Como Aliviar e Prevenir a Cólica no Bebê!

Como Aliviar e Prevenir a Cólica no Bebê! Neste post, você vai saber várias dicas de como aliviar a cólica e também como evitar que ela apareça. Clique para saber mais!

 

Como Aliviar e Prevenir a Cólica no Bebê!

 

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

 

As cólicas são umas das principais razões do bebê ficar inquieto, agitado e chorando bastante.

Geralmente as dores e desconfortos abdominais começam a partir da segunda semana de vida, e são comuns nos bebês até o quarto mês. Pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda é imaturo. Após esse tempo as crises tendem a amenizar e cessar (ainda bem!).

Mais até que chegue esse tempo…

É muito difícil ver o bebezinho chorando e se sentindo desconfortável, não é verdade!?

Por isso é muito importante saber como identificar a cólica e as suas causas. E saber também o que fazer nesse momento para poder ajudar o pequenino que tanto amamos!

Reuni algumas dicas que vão ajudar bastante e ter um papel fundamental, para amenizar essas dores e trazer bem-estar e segurança ao bebê. Então para conferir tudo é só conferir o post completo.

Vamos lá!

Causas da cólica!dicas-para-evitar-e-previnir-a-colica-do-bebe

O motivo da cólica acontecer se dá por conta da imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.

Um dos motivos também seria que quando o intestino do bebê recebe o alimento, a digestão que é causada após acaba acelerando o seu funcionamento, e isso acaba provocando as cólicas. O movimento do intestino vai precisar de um tempo até amadurecer e se coordenar. A tensão ou o estresse do ambiente pode deixar o bebê tenso e agitado aumentando a cólica.

Descobrindo o motivo da cólica!

Se o seu bebê está chorando e sentindo- se incomodado é importante checar algumas coisas antes.

  • Verifique se o seu bebê está bem agasalhado ou com calor. Se ele estiver suando no pescoço é porque esta com calor. Se a temperatura ambiente estiver abaixo de 21 graus ele pode estar com frio. Sempre deixe o bebê com uma peça a mais que você, pois eles sentem um pouco mais de frio, mas não exagere!
  • Se ele mamou bem e esta sem fome. Se você tiver uma tira leite em casa, faça o teste e veja quantos ml esta saindo do seu peito. Também pode observar se depois da mamada seu peito que antes estava firme por estar cheio de leite, fica macio e mais murcho.
  • Se ele está com a fralda seca e limpinha. Alguns bebês se incomodam com a frauda úmida.
  • Veja se a frauda não esta apertada demais ou se não tem etiquetas cutucando e pele do seu bebê, isso pode causar choro.
  • Veja se o bebê não esta com sono, olhos vermelhos, coçando e inquieto, o choro de sono é diferente de cólica, logo você vai saber diferenciar.
  • É importante lembra que: Bebês muito novinhos também podem sentir algum desconforto pelo excesso de espaço ao seu redor. Pois até pouco tempo atrás eles estavam dentro da barriga da mãe, bem apertadinhos e sem espaço para se movimentarem. Por isso toda essa nova liberdade para se mover e esse espaço todo, podem sim trazer um desconforto. Se isso acontecer tente deixar ele enroladinho em uma manta ou um cueiro.

Soluções para aliviar a cólica!

Coloque o bebê em contato com a pele!dicas-para-evitar-e-previnir-a-colica-do-bebe-deixar-em-contato-com-a-pele

Coloque o bebê deitado de bruços sobre o seu peito. Isso vai fazer com que o bebê consiga expelir mais facilmente os gases que o incomodam e agravam a cólica.

Uma boa dica, é aquecer levemente o quarto para que o bebê não sinta frio. Deixe o bebê apenas com a fralda e acomode ele junto a sua pele. O contato pele com pele traz aconchego, e o cheiro e a voz da mãe ou do pai transmitem calma e segurança.dicas-para-evitar-e-previnir-a-colica-do-bebe-massagem

 Faça massagem na barriguinha do bebê!

Assim que notar que o neném está sentindo o incomodo da cólica, faça massagem na barriguinha dele em movimentos circulares no sentido horário. Posicione as mãos em formato de concha e deslize uma de cada vez pela barriga do bebê.

Tome início pelas costelas e vá em direção ao púbis. Faça uma pressão suave com as mãos. A massagem também pode ser feita com o auxílio de uma bolinha de fisioterapia. Deite o bebê no colchão e vá fazendo massagens circulares de leve com a bolinha na barriguinha dele.

Uma outra posição que ajuda bastante é a seguinte:

Com muito cuidado e carinho coloque o bebê deitado e dobre lentamente os joelhos dele de modo que as coxas pressionem de leve a barriga. Em seguida, estenda novamente as pernas e recomece de novo, esse movimento é conhecido como bicicletinha, pois parece como se ele estivesse pedalando. O movimento pode ser feito várias vezes ao dia e não apenas na hora da dor.

Enrole o bebê no cueiro!

Envolva o corpo do bebê como se fosse um pacotinho no cueiro. Ao fazer isso você vai proporciona ao seu bebê uma sensação de aconchego e segurança, e vai diminui a irritabilidade e a agitação.

Caminhe pela casa!

Distrair o bebê com uma caminhada pela casa ajuda bastante a acalma-lo. Segure ele de bruços, com a barriguinha apoiada nas suas mãos e faça uma caminhada pelo ambiente. Esse contato vai aquecer o abdome e vai trazer conforto.

Faça uma compressa morna!

A compressa pode ser feita com uma frauda quente ou uma bolsa térmica. Coloque uma bolsa térmica com água morna sobre a barriguinha do bebê. Ou passe uma fralda com o ferro, e com ela ainda morna posicione sobre a barriguinha do bebe por alguns segundos ou até esfriar, repita quantas vezes for necessário. O calor favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal. Uma observação muito importante!

Antes de colocar a bolsa térmica ou a fralda morna verifique a temperatura, pois a pele do bebê é muito sensível.

Dê um banho quente no bebê!

Em um ambiente silencioso e com uma música suave ou um toque que simule o barulho do útero (tem no Youtube). Diminua a luz e prepare um banho de imersão regulando a temperatura da água entre 36ºC e 37ºC.

dicas-para-evitar-e-previnir-a-colica-do-bebe-banho

Em seguida coloque o bebê na água e aproveite esse momento para conversar com o seu neném e cante para ele. Essa sensação de calmaria vai tranquilizar o bebê, e a água na temperatura do corpo vai proporcionar uma sensação muito próxima à que a criança experimentava no útero. Essa sensação sem dúvida vai trazer relaxamento e com isso a cólica vai passar.

Pode fazer a mesma coisa em um balde, o bebê se sente seguro e se acalma.

No vídeo abaixo eu mostrei como foi um dos primeiros banhos da Maju! E mostrei também as dicas que a enfermeira passou. Confira:

Cuidados necessários que devem ser feitos e alguns evitados!

  • Após amamentar coloque o bebê sempre para arrotar! Porque enquanto o bebê está se alimentando, ele pode engolir o ar junto e isso faz com que as dores por gases aumentem.
  • Deixe o bebê sempre levemente inclinado para se alimentar.
  • E ao colocar para dormir deixe ele um pouco de lado.
  • Deixe o berço em ângulo de 25 graus, assim evita que o bebê se afogue caso venha a regorgitar durante o sono.

Cuidados com a alimentação da mãe

Não é cientificamente provado que a alimentação da mamãe pode dar cólica no bebê.  Mas muitas mães já fizeram relatos a respeito desse assunto. É sempre bom observar se quando você come algum tipo de alimento, o seu bebê sente a cólica.

Se isso acontecer evite esse alimento especifico até os três meses de vida do seu neném. Os alimentos mais comuns e relatados são: Laticínios, chocolate, cafeína, melão, pepino, pimentão, frutas e sucos cítricos e alimentos condimentados.

Como acabamos de falar não existe nada cientificamente comprovado… mais é sempre bom prevenir e cuidar da alimentação dês da gestação! Por isso confira esse post: alimentação saudável para gestantes. Confira também: melhores exercícios para grávidas.

  • Mantenha- se sempre calma!dicas-para-evitar-e-previnir-a-colica-do-bebe-ficar-calma

O choro do bebê causado pela cólica pode durar muito tempo. E enquanto ele não passa é normal a mãe ficar tensa. E nessa situação o bebê consegue perceber e sentir essa reação da mãe e acaba ficando inseguro e sentindo mais dor. Nesse momento tente se acalmar o máximo e peça ajuda de alguém como a do pai por exemplo. Ele pode ficar com o bebê até que você se acalme e se recupere. Algumas soluções para te ajudar a se acalmar e relaxar um pouco são:

Um banho relaxante, ingerir uma boa refeição e ficar alguns momentos em silêncio. Assim o seu neném vai sentir que você está mais calma e com isso ele vai se acalmar também.

  • Não ofereça água e nenhum tipo de chá ao bebê!

O chá pode ajudar a acalmar o bebê, porem ele pode provocar ainda mais cólica, já que o intestino do bebê ainda está imaturo.

  • Um lembrete muito importante!

Não faça uso de nenhum medicamento sem a orientação do médico que está fazendo o acompanhamento do seu bebê.

Informação adicional!

Se depois de todos esses cuidados você perceber que a cólica do seu bebê não está passando e está persistindo por muito tempo. Consulte e relate isso ao médico que está cuidando e acompanhando o seu neném.

Uma dica que eu usei e amei, foi usar o Colikids na minha filha, é um probiótico que ajuda regular o intestino do bebê acabando com a cólica. Quando a Maju começou a usar ela tinha 20 dias e tinha muita cólica, o médico receitou até o terceiro mês, é como se fosse um tratamentinho sabe?…Uma semana depois de começar usar ela não teve mais cólica.

Mas veja com seu médico, pois não pode ser usado sem prescrição médica.

Confira também!

 

Por hoje é isso lindonas,

Um grade beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

 

 

 

5/5 - (2 votes)

5 thoughts on “Como Aliviar e Prevenir a Cólica no Bebê!

  1. Oi Júlia! Adorei o post! Sigo seu canal do YouTube a algum tempo. Adoro os vídeos, os de maternidade então…. eu amo… super me identifico pq sou mãe de uma princesa de 1 ano e 4 meses e gravidinha de 39 semanas. 🙂 Gostaria de um contato. Assisti aos recebidos da Maju, e me apaixonei pela pulseirinha de quartzo Rosa. Gostaria de comprar para minhas 2 princesas. Vc poderia me passar o contato lindona?

  2. Júlia, tudo bom ? Eu to grávida de 19 semanas e tô tendo problemas com a raiz do meu cabelo. Eu faço selagem a muito tempo, depois da gravidez tive que parar. Minha raiz cresce muito rápido e fica ondulada, até cachear. O que Você nen indicaria de produtos para reduzir o volume da raiz do meu cabelo, parabficar mais liso? Beijos!

Deixe um comentário