Qual a diferença entre cauterização e reconstrução? Quando pode ser feita?

Qual a diferença entre cauterização e reconstrução? Quando pode ser feita?. Neste post você vai saber a diferença entre esses processos que recuperam cabelos danificados. Clique para ler mais!

 

Qual a diferença entre cauterização e reconstrução? Quando pode ser feita?

 

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

Hoje vamos falar sobre a diferença entre a cauterização e reconstrução. Esse tema tem gerado muita dúvida entre as leitoras do blog, e hoje vou explicar um pouquinho mais sobre esse assunto, então vamos lá!

 

Para começar é importante saber que as duas tem a mesma função, que é de fortalecer e proteger os fios e ambas agem como reconstrução, mais tem um porém…uma forma diferente de fazer, que é o que vou explicar melhor agora!

Cauterização

diferenca-cauterizacao-e-reconstrucao

A cauterização caseira é feita apenas com a queratina e uma máscara de hidratação, ao contrário das feitas no salão de beleza a versão caseira não tem produto químico. Nesse processo, você primeiramente lava os cabelos apenas com shampoo, depois hidrata e por último vai aplicar a queratina sem enxágue. Depois vai secar o cabelo com o secador e selar a queratina nos fios com a chapinha. Quando se faz essa selagem nos fios, a queratina fixa mais apresentando um resultado melhor (dica de salão). Nesse caso só é preciso tomar cuidado, aqueles cabelos que estiverem elásticos e emborrachados não devem usar a chapinha, o ideal é que aplique a queratina no cabelo e deixe secar ao natural.

• Na cauterização deve-se usar uma queratina sem enxague!…No rotulo você encontra essa informação.

Reconstrução

diferenca-cauterizacao-e-reconstrucao-julia-doorman

A reconstrução é um processo um pouco mais leve que todos os tipos de cabelo podem fazer, inclusive os cabelos cacheados, elásticos e emborrachados. Basta deixar secar ao natural que fica tudo certo! A reconstrução caseira é feita misturando a queratina junto com a máscara de hidratação ou reconstrução, tanto na cauterização e a reconstrução você pode usar a queratina liquida, em gel e ou em creme. Mas na reconstrução, é melhor usar a versão com enxágue, porém nada impede que você use a sem enxágue. Antes lave o cabelo apenas com shampoo, aplique a mistura mecha por mecha, deixe agir no tempo da máscara e depois enxágue os fios. Finalize como desejar.

Cabelos elásticos: use uma queratina líquida junto com a máscara de reconstrução, assim o tratamento vai ficar mais potente e recuperar os fios elásticos. Finalize com um creme de pentear ou leave-in que tenham ativos reconstrutores na composição.
Cabelos normais sem química: use uma máscara de reconstrução, sem adicionar a queratina junto, pois não há necessidade.
Cabelos com química: use uma queratina líquida (com enxágue) junto com a máscara de hidratação ou de reconstrução, para ter uma receita mais potente.

• Na reconstrução pode-se usar uma queratina com enxague ou sem enxague!…No rotulo você encontra essa informação.

Então a diferença entre as duas é que na cauterização usa-se a chapinha para finalizar e deve-se usar a queratina sem enxague, aquela que pode ser deixada nos fios. Já na reconstrução qualquer tipo de cabelo pode fazer, não precisa do passo em que se finaliza com a chapinha e pode-se usar a queratina normal, aquela com enxágue.

Mas claro que cabelos que não precisam de reconstrução potente, podem usar uma queratina sem enxágue mesmo, que também dá certo.

Leia mais sobre cabelos: o cabelo fica com excesso de hidratação?

E ai meninas, ficou claro?

Um grande beijo e até o próximo post!

 

Julia Doorman

4.8/5 - (18 votes)

43 thoughts on “Qual a diferença entre cauterização e reconstrução? Quando pode ser feita?

  1. Ju, me ajuda por favor. Meu cabelo nunca caiu e nem quebrou. Apos usar um shampoo com cafe soluvel, meu cabelo comecou a cair e quebrar demais, nao sei se foi isso. Faço reconstruçao em um dia e no outro, começa a quebrar, fiz a cada 15 dias, parei por um mes e continua assim, so de passar a mao quebra, nao sei se eh excesso. ME AJUDA POR FAVOR, OBRIGADA.

  2. Olá Júlia sou sua fã, acompanho sempre seus vídeos, atualmente venho sofrendo com episódios de alopecia no couro cabeludo, mas já fui ao dermatologista e já estou tomando as providências porém eu gostaria de saber se o óleo de rícino, apesar de muito bem falado é adorado tem algum estudo científico que mostra que realmente é eficaz para fortalecimento da raiz, já uso porém é bem difícil de usar acho que eu ficaria mais disposta e usar sabendo de alguma comprovação 😉 beijos linda

  3. Oi Julia! Eu fiz cauterização no meu cabelo ficou muito bom ameeiiiiii!!! Queria te mandar o video do resultado como faço para te mandar?? Queria tanto te mostrar o video que fiz pra vc.
    Bjsss te adoroooo vc eh demais…depois que conheci seu canal e suas dicas meu cabelo mudou muitooo…obrigadaaa

  4. Ju sua linda, eu fiz um ombré hair meio doido que no final ficou um pouco feio mas enfim… o fato é que meu cabelo ficou muito resssecado, nao ficou elastico apesar de antes de fazer o ombré meu cabelo já estava com tinta e tava manchado… mas o que eu quero saber é o que eu faço pra começar, o que eu uso, tô perdida e quase pra cortar.
    ele tá ressecado, sem brilho feio mesmo, me dá um help gatona. Beijo!

  5. oi julia estou saindo da progressiva a quase dois anos ñao faço aplicação no meu cabelo, so que a pouco tempo fiz luzes e meu cabelo voutou a ficar lizo novamente.. o que faço agora me ajude porfavorrrrr

  6. Oi Júlia! Passando só para dizer que fiz aquela receitinha hidratante com o Soro Fisiológico. E dizer, que eu amei! Acrescentei também 1 colher de Óleo de Coco. Meu cabelo ficou super macio e alinhado. Amei!
    Beijos Júh!!!

  7. Boa noite Júlia!
    Gostaria de esclarecer uma duvida, eu sempre faço umectação e hidratação semanalmente, não uso secador deixo secar naturalmente e faço chapinha com protetor térmico 2x na semana. Porém as pontas estão sempre muito secas e com pontas duplas, tenho que cortar todo mês as pontinhas! Não pinto o cabelo já faz um ano e não faço nenhum tipo de quimica. Não entendo o que tenho feito de errado, meu cabelo é ondulado 🙁

  8. Oi Júlia te acompanho a bastante tempo mas nunca comentei nada, mas me encontro em um estado de desespero,rs. Tenho esperança que você possa me ajudar. Aliso meu cabelo a 6 anos, fiquei os primeiros 4 nos usando alisantes em casa, apenas a raiz e fazia chapinha no comprimento e o problema que tinha é que era bastante quebrado mas sempre soube que era por causa de muita chapinha. Ai como sempre odiei fazer chapinha, em 2014 diz a primeira selagem (com formol, pq ardia e era forte) e depois de 4 meses diz de novo no mesmo salão, eu gostava do resultado meu cabelo era bem macio e começou a crescer (mas os quebrados ainda estavam lá) mas era o de menos. Ai depois mudei de salão e comecei a fazer alinhamento de fios (sem formol) , já fiz 3 vezes com a mesma pessoa e meu cabelo fez piorar, ficou mais quebrado e ressecado (principalmente na parte de baixo onde pega suor). Eu sempre tive cuidado em hidratar e nutri e fazer o que podia. Eu sei que a historia ta grande, mas juro que to tentando resumir. Júlia o que me trouxe aqui é o fato que meu cabelo começou a cair/quebrar muuuito. Fiz o ultimo alinhamento de fios em janeiro e notei que tava caindo/quebrando em março, eu creio que esta quebrando mesmo sendo cabelo inteiro (pesquisei e comecei a ver as pontas que estavam saindo, e meus cabelos em cima estão só os toquinhos) ai fui atras de fazer alguma coisa, fui pro salão e a cabeleireira não ajudou em cada ai resolvi cuidar em casa. Já fiz reconstrução, ai faço hidratação, depois cauterização, hidratação de novo e assim fico intercalando do jeito que vejo você falando mas meu cabelo continua do mesmo jeito, quebrando muito (sem falar que no começo tomei pantogar 1 por dia e não deu nada). Bom Júlia desculpa por esse texto imenso mas queria saber se você tem algum conselho pra mim, minha raiz ta gritante e to com medo de faze-la e ficar careca. Meu cabelo é muito fino e pouco, já não sei o que fazer pq não vejo resultado e não aguento mais essa raiz grande e cabelo quebrando. Desde já agradeço por tudo.

    1. Oi lindona,
      na verdade todos os tipos
      de shampoo com o tempo vão retirando
      a progressiva,
      a diferença é que o anti resíduo é um
      pouco mais forte por isso ele abre as cutículas
      e acaba retirando mais rapido,
      é indicado usar o anti resíduo antes da química
      assim ele vai fazer uma limpeza profunda preparando
      o cabelo melhor para o processo fazendo com que
      depois a química fique com o efeito mais bonito,
      Bjus
      mais

  9. Oi linda !! Que cabelo M- A – R-A esse seu , sempre admirei cabelos compridos , e decidi fazer de tudo para as minhas madeixas crescerem. Comecei assistindo seus videos , até fazer a primeira hidratação com maizena , meu cabelo ficou baixo , macia e brilhante. Dois dias depois passei o óleo de Rícino, que infelizmente fez meu cabelo cair e ressecou os fios. E não sei por que , não deu muito certo com o produto quimico que passo nos cabelos.

  10. Olá Julia, tudo bem?
    Sou de Portugal 🙂 encontrei o teu blog há 2 meses mais ou menos porque o meu cabelo começou a partir, devido a um corte químico entre progressivas 🙁 não sabia o que era até acontecer, e já faço química ha mais de 10anos! Estou a fazer o cronograma capilar. Ainda é cedo para saber se vai resultar, mas a quebra diminuiu bastante, e o cabelo já não está ressecado só com as hidratações e a umectação com óleo de côco. Vou fazer a reconstrução este fim de semana 😀
    A minha dúvida é, e as cauterizações a frio? Já testou alguma ou já ouviu falar?
    Eu vi boas críticas sobre a Absolut Repair da L’Óreal e da Redken.
    Se possível, poderia testar ou dar algum feedback sobre estas cauterizações a frio? Fiquei muito interessada, porque não estou a usar nem secador quente (só frio mesmo) nem a chapinha.
    Bjo obrigada 😉

  11. Oi Julia, lendo o seu post e alguns outros daqui, todos muito bons por sinal, fiquei com duas dúvidas. Boa parte da mascaras de reconstrução que eu encontrei, o fabricante indica que fiquem de 3 á 5 minutos no cabelo devo ficar mais do que isso? E sobre a queratina líquida, como o creme de reconstrução já vem com queratina não seria ruim utilizar mais queratina? Queratina em excesso quebra o cabelo né…

  12. Juliaaaaa..me ajuda porfavor!!
    Fiz cauterização e meu cabelo está meio que se quebrando fácil, acho que foi excesso de queratina..
    O que faço agora???
    Aguardo sua dica para prosseguir!!
    Obg bjos, linda!!

    1. Oi lindona 1 colher (sopa) da queratina
      ou pode aplicar a queratina nos fios deixar agir
      10 minutos depois aplicar a máscara por cima deixar agir o
      tempo da máscara e enxaguar bjus

  13. Ju eu tenho essa linha cavalo forte e banho de verniz faço cauterização com banho de verniz posso alterna e quando usar cavalo forte posso usa a queratina de banho de verniz?bjss obrigada lindona

  14. Oi, Júlia! Adoro seu blog, seu canal no youtube e suas dicas. Você salva muitos cabelos pelo mundo, pode ter certeza, hahahaha. Me esclarece uma dúvida, por favor. O meu cabelo um pouco oleoso na raiz, ondulado e cheio, então eu costumo alisá-lo com chapinha umas duas ou três vezes por semana. Porém, como faço luzes, ele fica com as pontas bem ressecadas e quebradiças, e isso faz com que atrapalhe o “crescimento” dele. Além do corte bordado, me diz uma coisa sobre o cronograma capilar: o que seria melhor pro meu cabelo, a reconstrução ou cauterização? Algum dos dois é mais saudável que o outro pra esse tipo de cabelo? Te agradeço desde já! Sucesso e mil beijos pra você e sua princesa!

    1. Oi lindona as duas são formas de reconstrução veja qual você
      gosta mais, tente evitar ao máximo a chapinha pois ela resseca
      demais pois tira toda a hidratação do fio o ideal é usar uma vez
      na semana e sempre usando o protetor térmico antes bjus

  15. Oi Lindona! Julia meu cabelo esta um pouco eslastico devido as luzes que fiz em dezembro e entao quebrou um pouco… fiz uma cauterização ha duas semanas. Minha duvida é, como cuidar dele pra deixa-lo bem forte antes de pregressiva? E depois? E posso fazer cauterização e selagem com shampoo normal sem ser anti-residuos?

    1. Oi lindona de uma olhadinha no menu dicas e cuidados lá tem um post
      falando mais sobre qual tratamento deve ser feito antes e depois da química,
      pode usar um shampoo transparente sem ser o de limpeza profunda bjus

Deixe um comentário