11 Formas Diferentes de usar óleos Vegetais no Cabelo!

11 Formas Diferentes de usar óleos Vegetais no Cabelo! Neste post, você vai conhecer todas as formas e ficar com o cabelo lindo, clique e confira!

11 Formas Diferentes de usar óleos Vegetais no Cabelo!

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

Os óleos vegetais tem sido grandes aliados na beleza dos cabelos!

Pois os benefícios e nutrientes que eles doam aos fios são inúmeros.

Os óleos vegetais são extraídos das sementes das plantas, e isso faz com que eles sejam 100% puros e sem nenhuma outra substancia adicionada a sua composição.

Esses óleos tem o poder de penetrar facilmente nos fios levando muita nutrição e hidratação aos cabelos. Existe várias formas em que podemos usar e usufruir de todos os benefícios dos óleos…

E nesse post eu reuni todas essas formas e dicas. Então para conferir tudo é só ler o post completo!
Veja também esse vídeo onde explico as formas que eu mais uso:

 

 

 Disfarçar e esconder o frizz!

Uma boa solução e ajuda para disfarçar o frizz é aplicar umas gotinhas do óleo vegetal nos fios ainda úmidos. Pois dessa forma o óleo forma uma capa em torno do fio, unindo todas as escamas e assim evita que ele fique todo eriçado.

Lembrando que essa solução vai durar até lavar os fios. Por isso é importante sempre manter todos os cuidados e as hidratações em dia.

Nesse post eu reuni algumas dicas para acabar com o frizz em minutos.onze-formas-diferentes-de-usar-oleos-vegetais-no-cabelo-oleos

 

Potencializar o levae-in!

Aplicar algumas gotinhas do óleo capilar no seu leave-in ou creme de pentear, vai ajudar a disfarçar o frizz e ainda vai potencializar o seu efeito!

Fazendo com que o efeito do seu produto fique ainda mais prolongado. Leia mais sobre tipos de finalizadores para o cabelo e suas funções.

Pré- shampoo!frau unzufrieden mit ihrem haar

Produtos usados como pré-shampoo tem a finalidade de proteger os fios durante a lavagem, e o óleo vegetal é uma boa opção para ser usado dessa forma.

Antes de lavar o cabelo com os fios ainda secos, aplique uma pequena quantidade do óleo, do comprimento as pontas do cabelo. Deixe agir de 15 a 20 minutos e em seguida lave normalmente.

Dessa forma o óleo vai formar uma capa protetora nos fios evitando que o shampoo resseque, além de nutrir os fios. Essa é uma boa dica também para quem está com os fios bem ressecados.

Potencializar máscaras!

Uma maneira muito interessante de usar os óleos vegetais é para potencializar as máscaras capilares. Sabe aquelas máscaras que temos em casa, mas que não dão um efeito esperado, e não sabemos o que fazer?

Ou aquelas que queremos potencializar o seu efeito ainda mais?

Então… podemos fazer isso misturando algumas gotinhas do óleo vegetal.

Desse modo a máscara vai ficar ainda mais potente e os fios irão ficar hidratados e nutridos.

onze-formas-diferentes-de-usar-oleos-vegetais-no-cabelo-mascara

Proteger o cabelo!

Ao acordar pela manhã você repara que o cabelo está um pouco rebelde e com as pontas eriçadas?

Essa dica vai te ajudar bastante!

Antes de dormir espalhe pequenas gotas do óleo por todo o cabelo, em seguida faça um coque frouxo no alto da cabeça.

Procure usar um laço que seja revestido de tecido para não danificar os fios. Fazendo assim, pela manhã você vai reparar que o cabelo vai acordar bem melhor e as pontas estarão protegidas.

Uma dica muito extra é usar uma fronha de cetim, pois essa fronha vai ajudar a dar brilho aos fios e o atrito com esse tipo de material não vai danificar os fios.

Estimular o crescimento!

A massagem capilar feita com o óleo vegetal ativa a circulação sanguínea e estimula o crescimento saudável dos fios, além de ajudar no combate a queda.

Aplique o óleo diretamente no couro cabeludo e faça uma massagem em movimentos circulares, cuidadosamente usando as pontas dos dedos. Faça essa massagem de 5 a 10 minutos.

Em seguida lave normalmente com um shampoo e finalize como desejar.onze-formas-diferentes-de-usar-oleos-vegetais-no-cabelo-crescimento

E se você quer mais dicas sobre crescimento capilar leia mais: como fazer o cabelo crescer rápido e forte.

Umectação capilar!

A umectação capilar é a forma mais conhecida de usar o óleo vegetal, e é também a mais queridinha!

A umectação é um banho de óleo que fazemos nos fios, aonde aplicamos o óleo da raiz as pontas e deixamos agir por algumas horas.

Ela é feita para repor os lipídios, ou seja, a gordura natural dos fios.

Essa gordura é responsável por manter os fios saudáveis e alinhados.

Veja nesse post o passo a passo completo da umectação capilar.

Umectação capilar inversa!

A umectação inversa é ótima para cabelos ressecados ela tem praticamente os mesmos benefícios que a anterior.

Os fios ficam super hidratados e nutridos! A diferença entre as duas é a forma que é feita a aplicação.

Na umectação tradicional é aplicado somente o óleo nos fios secos e após agir, é necessário lavar os fios com o shampoo transparente para remover bem o excesso do óleo.

Já na umectação inversa a aplicação é feita com o cabelo umedecido com água. Em seguida é feita a aplicação de uma mistura feita com o óleo vegetal e uma máscara hidratante ou nutritiva.

E após agir é necessário lavar o cabelo com um shampoo hidratante. Confira o passo a passo da umectação inversa.

Leite de pentear!

O óleo vegetal também pode ser usado para fazer um leite de pentear.

Essa técnica é muito usada pelas cacheadas para a finalização e para o day after, ajudando a reavivar os cachos, controlando o frizz e deixando os fios hidratados e nutridos.

Para fazer essa receitinha basta misturar em um borrifador uma quantidade equivalente a 4 ou 5 moedas do leave-in de sua preferência, 300 ml de água e 2 gotinhas de óleo vegetal. Em seguida é só agitar bem a mistura e usar na sua finalização.

 

onze-formas-diferentes-de-usar-oleos-vegetais-no-cabelo-leite-pentear

 Proteger os fios da coloração!

Algumas horas antes da coloração aplique no cabelo seco algumas gotinhas do óleo vegetal.
Aplique na mão esfregue e aplique do comprimento as pontas. O óleo vai proteger os fios para que a coloração não agrida tanto, e não vai interferir na cor final. Observação: Algumas gotinhas apenas já é o suficiente.

Controle da oleosidade excessiva e da caspa!

Os óleos vegetais são ótimos aliados no controle da oleosidade excessiva e da caspa.

Graças as suas propriedades antimicrobianas e antimicóticas eles ajudam no combate da caspa. E quando aplicamos o óleo no couro cabeludo, o nosso organismo reage e não produz mais tanto sebo, controlando assim a oleosidade excessiva.

A aplicação do óleo ajuda a aliviar a irritação, ajuda a diminuir a descamação e alivia a coceira. Os óleos mais indicados são: o óleo de coco, rícino, alecrim, semente de maracujá e semente de uva.

A aplicação é a mesma da umectação tradicional, basta aplicar o óleo no couro cabeludo e fazer massagem com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Veja mais dicas para controlar a oleosidade excessiva dos cabelos. Veja também mais dicas para eliminar a caspa.

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post.

Julia Doorman

4.4/5 - (28 votes)

66 thoughts on “11 Formas Diferentes de usar óleos Vegetais no Cabelo!

  1. Juuuu, lindona! Eu amo e sempre acompanho seus posts!
    Vi seu vídeo sobre cabelos mistos e gostaria que você me indicasse um Leave in que não pesasse o cabelo! Estou usando um da Haskell mas além de deixar meu cabelo pesado eu não gosto de passa-lo próximo à raiz, aí sinto que não protege muito!
    Beijão

  2. Oi ju eu te admiro mt
    So apaixonada pelos seus videos
    E sabia q vc me ajuda em mt coisa
    Tanto pro cabelo , como em outros assunto
    Obg por tudo .
    Eu queria saber uma coisa a 1 ano mais ou menos tive uma queda pra mim foi pq nao me alimentava bem e meu cabelo sempre foi fino , nao era pouco nem mt , era normal amava.
    Mais hj ele ta pouco , paro minha queda graças a Deus volto crescer, mais queria que ele enche se , vejo fios novos crescendo mais demoram mt
    O que me ajudou foi tonicos e oleos …
    Se vc tiver uma dica pra mim
    Te adoro viu
    Parabens pela familia linda
    Deus te abençõe

  3. Ju, me ajuda, algumas mechas do meu cabelo (principalmente franja e nuca) estão com aspecto Bombril, e o cabelo está quebrando muito. O cabeleireiro disse pra eu fazer reconstrução semanal, com ele, umas 3 vezes e depois 1 vez por mês. Mas estou com medo por causa da queratina. O que você recomenda?

    1. Oi lindona o ideal é fazer uma vez a cada 15 dias ate recuperar e depois
      uma vez no mês, alem da reconstrução faça também as hidratações e umectação
      com óleo vegetal semanais bjus

  4. Julia, eu amo suas dicas, estou seguindo tudo o que você indica. Meu cabelo estava todo detonado, não conseguia recuperar ele em nenhum salão, mas depois que passei a ver os seus posts e vídeos e colocar em prática, meu cabelo é outro. As pessoas estão reparando e me perguntando o que eu fiz pro meu cabelo melhorar tanto… Eu digo o que estou fazendo e peço pra elas verem seus vídeos e posts também. Muito obrigada por repassar pra gente seus conhecimentos. Beijos pra vc e pra Maju…

  5. oi ju linda!! queria saber se o efeito da reconstrucao é potencializado ou se os cabelos ficam melhores quando ocorre o uso do secador depois da reconstrução , e se deixar o cabelo secar naturalmente faz com que algum beneficio como alinhamento ou brilho não seja aproveitado 100%. te adoro! tudo de bom p vc e sua família! bjao

  6. oi ju!! entao queria saber o seguinte: onde eu moro é bem dificil de achar o óleo de coco prensado a frio, tendo que recorrer a compras online pra adquiri-lo.. queria saber se eu posso usar o óleo de coco liquido,mesmo sabendo que a recomendação é o prensado a frio, mas esse liquido é extra virgem e organico.. a marca é dr orgânico.

    bjsss

  7. Olá, Júlia!
    Faço mechas no meu cabelo é alisava ele com química há 10 anos. Só agora eu resolvi assumir meu cachos, sem abrir mão das mechas. Sendo assim, meu cabelo continuava muito ressecado. Foi entao que eu conheci teu canal e resolvi seguir tuas receitas. Sempre que posso, experimento uma nova e a satisfação com o resultado de cada uma delas é gigante. Cada dia que olho meus cabelos e sinto ele, fico mais feliz. Ainda estou longe de ter aquele cabelo dos sonhos, mas a melhora foi imensa.
    Muitíssimo obrigada por nos demonstrar esses verdadeiros milagres!
    Beijos

  8. Júlia, estou adorando suas dicas, estou entrando no projeto rapuzel e se Deus quiser logo estarei arrasando com o cabelão rs
    Me tira uma dúvida? Se eu lavar o cabelo 3 vezes por semana, usando 2 vezes o óleo de rícino e 1 vez o tônico de alho dará excesso de vitaminas? E estou amamentando será que posso?
    Beijinhos

  9. Oi júlia tudo bem,gostaria de saber se gestante pode usar tõnico capilar ,salon line,gota dourada e o da rapunzel lolla…caso não possa me indique um por favor…amo suas dicas ,desde já muito obrigada pela atenção …bjs lindona

  10. OI JULIA, ADORO SUAS RESENHAS!!!! TENHO CABELO CACHEADO E MUIIITOO CABELO, ELE TEM MUITO VOLUME POIS OS CACHOS SÃO GRANDES E SEM MUITA DEFINIÇÃO…..JÁ TENTEI DE TUDO…..RSRSRS…. O QUE VOCÊ ME INDICA PRA FINALIZAR O CABELO PRA NÃO FICAR TIPO “LEÃOZINHO”QUANDO SECA? RSRSRS….. BJOSSS LINDA..

  11. Oi Julia, tudo bem adoro sua resenha.
    Já tem alguns meses que tou seguindo sua receita,mas só tô com uma dúvida meu cabelo ele as vezes ondulado é as vezes liso mas nós último dias a minha franjas vem ficando ressecado faço o meu cronograma todo mês com as hidratação, nutrição reconstrução. Júlia por favor me ajudem o que eu faço. Bjs e obrigada.

  12. Oie Júlia, eu tava vendo esses dias sobre o LAURETH SULFATE, que funciona literalmente como um detergente que limpa, abre as escamas e prepara os fios pro tratamento (condicionador, máscara)…Só que ele limpa tanto, que tira a oleosidade natural , que protege e dá aquele aspecto saudável. Certo? Então, na fase de nutrição do cronograma capilar , lá no dia da umectação…na hora da lavagem, o shampoo que tenha o LAURETH SULFATE ,retiraria os benefícios dos óleos vegetais no nosso cabelo, pelo fato dele limpar tanto ? Bjos <3

    1. Oi lindona existe alguns shampoos com sulfatos que não ressecam
      tanto os fios por isso o ideal é sempre testar e ver como o produto
      vai reagir pois o efeito pode variar de cabelo para cabelo bjus

  13. Amo suas dicas estou fazendo tudo mas tenho dúvidas o óleo de coco e rícino eu posso passar rícino na raiz pra crescer e óleo de coco nas pontas faço sempre a noite e duas veses na semana esta correto.queria saber também se só devo usar shampoo sem sulfato ou quais são melhores estou usando Tonico gota dourada Pra crescer..

    1. Oi lindona pode usar os dois dessa forma sim,
      para tirar a umectação é necessário usar o shampoo
      transparente, no menu dicas e cuidados tem um post com
      dicas de produtos para o crescimento de uma olhadinha bjus

  14. Oi Julia …..
    Eu sou mamãe e ainda amamento bastante …. meu bb tem 10 meses … queria saber se posso usar o óleo de ricino já q ainda amamento …. ele causa algum risco ou diminui o meu leite ?!

  15. Oi Julia …. olha eu denovo aqui ….
    Queria dizer que adoro seu trabalho e amoo suas …. vc e seu cabelo são simplesmente maaaaraaa …. então minha Dermatologista passou pra mim usar o Pantogard e o Quilib …. já ouviu falar ?! São bons mesmo ?! E os óleos como e quais posso usar ?! Por exemplo já ouvi falar do óleo de ricino q vc já me respondeu q se amamento ñ é bom usar …. mais e o óleo de coco, óleo de argan, óleo de linhaça, óleo de macademia e óleo de oliva esses posso ?! Se sim como uso e onde compro ?! …. quero mt meu cabelo bem grandão mais ñ tenho mt ideia do q fzr …. ah me dá dicas tbm d qual linha de shampoo, condicionador, creme de hidratação q eu posso usar ?! Pensei em usar o super bomba da marca Muriel e tbm o salon line sos oq vc acha deles ?!
    Pfvr me ajuda ….. sei q é pedir dms e parece meio chato ficar te encomodando maos meu cabelo está péssimo e achei em vc uma luz rs pra me guir e melhorar minha juba …. mt obrigada grande bj

  16. Julia pode aplicar oleo de ricino junto com extrato de alho somente na raiz?
    Como o oleo de ricino eh mto espesso, fiz essa mistura com extrato de alho da gota dourada, e pra mim deu certo, ficou mais facil de aplicar. Usei apenas umas vez para testar. Mas nao sei se pode misturar os dois. O que acha?

  17. Oi Júlia,sigo suas receitas é estou amando as resultados no meu cabelo.
    Minha dúvida sobre Óleo Vegetal quando passar óleo vegetal somente no comprimento e pontas deixar 15 minutos (que seria o Pré Shampoo) depois que lavar com shampoo pode fazer RECONSTRUÇÃO com a Máscara Concentrada Queratina Reparação da Niely Gold acrescentando a gelatina ou esse processo de Pré Shampoo é somente para hidratação ..Bjsss

Deixe um comentário