Como cuidar dos cabelos com luzes, progressiva, mechas e descoloração

Como cuidar dos cabelos com luzes, progressiva e mechas. Neste post você vai conferir como recuperar cabelos com químicas. Clique e confira!

 

Como cuidar dos cabelos com luzes, progressiva e mechas

 

Oi lindonas tudo bem com vocês?

Hoje eu vou falar sobre um tema muito pedido por vocês nas redes sociais, que é sobre como cuidar de um cabelo com químicas.

Então se você quer saber tudo é só ler o post completo.

Vamos lá!

 

Porque o cabelo fica tão ressecado durante a química?

Para que a química tenha efeito, o ph do cabelo precisa ser elevado, o ph normal do nosso cabelo é 5,5 e para fazer a química ele vai lá para 10 ou 12.

Quando ph aumenta dessa forma durante a química, as cutículas ficam abertas e o cabelo fica poroso, perde hidratação, fica ressecado e sem brilho.

Por isso que quando a gente faz uma química, luzes, tinturas e etc… ao invés do nosso cabelo ficar brilhoso ele fica opaco, ele fica assim justamento por ter ressecado muito durante o processo e a cutícula ficou aberta.

Quando a cutícula fica fechada e o cabelo fica hidratado, ele tem brilho. O brilho nada mais é do que a luz que reflete nos fios, e para que isso aconteça o fio precisa estar com uma superfície plana e bem lisinho, ou seja, com a cutícula fechada.

Isso é o brilho do cabelo!

Vocês podem observar que o cabelo não brilha no escuro, ele só brilha quando a luz bate, a luz do sol ou a luz artificial, pois a luz só reflete na superfície plana, ou seja, quando a cutícula do cabelo está bem fechada.

como-cuidar-dos-cabelos-com-luzes-progressiva-mechas-e-descoloracao-quimicas-ressecado

 

Reconstrução após a química!

A primeira coisa que você deve fazer após a química é fazer uma reconstrução capilar com queratina já na próxima lavagem.

Tem profissional que faz na hora, ele faz a química e em seguida já faz a reconstrução, mas se ele não fizer você pode fazer na próxima lavagem que fizer no cabelo.

É preciso fazer a reconstrução para fortalecer o cabelo e repor a queratina, pois no processo da química nosso cabelo perde muita massa capilar e perde queratina, pois o nosso cabelo é feito de 90% de queratina então a gente precisa repor.

Saiba mais sobre esse cuidado no vídeo abaixo!

Hidratação constante!

Cabelos com químicas devem ser hidratados mais do que os cabelos normais e saudáveis, isso é fato!

Invés de você hidratar somente uma vez na semana como um cabelo saudável, hidrate duas vezes na semana, ou de preferência toda vez que você lavar o cabelo.

Se você não tiver tempo use máscaras com tempo de ação rápida de 3 minutos.

Você tem que hidratar o cabelo toda vez que lavar o cabelo porque o cabelo fica muito ressecado, e se você lavar o cabelo só com o shampoo e condicionador o seu cabelo seu cabelo vai perdendo hidratação natural.

Use uma máscara no lugar do condicionador que vai ajudar bastante.

E uma vez na semana pelo menos tire um tempo para fazer uma hidratação mais profunda, e tire sempre o excesso de água com a toalha antes de aplicar a máscara.

Pois quando você aplica a máscara sem tirar o excesso de água, o cabelo não absorve todos os nutrientes e não absorve bem o produto como ele deveria absorver.

Por isso que você tem que sair do chuveiro, tirar o excesso de água com a toalha e aplicar a máscara mecha por mecha.

como-cuidar-dos-cabelos-com-luzes-progressiva-mechas-e-descoloracao-hidratacao

Troque o shampoo!

Uma dica importante é você trocar o seu shampoo, se você tem a raiz seca ou ressecada não tem a necessidade de você usar um shampoo transparente ou um shampoo perolado, que são os shampoos que mais tem sulfato e que mais ressecam o cabelo.

Então use um shampoo sem sulfato ou um shampoo hidratante que vão fazer toda diferença no seu cabelo.

Quem tem a raiz seca e o cabelo totalmente seco deve usar ou um shampoo hidratante, que é aquele shampoo branco pois ele vai ajudar a hidratar.

Os shampoos brancos têm em sua composição componentes hidratantes, e os shampoos transparentes tem em sua composição componentes mais “detergentes” que são só para limpeza.

Saiba mais sobre os tipos de shampoo aqui: como escolher o shampoo certo pra cada tipo de cabelo.

Ou você pode fazer o co-wash que é a técnica de lavar o cabelo só com o condicionador, tem produtos próprios para você fazer o co-wash.

Esses produtos específicos são hidratantes e limpam ao mesmo tempo sem deixar a raiz oleosa e nem o cabelo carregado.

Antes de começar essa técnica é preciso fazer uma desintoxicação no cabelo, é preciso lavar o cabelo bem com shampoo transparente e não usar produtos que tenham óleo mineral e nem petrolatos na composição, porque vai carregar o seu cabelo, pois esses produtos não são capazes de remover os petrolatos do cabelo.

É preciso usar só os produtos específicos para co-wash e seguir essa regra para vida!

Nesse post eu falei mais sobre o co-wash confira!

Como recuperar cabelos ressecados. 

Dormir com óleo de coco no cabelo!

Quando você deixa o óleo de coco no cabelo 1 ou 2 horas ele não faz tanto efeito quanto se você deixar 4 ou 5 horas, então ou você passa e vai limpar a casa, cuidar dos seus filhos e fazer suas coisas, ou se você não tiver como fazer isso, não tiver tempo ou não tiver paciência, você pode fazer a aplicação que é de uns 5 minutos em todo o cabelo (inclusive na raiz) e dormir com o óleo no cabelo.

Coloque no travesseiro uma camiseta ou uma toalha para não sujar, e prenda o cabelo no alto da cabeça, é muito importante prender o cabelo após a aplicação para ele não acordar todo embaraçado.

Não prenda muito forte e nem apertado para não causar a queda por tração e nem outros problemas no couro cabeludo.

Pela manhã quando você acordar lave bem o cabelo com o shampoo e hidrate em seguida, é legal você fazer isso no Sábado a noite, pois no Domingo pela manhã você não vai precisar sair para trabalhar.

Aplique uma máscara hidratante após tirar o óleo nem que seja uma de 5 minutos, que você vai ver o resultado, o cabelo fica maravilhoso….é incrível!

É muito melhor você hidratar após umectar do que apenas condicionar.

como-cuidar-dos-cabelos-com-luzes-progressiva-mechas-e-descoloracao-oleo

No vídeo abaixo eu mostrei essa e outras maneiras de usar o óleo de coco no cabelo.

Assista!

Selagem da cutícula!

Quem tem cabelo com química tem esse problema que a cutícula não consegue ser selada, porque o shampoo abre levemente a cutícula e a química é feita todo mês, e se você tem cabelo branco é preciso fazer o retoque da raiz a cada 15 dias, então o cabelo fica muito ressecado.

Por isso é preciso selar mais a cutícula do que uma pessoa que tem o cabelo normal.

Para selar a cutícula do cabelo você pode usar vinagre de maçã ou pode usar acidificantes que são produtos feitos para equilibrar o ph dos fios.

Tem várias marcas, tem o acidificante da Lola Cosmetics, tem o vinagre de maça capilar da Forever liss, que mostrei a resenha completa aqui: vinagre de maçã forever liss como usar.

Então se você não gosta do cheiro do vinagre de maça de cozinha, você pode optar por esses produtos acidificantes, pois eles vão equilibrar o ph e já vão ajudar a dar uma hidratada no cabelo.

É muito importante você selar a cutícula pelo menos uma vez na semana ou duas vezes na semana estourando 15 dias, tem que selar pois um cabelo poroso e com química tende a ficar com a cutícula aberta e tende a ficar mais ressecado e sem brilho.

Muita gente hidrata bastante o cabelo com química, mas parece que o cabelo vive desidratado e ressecado, mas é porque hidrata e não sela a cutícula, e se você não selar a cutícula você vai hidratar e perder a hidratação.

Reconstrução capilar!

A reconstrução não pode ser deixada de lado por cabelos com químicas, em cabelos saudáveis ela até pode ser feita de vez em quando se quiser ou quando o cabelo estiver quebradiço, mas cabelos com químicas não pode deixar de lado esse passo.

É preciso fazer uma vez a cada 15 dias ou no máximo a cada 20 dias porque esse processo é muito importante para esses tipos de cabelo.

A reconstrução vai fortalecer o cabelo, vai devolver massa e vai encorpar os fios, ela é muito importante para o cabelo não ficar cada vez mais fino e ralo.

Se você não gosta de reconstrução com queratina ou se seu cabelo fica duro e você não gosta do efeito, você pode fazer a reconstrução com máscaras que tenham colágeno na composição, pois elas vão encorpar os fios, e vão fazer esse processo de reconstrução sem deixar o cabelo opaco e duro como as vezes acontece com a queratina.

Então além de fazer após a química é preciso estar sempre fazendo a reconstrução uma vez a cada 15 dias.

como-cuidar-dos-cabelos-com-luzes-progressiva-mechas-e-descoloracao-queratina

Protetor térmico!

Cabelos com química não podem abrir mão do protetor térmico, tem que usar mesmo que você deixe o cabelo secar ao natural, porque ele vai proteger o cabelo também das ações externas como vento, sol e poluição.

Porque essas ações ressecam demais o cabelo, isso quase ninguém fala.

Então o protetor térmico vai proteger do cabelo e formar um filme de proteção, e também esse tipo de produto geralmente contem agentes hidratantes, por isso ele vai dar uma hidratada no cabelo, vai deixar com mais brilho e com menos frizz.

Não abra mão do protetor térmico, tem várias marcas no mercado e várias opções baratinhas.

Proteja o cabelo da água da piscina e do mar!

Nessa época muita gente vai para a piscina ou para praia, e uma dica importante é que sempre que você for entrar na piscina ou no mar, você deve proteger o seu cabelo.

O cabelo com química parece que suga a água, e fica esverdeado ou amarelado na piscina, e no mar ele fica super ressecado, porque um cabelo com química tende a ficar com a cutículas mais aberta como falamos acima, então parece que ele absorve muito mais do que um cabelo saudável, ele fica muito pior, todo embaraçado quando a gente vai na piscina ou no mar.

Sempre que você for a esses locais aplique um óleo vegetal no seu cabelo, (mas só se você não for ficar no sol).

E se você for ficar no sol, você pode aplicar um óleo reparador de pontas, ou um óleo de argan que tem proteção térmica e que você também pode usar antes de fazer a chapinha.

Então aplique bastante do óleo no cabelo do topo até as pontas e entre no mar, ou você pode aplicar um protetor térmico ou produtos próprios para proteger o cabelo do sol.

Como o que eu mostrei nessa resenha confira!

linha sos verão com filtro solar para cabelos.

Outra coisa que você deve fazer é sempre que você sair da água enxague o cabelo com água potável, para tirar todos os resíduos para eles não ficarem agindo nos fios.

Se você for entrar na piscina aplique um desses produtos protetores em creme, porque se você aplicar em óleo pode ser que fique óleo na água.

Essa dica de proteger os fios é muito importante, porque tem gente que vai para praia e para piscina e não cuida do cabelo, as vezes cuida do cabelo o ano inteiro e no final de ano volta com o cabelo todo ressecado.

Isso já aconteceu comigo e eu voltei e tiver que recuperar o cabelo por não ter cuidado direito, e até mostrei lá no canal o processo que levou 1 mês para recuperar totalmente.

como-cuidar-dos-cabelos-com-luzes-progressiva-mechas-e-descoloracao-sol

Assista também!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

4.7/5 - (12 votes)

18 thoughts on “Como cuidar dos cabelos com luzes, progressiva, mechas e descoloração

  1. Boa tarde Julia, sobre selar com Vinagre de Maça, qual o melhor? o Organico ou o da Forever Liss? qual a melhor forma de faze-lo, para as pontas porosas com luzes?
    Desde já agradeço pela sua atenção.

  2. Ei Lindona!
    Tenho luzes e faço selagem. Meu cabelo é fino e tenho pouco cabelo (sempre foi assim). é oleoso na raiz e seco nas pontas. Queria que você me indicasse shampoo, máscara e outros produtos, se necessário, para o cronograma capilar para meu tipo de cabelo.
    Bjão.

  3. Oi Julia,

    Eu acompanho vc desde 2016 e adoro suas dicas, pra mim vc é uma fonte confiável quando o assunto é cabelos. Fiz umas besteiras no meu cabelo, sabe? Estava revoltada e descolori várias vezes, como ele era mto escuro e grosso, demorou pra abrir e no fim das contas ele está ELÁSTICO!!! Fiz uma reconstrução com Glicopan como vc recomendou e melhorou bastante, mas ainda não está 100%. Acontece que ele tá meio laranja e eu tô detestando essa cor e queria escurecer ele um pouco mais, pq eu tô até meio pálida com o cabelo assim. Eu posso passar alguma tintura nele, mesmo ele ainda não tendo se recuperado?

    1. Obrigado por acompanhar lindona!
      fico muito feliz em saber disso 😀
      o ideal é pintar somente depois de recuperar
      pois pode acabar danificando ainda mais e pode
      perder tudo que você fez ate aqui,
      aqui no blog tem uma receitinha para você recuperar
      o cabelo do efeito elástico em apenas um dia,
      dê uma olhadinha bjuss

  4. Olá! Fiz mechas em tom mel e depois foi tonalizado. Fiz também a escova london. Ainda nao lavei, to super na dúvida… qual shampoo usar?? Para cabelos descoloridos/com mechas ou pós progressiva??? Me dá uma luz, helpp…rs Não queria perder a progressiva, mas tbm nao queria que meu cabelo ficasse laranja/desbotado.

  5. Faço progressiva duas vezes por ano. Comprei o Alisena Shampoo, o condicionador e o finalizador. Fiquei na dúvida quando minha filha falou que eu devo usar produtos para cabelos como é o meu na realidade, e não lisos, que é o resultado da progressiva. Que você diz?

Deixe um comentário