Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo?

Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo – Nessa matéria vou explicar porque isso acontece no seu cabelo e como evitar!

Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo?

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Sempre recebo essa dúvida:

Julia, Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo?

Se você estiver passando pela situação de lavar as suas madeixas e sofrer para desembaraçar os fios, saiba que a principal causa por detrás disso é o ressecamento capilar.

Quando o nosso cabelo torna-se seco, as escamas capilares costumam abrir e agir como verdadeiras inimigas do pente, principalmente quando lavamos as nossas madeixas, pois o cabelo molhado torna-se ainda mais sensível. 

Outro fator que agrava são cabelos finos demais, assim eles embaraçam e forma nozinhos que não se desfazem com facilidade.

Dependendo do seu perfil capilar, quando for lavar o cabelo, as mechas podem começar a se enrolar e criar uma série de nós.

Neste post você vai saber como resolver esse problema, continue lendo para saber tudo!

Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo?

Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo

Quem está mais propenso a ter o cabelo embaraçado?

O cabelo embaraçado é mais recorrente em quem possui madeixas lisas, pois estas costumam ser mais finas, e também nos cabelos cacheados, que possuem um formato de fio que acaba sendo mais propenso a se atar e embaraçar.

Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo

O embaraçar dos fios também ocorre quando lavamos as nossas madeixas com shampoo, por exemplo.

Isso ocorre porque os shampoos retiram a oleosidade do couro cabeludo, o que faz com que nosso cabelo fique mais seco, pelo menos antes de aplicar o condicionador.

Por-que-meu-cabelo-embaraca-tanto-quando-lavo-3

O problema é que antes de fazer a aplicação do condicionador, muitas mulheres enfrentam o dilema de desembaraçar os fios no banho em função dos efeitos causados pelo uso do shampoo.

No processo de higienização capilar é quando os nossos cabelos se encontram no nível máximo da elasticidade e por isso devemos cuidar dos fios para evitar esticar demais os cabelos e quebrá-los.

Em outras palavras, nosso cabelo fica mais elástico quando esta molhado e mais propenso a quebra capilar.

Outro ponto importante, no processo de higienização dos cabelos, é evitar juntar os fios no topo da cabeça de forma embolada e esfregá-los demais.

Leia também porque meu cabelo quebra.

Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo

Esse tipo de hábito acaba deixando os nossos cabelos ainda mais embaraçados e vai ser trabalhoso desfazer esse estrago.

A forma correta da lavagem está em aplicar o shampoo no couro cabeludo, massageando o cabelo apenas nessa parte, sem envolver o comprimento dos fios na história.

A parte do meio e nas pontas você pode passar a mão levemente puxando o shampoo em direção as pontas, mas nada de movimentos circulares ou bruscos. Apenas vá deixando que o shampoo atinja as pontas de forma mais suave.

Por-que-meu-cabelo-embaraca-tanto-quando-lavo-5

Em hipótese alguma esfregue o cabelo nas pontas na hora da higienização, pois uma atitude dessas só tende eriçar a cutícula e causar danos a estrutura dos seus fios.

Lembre-se que o atrito não é responsável pela limpeza do fio e quando agimos desta maneira na lavagem do cabelo, estamos contribuindo para o surgimento de pontas duplas e quebrando o cabelo.

Leia também Hidratação no cabelo com química.

Dica para desembaraçar os cabelos durante a lavagem capilar

A dica para ajudar quem sofre com o cabelo embaraçado durante o banho, é que se use o condicionador de costume, antes mesmo de se aplicar o shampoo.

Com o cabelo ainda molhado, você vai aplicar uma quantidade boa de condicionador ao longo de todo o comprimento dos fios.

Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo

Nesse momento, vá desembaraçando as suas madeixas fazendo movimentos leves com os dedos entre as mechas embaraçadas.

Na sequência, você irá enxaguar bem as suas madeixas e prosseguir com os procedimentos normais de higienização capilar, ou seja, começar pelo shampoo, condicionador, finalizador, máscara, etc.

Quando desembaraçamos previamente os nossos cabelos, fazendo uso do condicionador, isso faz com que a partir do momento que formos lavar os cabelos com shampoo, mesmo com este produto deixando o nosso cabelo mais seco e propenso ao embaraço, isso evitará a tensão nos fios que podem ocasionar rupturas e quebras.

Outra dica é aplicar óleo vegetal nos fios 15 minutos antes da lavagem.

Na hora de enxaguar o cabelo do condicionador, vá desembaraçando os fios com um pente ou uma escova raquete, tomando cuidado para não levar condicionador para raiz dos cabelos.

Leia também como recuperar o cabelo quebrado por luzes.

Importante!

  1. Utilize sempre os seus próprios dedos para desembaraçar os cabelos, tendo em vista que a sensibilidade do nosso tato faz com que tenhamos uma noção maior do toque necessário para desembaraçar os fios.
  2. Caso o seu cabelo esteja extremamente ressecado, o uso do shampoo pode fazer com que as madeixas fiquem demasiadamente embaraçadas, mesmo com a dica da aplicação do condicionador primeiro.

Neste sentido, se você observar que o seu cabelo segue embaraçado, não faça o enxague do condicionador como foi recomendado anteriormente.

Retire apenas o excedente do produto presente na parte da raiz e deixe resquícios no comprimento dos fios.

Isso fará com que a higienização capilar seja mais suave e não sofrerá tanto com o embolar dos cabelos no momento de aplicar o shampoo.

Vale lembrar que você não precisa investir em condicionadores caros só para este fim, uma vez que a finalidade do condicionador é a de apenas fazer a preparação do cabelo para receber o shampoo.

Faça Hidratações

Se o seu cabelo está ressecado e propenso a embaraçar durante a lavagem, isso pode ser sinal de que se deve investir mais em boas hidratações capilares.

Uma boa dica são os cronogramas capilares, que devolvem e mantêm a saúde das nossas madeixas.

Por-que-meu-cabelo-embaraca-tanto-quando-lavo-7

A hidratação deve sempre fazer parte da rotina de cuidados dos cabelos, pois é através dela que você irá se livrar do ressecamento capilar e consequentemente não sofrerá mais com o cabelo embaraçado, sem falar que é possível repor a água perdida dos fios.

Vale também investir em máscaras e bons finalizadores com ação desmaia fios, para evitar que o cabelo fique embaraçado.

Outro produto que pode ajudar seu cabelo a não embaraçar tanto, é usar shampoos hidratantes ou sem sulfato, eles tendem a ressecar menos os cabelos e consequentemente evita que o cabelo embarace no banho.

Na hora de dormir: Prenda o cabelo com um coque frouxo antes de dormir para evitar que ele embole durante a noite.

Na hora de pentear ele seco, aplique um leave-in ou um sérum antes e comece penteando sempre das pontas, depois a extensão na dos fios e por último penteie próximo da raiz.

Nunca torça a toalha nos fios molhados e nunca lave o cabelo com a cabeça pra baixo no box, esses hábitos tendem a embolar os fios e embaraçar.

Espero que tenha gostado da matéria. Se tiver alguma dúvida deixe um comentário.

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

Beijos

E ai o que você achou da matéria Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo? Comente

4.6/5 - (165 votes)

73 thoughts on “Por que meu cabelo embaraça tanto quando lavo?

  1. Os cuidados diários são essenciais.
    Aah,Ju, você sempre nos trazendo conteúdos maravilhosos.
    Depois que comecei a seguir suas dicas, meus cabelos cresceram bastante e olha que nunca passava do pescoço!
    Obrigada

  2. Ooi Ju amei as dicas pois tenho cortado meu cabelo direto achei que o problema é esse mais pelas dicas já pude perceber que o problema é ressecamento mesmo irei aderir as dicas obrigado

      1. Oi lindona, faça hidratação semanalmente no cabelo dela e também uma
        umectação com óleo de coco vegetal uma vez por semana… vai ajudar
        bastante… aqui no blog tem post ensinando hidratação para cabelos
        cacheados, dê uma olhadinha, você vai amar 😉 beijos

  3. Meu cabelo ja foi assim. Mas como aprendi a cuidar dele, nunca mais embaraçou tanto. Mas só vou o post sobre o assunto agora. Teria me ajudado ainda mais. Mas em fim. Melhorou muito já. TO feliz! Bjos Lindona. Amo suas dicas!

  4. Passei por isso neste sábado, infelizmente perdi uma parte do meu cabelinho… embolou tanto que não consegui resolver, tiver que cortar fora com um grande nó na garganta. Mas agora vejo a quantidade de erros que cometi com o meu shampoo na hora de lavar que para piorar ainda mais a situação era o shampoo desamarelador. Mas agora eu tenho as suas dicas. Obriga Ju. Arrasando Sempre. Bjs lindona.

  5. Estou sempre fazendo hidratação, mas as pontas dos meus cabelos sempre está dando nós e embaraçando. Amei as dicas Júlia. Você sempre arrasa. Te sigo em todas redes sociais e procuro seguir todas suas dicas… seu trabalho e dedicação são inspiradores. Que Deus continue te abençoando muito!

    1. Adorei suas dicas, e adoro vc lindona. Antes de conhecer vc meus cabelos era só o pó da rabiola(kkk) , agora com a suas dicas Maravilhosas meu cabelo é outro. Fora os produtinhos que vc indica que são top. Adoro vc Julia, sigo vc em todos os lugares que vc está. Bjao

  6. Nossa essa dica realmente é divina, meu cabelo é bem fino eu sempre sigo suas dicas pra mantê-lo saudável e usar o condicionador antes de usar o shampoo com certeza irei adotar ❤️
    Obrigada Ju você arrasa sempre

  7. Oi Julia sou a Jocilene sou de Cabo Verde.
    Amei muito as dicas. Mas será que funcionam no meu cabelo? Porque ele é duro,muito crespo. Sofro muito de ressecamento capilar e não sei como melhorar. Costumo fazer algumas hidratações do teu canal. Esse é o meu primeiro comentário. Bjs amo as suas dicas

    1. Oi lindona, fico muito feliz em receber seu comentário ❤️ funciona sim…
      siga um cronograma de cuidados com pelo menos 1 ou 2 hidratações por semana
      e faça também uma umectação com óleo vegetal… pois com certeza vai ajudar
      bastante 😉 beijos

  8. Oi lindona! O cabelo da minha filha de 6 anos embaraça muito… rebenta muito quando vou pentear, vou usar essas dicas… mas poderia dar dicas de como cuidar dos cabelos das crianças, a minha tem o cabelo liso, fino e enorme, tá quase pegando na bunda! Rsrs… porém muito desiguais em alguns foi por causa de embaraçar demais. Bjos linda… Deus te abençoe grandemente!

  9. Julia minha querida,amo suas dicas,faço muitas receitas que você ensina.
    Você ajudou a recuperar o meu cabelo, confio no seu trabalho .
    Que Deus abençoe imensamente ,e obrigado por compartilhar suas dicas com agente ❤

  10. Irei testar suas dicas Júlia.
    Meu cabelo é cacheado na raíz e nas pontas é liso por causa do alisamento q fazia.
    Há 4 anos não faço química nenhuma no cabelo, mas ainda hj sinto o efeito da química nele.
    Pois estou sentido quebrar e está elástico.
    Obrigado Ju por suas dicas!
    #lindonasdaju
    ❤️

  11. Oiie, Ju. Tudo bem?
    Então, minha pergunta é: toda vez que lavo o cabelo e passo uma máscara ou só o condicionador, sinto ele grudento, e logo quando seca ele fica armado e meio cacheado. Só que meu cabelo normal é liso. Não entendo o que ta acontecendo, será que você pode me ajudar?

  12. Oi Julia amei as dicas, ultimamente meu cabelo tem ficado muito embaraçado, precisei tomar alguns medicamentos para o fígado e isso mexeu bastante com as madeixas kkkk. Comecei a fazer mais vezes nutrição com óleos vegetais e já percebi uma pequena melhora. Procuro sempre seus vídeos e leio muito os seus posts para me ajudar. Obrigada

  13. Adorei a materia Ju. Depois que comecei a te seguir isso nunca mais aconteceu comigo, até mesmo porque não lavo meu cabelo sem aquela sua receitinha magica de pré-shampoo. Uso tanto que toda vez que eu faço dobro a receita para durar por mais tempo… Bjus lindona

  14. Julia! gosto muito das suas receitas ; veio do céu pra ajuda tenho 2 filhas adolescente o cabelos das duas são total mente diferente . mais velha fazer progressiva junto comigo , e a outra e cacheado , e faço suas receitas caseiras nosssa!!! muito bom serve muitos pra cada um delas veio uma benção do céu .. me ajuda muito!! obg!! por me ajuda vc n sabe o quanto!!!!! bjoss Deus abençoe.

      1. Oi, Ju! Meu cabelo é muito fino e com luzes loiras. Após passar o shampoo formam muitos nós próximo ao couro cabeludo, no comprimento e nas pontas tem poucos nós. É tanto nó que o pente quase não entra 🙁 Sempre que vou desembaraçar caem muitos fios. Vou testar suas dicas. Muito obrigada! S2

Deixe um comentário