10 Dicas para não danificar o cabelo na hora da lavagem

Dicas para não danificar o cabelo na hora da lavagem – Aprenda a lavar o cabelo corretamente e não erre nunca mais. Clique e confira!

10 Dicas para não danificar o cabelo na hora da lavagem 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

No post de hoje eu trouxe dicas para te ajudar a fazer a lavagem do cabelo perfeita e para te ajudar a não errar nunca mais.

Muita das vezes cuidamos muito bem do cabelo e hidratamos sempre, porém o cabelo não fica com um aspecto muito legal, parecendo até que não fizemos nenhum tratamento.

Mas o que você não sabe é que a forma como lavamos os fios pode influenciar muito no resultado final do cabelo.

Portanto, para descobrir se você está acertando na lavagem ou não, é só ler o post completo.

Vamos lá!

Cabelo na hora da lavagem – como lavar sem danificar?

  • Faça pré shampoo.

O pré shampoo tem um papel muito importante para os cabelos, pois essa técnica além de trazer mais hidratação, além disso também ajuda a proteger os cabelos na hora da lavagem, evitando que ele resseque.

Você pode fazer o pré shampoo de várias maneiras seja aplicando um óleo vegetal nas pontas do cabelo, um produto especifico para essa função ou uma misturinha caseira.

Após aplicar o produto no cabelo seco, é só deixar agir por alguns minutos e lavar normalmente em seguida.

O efeito é muito legal!

Nesse post eu te mostro como fazer uma receitinha power de pré shampoo caseiro. Confira! Faça isso antes de lavar seu cabelo e ele ficara lindo em minutos

  • Use água morna ou fria.

Na hora de lavar os cabelos use sempre a água morna ou se possível fria, porque isso vai evitar que os fios ressequem, pois quando usamos a água na temperatura muito quente as cutículas do cabelo se abrem muito.

E com isso o cabelo fica ressecado e poroso e a hidratação que estava nos fios, acaba se perdendo rapidamente.

  • Faça a escolha correta do shampoo.

Fazer a escolha do shampoo certo também previne que os cabelos fiquem ressecados, pois muita das vezes cuidamos bem do cabelo, mas ele continua ressecado, e a culpa pode estar na escolha errada do shampoo.

Alguns shampoos possuem uma carga alta de sulfato e por isso acabam ressecando demais os fios e limpando mais que o necessário, além disso o uso frequente do shampoo anti resíduo também deve ser evitado.

Se o seu cabelo já está ressecado a dica é usar shampoos que sejam mais hidratantes como os leitosos e os perolados.

  • Dissolva o shampoo.

Essa dica também é muito legal, pois a maneira como aplicamos o shampoo também pode causar o ressecamento e danos, a maneira certa é colocar a quantidade de shampoo que você vai usar no momento, em um pouco de água e depois espalhar por todo o couro cabeludo.

Em seguida você deve massagear o couro cabeludo até que se forme uma espuma, e essa espuma você deve levar para o comprimento, pois ela já será suficiente para limpar essa área.

Quando aplicamos o shampoo diretamente na raiz do cabelo sem dissolver, isso pode fazer com que ele se concentre mais em uma parte, e com isso algumas partes do couro cabeludo não são lavadas corretamente e acabam ficando com oleosidade e resíduos.

  • Retire o excesso de água do cabelo com cuidado.

Antes de fazer a aplicação da máscara capilar ou do condicionador é importante retirar o excesso de água com uma toalha, para que o cabelo possa absorver bem o tratamento.

Porém é preciso tomar cuidado nessa hora para não esfregar e não torcer o cabelo na toalha, pois isso pode danificar e quebrar os fios, o correto é dá apertadinhas de leve com a toalha para que o excesso da água saia.

  • Não torça e não esfregue o cabelo.

Outro erro que você deve evitar é torcer o cabelo na hora da lavagem e também esfregar os fios, isso jamais deve ser feito pois ao fazer esses movimentos, você acaba causando uma tração nos fios.

Fazendo com que eles quebrem e se partam, já que eles estão molhados e nesse situação, acabam ficando ainda mais fragilizados e sensíveis.

  • Tome cuidado ao pentear os fios.

Outro cuidado que você deve ter na hora de lavar o cabelo, é evitar pentear os fios quando eles estiverem molhados, ou pentear com muito cuidado e com calma, para não quebrar pois molhados os fios ficam sensíveis.

O correto é pentear após aplicar a máscara ou o condicionador caso seja necessário, pois isso vai facilitar o deslizar do pente evitando os nós, e também é preciso começar sempre das pontas em direção a raiz.

  • Aplique a máscara no lugar correto.

Esse é um cuidado necessário para evitar que você danifique o seu couro cabeludo, pois existe máscaras que são liberadas para aplicação nessa área.

São aquelas liberadas para co-wash, crescimento capilar ou para No poo, pois essas máscaras não possuem ativos que podem danificar o couro cabeludo causando a queda capilar, caspa ou seborreia.

Essas máscaras podem ser aplicadas no couro cabeludo, mas as máscaras que não são liberadas devem ser aplicadas somente do comprimento as pontas do cabelo, e jamais no couro cabeludo e na raiz do cabelo.

E por falar em máscara e em hidratação capilar, se você gosta de receitinhas caseiras confira uma hidratação caseira poderosa para recuperar, hidratar e deixar o cabelo macio e muito brilhoso: Hidratação caseira para cabelos danificados, secos e quebradiços

  • Não prenda o cabelo no topo da cabeça.

Na hora de deixar a hidratação agir no cabelo é comum fazer um coque para após colocar a touca e deixar o produto fazer efeito no cabelo, mas o que você precisa se atentar é na posição que esse coque será feito.

O correto é fazer um coque na altura da nuca e não no topo da cabeça, pois quando fazemos o coque no alto da cabeça, todo o creme que aplicamos vai descer para o couro cabeludo fazendo com que a raiz fique oleosa e o couro cabeludo prejudicado, principalmente se a máscara não é liberada como falamos na dica anterior.

  • Condicione os fios.

Se você não fizer essa dica não quer dizer que vai danificar os seus fios, mas é uma dica muito legal pois condicionar o cabelo após hidratar, faz com que os fios fiquem bem selados, alinhados.

Fazendo com que a hidratação fique por mais tempo dentro dos fios, e consequentemente o efeito dela vai durar por mais tempo.

Falando nisso muitas meninas na hora de lavar o cabelo ficam na duvida sobre qual é a ordem correta da aplicação dos produtos, e a ordem correta é a seguinte:

1-Lavagem com shampoo.

2-Aplicação da máscara capilar ou da hidratação caseira.

3-Aplicação do condicionador.

4-Aplicação do finalizador que pode ser um leave-in, protetor térmico ou creme de pentear.

Outra duvida que você pode ter é se o condicionador é realmente necessário após a máscara, ou se ele pode ser substituído pela máscara.

E para entender melhor sobre isso te indico ler esse post: Pode substituir o condicionador pela máscara?

Vídeos: Não erre mais na hora de lavar o cabelo

Venha conhecer meu instagram…lá eu posto meu dia a dia, minha rotina na academia, dieta, dicas de cabelos e muito mais.

Acesse aqui: Julia Doorman

E aí lindona, o que achou do post: Dicas para não danificar o cabelo na hora da lavagem?… Deixe um comentário!!!

Por hoje é isso lindonas,

Um grande beijo e até o próximo post!

Julia Doorman

Rate this post

16 thoughts on “10 Dicas para não danificar o cabelo na hora da lavagem

  1. Oii lindona, posso usar o shampoo crece pelo e depois o doctor rínico? Costumo usar duas mãos de shampoo e o crece pelo é transparente, aí queria usar o hidratante depois para não agredir. Ou é melhor usar um num dia e o outro no outro?

  2. olha só aqui falo direto com vc nao é?quero parabenizar que recebo elogios por meu cabelo esta bonito etc mas sao sua dicas caseiro quye deixa meu cabelo com cara de salao bjus vc merece tudo de bom Julia

Deixe um comentário