Como evitar que o cabelo fique emborrachado e elástico

Como evitar que o cabelo fique emborrachado e elástico. Neste post você vai saber algumas dicas valiosas de como evitar que o cabelo fique emborrachado e elástico. Para saber tudo, leia o post completo.

 

Como evitar que o cabelo fique emborrachado e elástico

 

Olá meninas, tudo bem?

Quando o cabelo esta emborrachado, ele fica elástico também, ou seja, você puxa o fio e ele vai e volta. Isso acontece durante os processos químicos onde o PH é elevado a mais de 7.0 e a fibra capilar é danificada e o cabelo fragilizado não aquenta e se quebra. O cabelo também pode ficar emborrachado e elástico em caso de excesso de químicas ou químicas incompatíveis ou até mesmo, erros do profissional durante o processo. Esse efeito emborrachado e elástico pode acontecer em processos como progressiva, alisamentos, mechas, descolorações, luzes, etc. 

Como evitar que o cabelo fique emborrachado e elástico

Na verdade é mais fácil prevenir do que remediar certo? hehe…Então separei algumas dicas de como evitar que o cabelo fique com aspeto emborrachado e elástico.

Como evitar que o cabelo fique emborrachado e elástico?

1 – Análise do cabelo
Antes de fazer qualquer procedimento, você deve analisar como esta seu cabelo, se ele esta ressecado, quebrando, caindo, partindo, com muitas pontas duplas, etc. Se ele estiver danificado, ele esta fragilizado e pode não aguentar uma química.

2 – Teste de mecha
Nem precisa falar que é obrigatório fazer o teste de mecha!…este teste garante a segurança de que o processo será feito sem que o cabelo quebre, ou fique emborrachado.

3 – Cuidado com o corte químico
O corte químico acontece devido ao uso de químicas incompatíveis ou excesso de químicas, etc. Por isso não faça mais que duas químicas no cabelo e sempre pergunte que produto esta sendo usado em seu cabelo, para que na próxima visita ao salão você tenha conhecimento e possa informar ao profissional. Quer saber mais, leia este post: Como recuperar um cabelo que sofreu corte químico?

Como evitar que o cabelo fique emborrachado e elástico

4 – Hidratação e Nutrição
Nos processos químicos o cabelo perde muita água e lipídios (gorgura do fio) ficando assim ressecado. Comece as hidratações e umectações (nutrição) dias antes de fazer um processo químico, com intervalos de 48 horas entre um processo e outro. Mas depois que fizer a química, não pare de cuidar dos fios, o cabelo precisa de cuidados sempre para se manter bonito. Dicas de como cuidar dos cabelos em casa, aqui: Cronograma capilar.

5 – Reconstrução
Faça uma reconstrução 2 dias antes do processo, para que o cabelo fique protegido e aguente a química, e dois dias depois, para repor o que o cabelo perdeu no processo químico. Depois desta última reconstrução,você pode repetir o processo a cada 15 dias, até que seu cabelo fique com aspecto melhor, depois pode fazer apenas uma vez por mês. Uma ótima receita é essa, dá muito brilho e recupera o cabelo depois da química ou tintura: reconstrução ácida para cabelos danificados.

6 – Use Produtos de qualidade
Use produtos de qualidade, os descolorantes baratos de farmácias, costumam deixar o cabelo uma palha, nisso não adianta economizar.

7 – Respeite o tempo
O intervalo entre uma química e outra é de 20 dias. Não seja apressada hehe!…Respeite esse tempo e enquanto isso, você pode ir hidratando e cuidando dos cabelos até a próxima química.

 

Independente do seu tipo de cabelo, se tomar esses cuidados acima, os riscos de seu cabelo ficar elástico e emborrachado depois da química são mínimos.

Um super beijo e até o próximo post!

Júlia Doorman

 

 

5/5 - (7 votes)

19 thoughts on “Como evitar que o cabelo fique emborrachado e elástico

  1. Ola Júlia!
    Descobri seu blog num momento ruim.Meus cabelos estão elásticos com péssimo aspecto, completamente detonados.
    Há cerca de 20 dias fui a um salão fazer um ombre para mudar o visual e o resultado foram pontas alaranjadas. Meu cabelo era tingido de castanho escuro,longo e muito bem tratado.
    Na tentativa de solucionar o alaranjado, outra “profissional” resolveu platinar meu cabelo! Ai vc já imagina o resultado…
    Estou fazendo tratamento em casa e já observei ligeira melhora. Estou usando máscara reconstrutora e queratina.
    O q vc acha q devo fazer?
    Estou perdida e desesperançosa.
    Já cortei o cabelo 2x e não queria cortar mais radicalmente.
    Parabéns pelo blog! Ótimo!
    Bjus

      1. Obrigada pela resposta.
        Bom,eu não gostei do resultado e ela fechou mais a cor com tonalização.Ficou um louro escuro.
        Mas o que me preocupa nem é a cor e sim o estado do cabelo.
        Será que tem jeito? Já viu algum caso assim ter solução além da tesoura?
        beijos

        1. Oi flor,
          pode fazer o cronograma aqui do blog e aos poucos seu cabelo vai melhorando,
          na medida que for acontecendo, você tirando as pontas a cada 2 meses,
          o processo e demorado mesmo, Bjus

          1. Obrigada pela atenção!
            Voltei ao salão o cortei mais ainda.Dessa fez conseguimos remover toda a parte danificada e voltei para o castanho.
            Estou aliviada!
            Agora é focar no cronograma pra voltar ao cabelão.
            Bjus

          2. Ai que bom Tarcy!
            para acelerar o crescimento tomar vitaminas de cabelo,
            indico o Pantogar, com e barato, bjus

  2. Meu caso é o mesmo da Tarcy, cabelo tingido de castanho escuro, mas já fazia uns 6 meses que não pintava, fui fazer luzes ombré e ficou laranjado, a cabeleireira disse que não abriu muito as mechas porque ia esticar meu cabelo porque já estava pintado….. será que utilizando o matizador ele clareia? já faz 2 semanas que pintei ele e estou usando o matizador.

  3. Boa Noite gostaria de saber a respeito do medicamento Pantogar a qual voce citou acima, como ele é tomado? Meu cabelo esta muito ressecado e quebradiço, faço muita quimica (Progressiva e Luzes), eu tinha muitoooooo cabelo, e agora meu cabelo esta muitoooo pouquinho! Será que esse medicamento auxiliaria nesse processo?

  4. Bom dia Julia! Tudo bem? Vc teria indicação de alguma queratina líquida para cabelos loiros? Pois todas as que eu encontro são amarelas e tenho muito receio de que deixe meu cabelo amarelo. Adoro seus videos 🙂
    Fico no aguardo e desde já muito obrigada!

  5. Oi Julia, estou com um serio problema com a cor dos meus cabelos, ele ficou alaranjado nas pontas depois de fazer um processo de alisamento chamado “escova gradativa” q eu nunca tinha feito antes. Queria saber oq posso fazer pra ele voltar ao castanho escuro q era antes sem ter q usar tinta ou outra quimica.

  6. Bom dia Júlia…. Não consigo encontrar essa Queratina liquida Save Yenzah, já fui na BEijo Pink na Beleza da web e nada…. Você sabe me indicar um lugar em que possa encontrar para comprar? Bjos lindona e obrigada.

  7. Bom dia Júlia, eu fez uma progressiva faz 5 dias e meu cabelo ficou elástico emborrachado mesmo, tenho feita luzes e eel caiu onde estava as mechas, meu deus eu estou desesperada, corte uns 3 dedos e fui la comprei o Glicopant pet que eu tinha visto a você falando e aí apliquei, nossa deu uma melhorada da primeira aplicação mais ainda ele está horrível, ta quebradizo, pontas duplas ressecado, tambêm não quero cortar mais, que poderia fazer? Beijosss e Obrigada

    1. Oi lindona,
      aqui no blog tem um post mais recente bem completo
      com dicas para recuperar o cabelo desse efeito em
      apenas um dia… dê uma olhadinha pois vai te ajudar
      com certeza 😉 beijos

Deixe um comentário