Tipos de Finalizadores de Cabelos e suas Funções

Tipos de Finalizadores de Cabelos e suas Funções. Neste post saiba tudo sobre finalizadores e como escolher o seu, clique para saber tudo!

 

Tipos de Finalizadores de Cabelos e suas Funções

 

Oi lindonas, tudo bem com vocês?

Para quem gosta de cuidar dos cabelos, sabe que é necessário começar os cuidados desde a lavagem até a finalização…
Mas hoje em dia é possível encontrar disponível várias opções de finalizadores, e a partir desse momento surge algumas dúvidas, sobre qual é o mais adequado para cada tipo de cabelo, qual é a função de cada um e quais as diferenças entre eles…

Então hoje vou tirar todas essas dúvidas e explicar a função de cada um pra vocês!

Protetor Térmico

A função do protetor térmico é proteger os fios de altas temperaturas, como por exemplo o secador, chapinha e o babyliss. Quando essas altas temperaturas entram em contato com os fios, elas removem a água natural dos cabelos e isso faz com que eles fiquem ressecados, sem brilho e com frizz. Pode observar que durante a chapinha, sobe um vapor dos seus fios, esse vapor é a água (hidratação), sendo removida do seu cabelo.
O protetor vai criar uma camada nos fios protegendo do calor, além de hidratar e selar as cutículas evitando o frizz.
Existem vários tipos de protetores, os mais comuns são o em spray e creme: spray é mais indicado para cabelos mais finos, já em creme é mais indicado para cabelos mais pesados e grossos.
Como aplicar: Com os cabelos úmidos e limpos aplique uma pequena quantidade do produto no comprimento e nas pontas, para facilitar a aplicação pode também separar o cabelo em mechas, isso também evitará acumulo de produto em uma parte só.

Tipos-de-Finalizadores-de-Cabelos

Defrizante

A função do defrizante é praticamente a mesma do protetor térmico, ele facilita a escovação dos fios criando uma camada protetora contra o calor do secador, ajudando a prolongar o efeito da chapinha, além de proteger os fios da umidade, evitando assim o frizz depois da secagem. É importante escolher um defrizante leve para não pesar os fios, quanto mais vitaminas e silicones na formula, mais eficaz é sua ação contra o frizz.
Como aplicar: Aplique uma pequena quantidade do produto, nos fios úmidos e limpos espalhando bem.

Sérum

A função do sérum é tratar e reparar as pontas duplas evitando que elas apareçam, diminuir o frizz, controlar o volume e por ele ter componentes hidratantes em sua composição, deixa os fios macios e com brilho, sua consistência leve e mais fluida, não pesa nos fios. Alguns séruns também ajudam na proteção térmica, caso ele seja termoativado.
Como aplicar: Espalhe algumas gotinhas na palma da mão, esfregue e aplique nos cabelos espalhando bem. Pode aplicar com os cabelos secos para domar o frizz, ou também com os cabelos úmidos para proteger do calor do secador e da chapinha.

Tipos de Finalizadores de Cabelos e suas Funções

Óleo reparador de Pontas

A função desse óleo é parecida com a do Sérum, ele também tem a função de reparar as pontas, ajuda a unir as pontas duplas, que são as responsáveis por deixar o cabelo com aspecto seco e espigado, sela as cutículas dos fios deixando-os mais alinhados.
Alguns óleos reparadores são a base de óleos vegetais como o de Argan por exemplo, isso faz com que ele também hidrate os fios. Alguns desses óleos também contém a função termo-ativado, ajudando assim a proteger o cabelo do calor da chapinha e secador. A diferença entre o óleo reparador de pontas e o sérum, é que alguns óleos reparadores são um pouco mais densos, por isso deve ser aplicado em menor quantidade para não pesar os fios.
Como aplicar: Aplique uma pequena quantidade, só algumas gotinhas do óleo na palma das mãos, esfregue e aplique nas pontas dos cabelos massageando e espalhando bem. Caso ele seja termo-ativado, aplique com os cabelos úmidos antes de seca lós.

Leave-in

O leave-in é um creme sem enxague, ele e o creme de pentear são bem similares, a função dele é ajudar a desembaraçar os fios deixando-os mais hidratados, brilhosos e reduzindo o frizz, dando na definição nas formas do cabelo. O Leave-in serve para várias finalidades, como servir para a manutenção de tratamentos e cor, repor proteínas e vitaminas, proteger os fios da poeira, sol, mar, piscina, poluição e também altas temperaturas de secador e chapinha.
Como aplicar: Aplique o produto nos fios úmidos, do comprimento as pontas (jamais na raiz), com cuidado para não exagerar na quantidade e não pesar os fios, depois espalhe bem.

Ativador de cachos

A função do ativador de cachos é modelar os cachos com precisão, ele ajuda a controlar o volume e o frizz , além de ativar o brilho natural dos cabelos e deixa lós mais macios.

aplicando-produto-para-cachos
Como aplicar: Após lavar os cabelos como de costume e aplicar um creme de pentear ou leave-in, separe os cabelos em mechas e aplique em pequenas quantidades o ativador de cachos, depois inicie a fitagem para modela os cachos.
Atenção!…ele não deve ser aplicado nos fios sozinho, primeiramente deve-se aplicar o creme de pentear ou o leave-in e só então aplica-lo, quando aplicado sozinho nos fios, ele pode ressecar o cabelo.
É importante lembrar que esses produtos finalizadores são uma ajuda extra, ou seja, um complemento, é fundamental não abrir mão das hidratações e dos outros cuidados necessários.

Leia esse post em que eu falo um pouco mais da importância de usar o protetor térmico: protetor térmico de cabelo.

 

Por hoje é isso lindonas…

Um grande beijo e fiquem com Deus!

Julia Doorman

4.6/5 - (31 votes)

63 thoughts on “Tipos de Finalizadores de Cabelos e suas Funções

  1. Julia,
    geralmente eu faço a hidratação (ou umectação ou reconstrução) em um dia e só após 24h é que faço a chapinha
    então tem problema colocar o protetor térmico nele úmido e só passar a chapinha no outro dia??
    Ele ainda protegerá??
    Eu atualmente uso o spray meia hora antes de chapar pois como ele é leve, seca logo antes de passar a chapinha mas queria saber a respeito do protetor em creme.

  2. Oi Ju
    Tenho um finalizador que contém microqueratina vegetal. Fiquei bem confusa . Posso usar sempre após as lavagens?. Meu cabelo não contém quimica.
    Outra dúvida produtos como; shampoo, condicionador e máscara que tem a microqueratina vegetal é recontrutora?. Pq a maioria dos que eu uso tem.
    Obrigada Ju. Deus abençoe você e sua família

    1. Pode sim lindona mais veja qual é o efeito que ela vai deixar no seu cabelo
      no meu ela deu efeito de hidratação mesmo, mais se deixar seu cabelo rígido
      use na reconstrução pois ela tem a queratina na composição bjus

  3. EU QUERO CABELOS LONGOS!!!!
    To desesperada,nada fica bom em meu cabelo, sei q tenho q ter paciência, mais em meus 23 anos nunca cheguei a ter cabelos grandes !!
    Como faço pra mandar uma foto pra vc Júlia? Queria q vc vice!!
    Bjos
    Gerlânia

  4. Oi Julia… venho acompanhando seu blog e videos estou amando suas dicas e estou bem empolgada para ver resultados no meu cabelo.
    Ja alguns anos venho perdendo cabelo, fiz vários tratamentos desde então e nenhum medico descobre a causa….sempre o mesmo tratamento: tonico capilar, vitaminas e shampoo….afinou cada vez mais e tenho muitas falhas no couro, faz uns dez anos que só cresce até a altura do ombro, é oleoso na raiz e seco no comprimento, dificilmente uso solto pois não tem peso e fica parecendo uma vassoura, não se decide na parte das laterais (orelha pra frente) fica tipo liso e atras meio ondulado e pra ajudar tenho fios brancos o que me obriga a pintar!!!
    Ai descobri você e estou super esperançosa e se puder me ajudar indicando o que fazer, pois nem sei por onde começar hahahaha
    qual serio o melhor CRONOGRAMA para eu seguir, qual tipo de FINALIZADOR seria o mais indicado pra minha vassourinha….. Sei que tem muitas leitoras desesperadas como eu, mas se puder me responder ficarei bem feliz e confiante ainda mais.
    obrigada por sua atenção e continue sempre lindona!!!
    Beijo no coração

  5. Oi Julia!
    Adorei as dicas, mas ainda estou na dúvida, meu cabelo é liso natural e muito oleoso, não uso chapinha ou secador, e só lavo com shampoo e condicionador anticaspa ou para oleosidade senão tenho caspa e muita coceira, mas o cabelo não fica bonito e muuuito frizz que eu odeio. Uso um lave-in para pentear mas não resolve o frizz. Me indique um tratamento legal para cabelo oleoso. Obrigada.
    Bjus lindona!

  6. oi julia tudo bem!!
    tenho uma duvida quando deixo meu cabelo secar naturalmene quando faço hidratação ou umectação ele fica cheio de frizz no comprimento, fika macio, baixo mais cheio de frizz, nunca fui de usar levea-in no maximo um protetor termico quando seco com secador. qual sua dica, tava pensando usar quele levea-in blinda da haskell ou da revlon uniq on hair e deixar secar naturalmente esta correto?? meu cabelo é comprido liso e sem quimica,
    te adoro, sou sua fã

  7. Oi Júlia, boa noite! Preciso de uma indicação de produto, sem enxague, para cabelos com química, mechas e também ressecados. Gosto do efeito sem volume e cacheado, uso o cabelo ao natural, não faço escova. Tenho cabelo grosso e volumoso. Qual marca você indica?

  8. Julia, Lindona!!!!!!!

    Amo suas receitas caseiras para hidratação, dão super certo, são maravilhosas.
    Gostaria de dicas para cabelos finos e cacheados, eles são muito difíceis de ficarem arrumados, principalmente pela manhã, ao acordar.

    Um beijo grande e aguardo suas dicas.

    Érica

  9. Julia amo suas dicas, está de parabéns pelo post!
    Gostaria que me indicasse, por favor, um Protetor térmico que eu possa usar sempre que lavo o cabelo (1 dia sim e outro não) pois smp que lavo meu cabelo uso o secador. Meu cabelo é preto, porém, está com a cor avermelhada, esta muito queimado!
    Comprei o protetor da linha Cavalo Forte da Haskell, mas por ter queratina não posso usar em todas as lavagens né ???
    Me indica uma marca da sua confiança!
    Muito obrigada e um super beijo

  10. Oi Júlia! Você poderia me indicar algum leave-in bom para cabelos finos e sem química por favor? Meu cabelo costuma embaraçar muito quando lavo e sofro para conseguir pentear sem quebrar. Obrigada!! Bjsss

  11. Olá Julia.. adorei o post!
    Você poderia indicar algum protetor térmico? pois parece que todos que uso.. não fazem diferença!
    No final da chapinha sempre meu cabelo fica sem brilho, cheio de frizz e as pontas com aspecto de queimado… Gostaria de sua ajuda se possivel. Porfavor….. bjs

    1. Oi lindona gosto muito do Uniq One da Revlon,
      tente evitar ao máximo a chapinha use no máximo uma vez na semana
      pois ela resseca e tira a hidratação do fio,
      foque nas hidratações faça pelo menos duas na semana e umectação uma vez,
      e use para finalizar um óleo reparador de pontas bjus

  12. oi Julia, parabéns, suas informaçoes sao otimas!
    Lavo e seco o cabelo todo dia, é bem oleoso, qual protetor termico voce indica?
    Passo o protetor termico também nos dias que fizer hidrataçao, nutriçao e reconstruçao?
    Beijinho

  13. Oiii Lindaa tudo bem?
    Então eu posso usar diariamente o silicone max reparador de pontas da niely gold, ele é anti-frizz e tem filtro uv, ele é muito bom deixa meu cabelo liso e sem frizz, mas ele contém silicone dai a duvida se pode ser usado todos os dias??…
    meu cabelo é loiro e parece que sempre ta meio ressecado fico triste porque acho dai ele feio, isso que eu to ainda concertando tentando concerta o corte quimico que sofri, queria tanto ter um cabelo lindo e saudável comprido com peso…mais enfim foi meio que um desabafo…Juh pode usar o reparador todos os dias??…
    Aguardo sua resposta bjoooosss lindaaa….

    1. Oi lindona,
      pode usar sim,
      uma vez no mês use um shampoo anti resíduo para
      remover os resíduos,
      siga um cronograma capilar com hidratações, nutrições
      e reconstruções que com certeza você vai conseguir recuperar,
      no menu dicas e cuidados tem um post falando mais sobre o cronograma
      de uma olhadinha bjus

  14. Julia, sou nova, por aqui, amo suas dicas e receitas, nem sei lidar muito bem com blog, mas se vc ver essa pergunta, me ajude, me indica, um protetor que eu possa passartodos os dias! Sem queratina! Não faço uso de secador nem dechapinha todos os dias. Obrigada lindona.

    1. Oi lindona,
      seja bem vinda!
      fico feliz em saber que está gostando de tudo 😉
      pode usar o exterminador de frizz da Lola Cosmetics
      ele é muito bom,
      no menu resenhas você encontra a resenha completa dele
      bjus

  15. Antes de tudo, parabéns pelo post! Super útil! Meu cabelo é grosso e volumoso. Queria saber se posso usar o leave in, protetor térmico e óleo argán juntos antes de fazer a escova , ou se o indicado é usar um só por vez. Obrigada desde já 😉

Deixe um comentário