Água fria ou quente para lavar os cabelos?

Água fria ou quente para lavar os cabelos? Neste post, vamos saber qual o impacto que cada uma causa nos fios. Para saber mais, leia o post completo.

 

Água fria ou quente para lavar os cabelos?

 

Olá leitoras, tudo bem?

 

Muitas de vocês já se perguntaram o que é melhor?
Água quente ou fria nos cabelos?
Qual o efeito delas nos fios?

Água fria ou quente para lavar os cabelos?

 

Bom, quem já lê o blog a algum tempo, sabe o que eu prefiro!
Mas hoje, quero explicar o motivo e quais são os efeitos que a água quente e a água fria causam nos fios.

Os cabelos são formados por queratina, a conhecida proteína que compõe o fio. A cisteína é o aminoácido mais importante da queratina, pois é responsável pela compactação do fio ou do corpo do fio. Então quando lavamos os cabelos, decidimos o que vai acontecer com este fio durante o processo.
Geralmente a água fria, no máximo morna são usadas em salões para lavar ou hidratar os cabelos.

Água fria ou quente para lavar os cabelos 1

Quando alguém me pergunta com que água deve lavar os cabelos, a resposta será sempre a água fria! O motivo você saberá lendo os efeitos que cada uma traz para os cabelos.

Água quente e seus efeitos sobre os fios

* A alta temperatura estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, deixando o cabelo mais oleoso na raiz. O que pode causar a queda e desacelerar o crescimento natural.
* Resseca os cabelos e agride a queratina dos fios, que é sensível a altas temperaturas.
* Faz os fios incharem, fazendo assim os cabelos ficarem mais embaraçados do que o normal.
* Devido ao calor os fios ficam com as cutículas abertas, assim o cabelo fica áspero ao toque e sem brilho.
* Pode ajudar a quebrar o fio, se o mesmo estiver sob química mais pesada.

Água fria e seus efeitos sobre os fios

* O brilho nada mais é do que o reflexo da luz nos cabelos. A água fria dá mais brilho, pois com ela as cutículas não se abrem, deixando assim a superfície plana, e superfície plana reflete.
* Em cabelos tingidos, a água fria evita a oxidação rápida, assim a cor dura mais tempo nos cabelos.
* Ela acalma o couro cabeludo e aliada a massagens, estimula o crescimento e a produção da hidratação natural no couro cabeludo.
* Mantém a oleosidade natural do couro cabeludo, evitando caspa, que é gerada por fungos que se proliferam com umidade e calor.

Entenderam agora a diferença meninas?

É claro que não é para tomar banho frio gente! Tome banho com água morna normalmente, e enxágue os cabelos em temperatura fria. E em dias de frio, enxague com água no máximo morna. Se ajudar, tome banho normalmente, se seque e enrole-se na tolha e depois lave os cabelos com a mangueirinha do chuveiro de cabeça para baixo. Eu gosto de lavar no tanque mesmo, dentro da lavanderia, assim eu consigo lavar meus cabelos tranquilamente em água fria.

Experimente  fazer uma hidratação ou umectação e enxaguar os cabelos em água fria, deixe secar naturalmente e verá a diferença. Dica: Hidratação caseira com bepantol líquido.

Se precisar secar com secador, use em temperatura fria ou morna, se a sua escolha  for a segunda opção, use protetor térmico para não ressecar os fios. E se quiser fechar as escamas do fio e dar aquele brilho, use o último jato de vento do secador frio!

Aproveite e veja o Vídeo: Pode ou não Lavar os cabelos todos os dias? 


Então é isso meninas,

Um beijo e até o próximo post!

Júlia Doorman

 

5/5 - (17 votes)

25 thoughts on “Água fria ou quente para lavar os cabelos?

    1. Não sei flor,
      isso geralmente acontece com pessoas que tiveram muita queda brusca,
      como depois do parto, por doenças, alterações hormonais, etc…
      consulte um dermatologista para mais informações e fazer exames.
      Bjus

  1. Oi Julia, fiz o teste de lavar com a água fria e o resultado foi surpreendente, lavei apenas com shampoo, não usei condicionador nem máscara e quando fui pentear parecia que tinha feito uma hidratação, o pente deslizou, ta aí o porque meu cabelo estava tão ressecado, fazia hidratação de dois em dois dias e nada resolvia o cabelo ressecado minha dúvida é se posso lavar sempre com a água fria ou se deve ter alguma lavagem que seja quente? Obrigada pela dica, beijos

    1. Bom, eu sou homem e, por acaso estava pesquisando sobre como deixar o cabelo com menos volume, afinal eu tenho o cabelo ressecado, mas me dizem que ele é liso. Pois bem, eu não entendo muito de cabelo, e nas minhas pesquisas acabei por sorte ” caindo ” aqui! Eu já vi alguns procedimentos, fiz no meu cabelo e começou a dar resultados. Então, em primeiro lugar eu agradeço a autora da página peloseu ótimo trabalho e, dizer que este site ficará na minha pasta de favoritos. Afinal, nós honens temos que ficar bonitos e charmosos para nossas amadas.

  2. Oi meninas eu moro em fortaleza há uns 4 meses…. Sou de Santa Catarina (estado friooooo)
    La eu lavava meu cabelo com água quente por causa do frio mas meu cabelo estava literalmente DETONADO
    Aqui na casa que aluguei não tem água quente então como é ducha no banheiro so agua gelada. … Meu cabelo está incrível uns dois meses depois de começar a lavar EXCLUSIVAMENTE com água gelada meu cabelo essa hidratado brilhos o sedoso incrível mesmo
    E olha que já gastei muito dinheiro (a toa) com hidratantes máscaras e afins
    Então dêem uma chance a água fria no cabelo que vocês não vão se arrepender e se tiverem coragem banho da cabeça aos pés gelado que até a pele melhora
    Beijao

  3. Olá Júlia, tudo que você informou sobre lavar o cabelo com água quente, acontece comigo e eu só lavo o cabelo com água fria. E uso bons produtos, não sei mais o que fazer

  4. oi tudo bem? bom queria uma ajuda, eu trabalho o dia todo, nem vou em casa no horário de almoço, por esse motivo não tenho tempo de lavar o cabelo de dia, lavo somente a noite. então nos finais de semana lavo o cabelo na água frio, porém na semana eu estou lavando na água quente, pois onde moro está muito frio, e por esse motivo meu cabelo acabou dando ponta dupla e as pontas ficaram áspera, queria um a dica do que eu posso fazer.

    1. Oi lindona,
      tente lavar os fios na água mais para morna para
      não danificar tanto,
      não precisa ser fria para não causar problemas a saude nos dias
      frios,
      de uma olhadinha no menu dicas e cuidados lá tem um post com dicas
      para acabar com as pontas duplas bjus

  5. Oi julia meu cabelo nao crescia de jeito nenhum,depois que comecei a ver seus videos e te seguir ele mudou completamentei esta outro cabelo todo mundo elogia e pergunta o q fiz eu indico todas as suas hidratações e cuidados,obrigado linda hoje me sinto mas feliz e com a auto estima la em cima um bjao e muito sucesso.

Deixe um comentário