou usando a linha Crece Pelo no momento, e gostando muito, saiba mais sobre a máscara neste post: Resenha Linha Crece Pelo – Produtos para hidratação e crescimento capilar.

Aplicar o creme na raiz do cabelo prejudica os fios?

VERDADE!…Não se deve aplicar creme na raiz do cabelo, principalmente durante o outono e inverno, onde os distúrbios do couro cabeludo são mais freqüentes. Cremes com alta concentração de emolientes químicos, desestabilizam o pH do couro cabeludo, entopem os folículos capilares estimulando a queda e a seborreia.

Abacate e Babosa hidratam realmente os fios?

VERDADE!…Hidratam realmente, mas não reconstroem ou reestruturam. Abacate e babosa contêm lipídios e hidratantes muito usados na formulação de diversos produtos capilares. Para um cabelo saudável, levemente ressecado, surtem resultado, se usados da seguinte forma: extraindo a gosma da babosa ou a polpa do abacate, e imediatamente usados para evitar a oxidação. É possível adicionar alguma essência para melhorar o perfume. Tem cabelos ressecados e quimicamente tratados que também se dão bem com receitas caseiras, então depende de cada cabelo mesmo. Saiba o passo a passo nesta matéria: Como fazer hidratação com babosa.

Colocar a mão dentro da máscara estraga o produto?

VERDADE!…fiz um post falando os motivos e como conservar seus produtos de cabelos. Saiba mais aqui: Colocar a mão na máscara estraga o produto?

Se você gosta de hidratar os cabelos, te indico a ler mais este post: Hidratação caseira com bepantol líquido.

E é isso meninas, espero que eu tenha ajudado!

Assista o vídeo com mais dicas:

Beijos e até o próximo post!

Júlia Doorman.

4.4/5 - (92 votes)

41 thoughts on “Verdades e Mentiras sobre hidratação nos cabelos

    1. Olá Júlia, Tudo bem?!
      Parabéns pelo blog sensacional, muito esclarecedor e com dicas maravilhosas. Sempre tive dificuldades para cuidar do cabelo mas depois de acompanhar suas dicas nos vídeos e posts amando fazer suas receitas…E digo mais elas funcionam e o cabelo fica maravilhoso!!!
      Bjus Querida…

  1. Boa noite! Alguns cabeleireiros dizem que fazer hidratação com produtos da loreal profissional demais afina os cabelos. Isso é verdade ou mito?Com que freqüência posso usá-los? Obrigada!

  2. oi ju com que componentes devo comprar uma mascara de hidratação que além de hidratar ajuda a engrossar os meus fios que são muito finos e ralos , a máscara de reconstrução eu já achei aqui mais a de hidratação não beijão

  3. Oi Jú, comprei varias ampolas de vitamina na loja de cosmeticos mas não sei como usá-las nas hidratações! Só coloquei uma de vitamina A no meu shampoo da pantene brilho extremo o que deixou ele super ralinho,nem sei se podia,mas li na net que era bom botar ampola de crescimento no shampoo. Me ajuda

  4. Olá, tenho cabelo cacheado, tom de castanho médio. Amo meu cabelo, mas nos últimos tempos, devido festas e ocasiões comecei a escová-lo e pranchá-lo. E ele está com os cachos desmanchados, mesmo que eu aperte com a toalha ou mão, depois que seca eles ficam desmanchados. O que posso fazer para recuperar meus cachos?

  5. Oi Julia….meu cabelo apesar de ter raiz oleosa, quando está limpo tem o aspecto de seco próximo a raiz…..o restante do cabelo é macio….o que será que ele esta necessitando? Faço o cronograma e não sei mais o que fazer….fica com aspecto de desarrumado…..bjus

  6. Oi Julia, sou inscrita no seu canal e to recuperando os meus cabelos graças as dicas, no meu novo trabalho tenho que usar o cabelo sempre bem preso com coque alto, gostaria de saber se isso pode danificar os cabelos e como posso fazer para evitar isso ? Obrigada bjs

  7. Olá Julia! Gostaria de tirar uma dúvida: se a máscara de hidratação for de 05 minutos, eu não posso deixá-la por 20 minutos? Então se eu fizer uma hidratação onde vc fala para deixar 15 ou 20 minutos, eu só posso deixar 05 minutos? Abç!!

  8. Ju eu tenho uma mascara própria para nutrição, na composição tem aloe vera, proteinas do trigo, arnica e alecrim, é para queda, cabelos oleosos, e estimula no crescimento, nela indica que passe o produto da ponta até a raiz, acredito que como seja especificamente para a area da raíz não tem problena aplicar no couro cabelo, pois os resultados virão do couro cabeludo, queria saber se realmente ppsso aplicar uma pequena quantidade no couro cabeludo pois estou preocupada de não fazer bem, beijos adoro o canal e o blog

    1. Oi lindona faça uma reconstrução capilar para fortalecer
      e apos dois dias faça uma hidratação,
      pode fazer pelo menos duas hidratações na semana e uma umectação
      com óleo vegetal bjus

  9. Ola Julia!! meu cabelo a raiz é oleosa, quando está limpo tem o aspecto de seco, o restante do cabelo é macio e tenho pouco cabelo e fino, não sei mais o que fazer…fica com aspecto de desarrumado principalmente a frente!!

    1. Oi lindona siga um cronograma de cuidados com hidratações, umectações
      e reconstruções que com certeza vai te ajudar,
      no menu dicas e cuidados tem post falando mais sobre ele de uma olhadinha
      evite passar máscaras e condicionadores diretamente na raiz bjus

  10. Julia sou seguidora do seu you tube e estou desesperada, meu cabelo estava caindo muito, tipo mechas e mais mechas a ponto de ter falhas, fui ao medico ela disse que eu parasse de passar tudo que estava colocando no cabelo, eu estava usando o tonico de alho e uma hidrataçao que pra falar a verdade nao eh boa. Mas o caso eh que meu cabelo esta se recuperando mas a minha caspa esta maior pois o tonico me ajudava muito no controle da caspa. A medica disse quw minha raiz estava mito fraca e receitou parar com tudo e usar shampoo detox, vc acha que o tonico enfraqueceu a minha raiz ou a mascara de hidrataçao teroa esse poder, responde por favor.

    1. Oi lindona,
      para aplicar máscaras na raiz é preciso que elas
      sejam liberadas para co-wash pois elas são próprias
      para passar no couro cabeludo sem causar problemas,
      as outras máscaras não podem ser aplicadas na raiz pois
      pode entupir os folículos capilares e causar a queda bjus

Deixe um comentário