Como preparar o cabelo para o verão

Como preparar o cabelo para o verão – Descubra agora como deixar seu cabelo LINDO e SAUDÁVEL no verão. Clique e confira!

Como preparar o cabelo para o verão

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe um post com dicas e cuidados para você preparar o seu cabelo para o verão.

Nessa época do ano o cabelo pode sofrer muito com a exposição solar e outros fatores que podem levar o cabelo a ficar ressecado e danificado.

Por isso existe a importância de começar a tratar e fortalecer o cabelo antes, para que ele não sofra com esses danos.

E é isso que vou te ensinar hoje detalhadamente.

Vamos lá!

Porque é preciso redobrar os cuidados com o cabelo no verão?

Os cabelos tendem a perder a umidade naturalmente devido a vários fatores como o vento, poluição, poeira, clima e etc…

E no verão isso se agrava ainda mais devido ao calor que faz com que toda a hidratação do cabelo, acabe se perdendo e evaporando mais rapidamente.

Nessa época do ano, o cabelo fica mais ressecado, áspero e sem brilho.

E sem contar o cloro da piscina e a água salgada do mar que também danificam e ressecam os fios.

A exposição ao sol faz com que os fios passem por um processo de oxidação devido aos raios UV, e com isso as cutículas do cabelo acabam sendo danificadas.

Nesse processo acontece também a degradação das proteínas e da queratina, fazendo com que os fios fiquem mais fracos e até quebradiços.

Por isso a importância de cuidar dos fios antes, durante e depois do verão, para que o cabelo não sofra com esses danos.

Outro problema que pode acontecer no verão é a queda e a quebra capilar, mas não se preocupe pois nesse post eu te ensino como evitar: Como evitar a queda e a quebra de cabelo no verão

Preparando o cabelo para o verão e como cuidar!

– Muita hidratação.

Como falamos acima a hidratação se perde muito facilmente durante o verão, por isso é muito importante que você já comece a hidratar o cabelo antes mesmo do verão, pois esse é um cuidado que não pode faltar nunca, mas nessa época é preciso redobrar.

Hidrate bastante os fios pelo menos 2 vezes na semana intercalando a hidratação feita com máscaras bem potentes.

De preferência com máscaras que tenham aquele efeito desmaiar os fios que deixam eles bem emolientes, e hidratação caseira com ativos naturais.

E uma ótima opção de hidratação caseira potente, é a que ensinei aqui: Receita caseira para cabelo com pontas espigadas e ressecadas

– Nutrição potente.

Assim como a hidratação a nutrição não podem faltar, pois os fios também precisam de óleos para se manterem saudáveis e na preparação para o verão, o ideal é intensificar ainda mais esse tratamento.

E para fazer isso você pode fazer a nutrição a base de óleos vegetais, porem ao invés de você aplicar e deixar agir por algumas horas, você pode aplicar o óleo em todo o cabelo seco, prender fazendo um coque.

Depois coloque uma camisa na cabeça e pode dormir deixando o óleo agindo a noite nos fios.

Pela manhã é só lavar com o shampoo de sua preferência, e em seguida pode aplicar uma máscara de hidratação ou nutrição para potencializar ainda mais a nutrição.

Faça esse tratamento uma vez por semana, intercalando com as hidratações.

– Reconstrução para dar força.

Para aguentar os danos causados pelo verão é preciso que o cabelo esteja forte e resistente, e é aí que a reconstrução capilar entra, pois ela age sobre os fios fortalecendo a fibra capilar do cabelo e evitando danos como a quebra capilar.

Para fazer a reconstrução você pode usar máscaras reconstrutoras que são aquelas que possuem a queratina ou aminoácidos em sua composição.

Pode também aplicar a queratina pura no cabelo úmido e lavado, deixar agir por 15 minutos e por cima aplicar uma máscara de hidratação, deixar agir novamente pelo tempo descrito na embalagem e depois enxaguar.

Você pode fazer a reconstrução uma vez no mês caso seu cabelo esteja saudável ou uma vez a cada 15 dias caso o seu cabelo esteja quebradiço para recuperar.  

– Hidratação do couro cabeludo

Rear view of a woman washing her hair

Hidratar o couro cabeludo também é muito importante pois essa área também sofre com a exposição ao sol, e por isso é importante que ela esteja hidratada e saudável.

Para hidratar você pode usar os óleos vegetais como mostrei acima, ou usar máscaras capilares que sejam liberadas para co-wash ou para crescimento capilar, pois esse tipo de máscara não possui ativos que fazem mal ao couro cabeludo como o petrolatos por exemplo.

– Corte bordado.

O corte bordado também faz parte dos cuidados para deixar o cabelo mais saudável, pois ele é responsável por deixar os fios livres de pontas duplas.

Esses problemas podem se agravar no verão caso os cuidados necessários não sejam feitos e com isso, elas começam a se partir e quebrar afetando a saúde e o crescimento do cabelo também.

O corte bordado é bem simples de fazer e você mesma pode fazer em casa uma vez a cada 30 ou 40 dias.

Aqui no blog no menu “cortes” você encontra o passo a passo completinho 😉

– Produtos com proteção solar.

Os produtos com proteção solar são essenciais para o cabelo nessa temporada do ano, pois eles possuem em sua fórmula ativos que formam uma película protetora sobre os fios, impedindo que os raios UV danifiquem os fios.

Por isso aplique sempre o finalizador com proteção solar e antes de ir para a praia ou piscina, não se esqueça de usar o leave-in com proteção solar antes, durante e depois.

– Evitar uso de aparelhos de calor

Os aparelhos que emitem calor como o secador e a chapinha danificam muito os fios, pois assim como o sol eles acabam retirando a umidade e hidratação do cabelo.

Por isso evite ao máximo o uso desses aparelhos para que o seu cabelo chegue no verão saudável e sem danos.

E quando usar o secador use sempre ele morno, longe dos fios e aplique um protetor térmico antes.

– Penteados e acessórios

Nos dias de mais calor você pode optar por fazer penteados como coque, rabo de cavalo ou tranças para aliviar o calor.

Sempre lembrando de usar laços que não apertem demais os fios para não quebrar, e outra dica legal é fazer o uso de acessórios como chapéus e bonés para deixar o look mais bonito e também proteger os fios.

Agora que você já aprendeu a preparar o cabelo para o verão, confira esse guia completo para cuidar dos fios durante e depois do verão: Cuidados essenciais com os cabelos no verão

Vídeos: Receitas caseiras para fortalecer e hidratar o cabelo

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Como preparar o cabelo para o verão?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

5/5 - (3 votes)

5 thoughts on “Como preparar o cabelo para o verão

Deixe um comentário