O que é caspa e como Tratar?

O que é caspa e como Tratar?  Neste post vamos falar de um mal que atinge 39% das mulheres. Para saber quais são os mitos e verdade sobre a caspa, leia o post completo.

 

O que é caspa e como Tratar?

 

Olá minhas queridas leitoras, tudo bem?

 

Hoje vamos falar de um mal que atinge não só os homens, mas também atinge 39% das mulheres no Brasil. Não existe nada pior do que aqueles pontos brancos na cabeça e nas roupas, muitas mulheres se sentem até constrangidas diante deste problema. Para você entender sobre a caspa e saber como tratar, separei alguns tópicos importantes. Fiquem calmas, a caspa tem controle!

O que é caspa e como Tratar?

O que é caspa?

Nossa pele se renova a cada dia, e o couro cabeludo também se descama naturalmente devido à renovação de suas células que dão lugar a uma nova pele. A descamação fininha e quase invisível é normal, porém quando a pessoa perde pedaços de pele, aqueles flocos mais brancos, trata-se de uma inflamação no couro cabeludo chamada de Dermatite Seborreica.  A Dermatite Seborreica, conhecida popularmente como caspa não é uma  uma doença e não tem nada a ver com falta de higiene. A caspa é um estado do couro cabeludo, por esse motivo você não pega ou transmite caspa.

A caspa no couro cabeludo seco:caracteriza-se por pontos brancos soltos e visíveis.
A caspa no couro cabeludo oleoso: caracteriza-se por placas de pele que ficam presas à cabeça devido ao excesso de sebo.

O que é caspa e como controlar?

O que causa a caspa?

Ao contrário do que muita gente pensa, a caspa não é causada por falta de higiene ou acúmulos de produtos no couro cabeludo. Se fosse desta forma, muita gente não teria caspa, era só lavar bem os cabelos que seria curado da caspa. Ela é causada por uma disfunção das glândulas sebáceas do couro cabeludo. Essa disfunção normalmente é agravada pela presença de um fungo, o Malassezia, que está naturalmente em nossa pele. Em alguns casos, essa disfunção além atingir o couro cabeludo pode aparecer, nas sobrancelhas, na barba, em volta do nariz, atrás e dentro das orelhas, nas costas, nas axilas, nas virilhas e debaixo ou entres os seios.
Muitos fatores podem contribuir para o aparecimento da caspa, como: questões hormonais (principalmente nas mulheres), má alimentação, consumo excessivo de álcool, estresse, além de outros fatores, como: uso em excesso de secador na raiz, mudanças de clima, alta exposição ao sol e uso de água muito quente para lavar os cabelos. O calor excessivo agride o couro cabeludo, deixando-o ressecado, assim estimulando a produção excessiva das glândulas sebáceas, aumentando as chances do desenvolvimento da caspa.

Como  tratar a caspa? Ela tem cura?

Sintomas de quem tem caspa

Coceira: Bactérias ou fungos, penetram com facilidade na pele que esta mais sensível, provocando irritação e a coceira.
Descamação:  A produção das glândulas sebáceas associada à ação de bactérias ou do fungo Malassezia, acelera a renovação da pele no couro cabeludo, causando o aparecimento de pontos brancos ou placas.
Queda capilar: Quando você coça a cabeça, acaba quebrando os fios de cabelo e forçando os cabelos fragilizados se desprenderem da raiz.
Oleosidade excessiva: A oleosidade em excesso produzida pelas glândulas sebáceas, associado à ação do fungo Malassezia torna o couro cabeludo mais propenso à ter caspa.
Ressecamento: Quando as células do couro cabeludo estão fragilizadas, elas não conseguem reter água o suficiente, assim a pele fica desidratada, o que causa o ressecamento e aparecimento da caspa.

o-que-e-caspa-o-que-causa-como-controlar-ou-tratar

Caspa tem cura?

A caspa não tem cura, porque ela é causada por uma disfunção das glândulas sebáceas do couro cabeludo. A produção das glândulas sebáceas associada à ação de bactérias ou do fungo Malassezia, acelera a renovação da pele no couro cabeludo, causando o aparecimento de pontos brancos ou placas de pele.

Abaixo separei alguns cuidados para tratar a caspa.

 Como Tratar a caspa? Cuidados para quem tem caspa

* Quem tem caspa, deve lavar os cabelos com mais frequência, sem excessos (pode ser dia sim e dia não) e não usar produtos condicionadores no couro cabeludo, pois a caspa aumenta proliferação de fungos no couro cabeludo, e o excesso de produtos, pode ajudar ainda mais neste processo.

* Não aumente as lavagens! As lavagens em excesso podem ressecar ainda mais os cabelos e estimular as glândulas sebáceas produzirem mais sebo.

* Use shampoos específicos para cabelos com caspa,  eles têm em sua composição princípios ativos que diminuem a divisão celular. Entre eles os dois mais comuns estão o zinco e o cetoconazol. Mas deixe o shampoo agir por 2 minutos sempre que usar, assim sua ação é melhor.

* Enxágue bem os cabelos depois de lavar, para não ficar resíduos acumulados e aumentar a proliferação de fungos e bactérias.

* Faça umectações com óleos vegetais naturais, aliados a massagens capilares eles ajudam a hidratar o couro cabeludo e soltar as cascas que estão presas, diminuindo assim a coceira e os flocos brancos de pele. Uma boa indicação é este post: Óleo de Rícino para fortalecimento dos cabelos.

* Não existe nada comprovado cientificamente, mas o vinagre de maçã pode ajudar no combate à caspa. Pois ele equilibra o PH do couro cabeludo, tira a coceira, fecha os poros e ajuda na hidratação do couro cabeludo, evitando assim mais descamações. Se quiser saber mais sobre como usar o vinagre de maçã, leia este post: Vinagre de maçã e seus benefícios para os cabelos.

* Para outras pessoas, a glicerina líquida pode ajudar. A glicerina bidestilada é um hidratante usado em produtos como cremes e loções, pode ser encontrada nas farmácias. Ela acaba com escamações depois da progressiva, onde o couro cabeludo esta fragilizado, ressecado e escamando, pode ser aplicada uma vez por semana no couro cabeludo para reduzir as escamações. Para saber como usar, leia este post: Como tirar escamações do couro cabeludo?

* Evite comer alimentos com gorduras e adote uma alimentação saudável. A má alimentação contribui muito para o aparecimento da caspa.

* Não tome banho muito quente, pois a água quente resseca o couro cabeludo e estimula as glândulas sebáceas produzirem mais sebo, aumentando assim as descamações.

* Cuidado com o secador quente próximo da raiz dos cabelos, o calor agride e resseca o couro cabeludo e aumenta a produção de sebo e consequentemente as descamações.

* Se os sintomas não passarem, procure um dermatologista para te orientar e te passar um tratamento mais adequado. Existem remédios de uso tópico e oral para reduzir os sintomas.

Quer saber mais sobre caspa? Leia este post: Mitos e verdade sobre caspa.

 

Por hoje é isso meninas,

Um super beijo!

Júlia Doorman

4.9/5 - (160 votes)

29 thoughts on “O que é caspa e como Tratar?

  1. Ola Julia seu blog é otimo estou adorando as dicas… só tenho uma dúvida como vc faz seu cronograma capilar?? Estou meio perdida quero começar a hidratar o meu cabelo mas ñ sei oq faço primeiro. . Pensei em começar pela hidratação com óleo de coco… bjuus

    1. Olá Julia estou preocupada tenho 13 anos é percebi que meu cabelo estava coçando um pouco é quando fui vêr era caspa é agora estou preocupada é horrível ter caspa parece piolho coçando oque devo fazer nunca peguei caspa é percebi que esta e minha primeira vez…Eu terei que usar agora só os shampoo para caspa?
      Eu posso usar aquele shampoo Cler hidratação intensa ele resolve? é passar oléo vegetal?

      1. Oi lindona,
        não se preocupe seguindo as dicas do post vai
        te ajudar com certeza,
        se ele for o anti caspa vai ajudar sim,
        um bom também e barato é o Head & Shoulders de
        amêndoas alem de ajudar na caspa ele é hidratante,
        sempre que aplicar o shampoo anti caspa não esqueça
        de deixar agir por uns 2 minutos para que faça efeito,
        bjus

  2. esse post me deu uma esperança, já fui em vários dermatologista e nenhum resolveu meu problema, vc descreveu exatamente o que acontece cmg ” cascas ENORMES presas no couro cabeludo ” e eu acabo tirando e ferindo minha cabeça…. Vou começar a tratar meu cabelo de forma adequada…. Pois estou com miita queda e ficando com cabelo ralo DEMAIS!!!!! Porém Nunca faço uma hidratação no cabelo…. Vou mudar e graças ao seu blog!!! Obrigada

  3. Oi Julia, to chegando atrasada no post com uma duvida gigante. Tô começando a tratar com shampoo de cetoconazol e shampoo anti caspa, eu tenho que interromper o cronograma capilar por conta do tratamento ?

  4. Oi Júlia, estou usando shampoo anticaspa da clear e estou gostando muito, o condicionado diz que é hidratação da raiz as pontas. Posso passar o condicionador na raiz . Bjss Ju amo seu blog e seu canal.

  5. Oi Ju : )

    Eu há algum tempo consultei um dermatologista e ele me receitou o Cetoconazol, e desde então eu uso no cabelo de 2 em 2 dias, sempre que vou fazer as etapas do cronograma capilar. A verdade é que desde que comecei a usar, eu venho a sentir o cabelo muito ressecado após a lavagem e também mto quebradiço.

Deixe um comentário