Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas

Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas. Neste post, vou dar dicas para você que deseja cuidar dos seu cabelos crespo ou afro ou parar de fazer alisamentos e assumir os cachos. Para saber mais, leia o post completo.

 

Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas

 

Olá lindas, tudo bem?

 

Muitas mulheres optam por alisar os cachinhos dos cabelos afros, pela facilidade de cuidar os cabelos mais lisos. Porém o retoque de alisamentos e progressiva com frequência, acabam detonando o cabelo. Esses processos químicos em excesso afinam o fio, deixa-os quebradiços, sem brilho, sem vida e em alguns casos levam a queda capilar, diminuindo assim o volume do cabelo.
Esses alisamentos, acabam atraindo problemas que às vezes são irreversíveis, como a alopécia permanente e cabelos ralos .

Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas

Então a dica de hoje é para quem esta querendo parar de fazer alisamentos e progressivas ou para quem apenas quer cuidar mais dos cachinhos. Para te animar a cuidar dos cachos, segue algumas fotos, para provar que cabelos crespos bem cuidados podem ser lindos.

Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas 1

Essas atrizes por exemplo, se alisassem as madeixas, com certeza não combinaria, pois elas são sem dúvida, mais atraentes com os cabelos assim do jeito que são, crespos. Um exemplo abaixo de Cabelo crespo longo, com volume natural e bem cuidado.

Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas 2

Separei algumas dicas para manter os cabelos crespos e afros saudáveis e com o volume reduzido.

Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas

1 – Hidratação semanal
Hidrate seu cabelo toda semana, ou até 2 vezes por semana para repor a umidade dos cabelos. Os cabelos afros e crespos, devido ao seu formato frisado ou em caracóis, não deixam a umidade e hidratação natural do couro cabeludo percorrer pela extensão do fio. Por esse motivo eles são mais ressecados. Procure usar produtos específicos para seu tipo de cabelo, de preferência com aloe vera, pantenol e vitaminas na fórmula, esse ativos vão hidratar e repor as vitaminas do fio. Uma dica boa se hidratação para cabelos crespos: Hidratação com babosa.

Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas 3

2 – Umectação com óleos
Faça uma umectação por semana, se preferir, intercale os tipos óleos. Essas umectações vão ajudar na textura dos fios, abaixar o volume e a domar os cachinhos. Eu indico o óleo de coco vegetal ou azeite de oliva extra virgem, ambos se dão muito bem com cabelos chacheados e crespos. Aqui neste post, você vai conhecer mais tipos de óleos para fazer umectação em casa: Quais são os óleos mais indicados para cabelos ressecados.

3 – Reconstrução mensal
Faça uma reconstrução por mês com queratina e aminoácidos, ela vai reparar e recuperar os fios danificados. Escolha máscaras a base de queratina ou use queratina líquida, mas depois aplique uma máscara reconstrutora e deixe agir. Para saber como fazer leia este post. Como fazer reconstrução em casa.

4 – Não penteie os cabelos pela manhã
Quando acordar, passe os dedos entre os cachos usando um produto próprio para ativá-los. Pode ser óleos sem enxágue ou cremes de pentear. Não penteie ele seco para evitar que fique armado!

Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas 4

5 – Prenda os cabelos para dormir
Para não estragar os cachos, amarre-os no alto da cabeça, e de manhã, só ajeite os cachos com os dedos e um produto modelador de cachos. Essa técnica é conhecida como abacaxi, devido ao formato que deixa na cabeça.

6 – Como lavar os cabelos crespos e afros
Depois de lavar os cabelos com shampoo, passe o condicionador na extensão do fio até as pontas e já penteie em seguida embaixo do chuveiro para desembaraçar. Em seguida seque com a toalha apertando delicadamente os fios e passe um creme de pentear ativador de cachos. Pode apenas ajeitar os cachos com as mãos apertando de baixo para cima em direção ao couro cabeludo. Mas se quiser pentear, escolha pentes de dentes largos e de madeira.

7 – Como secar os cabelos crespos e afros
Você pode deixar secar ao natural, assim os cachos ficarão mais definidos. Mas se for secar, use protetor térmico e um difusor acoplado ao secador, ele seca e ao mesmo tempo define os cachos. Não penteie ele seco para evitar que fique armado.

Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas 5

8 – Não durma de cabelos molhados
Esse costume você não pode ter. Os cachos são muito juntinhos e fechados, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo.

9 –  Use Bobes
Se você tem cabelos crespos e curtos, essa é uma boa dica. Lave os cabelos normalmente e seque 60% deles com o secador, em seguida enrole os cabelos com bobes pequenos, passe o secador sobre os bobes para dar esquentada nos cachos. Deixe os bobes nos cabelos por horas, ou o máximo que conseguir, depois tire os bobes e ajeite os cachos com os dedos. Se você não pentear ele seco, e de manhã apenas aplicar um leave-in ou creme de pentear, ajeitando com as mãos, esses cachos podem durar até a próxima lavagem.

 

Aproveitando confira o vídeo de Alisamento Natural e Hidratação com Maizena e Leite passo a passo , tenho certeza que você vai adorar!

Então meninas, essas são as dicas.

Um super beijo!

Júlia Doorman

 

4.4/5 - (187 votes)

63 thoughts on “Como cuidar e hidratar cabelos afros e crespos dicas

  1. Olá! Tenho cabelo crespo e ressecado, tenho que realmente me dedicar a cuidar dele e com suas dicas ficou mais facil! Posso usar o mesmo creme de hidrataçao semanal na reconstruçao mensal? E para manter os cachos depois desses dois processos devo usar um creme de pentear e deixar no cabelo?

    1. Oi flor,
      pode consultar um dermatologista e ver se esta com falta de vitaminas,
      se o motivo da queda for tratado o cabelo para de cair, eu tomo Pill Food manipulado,
      fortalece e faz crescer, Bjus

  2. Seu texto ficou muito bom… Mas no começo vc diz q ao invés de se livrar de um problema (desde quando ter cabelo crespo é problema?) e diz que o excesso de química pode trazer problemas maiores… Ter cabelo crespo não é e nunca será um problema… Acho q vc poderia ter usado outro termo para definir o crespo!

    1. Oi flor,
      acho que não entendeu o contexto do post,
      as pessoas que tem o cabelo crespo e não cuidam,
      tem problemas como cabelo armado, cachos indefinidos, cabelo secos…etc.
      e para se livrar deste problema, optam pelos alisamentos e continuam sem cuidar,
      o que acontece com o tempo é cabelos mais detonado e um problema maior,
      por isso o título do post é como cuidar de cabelos crespos, pois acho que não precisa alisar,
      apenas cuidar que o cabelo vai ficar lindo, hidratado com cachos definidos…etc.
      Bjus…
      mesmo assim alterei a frase para não ficar confuso para mais ninguém 😀

  3. olá ,amei todas as dicas eu gostaria de saber como posso colocar no cronograma capilar o alisamento natural de leite e maiseina porque eu fiz e adorei só não sei como acrescentar no cronograma .

  4. Olá Júlia boa noite!
    Assisti seu vídeo e achei muito interessante esse alisamento natural, pois há mais de 5 anos que faço tratamentos com química no meu cabelo para alisar,já usei salon line, progressivas… e no fim, passa um mês ele volta a ficar com volume e muito friss, devido minhas raízes que nascem… Fica horrível! 🙁
    Vou tentar essa técnica, tomara que de resultados!
    Bjos e parabéns pelas dicas.

  5. Olá Júlia,

    Eu fui em uma loja de cosméticos, fui a procura de uma máscara hidratante para para cabelos cacheados, e a vendedora me indicou uma máscara, concentrada, no entanto ao ler o rótulo, vi que havia diversos óleos. Então perguntei se aquela realmente era uma máscara hidratante em vez de nutritiva, e ela me informou que era hidratante e que a nutritiva seria outra. O nome da máscara é Power Hidratante, cabelos cacheados, ondulados ou ressecados. Da marca Lacan. Vem com óleo de Moringa, Pantenol, Macadâmia e Colágeno. Eu posso usar essa máscara para fazer a minha hidratação no Cronograma Capilar?

  6. Oi minha filha tem 3 anos e o cabelo dela só é bonito quando eu lavo (1 á 2 x na semana) e esta molhado, pois o cabelo dela é seco e muito cacheado (ruizinho), tenho muito trabalho para cuida e ja pensei em corta logo, mas quando esta com os cachos é muito lindo mas dura muito pouco !!! no maximo de um dia para o outro. o que eu posso fazer para melhorar ??

  7. Julia, me ajude por favor, estou adotando uma linda princesa de 7 anos que tem cabelo afro, o cabelo dela está curto por causa de piolhos no abrigo e agora estou deixando crescer…mas ele está muito armado, não tenho ideia de quais produtos comprar ou como cuidar deste tipo de cabelo! Me ajuda, a minha linda já sofreu demais e agora merece uma vida de princesa.

  8. Oi,
    Tenho uma filha de 8 anos e no cabelo dela ja foi feito o botox capilar e hj estou deixando ao natural, ja tem uns 2 anos que nao fiz mais, mas parte do cabelo dela no centro é ondulado e outra parte lateral é frizado e ressecado, ja fiz umectação com oleo, hidratação, e nao sei o que fazer mais para realmente hidratar essa mecha do cabelo, pode me ajudar?

  9. Olá Julia,

    Fui em uma loja para comprar uma mascára de hidratação , e a vendedora me indicou que eu fizesse umectação e logo em seguida a hidratação para potencializar os dois tratamentos, e paea nutrir e hidratar meu cabelo! Eu posso fazer os dois tratamentos seguidos no meu cabelo?? Meu cabelo é muito danificado por química, ressecado e seco, posso fazer?? Tem perigo??

  10. Oii
    Já faz mais de 3 meses que não aliso os meus cabelos,pois todas as vezes que eu alisava só durava umas 3 semanas ele já voltava com os cachos,e agora decidir usar ele natural com os meus cachinhos só que ele esta muito ressecado e muito volumoso e enxugar muito rápido não sei mais o que faço uso todos os produtos de cachos,será que tenho que fazer mais hidratações?

    bjjjs e adorei as dicas.

  11. Ju minha Linda!!
    Eu sou negra, e tenho de raiz o cabelo crespo, mas sinceramente falando eu não gosto muito dele porque sempre me deu muito trabalho e era muito cheio e muito duro. Era difícil cuidar dele, e assim sendo eu optei por fazer alisamentos constantes e sempre que eu vejo que ele está a crescer natural eu faço um relaxamento. Eu faço isso porque prefiro que ele fique assim liso como o seu.

    Será que se eu fizer as etapas do cronograma capilar com o cabelo “relaxado” eu tenho de ter algum cuidado em especial??

    Um beijo!

    1. Oi lindona é só seguir o cronograma certinho com pelo menos duas
      hidratações por semana, uma umectação e a reconstrução uma vez no mês,
      e ate dois dias antes de fazer a química faça uma reconstrução e no mesmo
      dia que fizer na hora do enxague já faça outra reconstrução para fortalecer os
      fios bjus

  12. ola Julia gosto muito das suas dicas, fiz californiana no meu cabelo e ele meio que alisou e agora estou no meu cronograma capilar para voltar os cachos dei uma pesquisada e vi que esse ‘alisamento pós descoloração e normal” mais meio que estou pirando já rs’, então minha duvida na verdade é sobre o cronograma, posso usar uma única mascara para fazer a hidratação nutrição e reconstrução ? ou tenho que comprar uma mascara para cada um deles? me responda por favor

  13. Oi ja li todas as dicas mas não sei se isso vai resultar no cabelo da minha filha porque o cabelo dela é muitocrespo mesmo é k nós somos aqui de cabo verde e aqui nós temos cabelos africanos k é muit crespos mesmi lavo ela encilhe todo k é dificio deddesembarçarrdeddesembarç ar por isso queria saber se essa dicas funcionam com os tipos de cabelos crespos

  14. Oi Julia. Eu sempre usei químico para alisar meu cabelo, mas cansei e quero usar ele natural.li às dicas mas tenho uma dúvida.a raiz do cabelo já está 100% natural mas às pontas ainda estão um pouco lisas.tenho feito trancas m l processo pra tornar ele natural é demorado. Como devo começar o processo ? É ele é mm rijo

  15. Olá Júlia
    Me ajude tenho cabelos afro ja fiz selvagens alisamentos e tingimentos pois não gosto dele armado e agora depois dos 30 anos está a aparecer muitos fios brancos há três meses não uso nenhum tipo de Química pois ele está caindo e quebrando cada dia mais principalmente na parte do meio atrás ele sempre quebrava por isso não sai do pescoço estou desesperada ja fiz de tudo está orrivel já estou com vergonha de participar de reuniões com amigos e familiares pois nem mesmo com uma escova e chapinha da pra disfarçar me ajude por favor te imploro sou madrinha de um casamento que acontecerá em um mês e minha cabeleira ja avisou que nem um mega poderei usar pois meu cabelo está muito fraco e não vai aguentar

    1. Oi lindona siga um cronograma de cuidados com hidratações e umectações semanais
      e reconstrução uma vez a cada 15 dias ate recuperar o quebrado depois faça apenas uma vez no
      mês,
      no menu dicas e cuidados tem um post falando mais sobre o cronograma capilar de uma olhadinha,
      em relação aos fios brancos você pode usar um tonalizante que é mais fraco e não danifica tanto
      quanto uma tinta bjuss

  16. oi julia eu tenho o cabelo crespo mais nao muito,eu passava alisante ate sofree corte quimico em janeiro ,ate junho meu cabelo foi quebrando,e eu nao consigo usar ele cacheado .
    eu tive que cortar ele limpei todas as partes quebradas ,agora parei com quimica so lavo hidrato dou uma secada com o secador e faço chapinha ,lavo ele duas veses na semana,dai eu gostaria de saber se eu parando com a quimica,e so hidratando e fazendo chapinha quando lavo ,ele vai ir voltando a crescer ?? e queria saber qual produto vc indica pro meu cabelo que seja pra hidratacao que deis de feveiro estou sem quimica nenhuma

    1. Oi lindona,
      vai crescer sim mas o ideal é fazer a chapinha somente
      uma vez na semana,
      pois ela danifica os fios se usada em excesso,
      de uma olhadinha no menu dicas e cuidados, lá tem um post
      com dicas para fazer um cabelo quebrado por química voltar
      a crescer bjus

Deixe um comentário