O que Fazer Quando o Cabelo está Poroso?

O que Fazer Quando o Cabelo está Poroso? Neste post você vai descobrir o que é, os níveis que existem de porosidade e como tratar. Clique e confira!

 

O que Fazer Quando o Cabelo está Poroso?

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje vou falar um pouco mais sobre a porosidade dos cabelos. A porosidade excessiva deixa os fios com um aspecto indesejado.

Mas você sabe o que é um cabelo poroso?

É preciso entender o que é a porosidade e o que ela causa nos cabelos. Por isso vou explicar como identificar e saber qual é o nível dela pois existe basicamente três níveis: o baixo, médio e alto. E existe também tratamentos específicos para cada nível de porosidade.

Então para conferir tudo, saber como tratar e acabar com a porosidade é só ler o post completo.

Vamos lá!

O que é um cabelo poroso?

A porosidade faz com que os fios fiquem com as cutículas abertas. E com isso o cabelo fica fragilizado, quebradiço e em alguns casos elásticos.

Como saber se o seu cabelo está poroso?

A primeira coisa que deve ser observada é se o seu cabelo está muito opaco e sem brilho. Outro sinal de porosidade é quando o cabelo leva um tempo muito grande para secar.

E por último é quando o cabelo é tingido e acaba perdendo a cor muito rápido, muitas pessoas ficam insatisfeitas em relação a isso pois pintam o cabelo e logo ele desbota isso é um sinal de porosidade.

Existe níveis diferentes de porosidade!

Depois de observar e ter o diagnostico se seu cabelo está poroso ou não é a vez de descobrir qual é o nível de porosidade em que ele se encontra. Existe três níveis são eles:

Baixa porosidade!

A baixa porosidade é quando o fio apresenta cutículas muito fechadas impedindo a absolvição de água, tratamentos ou químicas.

Média porosidade!

A porosidade média é a considerada normal!

Pois é quando as cutículas estão no meio termo nem muito fechadas e nem muito abertas. Nessa situação o cabelo recebe bem as hidratações e químicas e absorve bem a água.

Alta porosidade!

A alta porosidade é quando o cabelo fica muito ressecado, danificado, com frizz e quebradiço. As cutículas ficam muito abertas conseguindo absorver a água muito rápido, porem em compensação perde muito rápido também.

O que causa a porosidade no cabelo?

Existe alguns fatores e erros que podem causar a porosidade saiba quais são eles.

  • Uso de químicas incompatíveis.
  • Excesso de químicas.
  • Exposição excessiva ao sol.
  • Água do mar e água da piscina com cloro.
  • E água muito quente.

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-poroso-quimica

Como tratar um cabelo poroso?

Agora que você já descobriu o que é um cabelo poroso  é preciso saber como cuidar e qual tratamento fazer. Então vamos lá!

Cabelo com porosidade baixa e média!

Um cabelo que está com a porosidade baixa e média o ideal é seguir um cronograma de cuidados. O cronograma de cuidados é uma agenda de cuidados e tratamentos na verdade. Leia esse post para entender melhor: cronograma capilar como funciona.

No cronograma capilar é feito hidratações e umectações capilares semanalmente e reconstrução uma vez no mês.

No cabelo com média porosidade que é considerável um cabelo saudável é preciso fazer esses tratamentos para manter o cabelo ainda mais bonito e saudável.

E no cabelo com baixa porosidade o intuito será o mesmo, porem é preciso focar ainda mais nas hidratações.

E para ajudar a abrir as cutículas o ideal é usar um shampoo transparente pois ele faz uma limpeza melhor abrindo as cutículas mais nada exagerado, e também iniciar a lavagem do cabelo com a água na temperatura morna, mas não quente. Isso também vai ajudar bastante.

Nesse post falo mais sobre a umectação capilar também conhecida como nutrição capilar!

Existe várias formas de fazê-la confira: como usar óleo de coco nos cabelos.

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-poroso-hidratacao

Essa hidratação é maravilhosa para cabelos secos, ressecados com frizz ela deixa os fios bem alinhados assista!

Cabelo com porosidade alta!

O cabelo com porosidade alta como falamos acima é um cabelo danificado, com frizz e quebradiço e precisa do tratamento chamado de reconstrução capilar para fortalecer os fios e repor a queratina e massa capilar.

Nesse post você vai ler um pouco mais sobre ela e saber como é o passo a passo completo: melhores reconstruções caseiras que você precisa testar.

Além disso como falamos acima é necessário fechar as cutículas já que a alta porosidade faz com que os fios fiquem com as escamas abertas e perde rapidamente a água e a hidratação.

Por isso após os tratamentos é necessário usar um selante para deixar as cutículas bem fechadinhas e seladas e conseguir que a hidratação permaneça por muito mais tempo dentro do fio.

Um selante caseiro maravilhoso para selar os fios e deixar o cabelo maravilhoso é a misturinha de vinagre de maça é realmente incrível! Confira nesse post o passo a passo: como usar vinagre nos cabelos.

o-que-fazer-quando-o-cabelo-esta-poroso-reconstrucao

E por último uma dica bem legal é manter uma alimentação rica em vitaminas e beber bastante água pois isso com certeza vai interferir nos cabelos e evitar a porosidade!

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.7/5 - (22 votes)

64 thoughts on “O que Fazer Quando o Cabelo está Poroso?

  1. Olá Julia!!Sempre assisto todos seus vídeos e eles ajudaram a melhorar demais meu cabelo!
    Bem, estou com o cabelo bem hidratado e curto e quero que ele cresça bem. Porém, tenho o cabelo cacheado e faço progressiva a cada 2 meses, mas a progressiva que uso não ta alisando mt meu cabelo e ela é a mais forte que a minha cabeleireira usa e acabo usando mta chapinha na minha raiz (n passo no comprimento). Como gosto mt dele super liso, a minha cabeleireira aconselhou a fazer relaxamento no cabelo e depois de 10 dias a progressiva. Estou com medo de danificar, mesmo eu fazendo o cronograma capilar. Queria saber uma dica sua, se acha que realmente devo fazer esse procedimento sugerido pela cabeleireira e se sabe sobre alguma progressiva boa, que alisa totalmente cabelos bem cacheados. Obrigada!

  2. Oi Julia!
    Gostaria de saber o que pode fazer para tirar os aspecto meio seco ou aqueles frizz que fica ao longo do cabelo mas são fios novos crescendo já fiz o corte bordado e estou siguindo o cronograma td semana mas acho que meu cabelo ñ responde porém e fica cheio no comprimento e minha raiz fica linda e sem volume pode trazer mais receita de reduzir o volume? E outra estou deixando o cabelo crescer para corta pq descolori e onde pegou mais o descolorante esta feio e ñ sei mais o que fazer para ele ficar bonito e sem volume meu cabelo é grosso e algumas receitas deixa ele ainda mais volumoso e ñ ficou feliz com o resultado por favor Júlia me ajuda quero um cabelo longo e lindo e brilhoso mas não consigo!

    1. Oi lindona fica ligadinha que logo vai sair um post aqui no blog com dicas
      para domar esses fios novos,
      de uma olhadinha no menu dicas e cuidados lá tem um post falando mais do porque
      hidratar o cabelo e ele continuar seco,
      obrigado pela sugestão já está anotado 😉 bjus

  3. Olá Jú!

    Meu nome é Bruna, e eu gostaria muito de esclarecer uma dúvida…

    Meu cabelo desde pequena sempre foi liso, mas não exatamente um liso escorrido, as pontas cacheadas, como se tivesse feito na prancha. Porém, eu não cuidava bem, e ele foi ficando cacheado, a raiz ainda está um pouco lisa, mas sinto que cada vez menos.

    Gostaria de saber se eu posso recuperar o meu cabelo, e como eu posso recuperar.

    Se você poder me ajudar, claro, ficarei muito agradecida!
    Beijo lindona!

  4. Oi Júlia, quando eu era criança eu pregava minha franja com um pregador/grampo, muitas vezes quando ela estava molhada, quando eu cresci e não quis mais usar o grampo, bem onde eu usava ele, ficou uma marca. O porque disso? O que eu faço?

  5. Oi Ju!
    Tenho cabelo muito crespo e tenho química nos cabeloseus.
    Amo suas receitas tenho feito e tem dado super certo, nunca vi meu cabelo tão bem, tão hidratado!
    Muito obrigada pelo seu carinho e dedicação.

  6. Oi Julia parabéns adoro suas dicas…
    tenho luzes e progressiva faço duas umectação por semana depois lavo meu cabelo e faço uma reconstrução eu uso mascara cavalo forte da haskel e queratina liquida sem enxague como meu cabelo esta com as pontas muitas ressecadas e dupla estou fazendo duas vezes na semana essa reconstrução elas estão um pouco elásticas tamém.Gostaria de saber se é isso que devo fazer mesmo me dá uma dica por favor ,ah também sempre uso secador e chapinha antes de ver os seus videos eu não usava protetor térmico mas agora que vc falou que é importante usar, agora uso…eu uso o secador e chapinha duas vezes por semana também isso pode prejudicar mais o cabelo?obrigada lindona

    1. Oi lindona faça apenas a reconstrução uma vez na semana ate tirar o elástico
      das pontas depois volte com as hidratações e umectações normalmente fazendo
      pelo menos duas hidratações e uma umectação semanais,
      e a reconstrução apenas uma vez no mês para fortalecer,
      é sempre bom evitar o uso em excesso desses aparelhos de calor pois eles tiram
      a hidratação do fio e ressecam,
      tente usar o secador morno longe dos fios e a chapinha uma vez na semana apenas sempre
      usando o protetor térmico antes bjus

  7. Olá Júlia! Meu cabelo é liso, oleoso, pouco, muito fino e tem baixa porosidade. Mas ele fica muito espigado, com as pontas para cima e com muito fizz do couro cabeludo até as pontas. Já tomo vitaminas devido à queda. O melhor tratamento neste caso seria a reconstrução para encorpar os fios?

    1. Oi lindona foque na hidratação faça pelo menos duas na semana e uma umectação com
      óleo vegetal a reconstrução você pode fazer apenas uma vez no mês para fortalecer,
      no menu receitas caseiras tem receitinhas que ajudam a encorpar o cabelo de uma olhadinha
      bjus

  8. Olá Júlia,
    Posso usar a linha Haskell, do Bendito Seja. De qual grau de porosidade do cabelo. e ele pode ser incluido para a recuperação do cabelo poroso?
    Como reconheço se uma mascará de hidratação pode ser de reconstrução, como você fala no seu blog de algumas mascarás?
    Obrigada

  9. Oi Júlia! Td bem?
    No teste, meu cabelo deu baixa porosidade, mas ele tbm tem algumas características de alta porosidade.
    Gostaria de saber se devo iniciar o tratamento pela alta ou baixa porosidade.
    Parabéns pelo seu sucesso!

  10. Oieer Jú lindona. Não sei se lembra de mim, estou por aqui sempre rs. Já fiz quase todas suas receitas e só confio nelas. Desde quando conheci sei blog há quase dois anos. Faço o Cronograma Capilar que vc indicou. H+H+N e Reconstrução na terceira semana do Cronograma. Só que meu cabelo está elástico,e lendo seu post descobri que quando o cabelo está assim as hidratações não são favoráveis, aí não sei o que fazer. Tenho que suspender as H e N ?Mais aí faço como,uma reconstrução toda semana e nada mais? Nas outras lavagens não faço nada? Fiquei confusa, me ajude Jú por favor,tenho a máscara Desmaia Cabelos da Forever Liss ela é boa para reconstrução? Tenho muitas máscaras hidratantes, posso colocar queratina e usar elas na reconstrução? Obrigada pela atenção sempre. Beijos. Adoramos você e seu trabalho.

  11. Oi Julia!!
    Achei bem interessante esta receita! E me tire uma dúvida: eu não tenho óleo de coco, tenho manteiga de karité, manteiga de murumuru e de ucuuba. Será que posso substituir o óleo de coco por algum desses que eu citei?

  12. Boa noite Júlia,
    Será que você pode me ajudar definir. Fiz o teste do cabelo poroso,mas, não estou conseguindo identificar qual estado. Porque, os fios ficaram totalmente em cima da água. Será que você poderia me dizer qual porosidade que foi?
    Obrigada

    1. Boa noite Júlia,
      Será que você pode me ajudar definir. Fiz o teste do cabelo poroso,mas, não estou conseguindo identificar qual estado. Porque, os fios ficaram totalmente em cima da água. Será que você poderia me dizer qual porosidade que foi?
      Obrigada

  13. Oi Julia! Eu fiz o teste e deu que meu cabelo tem baixa porosidade, porém ele é mto seco e ressecado, então eu uso shampoo leitoso que é mais hidratante, mas no post vc fala para usar shampoo transparente quando o cabelo tem baixa porosidade, ai eu fiquei confusa não sei qual shampoo usar. Me ajuda por favor?

    ps: adoro seu blog, leio sempre! Parabéns e obrigada (:

  14. Olá Júlia,

    Me tira uma dúvida. Você falou pra mim fazer o tratamento da parte com porosidade baixa e media. A minha dúvida é: então de quanto e quanto tempo posso fazer a reconstrução de 15 em 15 ou uma vez por mês?
    Posso usar o pré shampoo, shampoo e condicionador do bendito seja no dia a dia ou também só na etapa de reconstrução?
    É posso usar o pré-shampoo, usando outro shampoo de outra marca?
    Posso passar o pré-shampoo em cima do óleo, que uso. No dia da etapa de umectação?
    Usando queratina liquida na cauterização e também o alisamento com leite puro ou misturado com maizena é obrigatório usar secador?

    Bjs

    1. Oi lindona pode fazer uma vez no mês,
      pode usar uma vez na semana dependendo do efeito que ele
      da no seu cabelo se sentir os fios rígidos use uma vez no mês,
      pode usar sim,
      o secador é opcional bjuss

  15. Oi Júlia!
    E quando o cabelo está elástico, mas quando puxa o fio e ele estica, as vezes ele quebra. Por que isso acontece?
    O que eu faço?
    Vou fazendo reconstrução uma vez na semana mesmo?
    Ele está precisando de muita reconstrução?
    Desde já, Obrigada!
    Bjus.

    1. Oi lindona sim faça uma vez na semana e faça apenas ela,
      não faça hidratação e nem umectação para não amaciar o fio
      se não o efeito elástico não sai,
      depois que sair esse efeito pode fazer os outros tratamentos
      normalmente,
      quando o cabelo está elástico ele fica muito sensível, frágil e mole
      e precisa de muita reconstrução para deixar a fibra capilar rígida e forte outra
      vez bjuss

  16. Oi Júlia!
    Meu cabelo está elástico. Mas quando puxo ele para ver a elasticidade ele quebra.
    O que eu faço?
    Por enquanto estou fazendo só reconstrução com glicopan pet.
    Continuo só com reconstrução ou o que eu faço?
    Desde já, Obrigada!
    Bjus

  17. Oi Julia! <3 Muito obrigada por todas essas postagens. Esclareceu muito minhas dúvidas! Mas…eu tenho uma que eu gostaria de perguntar para você. Ju, meu cabelo está elástico e fino…eu gostaria de saber se seria bom eu fazer o tratamento com vinagre, mas, ao mesmo tempo eu queria saber se não é prejudicial para o meu cabelo, já que o vinagre funciona um pouco como um shampoo anti-resíduo e na sua matéria vc diz que para quem está com o cabelo danificado, deve ficar longe desse tipo de shampoo. Por favor, me tira essa dúvida <3 Um beijo!!

  18. Oi Julia!!
    Eu fiz o teste de porosidade e deixei 10 minutos como você disse. Quando olhei, os fios ainda estavam na superfície da água e para saber se eles iriam continuar flutuando mesmo,coloquei o dedo neles e dois fios desceram mas um continuou flutuando. Isso significa que ele está bem poroso?
    Abraços, obrigada!

  19. Fiz o teste e o meu cabelo ficou a flutuar por isso assumo que tem baixa porosidade. Eu ando a fazer o cronograma capilar desde Dezembro e ele está exatamente na mesma 🙁 não sei se é por ser encaracolado mas a verdade é que está sempre seco e não há máscara de hidratação que faça diferença.
    Que posso fazer para melhorar o meu cabelo e atingir a porosidade ideal?

  20. oii ju, a muito tempo acompanho o seu canal e ele ajudou muito o meu cabelo a crescer e melhorar, a uns dias atrás resolvi mudar meu visual, fiz ombré hair em tom dourado, mas na hora de cortar pedi para o cabeleireiro cortar somente as pontas e no maximo 3 dedos, porque não estava danificado nem com pontas brancas, e não é que ele apronta e corta nada mais nada menos que 10 dedos? meu cabelo que estava quase na bunda agora está na altura dos seios, chorei muito, mas vida que segue. Estou tomando vitaminas, suco de cenoura, não lavando o cabelo com água quente, fazendo muita hidratação, mas percebi que meu cabelo não estava absorvendo bem as hidratações e umectações, fiz o teste de porosidade e ela está baixa, como posso resolver?

  21. Oi ju lindonaaaaa adoro o seu blog e seu canal ,ju o meu cabelo é liso misto e baixa porosidade fiz umectacao com oleo de coco e ressecou e ficou armado. Estou fazendo hidratação com babosa e daí senti maciez nos fios.Meu cabelo demora pra secar pq? E tbm é verdade que cabelos com baixa porosidade devem evitar o uso de mascaras com proteínas ?Eu uso shampoo anticaspa intercalado com transparente será que tá certo?E outra dúvida cabelo com baixa porosidade pode usar pré shampoo? E que tipo de oleo é mais indicado para esse tipo de cabelo? Ju me desculpe por tantas perguntas.lindona faz um vídeo sobre cada tipo de porosidade e como tratar.bjs pra vc e pra Maju

  22. Oi Julia, amo seu trabalho demais você salvou meu cabelo rsrs, eu tenho uma dúvida meu cabelo é muito oleoso na raiz mas as pontas estão ressecadas e com muita ponta dupla e eu acho que ele tá muito poroso eu já não sei o que fazer tô quase desistindo de deixar ele crescer.. rs

  23. júlia fiz o teste de porosidade e meus fios ficaram uma parte embaixo e uma parte encima e meu cabelo esta muito elastico e seco sabe e eu nao sei o q faço pois ja fiz cronograma capilar so q ele nao volta ao normal eu fazendo uma reconstrução na semana ele volta ao normal? ha julia e meu cabelo nao tem quimica nenhuma e virgem creio q ele ficou assim por causa do sol e pelo caso deu lavar ele muito na agua quente eu parei sempre uso levean ! como posso recuperalo?

    1. Oi lindona,
      isso faça apenas a reconstrução uma vez na semana,
      e não faça hidratação e nem umectação ate recuperar,
      depois que recuperar os fios totalmente faça apenas a
      reconstrução uma vez no mês e volte a fazer os outros
      tratamentos normalmente bjus

  24. Júlia, tenho mechas porosas e fiz dutante meses cronograma capilar. Tive melhoras , mas continuo com frizz, mechas porosas e ressecamento. Gostaria de saber se posso fazer reconstrução semanal ou isso pioraria minha situação?
    Máscaras que possuo : Absolut repair, Inoar profissional, Argan Oil fa lola, repositor de massa da Amend e a whey fit cream fa yeazah.

    1. Oi lindona,
      não tem necessidade de fazer a reconstrução com essa frequência
      pode fazer apenas uma vez no mês,
      eu postei um vídeo lá no canal falando sobre o porque de fazer
      o cronograma e os fios continuarem ressecados dê uma olhadinha,
      vai te ajudar com certeza 😉 bjus

  25. Oie Julia, fiz dois teste de porosidade.
    1- com o fio da parte de cima do meu cabelo e deu alta porosidade.
    2- com fio do cumprimento do meu cabelo é deu baixa porosidade.
    O que devo fazer? Em qualguns etapa devo ficar mais.

  26. Júlia eu amo seus posts vc me ajudou e me ajuda muito depois que te descobri não consigo parar de assistir seus vídeos, todo dia vc esta na minha casa kkkk eu não sabia nada de cabelo hj já tô aprendendo muito obrigada por existir vc é a melhor. Que Deus te abençoa muito e que vc continui assim tão carismática. Bjsss

  27. Julia, me ajuda pelo Amor de Deus
    Eu descobri recentemente que meu cabelo tem porosidade alta, TEM pq é uma característica dele mesmo quando era virgem. Minha raiz está virgem e o comprimento descolorido e a porosidade é igualzinha na raiz e no comprimento
    Eu estou fazendo cronograma e a cada 10 dias faço acidificação com limão e inclusive coloquei vinagre de maçã no meu condicionador. Eu tb faço no poo c um pouco de low poo e toda vez q eu molho o cabelo e faço qualquer tratamento q seja eu sinto uma dificuldade mto grande de pentear ou só mesmo de passar os dedos sabe
    O cabelo fica meio rígido e os fios meio q grudam um no outro
    Toda vez q eu faço um tratamento, na hr q eu enluvo cada mecha eu sinto meu cabelo mto áspero e esse efeito não some conforme eu enluvo a mecha, enfim passo a máscara, deixo o tempo necessário e na hr de enxaguar o eu sinto o cabelo macio e conforme eu vou enxaguando o efeito vai sumindo e continua tudo super áspero, eu passo o condicionador c vinagre e nada
    Não sei mais o q fazer
    Me ajuda, por favor

    1. Oi lindona,
      veja se os produtos que você está usando tem queratina na composição
      pois ela em excesso deixa os fios rígidos demais,
      procure usar máscaras que tenham o efeito desmaia fio e acrescente a glicerina
      bi-destilada em suas hidratações pois ela dá esse efeito nos fios e deixa o cabelo
      mais maleável, macio e hidratado bjus

  28. Boa noite Julia!
    Tenho um filho de dois anos, ele tem o cabelo liso, mas depois de um corte de cabelo muito curto, o cabelo dele está todo frisado, armado, seco, nos testes da baixa porosidade, sigo um cronograma, mas não parece mudar, acredito que o dano é por causa do excesso do sol e mar,, mas tudo que já tentei parece não funcionar, me ajuda por favor! Bjo

Deixe um comentário